Ajudem - Canito doente - Sangue nas fezes - Acabou o tratamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CRuiva
Membro Júnior
Registado: sábado abr 01, 2006 6:13 pm

sábado abr 01, 2006 6:23 pm

Antes de mais nao sei se estou na secção certa, mas espero que me ajudem.

Uma pessoa muito chegada arranjou ontem um canito, bébé e pequenino, parece um mini beagle e um pinscher ao mesmo tempo...

Foi logo ao veterinario pois deve ter cerca de dois meses, e foi tomar a primeira vacina.

E assim foi, tomou-a e ficou de voltar dali a 15 dias, sendo recomendado apenas que coma comida seca para puppie...Assim caso tenha diarreia sabe-se que nao se deve à comida..

Mas ele nao queria, queria era carne de frango cozida (que comia com muita vivacidade, diga-se), e nao comeu quase nada de raçao. Bem, mal chegou do veterinario e fez a vidinha dele, diarreia castanha clarinha.. Como deve ter deixado de mamar ha pouco e tem sofrido alteraçoes, tudo bem, ia-se esperar para ver se passava ou nao. Estava muito vivo e ate se adaptou depressa, andou a brincar com as flores e tal..

Contudo, hoje ja nem frango quis nem nada, so quer leite de vaca (e o unico que tem, nao tem a mae perto dele), e a diarreia apresentou um bocadinho de sangue.. Dali a bocadito puchou e la saiu tipo uma ervilhinha de fezes (mesmo pequena como uma ervilha), banhada em sangue...

Naturalmente que toda a gente esta preocupada, mas o veterinario so abre amanha de manha e nao atende o telefone....

Demos-lhe tres seringas de agua com açucar (de 2.5ml - note-se que pesa cerca de 1.5kg ou menos), e outra de leite, que ele lambeu com mais vontade...

Será doença grave? Naturalmente amanha as 9h estara no veterinario, mas ate lá....

Obrigado por toda a ajuda..
Última edição por CRuiva em sexta abr 07, 2006 1:53 pm, editado 6 vezes no total.
CRuiva
Membro Júnior

sábado abr 01, 2006 7:25 pm

Entao, em tantos membros deve haver alguem experiente... Vá lá..
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

sábado abr 01, 2006 7:51 pm

Alguém experiente....só mesmo o vet ;)

O seu tópico deveria estar no forúm dos cães:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewforum.php?f=2
CRuiva
Membro Júnior

sábado abr 01, 2006 7:52 pm

E dá para mudar para lá?

Coisas de principiante :oops:
mimivieira
Membro Veterano
Registado: terça ago 30, 2005 10:58 am

sábado abr 01, 2006 7:56 pm

cruiva bem vinda ao forum
pena que o seu cao esteja assim mas acontece a todos que tem animais,nos aki nao somos veterinarios damos ajuda pela experiencia que temos com os nossos,mas cada caso e um caso.
Nao sei se onde mora ha hospital veterinario esse por norma funcionam 24 h e ha tb aqueles que andam em serviço nocturno e isso ve-se nas pag.amarelas.
Senao nao tiver nada a funcionar 24 horas para poder pedir conselho entao aqui vai o meu ha uma raçao da hills propria para diarreia de cachorros e vende-se em loja de animais se ele nao aceitar de-lhe arroz cozido com cenoura sem sal e raspitas de frango cozido,isto para a diarreia quanto ao sangue nas fezes nao sei e melhor mesmo o veterinario.
Boa sorte e as melhoras va dizendo algo
Lambidelas do chico e do massai
CRuiva
Membro Júnior

sábado abr 01, 2006 7:57 pm

nao ha por ca hospitais de animais.. que vergonha...

amanha abre as 9h, antes disso tou lá..

Ele ate anda contentito, mas nao quer comer, só quer leite...

Mas o leite de vaca ainda é pior acho, sempre ouvi dizer que nao se deve dar leite de vaca aos caes..
pnevesm
Membro Veterano
Registado: sexta dez 16, 2005 9:21 am

sábado abr 01, 2006 8:13 pm

..... isso parece parvovirose... pelo menos o meu ficou assim no começo.. e nao resistiu...

se existir o minimo de suspeitas de parvovirose deixe-o internado!!!

se gosta do seu cao deixe-o internado!!

~tem a certeza que nao existe um numero de emergencia no seu vet?? certifique-se disso se for algo grave devia ser medicado emediatamente!!

espero que nao seja gave mas com a saude nao se brinca...

:(
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

sábado abr 01, 2006 8:17 pm

Era o que eu sugerir...que para já parasse de lhe dar o leite de vaca ;)

A sugestão da mimivieira tb é boa. Tb acho melhor dar-lhe antes o frango cozido com o arroz e cenoura.

Faça assim, coza o arroz com a cenoura já misturada e reserve a água da cozedura. Caso ele não queira comer nada, dê-lhe essa mesma água com a seringa, para ajudar a segurar mais os intestinos!

Tenha sempre mta água limpa para ele beber, para que não desidrate ;)

Mesmo não tendo perto de si hospitais vets, tb há clínicas que têm um nº de telefone para urgências, pelo menos podem dar-lhe mais algumas dicas :?

E já sabe amanhã cedo...Veterinário com ele!
A diarreia pode ter diversas origens e com esta tenra idade não dá para facilitar.

Votos que o seu menino recupere rápidinho. Dê notícias e claro...depois queremos fotos dele :D

As melhoras ;)
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

sábado abr 01, 2006 8:18 pm

Olá CRuiva:

Antes de mais desejo as melhoras do seu menino...

Faço apenas mais uma sugestão a juntar às das outras foristas (que acho muito correctas), ao cozer o arroz, não o lave anteriormente, deve cozê-lo como vem no pacote... A goma que o arroz traz ajuda normalmente a prender os intestinos... ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
jpedroso
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 8:57 pm

sábado abr 01, 2006 8:19 pm

Seja bem vinda.

Em relação ao seu canito, se ele vai amanha ao Vetrinário não se preocupe.
Tudo se há-de resolver. Pois como diz ele até anda espevitado.

Por vezes acontece quando mudam de comida, ou comem qualquer coisa que não devem, terem problemas de intestinos/estomago com samgue nas fezes, mas nada que um medicamento não possa resolver.

Não se esqueça de o levar ao veterinário e as melhoras para ele
<p><strong>&nbsp;Junior o melhor amigo do seu dono</strong></p>
CRuiva
Membro Júnior

sábado abr 01, 2006 9:09 pm

Ele tem agua sim, com açucar para dar forcita ao animal.. Quanto a essa comida, ele nao quer, tem frango cozido e nao quer..

O veterinario tem sim numero de emergencia, mas ninguem atende ( o numero tambem ja me foi dado ha uns anos...). Telefonei a uma veterinaria familiar de uns familiares meus que mora longe, mas me disse para lhe dar 1/2 quarto de Flagyl (por acaso ate tinha ca) e muita agua, e caso nao tivesse desparasitado o desparasitar, mas eles na 6a penso que o desparasitaram no veterinario (meteram-lhe uma seringa na boca).

Caso vomitasse para o levar urgentemente, mas ele ainda nao vomitou..
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado abr 01, 2006 10:14 pm

O mais importante, actualmente, é mante-lo hidratado até ir ao vet logo pela manhã.

Se não quer comer, é porque está doente, logicamente. Dê-lhe a água de cozer o arroz, nem que seja com uma seringa (sem agulha, obviamente) mas tem mesmo de o manter hidratado. É muito importante!
Mantenha-o num local abrigado, sem frio e se ele tiver frio, aconchegue-o com uma mantinha quente.
Nesta fase de diarreia nem lhe deveria dar frango mas sim só o arroz com a água de cozer o frango.

As melhoras do canito e não esquecer de ir ao vet com ele assim que possa.

Quanto a leite, mal... muito mal!
Quando um dia lhe quiser dar leite, de-lhe só o de substituição...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CRuiva
Membro Júnior

sábado abr 01, 2006 10:20 pm

Foi so uns 2.5ml de leite, era para experimentar porque me parecia que ele queria mamar, e ele lambia a seringa com o leite e nao resisti...

Seja como for, ele hoje tambem nao quiz o frango nem carne nenhuma...
CRuiva
Membro Júnior

sábado abr 01, 2006 10:24 pm

Ah, outra coisa, a menos que esteja no cantinho dele coberto ou no colo, ele treme com o frio... Mas penso que sera normal porque ele ja tremia ontem e tem o pelo curtinho...

Esta quente, nao tem hipotermia..
dmms
Membro Veterano
Registado: sábado fev 25, 2006 10:26 pm

sábado abr 01, 2006 11:04 pm

so espero que o seu canito fique bom depressa. leve amanha o canito ao vet e dps de noticias.
comprimrntos
Responder

Voltar para “Cães”