Anja
Quando começei a treinar meus cães, o Rafa tinha 3 anos e o Fred 18 meses. Houve um treinador que me disse que o melhor era treinar o Fred, por ser mais novo, e, depois o que aprendesse com este aplicasse com o Rafa, tambem sendo um pouco complicado, pela raça que é, de caça. Fui falar com outro treinador onde estou já a algum tempo. Os 2 começaram com um pouco de dificuldade, porque as raças de caça são nervosas e não paravam quietos. Acredita que actualmente o Rafa, o mais velho, treina sem problema algum além de gostar do que faz?
Em obediencia está muito bem. Em contrapartida, o Fred, o mais novo, actualmente está-se borrifando para os treinos, e, tem 2 anos. Só quer pássaros, cadelas e brincadeira
Sou apologista, que a idade não interfere. Talvez começe por ser um pouco dificil de inicio com um cão mais velho, mas, se este for estimulado da maneira correcta e gostar do que faz, acaba por ser uma verdadeira caixinha de surpresas (no bom sentido).
Começe pela obediência básica, e, depois em casa e na rua vai pondo em prática o que aprende na escola.
Aconselho mesmo os treinos!