Unhas grandes ...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

sexta mar 17, 2006 9:54 pm

Olá!
Boa Noite!!

Hum... tenho um problemazinho que ainda não resolvi por falta de tempo, mas queria ver se para a semana não escapa a ida ao veterinario.
Moro num 2º andar e não há elevador para ninguém. A minha cadela tem problemas de rotulas, já foi operada a uma rotula, mas á outra ainda não foi porque a vida pregou-nos uma partida e não tenho muito dinheiro para a operar, sei que existem facilidades só que a minha mae só de pensar nos 500€ que gastou na primeira operação, nem gosta muito de relembrar que tem de ser operada outra vez... Mas o caso é que, quando a cadela ia a subir as escadas e vai sempre á nossa frente, mas claro, um lance de escadas sempre á frente, ela tropecou nos degraus, á uns 2 dias atrás. Desde aí, ela desce as escadas todas para ir á rua, anda na boa e isso... Mas quando é para subir, tá quieto! Ela não sobe as escadas por nada deste mundo...E eu ao empurra-la pa ver se subia, reparei que ela tem as unhas um bocado grandes e penso que não tenha aderencia ao chão... Não sei, digo eu! É que ela anda bem... e por ter tropeçado (acho que ganiu e tudo, eu não estava quando isso aconteceu) e ficou com medo de as subir... Mas já percebi que há ali qualquer coisa com as unhas, porque ela abre os dedos todos e fica com as unhas de fora, claro que não vai conseguir subir, não sei, digo eu!!
Agora, quero saber se normalmente nos vets dão sedativos SÓ para se poder cortar as unhas!
É que ela quando era mais nova, uma vez ao cortar as unhas no vet, ela mexia-se tanto que estava a ser complicado e aconteceu que a vet cortou mais que aquilo que devia e começou a deitar sangue, apartir daí ela nunca deixa ninguém mexer nas patas. A mim deixa-me mas quando agarro num dedo só para ver a reacção dela, vem pronta pra me morder... Já percebi que a memoria dela não é curta... Mas realmente gostava de saber se se costuma dar sedativos. É que com este medo dela, quando tenta subir, começa a escorregar, e eu tenho que pegar em 45Kg (+/-) e subir até ao segundo andar... os meus cotovelos não aguentam com muito peso e estão super doridos....

Só outra questão...
Ela á pouco estava sentada e derepente começou assim a ganir, mas foi porque recentemente compramos daquelas cercas que se mete nas portas para ela não ir para a sala, ou para a cozinha, ou para não subir nem descer escadas á maluca, e então na hora do jantar, ela ficou atras dessa cerca... começou a ganir, depois de eu jantar fui pa leva-la á rua e ela ás vezes gania e lambia-me as maos. Reparei que ela tinha o rabo como quando as cadelas estão com o cio, uma parte direita e a outra para baixo. Pensei logo que tivesse partido a cauda, mas apalpei e ela nada...
A minha mãe já anda um pouco passada, e disse que mais valia abater a cadela porque tá sempre com problemas... Obvio que eu não quero que isso aconteça. Ela tem dois anos, já passou por algumas coisas, mas ela também é destrambulhada e de vez em quando magoa-se...Só que o dinheiro agora nem chega para tudo... Ainda para mais não tenho uma casa (com elevador ou terraço) para a deixar depois de uma operação, onde ela não deve fazer o minimo de esforço, só ir á rua!!
Isto é ela na 1ª operação á rotula (com 11 meses):
Imagem

A cicatriz:
Imagem

Já com o pêlo a crescer:
Imagem

Já nem sei bem o que fazer!! :( Estou é um pouco triste com tudo!

Bjos

Não digam já que tenho que ir ao vet, que eu não posso, não tenho meios para ir. Cortar as unhas, vou ver se consigo ir para a semana, só que gostava de saber se o problema é das unhas, de não subir as escadas como deve de ser, visto que anda super bem na rua e em casa e desce bem as escadas... E o rabo...eu já apalpei se doe-se gania, claro que isto me preocupa, e fico mais aflita quando estas coisas acontecem...
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
tiagocarneiro
Membro Veterano
Registado: quarta set 08, 2004 2:53 pm
Contacto:

sexta mar 17, 2006 10:11 pm

Olá

Tenho pena pela situação que está a passar. Pena pela cadela. Antes de terem tido a cadela deveriam ter pensado que não é só dar "Frisquies" e levar a passear.

Ter cão sai caro. Dá despesas.

Quem não pode não tem!

Peço desculpa pelo raspanete mas se calhar quem deveria levá-lo era a sua Mãe pois pelo que me apercebi ainda deve ser menor e portanto a responsabilidade de ter uma cão foi dela.

Sobre as unhas. Se ela pode correr é fácil - brincar com uma bolinha, vai e vem. Se não pode correr (não deve poder) passear em locais que tenham o piso àspero para ela raspar as unhas.

Eu nunca cortei unhas a cão nenhum!

Boa sorte pra menina

Abraço
<strong>http://caolabrador.blogspot.com</strong><strong style="background-color: rgb(255, 255, 0);"> </strong>
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 17, 2006 10:26 pm

Credo... Nem é preciso ser tão mauzinho!!

Não sou menor... NUNCA dei Frisquies...(nem sei se é assim que se escreve). Desde os 4 meses que come Royal Canin. Até aos 4 meses (desde que veio para casa) comia a ração que o criador lhe dava, só que tinha que ir á outra banda comprar por isso decidi trocar! Quando foi operada teve que comer RC Mobility (que eram logo 75€ - 14Kg ), eu paguei a primeira consulta antes da operação, e foi um balurdio, e esse dinheiro tinha de andar a juntar à meses. Na altura não trabalhava.

A responsabilidade até aos 5 meses foi SEMPRE do meu irmão (que também já é Adulto) que a comprou, mas depois viu que ela era chata e quis devolver, eu é que não deixei porque me afeiçoei a ela.
Tenho o LOP dela, RX's dos pais dela e são isentos de Displasia da Anca, mas há coisas que nós não conseguimos prever... Que foi deslocar a rotula do joelho... A outra tem o mesmo problema e é congénito... Mas menos grave.

Não tenho meios de transporte porque nem eu nem a minha mãe temos carro.

A separação dos meus pais ainda é muito recente e deixei de viver em Lisboa ao lado de um veterinario e vim morar para Cascais (para casa da minha avó), que não conheço nenhum... Torna as coisas dificeis né?

Mas obrigada !! :)

Edit: Esqueci-me de dizer que ela não pode correr.... Se bem que ás vezes apetece-lhe!
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado mar 18, 2006 1:07 am

Já experimentou cortar você as unhas ao animal ?
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

sábado mar 18, 2006 8:29 am

Já Vasco. Já tentei e por muito que ralhe para ela deixar, ela não deixa mesmo tocar nas patas, principalmente nas unhas... Claro, jám tentei á muito tempo... Agora não experimentei porque não tenho nenhuma tesoura, na altura foi um colega meu que me emprestou, e eu já não moro em Lisboa para voltar a pedir. E aqui não conheço ninguém...

Edit: Mas fiquei sem saber se é das unhas estarem grandes... Hoje de manha tive que carrega-la ao colo outra vez. Além de me doerem os cotovelos, doiem-me os pulsos que se farta!
Catarina Duarte

susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

domingo mar 19, 2006 2:54 pm

Tente cortar as unhas com uma tesoura normal mas é mais difícil. E se ela não deixa, não sei o que lhe diga. E o seu irmão não ajuda... :o

Não está numa situação fácil... :?

comp,
Susana
<p>susana</p>
Ines2002
Membro
Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm

segunda mar 20, 2006 2:13 am

Olá Catarina!!

Há muitos cães que não gostam de cortar as unhas e muitos donos que não o conseguem, desistem e o cão corta sempre as unhas no veterinário...
Mas é uma questão de paciência e persistência...o cão não pode levar a melhor e se o dono quiser, consegue mais tarde ou mais cedo, ou seja,
o melhor é começar de pequenino a habituá-los, sei que no seu caso aconteceu esse pequeno acidente no vet., mas isso por vezes acontece, os animais mexem-se quando menos se espera!!

Bem, o melhor para si é começar a habituar o seu cão a que lhe mexam nas patas e unhas sem reclamar...começe por fazer disso um hábito, mexa muito nessas zonas, principalmente nas alturas em que o cão está mais alegre ou distraído, como por exemplo, antes de ir à rua, quando brinca, antes de lhe dar um biscoito/comida, etc... Assim ele associa o mexer nas patas com coisas boas! Repita várias vezes mesmo depois de ele já não "protestar".

Depois para o corte de unhas em si, se não está segura do comportamento dele, ponha-lhe um açaime e peça ajuda a uma segunda (ou terceira) pessoa para segurar no canito (sempre com calma e sem movimentos bruscos), e vá cortando aos poucos...pode até começar por só lhe cortar um bocadinho de uma unha...se ele se portar bem, elogie-o muito e dê-lhe uma recompensa e deixe-o em paz. Depois vá repetindo cortando mais unhas e recompensando sempre o bom comportamento.

Boa sorte!!
Inês C
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mar 20, 2006 10:06 am

Que grande confusão que aqui vai... Eu aprendi que na vida há solução para tudo, basta usar a imaginação.

Ela pelo vistos só tem medo de subir as escadas, então utilize algo saboroso que ela goste e incentive-a a subir. Tenha paciência e suba ao ritmo dela, se lhe colocar um peitoral pode ajudá-la, levantando-a ligeiramente e amparando-a. Deixe-a encostar-se a um lado das escadas e ponha-se bem ao lado dela para ela sentir que está protegida. Uma coisa que resulta bem, é um pedaço de tecido, algo parecido com lençol, passa por baixo da barriga e ampara-a. Atenção, é para amparar apenas.
Tenha atenção às descidas, habitue-a a ir devagar e com calma. Evita que possa cair dali abaixo.

Quanto às unhas, um açaime, uma trela, alguém a segurá-la, se necessário em cima dela. Cortar apenas a ponta. De evitar gritos, palmadas ou qualquer tipo de comentário. Se é para cortar, corta-se, depressa e em silêncio.
Depois de cortadas elogie-a e dê-lhe algo saboroso. Para a premiar.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mar 20, 2006 10:12 am

Cuidado com o corte de unhas, em particular se não conseguir ver bem onde estão os vasos sanguineos. Se cortar demais pode provocar bastante sangramento.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda mar 20, 2006 10:38 am

É Paulo, e se começa a sangrar é uma cegada para parar :roll:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda mar 20, 2006 10:57 am

Sempre tive receiro de cortar as unhas ao meu cão, dai sempre cortou no vet!

Quando as unhas estão compridas demais, provocam dores quando tocam com alguma força em qualquer sitio, muitas vezes até partem o que é bastante complicado pois têm muitas dores e pode provocar hemorragias.

Lamento por tudo o que está a passar, mas não há mal que sempre dure, e vá tratando a sua cadela por prioridades, até que a sua situação financeira melhore e finalmente consiga operá-la.

Boa sorte!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda mar 20, 2006 1:42 pm

a carlota faz uma grande fita para cortar as unhas. da última vez até mordeu o vet :evil: eu tenho medo e não lhas corto. só no vet.
anjjazul
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

segunda mar 20, 2006 4:56 pm

eu nunca cortei as unhas aos meus. soluçao simples:
grandes passeios e obrigo-os a escavar na terra dura. deviam fazer o mesmo, poupa imenso trabalho... :D
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 09, 2006 2:44 pm

Olá!!
Perdi este topico de vista e o iol apagou todas as mensagens que eu tinha por isso nunca mais consegui vir cá!!

Claro que já fui ao vet com ela, para cortar as unhas, mas pelo que me disse as unhas dela como são PRETAS, são daquelas que ficam grandes e a parte do sangue na unha, fica quase na ponta. Ou seja, só lhe cortou as unhas das patas da frente, ela nem refilou porque eu estava a abraça-la, mas ela lá de vez em quando virada a cabeça para o vet e uma vez rosnou. Ele parou e deu-lhe uma festinha. As de trás viu que estavam gastas o suficiente, mas estavam grandes, porque é uma caracteristica deste tipo de unhas.

Sobre subir as escadas, eu meto-lhe a trela á volta das ancas, e predo o ganxo da trela na coleira, e vai tipo, pega de mala. E lá sobre, devagar... Se for depressa, basta levantar um pouco e ela pára... A descer... Aí é mais complicado, porque ela vai sempre aflita para baixo. Nem que eu saia 500 vees durante o dia. Ela quer é rua. Claro que a descer, vai o maximo que consigo encostada á parede para não haver trambulhoes.

Passeios grandes, ela não aguenta, porque fica cansada das pernas. Escavar... Ela é uma porca, porque vai escavando e vai comendo a terra toda, e depois salta para cima de mim e eu fico toda suja :roll: Mas o que me deixa chateada é não poder solta-la... Existem muitos cães, que até têm donos mas andam o dia todo na rua sozinhos e eu não quero que a minha chegue perto deles. E eu não conheço o temperamento deles...

Obrigada plos posts
Catarina Duarte

leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo abr 09, 2006 3:12 pm

É relativamente fácil cortar as unhas a um cão, mesmo que estas sejam pretas, arranje uma lixa e divirta-se um bom tempo a fazê-lo :D A minha cadela tem unhas pretas e brancas, eu faço por analogia, se estes vasos vão até aqui na outra unha também, e é claro que convém dar um intervalo de uns bons milimetros. Customo cortar com um alicate é rápido e indolor, mas incomodativo, ela não gosta nada :p Mas como lhe dou guloseimas depois passa-lhe a birra :D

Se ela não gosta que lhe mexa nas unhas coloque um açaime nada mais simples.
Responder

Voltar para “Cães”