Quais os procedimentos ao comprar um cão num criador?!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rastinha
Membro Júnior
Registado: terça jun 14, 2005 9:56 pm

quinta mai 11, 2006 2:48 pm

Olá a Todos...
Em breve,e com muito gosto :D , vou buscar um bebé a um criador, que depois de estudar o assunto e vasculhar tudo sobre os criadores da raça que queria,que é de confiança!
tenho mantido contacto com ele e feito varias perguntas via e-mail, mas gostaria de saber em geral, Quais sao os procedimentos para a compra de um cão no criador.... Coisas como : antes da compra se é costume pedirem sinal, o que devo fazer quando for escolher o filhote no canil,se devo pedir um pouco da comida que o criador da aos filhotes para fazer a transiçao,como se trata do nome de registo ...esse tipo de recomendaçoes...
Portanto basicamente, quais sao os passos por que passa um futuro dono de um filhote...

:) Obrigada, e por favor respondam e ajudem-me a estar a par de tudo, sobre este assunto....

Cumprimentos.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mai 11, 2006 4:28 pm

Em primeiro lugar porque é que diz que é um criador de confiança ?

Esse criador vai a expos ? Tem prémios ?
Já visitou o canil e viu os cães que ele cria ?
Acha-os conforme ao estalão da raça ?

Espero que tenha estudado a raça e as suas características.

Dentre estas, são importantes as doenças hereditárias (pex, a displasia da anca nos labradores).
Deve assegurar-se de que os pais são isentos destas doenças.
Pex, para a displasia da anca existem exames radiológicos que garantem a isenção da doença nos progenitores.

Dependendo da idade do cão deve - ou não - ter algumas vacinas.

O criador deve entregar-lhe o LOP no momento da compra, juntamente com o documento da transacção.
Com este você vai ao CPC e muda o registo do cão do nome do criador para o seu.Tem um prazo para fazer isto que é bastante grande...

Nos primeiros tempos o cão deve ser alimentado com a mesma ração com que o criador o alimentava para evitar diarreias e outros problemas resultantes da transicção.

Não me lembro de mais nada, agora.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Rastinha
Membro Júnior

quinta mai 11, 2006 5:48 pm

Sim aisd, o criador vai a maioria das exposiçoes, tem grandes prémios(Varias vezes título de Melhor Grupo de Criador), e foi inclusivé um dos candidatos a Pata de Ouro...
Tem site na internet onde estao varias fotos e os registos de cada cao que aparece nas fotos... vi os cães do criador atraves do site porque sou do Minho e o canil fica em Lisboa por isso nao fui la ver o canil,vi as fotos e agradou-me bastante. Mas para reforçar a minha opiniao de q o criador é de confiança, ja vi criadores da raça que vou adquirir,a ganharem prémios com caes com o afixo do criador onde vou comprar....ou seja...na minha opiniao, vou buscar um cão a um canil que é procurado também por outros criadores para entrarem em exposiçoes com eles,e na realidade,ganham prémios... Vou à "Fabrica" buscar o cao,por assim dizer...
AHH, e só faz criaçao de uma raça!!
Informei-me bem dentro do possivel, porque tambem ja me dei mal com um criador e agora quero saber tudo confirmar tudo e estar de olhos bem abertos,para nao se passar o mesmo...

Já me informei do estalão da raça,a questão do tratamento do pêlo que é cerdoso, e tambem a questão de como o integrar na casa e no ambiente em que vivem 2gatos e uma Golden, li sobre como se forma a hierarquia entre os caes, ja me informei em Cabeleireiros caninos onde possivelmente(irei escolher o de melhor qualidade,claro!) ele fará o stripping,fui ao veterinario dos meus animais informar-me sobre o programa de vacinação,desparasitação...enfim se nao me informei de Tudo,muito pouco me falta....

O cão que vou buscar(um Terrier),na altura terá as 8 semanas,e como nesse dia,vou dormir em casa de uma prima,Queria saber se ha alguma coisa que possa fazer para tornar a noite do filhote menos angustiante,já que está em casa estranha e com pessoas estranhas....?

E quanto ao sinal??É habitual o criador pedir um sinal ao dono interessado?

Na vossa opinião que cuidados tenho que ter ao escolher o bebé??

Cumprimentos. ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mai 11, 2006 6:21 pm

Parece-me que se preparou muito bem para ter o seu canito que, estou certa, lhe há-de dar grandes felicidades (e você a ele...).

Para facilitar a passagem de uma casa para outra há quem deixe ao criador uma camisola velha para ele se ir habituando ao seu cheiro.

Mas, penso eu, também pode fazer o contrário - pedir ao criador uma toalha ou cobertor com o cheiro da mãe e dos irmãos para ele não estranhar tanto a sua casa.

Nas primeiras noites, eles choram um bocado - sentem a falta da família canina, então há quem use pôr um saco de água morna (simula o calor do corpo da mãe) e um despertador daqueles antigos (o tic-tac passa por ser o coração dos irmãos).

No meu caso, a Zorra dormiu as primeiras noites no meu quarto para não se sentir tão sózinha e depois passou para a cozinha.Mas também era mais velhinha que o seu...

Quanto ao sinal não a posso ajudar.
Eu paguei a pronto na altura.
Mas acho que é hábito pedir um sinal quando os cachorros ainda não nasceram e se pretende reservar.
Mas, como disse, não sei de experiância própria...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
drummondville
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Contacto:

quinta mai 11, 2006 10:50 pm

Olá Rastinha.

Desde já os meus parabens pela sua prévia pesquisa e aquisição de informação sobre a raça, ao que me parece passou por uma prévia Burla mas... é sempre um meio de aprender um pouco mais.

Gostaria de lhe dar a minha opinião relativamente ás suas questões.

Relativamente ao Sinal, é um processo que considero normal entre criadores, para salvaguardarem o seu proprio interesse sobre um determinado cachorro, como que de uma reserva se trata.
Havendo uma sinalização normalmente é realizado um - Acordo de Promessa de Compra e Venda - entre o interessado e o Criador. Eu pelo menos funciono desse mesmo modo...

No acto de compra geralmente é realizado um - Contracto de Compra e Venda - que vem substituir o acordo de promessa.

Nem todos os criadores se gerem pelas mesmas modalidades no entanto e falando por experiencia propria, trabalhamos sobre esses mesmo moldes apenas para salvaguardar os interesses de parte a parte e principalmente os interesses do mesmo cachorro e da raça.
Dentro do Contracto de Compra e Venda tenho alguns topicos que falam precisamente no bem estar do cachorro e salvaguardando todo o seu bem estar enquanto ser vivo.

Pode não acreditar mas mesmo com estas condições há sempre alguem disposto a pensar que um criador não se preocupa com as suas criações, o resultado final dessas pessoas é por vezes o perderem o total direito sobre a tutela dos seus cachorros.

Relativamente ao bem estar do cachorro nos primeiros dias, deve pedir para o criador lhe emprestar ou dar um pano velho, esse pano velho deve ser passado na pelagem da mãe e se possivel na pelagem dos irmãos de modo a adquirir o mesmo cheiro materno e familiar.
Nos primeiros 5 dias mantenha esse mesmo pano na presença do cachorro. Geralmente não estranham muito.
Muitas festinhas e muito miminhos ao cachorro fazem-no habituar a estar receptivo a mais conforto, e assim pela busca de mais carinhos certamente vai "adopta-la" como uma segunda mãe.

Certamente vai correr tudo bem, mantenha sempre contacto com o criador, aconteça o que acontecer...

Boa Sorte e vá dando novidades.
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
AbsoltuBruno
Membro Veterano
Registado: domingo mar 05, 2006 5:39 pm

quinta mai 11, 2006 11:42 pm

Reforço tudo aquilo que já foi dito neste tópico referindo apenas uma questão que por vezes escapa a alguns: Não ter pressa em adquirir um cachorro! Há urgência? pois, não deve a haver. Ter calma e paciência e principalmente não se deixar seduzir pelo primeiro focinho que vê é muito importante...apartir dai, qualquer conselho ou sujestão referida por parte de outros foristas é absolutamente válida e recomendavél!

Saudações e Felicidades!
Rastinha
Membro Júnior

quinta mai 11, 2006 11:50 pm

Obrigada drummondville, tentei que nao ficasse nenhum pormenor por pesquisar e como adoro cães,nao foi chatice nenhuma saber um pouco mais sobre como eles se relacionam e vivem entre si,e muito prazeroso foi tambem saber todos os pormenores sobre a raça que vou adquirir...

Em relação ao criador,so o vou conhecer pessoalmente quado for buscar o cão,mas como referi em cima, ja o contactei por telefone e temos mantido contacto tambem por e-mail...eu considero-me uma chata que quer saber tudo e pergunta sobre tudo,mas tem mesmo que ser assim...afinal,estou longe do canil e as minhas questoes sao normais,dado que estou muito longe e nao posso fazer uma visita aos cachorros...

Estou super super super ansiosa que chegue o dia de ir buscar o meu novo bebé...Ainda falta algum tempo e eu ja quero comprar caminha,brinquedos,trela,cinto de segurança pro carro...enfim,pareço uma pré-mamã,podem achar exagero mas é mesmo uma alegria imensa que o cachorro vai proporcionar! :D :D
Só tenho um pouco de medo da reação da minha golden,a Mel,apesar de ter lido montes de artigos sobre isso...tenho medo que nao se adaptem! Mas ha-de correr tudo bem,espero eu! :?

O que vai ser lindo vai ser eu ir de ferias com 2 gatos e 2 cães (SIM!!! Levo a "Família" toda para apanharem ares da praia que fazem muito bem :lol: )... vai ser de rir.... ainda é desta que compro uma caravana... :lol: :lol:

drummondville e quem me souber responder ,gostaria de fazer uma pergunta... qual o criterio que se usa quanto a ordem de escolha dos filhotes?quem escolhe em primeiro ou em 2ºlugar quando existem varios interessados?

AbsoltuBruno,nao há urgência,apesar da minha ansiedade em ter o cachorro cmg,eu perguntei ao criador qual a altura apropriada para a saída dos cachorros e ele disse a data,e eu vou concerteza respeita-la pois quero que o cachorro esteja o tempo necessario e recomendado com a mãe dele... Mas,o que quer dizer com "não se deixar seduzir pelo primeiro focinho que vê " ,refere-se à altura de escolher o cachorro ou ao criador em si??

Obrigada pelas recomendações e peloas vossas opinioes,estao a ser-me muito uteis,acreditem!

Cumprimentos e Obrigada a todos ;)
Rastinha
Membro Júnior

sexta mai 12, 2006 12:37 pm

ninguem responde...? :oops: :(
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta mai 12, 2006 1:05 pm

Oh Rastinha... Tadinha, ninguém lhe responde!!! :D ;)
Oh linda, eu acho que a Rastinha já fez tanto, ou seja, não estou habituada a ver pessoas com esse tipo de atitude ao adquirir um cão, infelizmente, que não há muito mais a dizer...

Sobre a escolha do cachorro, eu pesquisei um bocadito na net e encontrei isto:
Saiba como escolher um filhote
Um cachorro é para a vida inteira, e optar por um filhote poderá significar compartilhar os próximos 14 anos com seu bicho de estimação. Escolha um filhote com mais de oito semanas.
Abaixo segue 6 dicas para lhe ajudar a escolher seu filhote:

7.1. Levante as abas da orelha para ver se por dentro é cor-de-rosa, sem odor desagradável ou tem qualquer sinal de crosta ou cera. Tais depósitos ou emissões poderão indicar ácaros de orelha.

7.2. Imobilize a cabeça e verifique se os olhos estão limpos, brilhantes e livres de qualquer derrame - manchas em volta do cabelo facial poderão indicar isto. Deverá haver uma boa pigmentação e nenhum sinal de vermelhidão, de cerrar os lhos ou de inflamação.

7.3. Para verificar os dentes e a gengiva, afaste levemente os lábios. Veja se a gengiva e a alíngua estào cor-de-rosa (ou manchadas com pigmento preto) e livres de odor. A gengiva deverá formar uma margem limpa com os dentes.

7.4. Verifique se a pele é oleosa ou escamola e certifique-se de que não haja feridas ou galos. O cabelo deverá ser firme e não sair quando você alisá-lo. O pêlo saudável brilha e só sai quando muda. Corra sua mão no sentido contrário ao pêlo para avistar quaisquer defeitos de pele ou parasitas.

7.5. Na região anal sob a cauda deverá ser limpa e seca. Não deverá haver inflamação ou sinal de diarréia, fezes secas ou outra emissão dos órgãos genitais. Arrastar a traseira no chão ou lamber em excesso pode indicar uma irritação causada por glândulas anais bloqueadas.

7.6. Um filhote saudável fica feliz quando levantado e deverá parecer firme e mais pesado do que você poderia imaginar. Se ele ficar relaxado quando for levantado pode indicar um futuro adulto complacente. Observe o filhote em sua ninhada: isso poderá mostrar-lhe seu provável temperamento.

In: http://www.geocities.com/gatilly2000/seucompanheiro.htm
Espero que ajude na sua questão ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Rastinha
Membro Júnior

sexta mai 12, 2006 1:22 pm

Obrigada texuga, tudo é importante,e vale sempre a pena aprender mais um bocadinho sobre os nossos amiguitos :D

Foi-me muito util o que pesquisou porque havia pormenores sobre a saude,e aparencia do cachorro na altura da escolha que ainda nao tinha encontrado na net durante o meu "estudo intensivo"... E assim ja estarei bem mais atenta na hora de escolher o bebé :D

Bem,agora vou-me dedicar a ler o seu topico sobre como colocar fotos aqui pa depois poder mostrar o meu bebeeee lindoo :D :D

Obrigada pela ajuda...e se mais tarde surgir alguma questão,eu peço ajuda ... ;)

Beijinhos .
Responder

Voltar para “Cães”