Instituir certificados de sociabilização

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

quinta out 24, 2002 11:32 pm

Viva,

Os proprietários de cães, cada vez mais, deveriam ser responsabilizados pela posse dos seus animais. O governo em vez de catalogar raças e criar leis absurdas que no final só penalizam os cães, deveriam instituir em Portugal o BH (BegleiteHund – Cão Acompanhante) ou prova semelhante.

Estas provas, onde o cão é exposto a situações idênticas ao do dia-a-dia (Passar por grupos de pessoas, ciclistas, cruzar-se com outros cães, etc) iriam certificar o cão como apto para uma vida social.

A obrigatoriedade de tal certificação iria obrigar os proprietários, a sociabilizar e educar os seus cães.

A reprodução deveria ser mais fiscalizada e controlada. Esta suposta certificação, deveria ser obrigatória para um cão reprodutor.

O que pensam em relação a uma medida semelhante?...Quais os prós e os contras?...

Obs - Este post, também se encontra no recente Forum do site Amigo do Rottweiler ;)
Pin
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta out 25, 2002 1:52 am

Acho este género de testes de grande utilidade,mas acho que não servem como solução,visto que se o cão não passar no teste o que é que acontece ,é abatido...
Vou falar do meu caso,tenho uma cadela srd que foi vítima da estupidez de adolescentes que frequentavam a escola à frente de minha casa ,atiravam-lhe pedras ,chamavam-na ao portão e ficavam a bater com as rodas das bicicletas no mesmo para a atiçar ,o meu vizinho achava piada molhá-la com a mangueira para a ver fugir ,situações que tentei resolver com educação e cordialidade mas que só consegui resultados depois de me ter passado de tal maneira que as pessoas implicadas recearam pela seu bem estar físco,resultado tenho um animal super medroso .Esta cadela obedece-me fielmente e confia em mim de tal forma que posso passeá-la na via pública sem problemas inclusivé aceita festas de estranhos desde que eu esteja com ela ,mas esta cadela não passaria num teste desses,em algumas das situações iria entrar em panico e a sua reação poderia ser morder ,e no entanto em oito anos de vida só mordeu um jovem inteligente que tantas vezes bateu com a roda da bicicleta no portão e com tanta força que o empenou e o abriu permitido a "vingança " da cadela.Eu conheço a cadela que tenho e tomo as precauções necessárias para ela não ser uma ameaça para nimguém ,ela faz parte de uma família onde é feliz e não acho justo um dia que alguém me diga que não posso continuar a usufruir da sua compania e carinho porque ela é medrosa devido a traumas provocados por idotas.
A solução está em punir os donos pelas suas falhas e com mão pesada ,punir quem maltrata e abusa dos animais com prisão e sobretudo combater a produção desenfreada de animais para venda ,e por outro lado educar as pessoas.
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

sexta out 25, 2002 7:40 am

Eu penso que , na realidade, é um caso a considerar visto que, hoje em dia existem cada vez mais pessoas com cães e com menos responsabilidades.
No meu caso, o Oscaar e o Luso sei que os posso passear soltos na rua, pois são obedientes( mais o Oscaar que o Luso) e não mordem.
Já a Luna só vai à rua de trela, pois morde nos outros cães e nas pessoas se se aproximarem de mim.
É preciso ter plena noção do cão que temos e agir consoante as suas qualidades e defeitos.
Por exemplo, há bem pouco tempo tive uma experiência que até podia ter resultado muito mal (e depois ainda diziam que o Oscaar era um assassino!):
Estava eu a passear calmamente o Oscaar, quando vejo vir uma senhora com um cão (SRD) de raça pequenina. O cão vinha solto e eu quando vi o cão prendi o meu.
Entretanto o cão desatou a correr para o meu, a sra chamava-o e nada.
Tal não é o meu espanto quando o cão se atirou ao pescoço do Oscaar e ficou pendurado pelos dentes!!! O que vale é que o Oscaar é um cão muito calmo e não lhe mordeu, apenas deu um safanão com o pescoço, projectando o outro para o chão.
A Sra ainda ficou muito indignada por o dela ter caido ao chão, eu disse-lhe que até tinha tido muita sorte porque se o meu lhe mordesse era um caso sério, visto que era praticamente do tamanho da cabeça do meu.
Desculpem a minha descrição tão exaustiva, mas é só para vos mostrar que a maioria dos casos que acontecem com os cães, não são só derivados a estes mas a donos irresponsáveis.
É lamentável este tipo de situações, logo é necessário exstirem regras para as evitar.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta out 25, 2002 8:21 am

Olá

Eu creio que o CMNogueira está a propor esta medida movido pelos acontecimentos do ataque de um cão a uma criança verificados ontem.
De facto, é revoltante o que se verifica no nosso país em que muitas pessoas não têm um mínimo de preparação para ter cães. Os acidentes ocorrem e o dedo é logo apontado para os bichos, principalmente se se tratar de determinadas raças já amplamente rotuladas.

A meu ver, trata-se de uma questão de civismo. O povo português não é civilizado e muito teremos que andar para chegar aos calcanhares do nível (não só de civismo) de outros países.
Voltamos à velha história: "pois é, esta teoria é muito interessante, mas...e depois?" Eu respondo muito honestamente: Não sei.
Mas então ficamos de braços cruzados? Também não. O que receio é que o processo de educação do nosso povo (neste povo estou a incluir-me) irá ser muito lento e cada um de nós deve dar um contributo por mais insignificante que seja. Passe o moralismo...

Mas de modo algum essa aprendizagem passa por determinados decretos, como o nosso amigo e bem intencionado CMNogueira está a propor. Como seria feito o exame aos cães? Quem o faria e com que autoridade? Com que critério?
Compreende-se perfeitamente a sua revolta. Mas a solução não passa por aí...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

domingo out 27, 2002 1:36 am

Viva,

Desde já agradeço os vossos comentários.

A minha ideia era a seguinte:

Algumas escolas de adestramento deste país, tem condições e competências para preparar os cães para estes testes. As escolas eleitas, deveriam ser certificadas. O teste só era aplicado a cães nascidos em data posterior, à aprovação do mesmo.

Até aos dois anos o cão deveria fazer o exame. Neste período, caso falha-se, poderia repeti-lo as vezes que quisesse. Se até aos dois anos, não conseguisse, o cão era classificado como não apto. O proprietário, de um cão, dado como não apto para uma vida social, seria severamente punido por lei em caso de um acidente provocado pelo seu animal.

Quem não apresentasse os documentos comprovativos do exame, apto ou não, seria severamente punido.

Esta medida tinha como positivo a obrigatoriedade de sociabilizar e treinar os cães. Muitas pessoas iriam desistir de comprar cães, se soubessem à partida que iriam ter obrigações legais a cumprir.

Em que consiste o exame:

- Obediência no Campo - contem 5 exercícios de obediência básica (1-condução c/ trela, 2 - condução s/ trela, 3 - sentar em movimento, 4 - deitar em movimento e aproximar-se ao comando, 5 - ficar deitado em distracção) realizados no campo de provas.

- Obediência e Comportamento no Trânsito - com 3 exercícios (1- condução e comportamento no trânsito, 2 - comportamento do cão sob condições de trânsito mais intenso, 3 - comportamento do cão amarrado e só no meio do trânsito (passagem de pessoas e outros animais) por um curto tempo.

Em relação ao post do Nel, sem dúvida, que a falta de civismo, está por de trás de tudo isto.
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

domingo out 27, 2002 10:23 am

Ola!

Segundo sei na alemanha, por exemplo, sao feitos testes do tipo para verificar se o cao e nao perigoso! E isso foi em consequencia de uma "vaga" de ataques a crianças! O que acontece, como aqui ja foi vezes sem conta referido, e (ainda nao consigo colocar os acentos) que se o teste da negativo, quem paga e o cao que nao tem safa!

E em relaçao a este teste tenho as seguintes duvidas:

Seria para todos os caes, raça ou sem raça?

Nao teria de ter um treino previo?

E os testes, seriam cobrados?

Parece-me (pode ser que nao...) que nao sera tanto eficaz pq as pessoas nem sequer vao vacinar os animais pq acham que eles nao precisam! (Ideia de "muito boa gente") E a verdade e que a medicina animal em Portugal e muito cara e nao ha dinheiro para colocar os animais em Escolas!

E alem disso, acho que devia existir o Certificado do Bom Dono! :p Estou meio a brincar, meio a falar a serio pq acho que nao devia ser qq pessoa que pudesse ter um animal, ainda mais um cao com potencialidades de ser agressivo (ate um caniche o pode ser!!!)

Bem, ja nao acredito em nenhuma medida salvadora pq tudo pode ser alterado, comprado e adulterado!
Jessinha
Registado: domingo out 27, 2002 10:29 am

domingo out 27, 2002 11:00 am

E quem ia passar esses certificados de sociabilização?
Não nos podemos esqueçer que cada medico pensa á sua maneira logo pode ter opinião diferentes... Por exemplo um pensa que o Dobermn é perigoso outro não! E aliás os cães podem ser sociáveis quando estão numa determinada altura, mas noutras nao...
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

domingo out 27, 2002 11:22 am

Eu estou +- de acordo.. mas, como ha testes psicotécnicos (em relação a aptidões, etc.), porque não fazer aos donos, com a finalidade de ver se estão "sociabilizados" para terem um cão?? sei que pode parecer parvo, mas em certa forma, acho normal! A minha cadela foi atacada por uma boxer (que mora no prédio ao lado do meu), e eu (logicamente que não gosto) compreendo de certa forma a cadela, porque, em pequena foi atacada por um cão pequeno. No entanto, a cadela é super obediente, eu conheço os donos, são pessoas "normais" e que tratam bem os cães. O mesmo aconteçe com o "cão da rua" (O Johny) que, após muitos ataques de pessoas anormais, e cães atiçados, tornou-se mais agressivo para os desconhecidos (porque para os conheçidos é um maricas). Acho que na maioria das vezes o mau comportameto vem dos donos, e dos traumas passados pelos canitos. De resto, acho sempre importante um bom e firme treino, de forma a ter o cão controlado.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo out 27, 2002 12:36 pm

Jessinha Escreveu: E quem ia passar esses certificados de sociabilização?
Não nos podemos esqueçer que cada medico pensa á sua maneira logo pode ter opinião diferentes... Por exemplo um pensa que o Dobermn é perigoso outro não! E aliás os cães podem ser sociáveis quando estão numa determinada altura, mas noutras nao...
Por essa razão é que existem provas predeteminadas... Não leu a mensagem do Claudio ?
:o
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 27, 2002 1:35 pm

Olá a todos,
Concordo 100% com o Claudio, e tenho a certeza que embora houvesse sempre gente à margem da Lei, isto iria evitar uma grande percentagem dos problemas com cães.
Os testes, como é obvio, deveriam ser feitos a TODOS OS CÂES sem excepção ( pequenos, grandes, de raça, sem raça, etc.).
Se pensarem um pouco, o simples facto de um dono preparar o seu cão para um teste destes e preocupar-se em fazer com que o seu cão seja certificado, já revela uma grande responsabilidade, civismo e bom senso da sua parte. Logo, o certificado não é apenas um comprovativo para o cão, mas acaba por ser também do próprio dono.

Os cães que não passem no exame ao fim das várias possibilidades e limites estabelecidos (já referidos pelo Claudio) não terão o certificado. Mas isto não quer dizer que tenham de ser abatidos obrigatoriamente ( a não ser que se trate de algum caso grave de loucura canina)! O que acontece é que, se não estão aptos para a "vida social", então não podem simplesmente circular em locais públicos!!! Será que isto é assim tão extraordinário? Nós, cidadãos, queremos mesmo que um cão anti-social, que se atira às pessoas ou cães que passam, ande a circular num passeio público? EU NÂO QUERO!

Como foi referido aqui por alguns, muitos dos nossos cães estão já condicionados ( no mau sentido) a adoptar uma postura defensiva para certos cães que aparecem quando passeamos. Mas se uma "Lei" destas fosse levada a sério ( aliás se a Lei actual fosse levada a sério), não tinha nada que haver cães soltos na rua a vir 'provocar' ou mesmo atacar os nossos! Acho um "piadão" quando certas pessoas dizem que andam com os cães soltos porque sabem que não fazem mal a ninguém! Mas o que é 'fazer mal', é só quando mordem? Para mim, 'fazer mal' é virem para cima de mim sem eu querer, é virem chatear a minha cadela a tentar montá-la, é virem por-se à frente do meu cão 'armados em Alfas' para o provocarem ou desafiarem, é virem fazer xixi na roda do meu carro ou empoleirar-se na carrocaria e riscarem tudo para poderem provocar os meus cães, é passarem a correr à frente do carro e fazerem-me desviar para a contramão, etc.... ISTO, PARA MIM, É FAZER MAL!!
Eu confesso que também solto os meus cães ( ainda hoje os soltei na praia), mas só o faço quando vejo que estou sozinho e que as hipoteses de chatear as outras pessoas ou de provocar 'acidentes' são minimas! Apareceram outros cães ( soltos e com os donos a 'Km' de distância) e nessas alturas chamei logo os meus e mantive-os sob controlo até os outros desistirem e se irem embora!

Na minha opinião, é precisamente algo, como o que o Claudio aqui refere, que falta para se acabar com as histórias de raças perigosas e de donos irresponsáveis. Só mesmo algo assim, complementado com a criação controlada e fiscalização apertada, se pode resolver alguma coisa e acabar coma proliferação de cães descontrolados nas mãos de pessoas sem o minimo de responsabilidade. Podemos andar toda a vida a tapar o sol com a peneira e dizer que a fiscalização não actua, que as pessoas não fariam estes testes ou arranjar mais 1001 desculpas para não agir, mas então mais vale acabar com tudo ( LEIS, AUTORIDADE, PENALIZAÇÔES) porque já que se sabe que não levam a lado nenhum.

Abraços
Paulo C.

P.S. - Ó grande amigo Claudio, como seria bom para nós e para a raça de que tanto gostamos se algo assim fosse mesmo feito......pelo menos se não fosse obrigatório, que desse para que quem possuisse o certificado tivesse "previlégios" ( não ser "chateado" por passear com o cão à trela em locais públicos já era bom) em relação aos demais!
Pin
Membro

domingo out 27, 2002 7:46 pm

Então um cão que não passasse no exame seria apenas proíbido de ser passeado na via pública,já posso considerar aceitável mas mesmo assim a minha cadela é um exemplo de um cão que devido a más experiências não superaria a prova que consiste em estar amarrada sozinha no meio de transito de pessoas bicicletas,porque conhecendo-a como conheço sei que iria entrar em panico e como é obvio não sei se a sua reação seria aceitável ,no entanto qualquer uma das outras provas ela passaria bem.E devido ao facto de não passar uma prova numa situação em que nunca a deixaria ela iria ser privada de poder sair à rua pela trela com os outros dois cães,tendo eu perfeito controlo sobre ela e sabendo que comigo perto ela não é ameça para nimguém.
Eu concordo com uso obrigatório de trela ,com a existência de licensas obrigatórias para se poder ser criador(sendo obrigatório condições mínimas para as obter),exames e certificados obrigatórios para cães poderem ser considerados reprodutores,multas pesadíssimas para quem desobedecer à lei e mesmo cosiderar penas de prisão para donos de animais que por desobdiência à lei causem danos graves a terceiros ou tratem de forma desumana os seus animais bem como outros(incluindo isto lutas de cães e até mesmo o abono destes),mas não posso aceitar medidas que punam cães que não fizeram nada e que podem perfeitamente circular quando controlados pelos seus donos.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo out 27, 2002 7:47 pm

Não vou adiantar nada para além do que já foi dito, por isso vou só dizer que também prefiro isso do que ver certas raças serem banidas.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo out 27, 2002 9:23 pm

Olá

As teorias defendidas neste tópico são muito bonitas. São utópicas e inspiradas por uma enorme dose de ingenuidade (ou de idealismo), mas já fazia falta a este fórum a existência de um pouco de fantasia. Por que não? Às vezes sonhar faz bem.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CelsoAlves
Membro
Registado: sexta abr 12, 2002 5:12 pm

domingo out 27, 2002 9:30 pm

Caros amigos dos animais
após ter visto a mensagem do CMNogueira queria lembrar que já existe esse teste em Portugal. É o Teste de Sociabilidade do CPC, promovido pela Subcomissão Cães de Utilidade. Este Teste que é obrigatório para todos os cães que entrem em provas de trabalho e é julgado por um juiz de trabalho (RCI ou Mondioring), pois é a pessoa que está mais habituada a ver estes comportamentos em cães.

Eu concordo com o CMNogueira na realização de um teste obrigatório á Sociabilidade dos cães para poderem andar na rua, mas discordo com os aspectos em que se tem que ter o cão debaixo de comando, pois um cão pode ser agressivo e sobre comando não mostrar essa agressividade, contudo numa situação em que o controle não seja possivel a agressividade está lá escondida e o cão teria passado o teste. Por causa disso em Portugal, Espanha e França ao criar o regulamento do Teste de Sociabilidade foi exposto que é interdito ao dono dar ordens ao cão.
No entanto eu penso que o CMNogueira tem razão que é necessário que todos os donos tenham a capacidade de controlar os seus cães para poderem circular na via pública, mas isso é uma prova de obedência não sociabilidade.

Os Testes de Sociabilidade do CPC tem sido efectuados sempre que há uma prova de RCI, Mondioring ou ainda pela mão do Boxer Clube de Portugal que tambem tem promovido esses testes.
As inscrições estão abertas a todos, com obediência ou sem ela (nas provas de RCI ou Mondioring) o preço é de 40 € e é passado um certificado de Sociabilidade.

Regulamento do Teste de Sociabilidade na integra

http://www.homestead.com/duquesnegrosin ... adeCU.html

Abraços

Celso Alves
CelsoAlves
Membro
Registado: sexta abr 12, 2002 5:12 pm

domingo out 27, 2002 9:31 pm

Caros amigos dos animais
após ter visto a mensagem do CMNogueira queria lembrar que já existe esse teste em Portugal. É o Teste de Sociabilidade do CPC, promovido pela Subcomissão Cães de Utilidade. Este Teste que é obrigatório para todos os cães que entrem em provas de trabalho e é julgado por um juiz de trabalho (RCI ou Mondioring), pois é a pessoa que está mais habituada a ver estes comportamentos em cães.

Eu concordo com o CMNogueira na realização de um teste obrigatório á Sociabilidade dos cães para poderem andar na rua, mas discordo com os aspectos em que se tem que ter o cão debaixo de comando, pois um cão pode ser agressivo e sobre comando não mostrar essa agressividade, contudo numa situação em que o controle não seja possivel a agressividade está lá escondida e o cão teria passado o teste. Por causa disso em Portugal, Espanha e França ao criar o regulamento do Teste de Sociabilidade foi exposto que é interdito ao dono dar ordens ao cão.
No entanto eu penso que o CMNogueira tem razão que é necessário que todos os donos tenham a capacidade de controlar os seus cães para poderem circular na via pública, mas isso é uma prova de obedência não sociabilidade.

Os Testes de Sociabilidade do CPC tem sido efectuados sempre que há uma prova de RCI, Mondioring ou ainda pela mão do Boxer Clube de Portugal que tambem tem promovido esses testes.
As inscrições estão abertas a todos, com obediência ou sem ela (nas provas de RCI ou Mondioring) o preço é de 40 € e é passado um certificado de Sociabilidade.

Regulamento do Teste de Sociabilidade na integra

http://www.homestead.com/duquesnegrosin ... adeCU.html

Abraços

Celso Alves
Responder

Voltar para “Cães”