Pelos Animais e Comunidade

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dalmata_susy
Membro
Registado: quinta jun 02, 2005 3:33 pm
Contacto:

quarta mai 03, 2006 9:49 am

PELO BEM DOS NOSSOS CÃES E DA COMUNIDADE.

Já notou que as ruas estão cheias de cocós de cães ?.

Você já parou e se perguntou o que isso pode significar de mal, para além de estragar os seus sapatos, sujar a casa, o carro, impregnar o ar....?

Nós, proprietários de cães, queremos melhorar a nossa imagem e a dos nossos animais junto da comunidade.

Nossos cães têm o direito de passear, porém, sabemos do incómodo que trazem as fezes deixadas por eles nas calçadas. Incómodo que revolta muitos moradores e transeuntes que nos passam a hostilizar.

Recolher as fezes na rua, por que não?

Quando os nossos animais fazem as "necessidades" em casa, nós limpamos imediatamente. Por que na rua deve ser diferente?

Você tem vergonha de recolher os dejectos do seu cão?

Muito mais vergonhoso do que recolher, é SUJAR

Nós somos os responsáveis pelos nossos animais.

Sabia que
As fezes dos animais possuem vermes que podem causar problemas sérios no homem como, por exemplo, o Toxocara canis; quando as larvas deste são ingeridas, causam a "Larva migrans visceral", doença caracterizada por aumento do fígado, febre, tosse, dificuldades respiratórias, podendo ainda invadir o cérebro. Outro exemplo é o "bicho geográfico" causado pela penetração das larvas na nossa pele; estas caminham na superfície causando inicialmente prurido, dor e reacções alérgicas.

Nos cães e gatos estes parasitas podem, em quantidade moderada, produzir diarreias, vómitos, desnutrição, anemia severa e até a morte.
Outra zoonose (doença transmitida dos animais para o homem) é a Toxoplasmose que pode ser transmitida pelas fezes dos gatos e que determina alterações visuais e doenças congénitas (hidrocefalia, retardamento mental e outras alterações neurológicas).

Além destes factos, devemos relatar que a presença de fezes nas ruas é um factor importante na transmissão de doenças virais entre os cães, tais como: PARVOVIROSE, CINOMOSE e HEPATITE. Doenças essas que podem levar o animal à morte.

Pois é! E a culpa disso tudo é de quem?
Dos cães? Não!

Nós proprietários de animais somos os únicos culpados por toda a cáca canina espalhada pelas ruas. Temos consciência disso e devemos partir para a acção. Basta que cada um ao sair com o seu animal recolha os cocós que ele fizer durante o passeio.

Como fazer isso sem - argh!!! - sujar as mãos?
Há muitas maneiras de recolher as fezes:
Saco: use o saco como uma luva, recolha as fezes, desvire o saco e dê um nó.
Folha de jornal: na hora do cão defecar, coloque uma folha por baixo dele para que as fezes caiam sobre o jornal.
Embrulhe bem antes de deitar no lixo ou nos depósitos próprios já distribuídos por algumas Juntas de Freguesia/Câmaras Municipais.

Simples, fácil, higiénico e saudável.

Efeitos imediatos desse seu acto poderão ser medidos pelo olhar surpreso daquela pessoa que detesta ver os animais a fazer cocó nas ruas e também pelo olhar encabulado daquela pessoa que deixou as fezes do seu cão no chão como se fosse uma escultura!!! E dos síndicos dos prédios? Esses aplaudirão em pé!

Agora, o melhor de tudo é a liberdade que você adquirirá; poderá seguir para todos os lugares sempre com a certeza de que as fezes que as pessoas encontrarem no caminho NÃO são do seu cachorro. Acaba aquele constrangimento! Lembre-se de que todos ganharão, mas o importante é que se você apanhar, não vai pisar.

Ruas mais limpas e cães mais saudáveis. É isso que nós queremos na nossa localidade.

Pratique a posse responsável.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mai 03, 2006 9:55 am

O plágio é uma coisa muito feia... 8)

http://www.vira-lata.org/caca.shtml
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta mai 03, 2006 9:56 am

:evil: O Português é porco mesmo. Cospe no chão, deita lixo e comida para o chão, faz xixi contra a parede... vai apanhar o cócó do cão porquê?
Multas, venham elas!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mai 03, 2006 10:00 am

Sabia que
As fezes dos animais possuem vermes que podem causar problemas sérios no homem como, por exemplo, o Toxocara canis; quando as larvas deste são ingeridas, causam a "Larva migrans visceral", doença caracterizada por aumento do fígado, febre, tosse, dificuldades respiratórias, podendo ainda invadir o cérebro. Outro exemplo é o "bicho geográfico" causado pela penetração das larvas na nossa pele; estas caminham na superfície causando inicialmente prurido, dor e reacções alérgicas.

Pode sempre colocar o parágrafo completo...
Outro exemplo é o "bicho geográfico" causado pela penetração, na pele, das larvas do Ancylostoma brasiliensi; estas caminham na superfície causando inicialmente o prurido, dor e reações alérgicas. A condição é vista mais freqüentemente nos banhistas das praias.
Estes "bichos", que eu tenha conhecimento, só existem no Brasil, daí Ancylostoma brasiliensi

:|
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
dalmata_susy
Membro
Contacto:

quarta mai 03, 2006 10:05 am

Plágio que plágio ?

Veja o inicio do site, e leia o que esta a letras amarelas.
Isto é uma campanha e qualquer pessoa participar divulgando-a.
O que fiz foi adaptar o texto de BR para PT
texuga
Membro Veterano

quarta mai 03, 2006 10:14 am

Já agora, CINOMOSE=ESGANA... Não se transmite pelos cocós apenas, e se um animal estiver vacinado não há perigo de se cruzar com o vírus:
O que é a Cinomose canina?

A cinomose é causada por um vírus que se transmite apartir do ar. Este é sensível à maior parte dos desinfectantes, e é instável fora do organismo do hospedeiro.

Esta doença ocorre na maioria em cães jovens, porém todos os cães independentemente da idade podem ser afectados.

Sinais clínicos

Os sinais clínicos, duração e gravidade da doença irão depender de alguns factores tais como: estado imunológico do animal, virulência da cepa, órgãos afectados pelo vírus entre outros. Os sinais clínicos podem ou não seguir uma cronologia, porém geralmente a Cinomose é uma doença aguda e febril. Esta febre é bifasica, tendo um pique febril de 3 a 6 dias após a infecção e dura de 1 a 3 dias. O segundo o pique febril ocorre alguns dias ou semanas após o primeiro e pode durar uma semana ou mais, nesta fase podem surgir também sintomas a nível dos tratos gastrointestinais e respiratórios. Através de exames laboratórios do sangue, o médico veterinário, já poderá observar algumas alterações.

A nível respiratório os sintomas clínicos mais comuns são: corrimento nasal mucopurulento; descargas nasais; dispneia, acumulo de material mucopurulento no canto medial dos olhos; tosse seca que poderá tornar-se húmida e produtiva, apatia e anorexia (perda do apetite).

A nível do trato gastrointestinal os sinais mais comuns encontrados são: vómitos e diarreias podendo ser estas catarrais e/ou hemorrágicas.

Com o agravamento da doença, poderá ocorrer o aparecimento de sintomatologia nervosa quando o sistema nervoso é afectado. A partir deste momento a probabilidade de recuperação se tornam mais remota, existindo uma gama de sintomas neurológicos, tais como: convulsões, enfraquecimento e paralisia dos membros, principalmente os posteriores, sintomas cerebelares (tremores de cabeça, hipermetria) e vestibulares(cabeça pêndula, ataxia, nistagmo).

Ocorre ainda contracção localizada de um músculo ou grupo de músculos (tiques, espasmos), ataques convulsivos caracterizados por movimentos de mastigação da mandíbula com salivação, que se tornam mais frequentes e graves. Observa-se ainda movimentos de andar em circulo e "pedalar", usualmente com micção e defecação involuntária.

O curso da doença pode ser rápido (10 dias) ou se prolongar por semanas e/ou meses. Os animais que sobreviverem à Cinomose, poderão se recuperar normalmente, ou então, ter sequelas para o resto de suas vidas, tudo irá depender da gravidade da doença.

A Cinomose é uma doença que pode ser evitada, basta que se siga correctamente as vacinas a partir de 45 dias, consulta o teu veterinário.

in: http://www.prof2000.pt/users/iris/cinomose%20canina.htm
Quando quiser citar algo de um site, tenha a dignidade de dizer a fonte da sua informação, e já agora, traduza para português, há muitas pessoas que desconhecem os termos brasileiros e podem neste momento estar a pensar que CINOMOSE é mais uma doença canina...

Quanto aos cocós, estamos todos de acordo, mas falar em transmissão de doenças com todo este ênfase não acho correcto... Isto porquê, é básico, um cão de um dono responsável, está desparasitado e vacinado, logo não há perigo de infestação de outros animais, um dono responsável, apanha os cocós, mesmo que não apanhe, o risco é pouco, a não ser que estejamos a falar de cag..r os sapatos :? ... Os que realmente podem ser um risco para a saúde, são os vadios e dos donos que não querem saber dos seus cães, portanto, e mais uma vez aqui, estando os nossos vacinados e desparasitados, continua a não haver perigo para a saúde...

Ou seja, o problema dos cocós é, para mim, muito mais a nível de pisar a caca e os passeios sujos que outra coisa qualquer :roll:

Mas é como diz a Lu, num país onde se atira lixo para o chão, se cospe para o chão, onde ainda há gente que vai atrás do arbusto arrear a feijoada do almoço e afins, os cocós dos cães são um mal menor 8) 8) :roll:

Xuga
texuga
Membro Veterano

quarta mai 03, 2006 10:18 am

dalmata_susy Escreveu: Plágio que plágio ?

Veja o inicio do site, e leia o que esta a letras amarelas.
Isto é uma campanha e qualquer pessoa participar divulgando-a.
O que fiz foi adaptar o texto de BR para PT
Não se ofenda, não falei um plágio de forma negativa, aliás, uma campanha anti-cocós é perfeitamente legítima de se fazer, e há muita gente que a devia ler e respeitar ;)

Não vale a pena entrarmos em conflitos, eu já exprimi a minha opinião em relação aos cocós e às pseudo-doenças que podem transmitir bem como as REAIS consequencias para os NOSSOS cães... ;)

Xuga

P.S.- Eu sou pacífica ;)
LuMaria
Membro Veterano

quarta mai 03, 2006 10:26 am

Xuga, viver numa rua pejada de caca de animais saudáveis, vacinados e desparazitados não é saudável para ninguém. Cócós no chão são sim, fontes de doenças.

Multas, já!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dalmata_susy
Membro
Contacto:

quarta mai 03, 2006 10:29 am

Sem comentários.

Não, afinal só um.
Não Stress, a vida são dois dias e quase metade de um já você gastou com criticas ao meu post.
texuga
Membro Veterano

quarta mai 03, 2006 10:37 am

Lu eu não estou a defender a merd.. no passeio... antes pelo contrário, estou apenas a expressar a minha opinião, mas parece que a Arca está mesmo um caos, já não nos podemos exprimir à vontade sem que as pessoas fiquem chateadinhas...

Opa, eu calo-me, acho k sim, apelem que pode ser que consigam civilizar um povo naturalmente incivilizado...

Força e muita coragem! :roll:

Ah, e não se esqueçam que a polícia só multa e prende cães que matam patos :evil: :evil: :evil: :evil: Nunca vi nenhum atrás da velhinha com o lulu à espera que o lulu faça o seu cocó no chão para multar a octogenária :x :roll:

Fiquem bem.

Xuga
texuga
Membro Veterano

quarta mai 03, 2006 10:42 am

Susana,

A minha vizinha já uma vez se virou para mim enquanto eu lavava o meu quintal, e o passeio em frente à casa por causa dos xixis da cadela, e ela com toda a lata disse-me "Acho bem que laves o passeio, às vezes cheira mal por causa do xixi da cadela..." e o cão a pilhas dela vai cagar à minha porta literalmente :evil: :evil: o passeio do cãozinho é correr o passeio para cima e para baixo e ir semeando poias ao longo do mesmo... E vem ela dizer-me para lavar o passeio por causa do xixi da cadela??? COisa que eu faço TODOS os dias antes de sair de casa, de manhã??? :evil: :evil:
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quarta mai 03, 2006 10:42 am

Eu realmente não vejo qual o problema das pessoas se habituarem a limpar o que sujam...nos pátios da casa fazem, na rua não.
Mas na verdade não há mudança substancial nesta atitude. :roll:
<p>susana</p>
LuMaria
Membro Veterano

quarta mai 03, 2006 10:45 am

A Xuga tem razão, você não indica a fonte, o autor, nada. Deve faze-lo. O seu a seu dono. Eu já teria editado e colocado o link ;)
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta mai 03, 2006 10:45 am

O problema é que essas coisas todas bonitas todos os dizem, mas andar com o rabo levantado apanhar os cócós ta quieto dá muito trabalho :roll:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quarta mai 03, 2006 10:58 am

AcTiOnGiRl Escreveu: O problema é que essas coisas todas bonitas todos os dizem, mas andar com o rabo levantado apanhar os cócós ta quieto dá muito trabalho :roll:
E além disso é uma porcaria....Onde já se viu
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Responder

Voltar para “Cães”