A SEDA será uma PETA ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta out 31, 2002 2:50 am

Estive a ler no site da SEDA- Sociedade etica defesa dos animais uma parte que me deixa a pulga atrás da orelha.

Nomeadamente onde diz que o comercio de animais atraves de criadores é altamente lucrativo e fala dos problemas eticos remetendo para links que não funcionam, uma pena pois queria saber quais os problemas eticos dos criadores.... E como gostava de comprar o novo Chrysler podiam explicar-me onde é que posso ganhar umas massas a sério a criar cães.

Eu que até estava com uma ideia positiva sobre a SEDA , pese as reservas devido ao apoio da fundamentalista PETA fiquei de pé atrás ainda mais agora....

Será que há alguma coisa que me escapa? Será a SEDA mais uma daquelas associações que ataca os criadores sem perceber nada sobre os mesmos, por os confundir com os REPRODUTORES? A ignorância serve de desculpa para colocar toda a gente no mesmo saco ?

Já começo a fartar-me de fundamentalismos e de gente com opinião formada sobre todos os sectores da vida animal .

Até hoje tenha na ideia que a culpa do regime de excepção daquela vergonha nacional em Barrancos e da possibilidade do mesmo se alargar a todo o país foi culpa não só do nosso Presidente mas também de quem fez uma campanha mal estruturada.

Isto está em http//seda.no.sapo.pt/Comercio_Animais.htm
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quinta out 31, 2002 8:30 am

Olá Vasco,
Quando a SEDA fala em problemas éticos no referente à criação de animais, penso que deveria ser mais específica e objectiva, pois está a generalizar não apontando casos concretos.
De qualquer forma e obviamente que não é nem de longe o seu caso,mas o Vasco sabe que existem criadores ( e quando falo em criadores não me estou a referir aos particulares que têm um casal de cães e a cadela tem crias, pois esses muitas vezes tratam-nos melhor), com afixo e tudo o resto, que deixam muito a desejar.
Pessoalmente já vi cães a sair de canis de criadores, alguns até bem conhecidos, num estado lastimável ( mais uma vez ressalvo que não me estou a referir a si).
Na minha opinião, esta associação deveria não generalizar este ponto, mas sim pegar em casos concretos e divulgá-los, tentando desta forma, incutir um pouco mais de responsabilidade no que se refere à criação de cães.
Bulkathos
Membro
Registado: quarta jul 03, 2002 1:27 am
Contacto:

quinta out 31, 2002 12:44 pm

Vascov agora sabe como me sinto em relação ao corte de caudas e orelha e os fundamentalistas pro animais :lol: :lol:

P.S:- desculpe mas não resisti :oops: :oops:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta out 31, 2002 2:58 pm

Olhe Vasco,

quando andei a visitar criadores de Labradores (só fui a criadores com afixo) - como sabe há n criadores de Labradores em Portugal - e eu só fui a uns 5 ou 6, devo dizer que fiquei mal impressionada com o primeiro que vi.

Um criador de vão de escada era capaz de fazer melhor.
O local estava sujíssimo, os canis eram mediocres, o sítio humido e industrializado, não havia qualquer espaço para os cães brincarem ou
correrem (quanto mais nadarem), os canis pareceram-me superlotados e o cheiro era o que se imagina.
Este criador tem vários campeões entre as seus cães.

Daí que eu aproveite este tópico para pôr a seguinte pergunta :

Que controlo é feito sobre as condições de procriação e subsistência dos animais dos criadores ?
Alguém fiscaliza estes lugares ? Há exigências ao nível de espaço por cão, alimentação, etc ?
É que, devo dizê-lo, não vi outro igual ou sequer semelhante.

Os restantes ficavam a milhas deste (para melhor).
Uns melhores, outros piores mas, pelo menos, manisfestavam alguma preocupação com a limpeza, o espaço (nomeadamente para correrem e brincarem).
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

quinta out 31, 2002 3:04 pm

Que controlo é feito sobre as condições de procriação e subsistência dos animais dos criadores ?
Alguém fiscaliza estes lugares ? Há exigências ao nível de espaço por cão, alimentação, etc ?
Ilucidem-me neste assunto,mas não seria da responsabilidade do C.P.C.
a fiscalização das condições dos canis dos criadores?
É que qualquer um pode ter um afixo desde que pague.
No meu entender só devia ter afixo quem cumprisse as regras míninas de acondicionamento dos cães e a licença devia ser renovável anualmente,depois da vistoria do C.P.C.
Gostaria que algum criador se pronunciasse sobre esta questão.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 31, 2002 8:29 pm

Não é feito pelo CPC.

A autorização de instalação de um canil é efectuada pelas Câmaras Municipais em termos de distância a zonas habitacionais, salubridade, etc

Penso que não me expliquei bem sobre isto. A parte ética refere-se no caso da PETA a serem totalmente contra TODA E QUALQUER a criação de cães seja em que condições sejam,todos os animais devem viver sem interferência do homem. Assim, adeus, cães, gatos e aves de estimação. Só os poderemos ver de longe.

Existem no entanto contradições anedóticas quando por ex, os Petas decidem marcar os Lobos como assassinos devido a alimentarem-se de outros animais :o
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

quinta out 31, 2002 8:50 pm

Por falar em criadores de vão de escada, como ando à procura de criadores de bull terrier, pedi a lista ao CPC e telefonei a um que era bastante perto de mim, ora responde-me o 'criador':
- ah já não criamos bull terrier, a nossa cadela teve um problema e morrer.

imagino :o
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta out 31, 2002 9:34 pm

Última edição por SeaLords em terça nov 18, 2008 8:45 pm, editado 1 vez no total.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta nov 01, 2002 11:52 am

Olá.
Em tempos enviei um mail para a PETA para que eles me esclarecessem a respectiva posição face às denominadas raças perigosas. De facto, li algures que eles era 100% a favor da extinção de raças como o PIT BULL e, como eu não sou de "emprenhar pelos ouvidos" ou de ficar com uma coisa na cabeça sem perceber muito bem do que se trata... lá fui eu questioná-los!
Como também não gosto de ferir susceptibilidades, e por isso a minha questão foi colocada da seguinte forma:

Hello,
I would like to sugest a question for your FAQ topic. Dog Breeds, and specially those breeds created with specific functions or for their "looks", are often a "target" for those who are against breeding Dogs and everything related with this.
Since it is a topic wich has much contraditions on peoples minds, I would like to know your oficial standing on the subject: "DOG BREEDS AND DOG BREEDING". Please say someting about BSL ( Breed Specific Legislation) and
about: Do we need breeds that were made for "Dog fighting" ( The "Bull breeds"), and what to do with them?

Thank you very much for your concern
Paulo C.

A resposta até não tardou muito:

Dear Paulo
Thank you for your e-mail and for your suggestion for the FAQ section of our website. I think it's an excellent idea, and have passed this suggestion on to the Director of our Domestic Animal Issues and Abuses department for consideration.

PETA is opposed to breeding because of the current dog and cat overpopulation crisis. Approximately 2,500 kittens and puppies are born each hour in the U.S., and because their numbers far exceed the demand for them, millions of homeless cats and dogs suffer from abandonment, abuse, starvation, disease, freezing, highway death, or procurement for laboratories. Animal shelters receive about 27 million animals annually.
More than half-- about 17 million--must be destroyed for lack of homes. Most are under 18 months of age, and 90 percent are healthy and adoptable.

In light of these tragic statistics, no breeding can be considered "responsible." Those who breed animals for profit and individuals who let their dog or cat have "just one litter," however well-intentioned they may be, are contributing to the severe dog and cat overpopulation crisis. Even breeders who take extra care to make sure every puppy and kitten they produce is placed have no control over what happens to the offspring of those animals. And even if they were to ensure that the animals they produce are spayed and neutered (which is quite rare in the breeding industry), every newborn puppy or kitten they produce means one less home for a dog or cat desperately waiting in a shelter or roaming the streets.

PETA also advocates a ban on the breeding of pit bulls (any ban should, however, include a grandfather clause protecting all pit bulls living in caring homes). We do believe that pit bulls can, indeed, be loving companions, but nice families rarely come to a shelter to adopt pit bulls.
Almost without exception, those who want pit bulls are attracted to the "macho" image of this animal as a living weapon and seek to display it by putting them in heavy chains, taunting them into aggression, and leaving them out in all weather to "toughen" them.

When shelters are destroying dogs by the tens of thousands, why breed pit bulls, or any dogs? There are many, many wonderful dogs in shelters who need homes. PETA urges everyone who can provide a permament, loving home to adopt one of these animals and to spay and neuter them.

I hope I have properly addressed your questions, and have made our postion clear. Thank you again for your e-mail and your suggestion, and for all you do for the animals.

Shelly Breitbeil
PETA

E lá voltei eu, já não tão mansinho.....

Dear Shelly,

Unfortunatly, altought I agree with some of your points and views, there are some fundamental aspects that i cannot agree at all ( but this is only my personal point of view).
For instance, you state that PETA is opposed to breeding because of the current dog and cat overpopulation crisis, and I agree! But you "cannot" blame that on responsible breeding!
If there are to many cats and dogs breeding freely on the streets, if there are to many people breeding their animals just because it is 'cute', for "profit" and other such reasons, then our actions should concentrate on those aspects! Don't you agree?
A responsible breeder, as I see one, among other things, is someone who breeds only:
- For the betterment of the breed, with Excelent and Healthy animals;
- When they are sure they will have homes for all the puppies;
- If they are willing ( and have the conditions) to accept back all the puppies that are returned to them;
There are many more conditions, but those are the more relevant ones concerning the aspects you refered to.
No one, not even with humans, can know what will happen in the future to their offsprings!! But what we can do is to be sure we do our part, and give others all the information we can so that they will do their part to, in creating all the conditions to give them a good future! I don't think it is fair to put all in the same bag! There are breeders and there are Breeders ( with a Capital "B").
I also think this is a 'bad' argument: "every newborn puppy or kitten they produce means one less home"!! A Cat or a Dog must be a choice for life!
Like all choices for life we must be sure they are exactly what we want, so that in the future we will not regret that decison, and abandon or return them! If someone wants a Dog, and breed is not an issue, then they should go to a shelter and adopt one there! But if the breed ( and all that is associated with that breed characteristics) is an issue, than they should get all the information about it and about the places where they can get such a dog from. The shelter can be again an option, but only for those who don´t have nothing against not knowing where the dog came from ( his genetics in terms of behaviour or health) or what kind of life he had before ( if already a grown pup or adult)! It's, above all, a personal decision!
I also think that as an International Organization, you should´t be limited in your views by what happens in the US! Unfortunatly not all shelters around the world have the same conditions as the ones in te US! Most of our "shelters" are only "dog deposits", full of dogs and deseases!
For the time being, in Portugal, it is very rare to see a Dog breed in the animal Shelters (most of them are only lost), but with BSL coming soon i am affraid some breeds will start to come soon!
And BSL leeds us to the Pit Bull issue........If you agree that there is a place in caring homes for Pitt Bull, and if you agree that Pit Bulls can, indeed, be loving
companions... then WHY BAN THEM! Shouln' t you ban Bad owners instead? Shouldn´t your action be against the one on the other side of the leach?!
If you ban PIT BULL, those persons with the 'Macho' attitude will turn to another breed! And then that one will be baned, and they will turn to another one! And so on, until they will turn to Dogs without breed! The problem is People, not dogs or their breeds!!!
People should be alowed to choose their life companions, no matter they are from a breed or no breed at all.
Please fight Bad owners, not 'Bad Breeds' (This does not exist!). Blame the deed not the breed!!!

I Personally do not Breed my Dogs. This is my option as a responsable person. But I love the Rottweiler breed and this is the breed of my choice.
I will always have Rottweilers as long as i live, and I will always get them from a responsible breeder. This is MY choice and, as long as i act responsible as a owner, my right.

I would like, if you give me your permission, to share your answer with others
who have the same doubts I have.

Best regards
Paulo C.

Bem....por esta altura os argumentos da PETA passaram então a ser estes ( e já não me chamaras "Dear"...Chiuf!) :

Hi Paulo

Thanks for your e-mail.

We simply oppose breeding no matter how wonderful the breeder may be. Bottom line is this: for every kitten or puppy a breeder produces, another animal in a shelter dies--if breeders weren't an option, people wanting to adopt an animal companion would have to adopt from a shelter. Yes, we agree that adopting an animal is a life choice, but not all people follow that same belief unfortunately (hence the thousands of animals dropped off at shelters evey day).

I hope this clarifies our stance a bit further, you're more than welcome to share this information. Please encourage people to adopt from shelters (there are many wonderful animals to be found there), thousands of animals' lives depend on it.

Thanks again for your e-mail.
Shelly

Pois...... ;)

Bem.... para terminar a coisa em beleza, decidi ser um pouco sarcástico (também já não lhe chamei "Dear" :P ):

Hi Shelly,
You made your stance, but I am affraid you haven´t convinced me!
Well..... everyone is intituled to his/her opinion ;o)
Just out of curiosity, don´t PETA members have any Kids of their own (Biological children)?

Best regards
Paulo C.

E a resposta foi esta....(lá se foi a simpatia..)

Paulo

PETA has 755,000 members, we cannot presume to speak for them on anything other than their belief in animal rights because that is our focus. If zero population growth is a topic you are interested in, please do a web search and check out the "Zero-population growth" website.

Good luck!
Shelly

Bem.....no final fiquei a saber que a culpa de existirem animais abandonados e maltratados:
- É MINHA, porque comprei um animal de raça a um criador em vez de ir adoptar um cão de um abrigo. Por isso, não faz sentido nenhum criar seja porque motivo for. Raças de cães não fazem sentido, porque há muitos rafeiros que morrem diariamente e há é que 'salvar';
- É dos criadores ( bons ou maus), porque se eles não existissem eramos mesmo OBRIGADOS a adoptar um cão da rua;
Fiquei a saber também que a razão deles defenderem a extinção das raças tipo BULL é porque são cães mais dificeis de arranjar casa quando são abandonados. Mesmo existindo algumas pessoas que gostam da raça e os tratam bem, isso é tão raro que o melhor é acabar mesmo com a raça.
Aliás, a visão final ( que não decorre só daqui, mas que também poderão concluir se lerem alguma coisas no site deles) é que raças de cães não deviam existir nenhuma.

Mas fico-me por aqui.... já dá bem para ver qual a minha opinião sobre a PETA! Não chegavam 20 páginas para dizer tudo o que penso sobre eles!

Acho que há lá todo o tipo de pessoas, e é dificil falar na PETA como um todo! Há fundamentalistas para todos os gostos e feitios, desde os que defendem as pedras da calçada àqueles para quem a alimentação é tudo nojento, sujo, porco, e por isso só se alimentam não sei bem de quê!! Aos que defendem que somos parasitas na terra!! Temos autênticos terroristas, bombistas que destroem bens públicos e privados para 'salvar animais', e depois os acabam por matar!
Mas também há aqueles que têm alguns ideais válidos ( para mim) e que eu até respeito, mas esses acho que andam lá meio perdidos por falta de rumo.

Agora a SEDA, o que é? Pelo menos por enquanto, não lhes conheço nenhum acto violento ou terrorista, mas estive a ler um pouco da página deles e já vejo por lá muito de 'fundamentalismo' que não me agrada de todo!! Isso já é suficiente para não me agradarem como Organização, e se eles têm o apoio e simpatia da PETA muito menos me agradariam. Mas isso não quer dizer que em algumas coisas não possa partilhar de uma opinião semelhante e defender uma causa comum.

Abraços
Paulo C.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sexta nov 01, 2002 12:27 pm

Aisd, e tem toda a razão.

O problema é que se verifica não somente uma falta de profissionalismo mas também falta de meios.

Hoje em dia um canil implica instalações de jeito ( e construí-las custa não muitos milhares de contos.) . Depois tem de se pedir uma inspecção á Câmara e para isso o Canil não pode ficar numa zona de habitação.

Finalmente tem que se investir mais dinheiro em cães para aperfeiçoar as linhas, fazer a sua publicidade, exposições,etc.

Isso leva que demorem anos até se ter lucro, a menos que se tenha um negocio paralelo. Mas infelizmente muita gente lança-se de cabeça com ideias megalómanas sem um tostão de seu...

Ora logicamente que muita gente sem posses não tem capacidade de esperar e então começa a criar sem ter condições minimas e sem ter algumas vezes escrúpulos...

Associado a isso, como disse a Sealords, é extremamente fácil ter um afixo

Se a pessoa está numa de viver disso unicamente é infelizmente lógico que corte em alguns casos nas despesas de forma a ganhar mais ( atenção que não generalizo).

E muita gente está interessada no mais barato e não na qualidade... E a qualidade exige-se mas também PAGA-SE.

Barato e bom era no Grandella a tostão cada panela e foi o que se viu...

O que o CPC poderia fazer no meu entender seria acções de formação e guias para as pessoas que desejam adquirir um cão de forma a não cairem nas armadilhas para papalvos.... E eventualmente um certificado de qualidade para os canis registados...tal como existe hoje para as clinicas veterinárias.

E sabem porquê ? Porque infelizmente muita gente serve-se do registo no CPC para dizer que o seu canil tem qualidade....e os clientes potenciais pensam isso mesmo, que há uma certificação de qualidade...

No geral, penso que não há melhor que o "falar de boca" para a fama de um canil...
Zita
Membro Veterano

sexta nov 01, 2002 5:02 pm

Conheci um pseudo-criador, que até se gabava de usar LOPs de outros cães, quando registava a ninhada e que CPC nem verificava. :o
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

sexta nov 01, 2002 11:12 pm

VascoV Escreveu:
Existem no entanto contradições anedóticas quando por ex, os Petas decidem marcar os Lobos como assassinos devido a alimentarem-se de outros animais :o
A sério?!!! :o :o :o
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sexta nov 01, 2002 11:46 pm

Florinda Escreveu:
VascoV Escreveu:
A sério?!!! :o :o :o
Esta por acaso é verdade, embora existam mais outras anedóticas atribuidas a eles que são falsas. É que dentro da Peta existe ainda um grupo de malucos ultrafundamentalistas que quer tornar todos os animais vegans...
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado nov 02, 2002 12:23 am

vasco v escreveu
É que dentro da Peta existe ainda um grupo de malucos ultrafundamentalistas que quer tornar todos os animais vegans...
TODOS? como assim? então eles não querem TODOS os animais domésticos em liberdade? nesse caso, não estou a ver como :?: :?: :?:

anjaazul
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado nov 02, 2002 9:02 am

anjaazul Escreveu: vasco v escreveu
É que dentro da Peta existe ainda um grupo de malucos ultrafundamentalistas que quer tornar todos os animais vegans...
TODOS? como assim? então eles não querem TODOS os animais domésticos em liberdade? nesse caso, não estou a ver como :?: :?: :?:

anjaazul
Anjazul, por alguma razão eu digo que são chanfrados... :?: :?: :?:

AInda ontem estive a ler mais um texto da Ingrid Newkirk a insistir para beber cerveja em vez de leite. Não há pachorra...
Responder

Voltar para “Cães”