domingo out 27, 2002 1:35 pm
Olá a todos,
Concordo 100% com o Claudio, e tenho a certeza que embora houvesse sempre gente à margem da Lei, isto iria evitar uma grande percentagem dos problemas com cães.
Os testes, como é obvio, deveriam ser feitos a TODOS OS CÂES sem excepção ( pequenos, grandes, de raça, sem raça, etc.).
Se pensarem um pouco, o simples facto de um dono preparar o seu cão para um teste destes e preocupar-se em fazer com que o seu cão seja certificado, já revela uma grande responsabilidade, civismo e bom senso da sua parte. Logo, o certificado não é apenas um comprovativo para o cão, mas acaba por ser também do próprio dono.
Os cães que não passem no exame ao fim das várias possibilidades e limites estabelecidos (já referidos pelo Claudio) não terão o certificado. Mas isto não quer dizer que tenham de ser abatidos obrigatoriamente ( a não ser que se trate de algum caso grave de loucura canina)! O que acontece é que, se não estão aptos para a "vida social", então não podem simplesmente circular em locais públicos!!! Será que isto é assim tão extraordinário? Nós, cidadãos, queremos mesmo que um cão anti-social, que se atira às pessoas ou cães que passam, ande a circular num passeio público? EU NÂO QUERO!
Como foi referido aqui por alguns, muitos dos nossos cães estão já condicionados ( no mau sentido) a adoptar uma postura defensiva para certos cães que aparecem quando passeamos. Mas se uma "Lei" destas fosse levada a sério ( aliás se a Lei actual fosse levada a sério), não tinha nada que haver cães soltos na rua a vir 'provocar' ou mesmo atacar os nossos! Acho um "piadão" quando certas pessoas dizem que andam com os cães soltos porque sabem que não fazem mal a ninguém! Mas o que é 'fazer mal', é só quando mordem? Para mim, 'fazer mal' é virem para cima de mim sem eu querer, é virem chatear a minha cadela a tentar montá-la, é virem por-se à frente do meu cão 'armados em Alfas' para o provocarem ou desafiarem, é virem fazer xixi na roda do meu carro ou empoleirar-se na carrocaria e riscarem tudo para poderem provocar os meus cães, é passarem a correr à frente do carro e fazerem-me desviar para a contramão, etc.... ISTO, PARA MIM, É FAZER MAL!!
Eu confesso que também solto os meus cães ( ainda hoje os soltei na praia), mas só o faço quando vejo que estou sozinho e que as hipoteses de chatear as outras pessoas ou de provocar 'acidentes' são minimas! Apareceram outros cães ( soltos e com os donos a 'Km' de distância) e nessas alturas chamei logo os meus e mantive-os sob controlo até os outros desistirem e se irem embora!
Na minha opinião, é precisamente algo, como o que o Claudio aqui refere, que falta para se acabar com as histórias de raças perigosas e de donos irresponsáveis. Só mesmo algo assim, complementado com a criação controlada e fiscalização apertada, se pode resolver alguma coisa e acabar coma proliferação de cães descontrolados nas mãos de pessoas sem o minimo de responsabilidade. Podemos andar toda a vida a tapar o sol com a peneira e dizer que a fiscalização não actua, que as pessoas não fariam estes testes ou arranjar mais 1001 desculpas para não agir, mas então mais vale acabar com tudo ( LEIS, AUTORIDADE, PENALIZAÇÔES) porque já que se sabe que não levam a lado nenhum.
Abraços
Paulo C.
P.S. - Ó grande amigo Claudio, como seria bom para nós e para a raça de que tanto gostamos se algo assim fosse mesmo feito......pelo menos se não fosse obrigatório, que desse para que quem possuisse o certificado tivesse "previlégios" ( não ser "chateado" por passear com o cão à trela em locais públicos já era bom) em relação aos demais!