Ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
wokkini
Membro Júnior
Registado: quinta dez 13, 2001 2:02 am

sexta fev 01, 2002 11:30 pm

Ola
Como já devem ter percebido sou novata por estas bandas.
Sempre gostei muito de animais, mas por alguma razão que até hoje não consegui perceber qual, sempre tive algum receio deles.
Por esta razão nunca consegui decidir-me a adpotar um, até agora :lol: .
Para isso preciso da vossa ajuda, uma vez que primeiro preciso de aprender como tratar dele. Basicamente o meu problema é como educa-lo, uma vez que moro num apartamento não muito grande e devido ao meu "pequeno problema" prefiro arranjar um cachorro para que possa habituar-me a ele e perder o receio.
O que me aconselham um macho ou uma femea ???[color=darkblue][/color]
kyuss
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado fev 02, 2002 7:20 pm

Olá, viva!!

Como falámos anteriormente, é natural que tenha todas essas dúvidas, dado que será o seu primeiro cachorro.
Apesar de ontem não me ter lembrado disso, hoje enquanto lia o post aqui do fórum lembrei-me que tenho uma coisa que a poderá ajudar a esclarecer grande parte dessas questões!!

Se estiver interessada na minha "ajuda", por favor envie-me um mail para

[email protected]

e receberá notícias na volta do correio!!

Cumprimentos...e até uma próxima!!
PedroBorges
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 11:40 am

sábado fev 02, 2002 7:47 pm

Olá:
Já agora que "coisa" é essa?
Não é possivel colocar essa informaçao cá no fórum para assim ajudar outros potenciais interessados??
kyuss

sábado fev 02, 2002 8:15 pm

.........não julguei que o meu post desse direito a qualquer tipo de "contestação"...mas parece que me enganei!! ....o que não me surpreende muito, diga-se a bem da verdade!

A "coisa" é um documento (do MSWord) com 15 páginas, escrito por uma pessoa que há 30 anos trabalha com cães! Foca precisamente as questões colocadas pela wokkini, entre muitas outras!!
Convenhamos que não é muito viável fazer copy/paste para o fórum....

Considero ser uma mais-valia para quem, como ela, vai ter o seu primeiro cachorro e procura alguma orientação.

Será que posso enviar esse documento à pessoa que solicitou ajuda ou estarei a fazer algo de errado?? ...........

cumprimentos
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

domingo fev 03, 2002 2:00 am

Caro amigo Kyuss,
Decerto a sua ajuda será benvinda para a pessoa que colocou a questão, mas o que o Pedro quis dizer é que também seria para outras pessoas que lêm as mensagens deste forum ( ele não adivinhava que a 'coisa' era um documento de 15 páginas!!). Além disso, qualquer mensagem colocada num forum PUBLICO de discussão dá direito a 'contestação'. Gostaria de lembrá-lo que na Arcadenoé existem opções específicas (veja nos menus do lado esquerdo da página) para possibilitar a troca de mensagens PRIVADAS entre membros.

Quanto à questão da nossa amiga, eu aconselharia uma cadela, porque são normalmente mais dóceis e faceis de lidar. O único 'problema' poderão ser os cios que atraiem bastantes machos e isso poderá assustá-la ( se tem medo de cães) e dar origem até a uma gravidez indesejada da cadela. Por isso aconselho-a também a que se optar por uma cadela, providencie a respectiva esterilização.

Boa sorte ;)
PedroBorges
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 11:40 am

segunda fev 04, 2002 11:24 am

Olá:
"não julguei que o meu post desse direito a qualquer tipo de "contestação"...mas parece que me enganei!! ....o que não me surpreende muito, diga-se a bem da verdade! "
Contestação, eu apenas perguntei se não poderia dar essa informação aqui para outros interessados. Apenas estava a tentar ajudar outras pessoas que como a "sua" amiga vêm cá pedir ajuda na escolha do seu 1º amigo de 4 patas.

Quanto à adopção que é isso que interessa, comcordo com o Paulo no que diz respeito à cadela. E dou-lhe os parabéns se realmente está (não tenho qualquer motivo para duvidar) a pensar adoptar um animal.
Desejo-lhe o máximo de felicidades a si e ao seu novo amigo. Não deixe de aparecer a tirar dúvidas e a debater os assuntos que por aqui se falam...
Magui
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2001 4:58 pm

segunda fev 04, 2002 12:09 pm

Dou-lhe os meus parabéns pela sua decisão....mas não se esqueça de uma coisa importante! Se pretende adoptar um cão de raça, deverá escolher com muito cuidado, pois para além de ser o seu primeiro animal é uma pessoa que tem medo de cães....nesse caso, não aconselho minimamente a aquisição de certas raças ditas mais dominantes....pois seria completamente dominada pela sua cadela deixando-a fazer o que lhe desse na real gana, com receio de uma grande rosnadela! :lol:

Por isso, volto a frizar: atenção na escolha do seu novo amigo. cada raça tem características muito próprias....se estiver interessada em saber mais, coloque aqui uma ou duas raças da sua preferência, pois estou certa que todos nós lhe podemos dar uma mãozinha na escolha da que melhor se iria adaptar a si...

Um grande abraço

Magui ;)
kalahari

segunda fev 04, 2002 4:13 pm

Outra hipótese é a adopção de um animal (concordo com o Paulo C. quando referiu uma cadela) que já não fosse cachorro. Eu sei que há sempre aquela coisa: pode vir com 'maus' hábitos (não necessariamente maus, mas que não se querem) e quanto mais velho, mais difícil é reeducá-lo.

Mas existe uma boa solução! Nas diversas associações de recolha de animais abandonados, as pessoas que lá trabalham (normalmente voluntárias) já conhecem bem o feitio de cada cão que abrigam, pois convivem com eles diariamente. Aliás, (e eu já assisti a isto) quando alguém vai lá para adoptar um animal, fazem sempre uma data de perguntas para poderem escolher os que podem interessar à pessoa. Por exemplo, se é para conviver com crianças, se vai ficar num apartamento ou num quintal, se vai estar sozinho todo o dia ou não, etc.

Portanto, é ponderar bem, ler com atenção todos as respostas dadas acima, considerar todas as opções e escolher a que mais convier. Para além disso, é muito importante aprender o mais possível sobre comportamento canino e sobre os deveres para com o seu animal.

Boa sorte! :)

Marta Almeida
wokkini
Membro Júnior
Registado: quinta dez 13, 2001 2:02 am

terça mar 26, 2002 6:53 am

Olá a todos.
Antes de mais, queria a agradecer a todos vós a vossa ajuda, e pedir-vos desculpas por este agradecimento tão tardio.
Cá estou novamente a solicitar a vossa ajuda, sabem como é os novatos nesta andanças ...
Segui o vosso conselho e adoptei uma cadela. Era uma das rafeirinhas que estava no canil de Setúbal para abate no inicio deste mês.
Nasceu em meado de Janeiro (infelizmente não tenho uma data certa pq no canil não existem registos), ou seja tem agora mais ou menos dois meses e meio, está óptima e já dá os bons dias lá em casa. Às 7.00 da manhã começa a correr pela casa fora e acorda toda a gente o que para uma pessoa com o horário de trabalho a terminar ás duas da manhã não é muito agradável, mas tudo bem já estou habituada e qdo ela não me acordas é que me começo a preocupar.
Mas adiante, pelo que pude ver em todas as msg que consultei no fórum, o facto da Bekas não perder uma oportunidade de comer o meu cabelo, tentar morder as minhas orelhas e os meus dedos ou enxugar os meus pés e pernas todas as vezes que saio do banho, parece-me perfeitamente normal. O meu problema é em relação à ração, embora lhe dê as doses mencionadas na embalagem ( quer dizer, mais grama menos grama pq não peso diariamente a ração), a Bekas parece que está sempre à procura de comida, parece que fica com fome e anda sempre a rondar e a cheirar o prato e qdo lhe ponho a ração devora tudo em três segundos. Qdo chego à outra ponta da casa já esta novamente atras de mim à procura de mais comida. A ração que ela está a comer é Royal Canin para cachoros até aos três meses, julgo ser a correcta, pelo menos foi a aconselhada pelo vet :)
É normal ser assim? Estou a fazer tempestade em copo de água, certo ? :)
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

terça mar 26, 2002 10:39 am

CERTO !! :lol:
Olá...
É normal todos os cães andarem sempre a pedinchar comida. A melhor maneira de controlar se estamos a dar a quantidade certa de ração é mesmo pelo aspecto do cão. Se ele parecer gordinho, então podemos reduzir um pouco a dose e vice-versa. Mas normalmente as doses mencionadas nos pacotes de ração estão +/- certas, sendo este +/- quase sempre mais para o + do que para o -. Por isso, acho que não se deve preocupar com isso, se a Bekas tem bom aspecto. :)

Boa sorte para a Bekas !!
Magui
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2001 4:58 pm

terça mar 26, 2002 1:23 pm

Olá!

Queria apenas dar-lhe os parabéns pela sua decisão...e dizer-lhe, tal como o Kurika para não se preocupar...continue apenas a dar-lhe a dose recomendada na embalagem...

Boa sorte para a Bekas e um grande abraço

Magui ;)
Setter
Registado: sábado mar 30, 2002 7:27 pm

sábado mar 30, 2002 7:55 pm

Olá parabéns pela Bekas!!

Os meus cães depois de comerem vao todos a rua passear e assim q voltam pedem mais comida, mas so um tem direito a repetir.
No inverno eles comem 3 vezes por dia, no verao é so uma, e nao vale a pena insistir, e agora comem pouco, kdo eram bebes é q comiam tudo o q lhes aparecia a frente :)
peguissa
Membro Júnior
Registado: sexta jan 04, 2002 10:38 pm
Localização: cadela(yorkshire), pássaro-rouxinol do japão, 2tartarugas de faces rosadas, peixes tropicais

sábado mar 30, 2002 11:15 pm

Olá. dou-lhe os parabéns pela sua decisão de adoptar um animal abandonado. Desejo-lhe mta sorte. Quanto à bekkas, tente resistir à tentação de lhe dar a comida que ela pede, eu tambem tento todos os dias e nem sempre consigo. Cada vez que levo a minha cadela ao vet. levo raspanetes e com muita razão, pois estou a prejudicar a saúde de um bichinho que adoro.
Felicidades p si e p a bekkas
Responder

Voltar para “Cães”