Leão da Rodesia (Ridgeback)
Moderador: mcerqueira
Olá a todos.
Gostava de saber se alguem aqui conhece esta raça.
Tomei conhecimento dela em Africa mas nunca ouvi falar dela aqui em Portugal.
Dizem ser cães criados para a caça, especialmente caça aos leões. A principal caracteristica é uma "crista" de pelo nas costas que cresce no sentido oposto ao resto do pelo. Segundo consta, se esse pelo estiver eriçado é melhor sair da frente pois o cão não está para brincadeiras...
Alguem me pode dar mais informações sobre esta raça, de preferencia por experiencia pessoal?
Obrigado.
Gostava de saber se alguem aqui conhece esta raça.
Tomei conhecimento dela em Africa mas nunca ouvi falar dela aqui em Portugal.
Dizem ser cães criados para a caça, especialmente caça aos leões. A principal caracteristica é uma "crista" de pelo nas costas que cresce no sentido oposto ao resto do pelo. Segundo consta, se esse pelo estiver eriçado é melhor sair da frente pois o cão não está para brincadeiras...
Alguem me pode dar mais informações sobre esta raça, de preferencia por experiencia pessoal?
Obrigado.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Eu pessoalmente não conheço nenhum exemplar, mas gosto de ler sobre a raça.
Aqui ficam algumas caracteristicas relacionadas com a raça.
Aqui ficam algumas caracteristicas relacionadas com a raça.
A característica mais marcante e que identifica a raça, é o pêlo na linha do dorso crescendo na direção oposta ao restante do corpo (Ridge). A sua altura varia de 61 a 69 cm e o seu peso entre 29 e 39 Kg.
É conhecido também como African Lion Hound (Hound de Leão Africano). Nativo da África do Sul, ele tem sido criado pelos fazendeiros Boers (nativos descendentes de colonizadores holandeses) para trabalho de caça pesada na mata.
http://www.saudeanimal.com.br/ridgeback.htmA raça não foi desenvolvida para matar os animais que caça, mas sim, acuar, intimidar e dominar a presas, sem tocá-las ou agredi-las fisicamente. Esta raça pode desempenhar função de cão farejador, policial e cão de pastoreio.
Esta sua frase penso que não passa de um mito, porque pelo menos os exemplares que vejo em exposição tem o pêlo, em forma de crista, eriçado normalmenteSegundo consta, se esse pelo estiver eriçado é melhor sair da frente pois o cão não está para brincadeiras...
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Pessoalmente, só conheci um, com quem convivi diariamente, cerca de uma semana.
Pelo que pude observar, este cão era muito calmo e seguro de si e da sua força. Muito dócil com pessoas, embora fosse um guarda vigilante. Digo isto pelo facto do cão, quando cheguei à quinta (era uma quinta de turismo rural) estar ao lado da dona, que estava à minha espera, e ter-me imediatamente aceite e à minha família como "visitas de bem". No entanto, houve um casal que chegou à noite, estando o cão sozinho cá fora e ele imediatamente deu o alerta e adoptou uma postura de guarda, até a dona lhe "dizer" que estava tudo bem.
Pelo que a dona me contou, o único problema que por vezes tinha, era quando havia hóspedes que traziam cães machos e aí tinham que passear "à vez" porque o "Café" (nome do cão) era muito dominante nesse aspecto. Em relação a cadelas, era um verdadeiro "gentleman", como pude verificar pela convívio que teve com a minha.
Um episódio que me "provou" a tal calma e segurança, de que falei ao princípio, foi o de uma família espanhola que trazia com eles um Bouledogue Francês que, a certa altura, iludiu a vigilância dos donos e resolveu ir demonstrar a sua dominância ao macho residente... E não encontrou melhor maneira de o fazer do que atirar-se ao pescoço do Café e ficar pendurado pelo dentes!
Quando vi o minorca a atirar-se ao grandão, pensei que aquilo ia acabar mal, mas não... O Café limitou-se a olhar com desdém para aquela coisa que tinha ali pendurada!
Claro que isto foi coisa duns segundos, porque fomos logo a correr tirar de lá o valentaço. Se tivesse durado mais tempo, era bem provável que o fim tivesse sido outro...
http://img.photobucket.com/albums/v499/ ... udia02.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v499/ ... Cafe03.jpg
Pelo que pude observar, este cão era muito calmo e seguro de si e da sua força. Muito dócil com pessoas, embora fosse um guarda vigilante. Digo isto pelo facto do cão, quando cheguei à quinta (era uma quinta de turismo rural) estar ao lado da dona, que estava à minha espera, e ter-me imediatamente aceite e à minha família como "visitas de bem". No entanto, houve um casal que chegou à noite, estando o cão sozinho cá fora e ele imediatamente deu o alerta e adoptou uma postura de guarda, até a dona lhe "dizer" que estava tudo bem.
Pelo que a dona me contou, o único problema que por vezes tinha, era quando havia hóspedes que traziam cães machos e aí tinham que passear "à vez" porque o "Café" (nome do cão) era muito dominante nesse aspecto. Em relação a cadelas, era um verdadeiro "gentleman", como pude verificar pela convívio que teve com a minha.

Um episódio que me "provou" a tal calma e segurança, de que falei ao princípio, foi o de uma família espanhola que trazia com eles um Bouledogue Francês que, a certa altura, iludiu a vigilância dos donos e resolveu ir demonstrar a sua dominância ao macho residente... E não encontrou melhor maneira de o fazer do que atirar-se ao pescoço do Café e ficar pendurado pelo dentes!
Quando vi o minorca a atirar-se ao grandão, pensei que aquilo ia acabar mal, mas não... O Café limitou-se a olhar com desdém para aquela coisa que tinha ali pendurada!

Claro que isto foi coisa duns segundos, porque fomos logo a correr tirar de lá o valentaço. Se tivesse durado mais tempo, era bem provável que o fim tivesse sido outro...

-
- Membro
- Registado: domingo out 17, 2004 11:57 am
ola ola
o meu vizinho tem 1 leao com cerca de um ano.
é um cão grande e meigo, mas que protege muito bem o seu território. por ser grande, convém que tenha um quintal.
com a minha uva... é um cão meigo, de tal forma que ela se atira a ele, mostra-lhe os dentes e ele nem sequer reage...
(para pena minha, acho que se querem desfazer dele. ao que parece deram o cão ao filho adolescente que não quer tratar do cão. sobrando para os pais a responsabilidade de o passearem... )
o meu vizinho tem 1 leao com cerca de um ano.
é um cão grande e meigo, mas que protege muito bem o seu território. por ser grande, convém que tenha um quintal.
com a minha uva... é um cão meigo, de tal forma que ela se atira a ele, mostra-lhe os dentes e ele nem sequer reage...
(para pena minha, acho que se querem desfazer dele. ao que parece deram o cão ao filho adolescente que não quer tratar do cão. sobrando para os pais a responsabilidade de o passearem... )
-
- Membro
- Registado: segunda mai 26, 2003 10:50 am
- Localização: 3 Cães 1 castro laboreiro 1 Rhodesian Ridgeback 1 SRD; Caturras
Olá Pacs. Ainda bem que gosta desta raça pois é verdadeiramente espectacular (toda a gente deve dizer isso das suas raças favoritas, não é?).
Os Ridgeback são cães com uma grande ligação ao dono, por vezes excessiva e por isso têm de ser bem ensinados desde pequenos a não reagirem de qualquer forma mais brusca. Quanto a ensinamentos, aprendem bem rápido, sem muita insistência. Adoram brincar, é mesmo lindo vê-los correr em campo aberto. Também gostam da água.
Mais qualquer coisa pergunte.
Os Ridgeback são cães com uma grande ligação ao dono, por vezes excessiva e por isso têm de ser bem ensinados desde pequenos a não reagirem de qualquer forma mais brusca. Quanto a ensinamentos, aprendem bem rápido, sem muita insistência. Adoram brincar, é mesmo lindo vê-los correr em campo aberto. Também gostam da água.
Mais qualquer coisa pergunte.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am
Pode ver esta raça nas exposições da moita e de azeitão. Pelo menos é o que está agendado no site 

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 05, 2006 5:39 pm
Conheço esta raça das exposições caninas e no nosso pais existe um nucleo de criadores com exemplares de excelente qualidade. Se tiver oportunidade, visite as exposições caninas, certamente verá diversos Leões da Rodésia e poderá trocar opiniões com os criadores e expositores.
iiiicccchhh isto é que foi cavar, o tópico é de 2006
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques