Comer ervas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

segunda abr 17, 2006 10:49 am

Bom dia,
Venho pedir a vossa opinião sobre o seguinte: o meu cão, de dois anos e meio, ultimamente e sempre que pode, tenta comer ervas. Como está desparasitado não sei se é um comportamento normal. Devo deixar? Terá ele comido algo de que esteja a tentar "purgar-se"? também lhe tenho notado um hálito desagradável que não tinha (parece que cheira a peixe!). Tem algumas manchas castanhas nos dentes (tártaro?) mas o veterinário há dois meses disse-me que ainda (?) não era muito. Não sei se estas situações estão relacionadas. Que vos parece?
Cumprimentos,
Cockinhas
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda abr 17, 2006 10:54 am

Os meus também comem, eu até costumo dizer que a Tsunami, a SB, é uma vaquinha a pastar :? :p !!! Eles fazem isso por hábito, mas nunc aem preocupei muito com o facto, deve ser o regime vegetariano dos meninos cães!!! :lol:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda abr 17, 2006 11:28 am

Que tal dar ao seu cão daqueles paus - que há à venda nos hiper e super - para limpar os dentes e aliviar o mau hálito ?
Eles roem, ficam todos contentes e, ao mesmo tempo, limpam o tártaro e curam o mau hálito...

Quanto ao comer ervas, todos os cães fazem isso.
Normalmente vomitam a seguir - é a isto que o povo chama "purgar-se".
Não lhes faz mal nenhum, nem me parece que tenha nada a ver com o cheiro.

Eu cá tentava a limpeza dos dentes...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
book
Membro
Registado: sexta dez 30, 2005 5:58 pm

segunda abr 17, 2006 11:29 am

Os meus tb comem e q eu saiba não lhes fas mal.
Quanto aos dentes eu dou aos meus aqueles ossos para lavar os dentes :o
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

segunda abr 17, 2006 2:48 pm

As minhas cadelas quando começa a haver uma certa erva, também começam o seu pastoreio :)
É uma forma de limpeza estomacal :)
Só é preciso certificar-se se não foi aplicado nenhum herbicida.

Para o tártaro pão duro e ossos enormes de vaca ou de outro animal com dimensões semelhantes.
korrodi
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 3:04 pm

segunda abr 17, 2006 2:49 pm

Então temos muitas vaquinhas :P
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda abr 17, 2006 3:00 pm

O tártaro só sai com ultrassons, roer ossos e outras coisas evita o seu aparecimento e a infecção das gengivas.

O mau hálito normalmente vem da higiene, quanto mais um cão se lava mais a peixe cheira da boca :lol:
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

terça abr 18, 2006 11:23 am

Bom dia
Obrigada pelas respostas, foi bastante útil. Ele adorou roer a "tablete".
cumprimentos,
Cockinhas
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça abr 18, 2006 11:37 am

Bom dia!

O facto dos cães comerem ervas tem mesmo a ver com a necessidade que têm de se "purgarem" de vez em quando. Não faz mal nenhum, antes pelo contrário. ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça abr 18, 2006 12:17 pm

os meus tb. gostam muito de pastar. o vet diz que isso é sinal de problemas gástricos. não acredito :p
anjjazul
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça abr 18, 2006 12:24 pm

Não está esclarecido porque pastam. Mas em menor ou maior quantidade tanto gatos como cães o fazem ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
fuega
Membro Veterano
Registado: terça set 21, 2004 5:55 pm

terça abr 18, 2006 12:43 pm

O Berg tb costuma comer ervas... nunca me preocupei pk como os gatos tb o fazem, achei normal...

Em relação aos dentes, ele costuma roer daqueles ossos que se compram nos supermercados (tem os dentes super limpinhos e para além disso adora os ossos... será que fazem mal em excesso? Ele roi um todas as noites...)

Beijinhos.
Joana.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça abr 18, 2006 12:48 pm

Tudo faz mal em excesso. Reduza a dose ;)

Dentes perfeitos, uma escovinha, dentifrico adequado e lavar 1 ou duas vezes por semana.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

terça abr 18, 2006 1:10 pm

Eu fui buscar ao talho um osso de Boi, que é duro que se farta... A minha roia tanto feita tótó, que acabou por partir um bocado do dentinho da frente... E eram tão bonitinhos, tirei-lhe logo o osso... Poxa...

Aquelas coisinhas que se vendem nos super mercados da pedigree, que é pra dar um por dia, 7 dias por semana, ela dantes comia um de vez em quando (muito de vez em quando mesmo) e não lhe acontecia nada, em relação ás fezes. Ultimamente quando lhe dou um, começa com diarreias e depois páram passados uns 2 dias. Mas ela nunca fazia diarreia quando comia disto.
Existem aqueles ossos de pele de vaca, que ela também gosta. A ultima vez que lhe dei, passado um bom bocado de estar tudo branco e babado tive que lhe tirar porque a casa já estava toda badalhoca, por ela andar a brincar com aquilo. Não foi por mim que tirei, mas pela a minha avó que mete cera no chão e ao minimo pingo de baba, fica logo manchado e depois sou eu que oiço.
Mas vou tentar dar pão duro. Só que ela é tão bruta que há medida que se vai partindo o pao ela vai engulindo tudo, e o que é suposto fazer que é o pao raspar as porcariazinhas dos dentes, não faz, porque ela nem mastiga!
Realmente para tratar dos dentes não sei o que fazer, nem sei o que lhe arranjar visto que tudo dura pouco tempo.
Quando a cadela acaba de beber água e a minha avó está na cozinha agarra logo num guardanapo para limpar as beiças, mas a cadela por vezes come o guardanapo porque pensa que é comida. Se pudesse ela estava sempre a comer. Qualquer porcaira serve!
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça abr 18, 2006 7:53 pm

Não é muito aconselhável dar pão a cães, ficam com gases pois não o conseguem digerir completamente, mas também pode provocar cólicas.

Os ossos de couro não fazem mal, mas atenção, existem uns com flúor que não convém muitos, tal como disse a Lu Maria, em excesso quase tudo faz mal.
Responder

Voltar para “Cães”