Trela e coleira

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado fev 02, 2002 1:08 pm

Continuo sem perceber porque cada vez mais pessoas que têm cães não lhes colocam trela nem coleira quando os levam a passear.

Amaior parte das agressões, fugas ,roubos e atropelamentos são devido a não haver trela.

Ainda mais quando se acha um cão com coleira ele nunca tem o telefone do dono no interior da mesma. ( nem falo do chip)

As pessoas estraão cada vez mais parvas ou quê???
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

sábado fev 02, 2002 2:31 pm

Pois, acho que sim.

Á pouco tempo, estava eu na rua e veio ter comigo um setter,tinha coleira, e uma bela placa de identificação cheia de efeitos e em forma de raio..o máximo :p mas quando peguei nela só dizia o nome do cão. Mais atrás estava o dono, que lá o chamou.

As pessoas pensam que identificar o cão é pôr o nome e já está. Eu,pessoalmente, não gosto de identificar cães através de placas, pois se algum dia se perder,pode rasgar a coleira e já não há maneira de o encontrar.

Cãoprimentos
Nuria
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado fev 02, 2002 6:09 pm

Olá,

Além do problema de o cão se perder, há ainda o~utro problema.

qts de nós é que ao passear os nossos cães, já demos de caras com cães de espertinhos k nao sabem o que é uma trela, e que são agressivos para os nossos, ficando nós encravados numa situação - um cão descontrolado a tentar atacar o nosso, o nosso a tentar se defender ( e um cão com trela pensa sempre k a melhor defesa é tb o ataque), nós a tentar controlar o nosso e a defendê-lo !

Eu pessoalmente já tive varias situações desagradaveis, e sempre k passeio qq cão ando sempre alerta este tipo de donos ! Td isto seria evitável com um pouco de bom senso, mas como já sabemos, neste país nao existe os respeito pelos outros ........
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
PedroBorges
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 11:40 am

sábado fev 02, 2002 7:32 pm

Olá:
É a velha questão, que ainda noutro dia foi referido por alguém, os portugueses só se "lembram" de respeitar os outros quando lhes são aplicadas coimas.
A questão é que as nossas autoridades tudo o que diga respeito aos animais não aplicam a lei. Acredito que muitas das vezes exista falta de recursos, mas acho que nem é isso, porque muitas das vezes um policia de giro até acha graça a uma miuda a passear o cão sem trela. A questão é: NEM AS AUTORIDADES ESTÃO SENSIBILIZADAS para fazer cumprir a lei no caso dos animais.
É o país onde vivemos...
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo fev 03, 2002 12:56 am

Oi!

Respeitando todas as vossas opiniões, e merecedores de crédito pois tudo o que dizem é verdade, crei que também há um interesse em não andar com os cães com trela. Para um cão que vive num apartamento, é muito importante que ele possa ter o seu exercício diário. Custa-me imenso ver certos cães presos a correrem atrás do meu e a chegarem ao ponto máximo da trela que de repente lhes puxa o pescoço de uma forma brutal... Muitos são os cães que quase fazem um mortal quando alcançam o limite da trela. O meu cão não anda com trela nem com coleira e há uma razão para isso. Ele só é agressivo se alguem for agressivo para ele e é 100% obediente à minha voz. Mas claro que compreendo os riscos da minha decisão, pois apesar de ele ter um chip (o que acho que não serve para nada para o caso de o perder, pois ninguém vai adivinhar que o cão que acham na rua tem um chip que indica tudo sobre ele...), nada mais indica de onde ele é, mas morando num bairro onde a àrea onde ele anda é grande e isolada, sinto-me seguro.
Apenas queria frizar também a importância de um cão não andar com trela.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo fev 03, 2002 12:07 pm

Os casos que refere são exemplo de cães não treinados para andar de trela. A questão do exercicio é muito boa mas a segurança está primeiro.

Em segundo lugar se houver algum problema e o seu cão não estiver de trela, com a nova legislação em vigor pode até ser abatido...

Nenhum cão está livre de se assustar em situação de stress e a sua voz não funciona imediatamente.

A maior parte dos atropelamentos e ataques são justamente com cães que , e passo a citar " estão habituados a andar na rua"
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

domingo fev 03, 2002 1:21 pm

É verdade!

Um dos meus cães, o meu teckel,é bem comportado e está treinado para andar junto sem trela. Mas não é por isso que o solto na praia ou na rua.

Tenho a certeza que se o soltasse e depois o chamasse ele vinha,mas o que me garante que não vai atrás de outro cão ou alguma coisa do género?

Gosto muito de ver os meu cães soltos,mas se a lei diz que o cão têm de andar de trela,eles andam de trela! Acho é injusto que depois apareça alguém a passear o seu cão solto,que depois vem chatear os nossos.

Fazer exercicio? Neste momento há imensos desportos caninos e zonas onde pode soltar o seu cão!
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

domingo fev 03, 2002 4:27 pm

Olá a todos!
Eu acho que a maioria das pessoas leva o cao sem trela nem coleira nem nada de indentificaçao pensando:
Ah eu ja criei muito bem o meu cao e ele nao vai fugir de certeza !
E o inevitavel acontece...
Estes casos acontecem mais ainda com caes mal tratados acho(Se o dono os trata mal acho que tem tendencia a fugir deles)!
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

domingo fev 03, 2002 4:57 pm

Viva,

Pessoalmente, não sou apologista de os cães andarem soltos na rua. Pegando no que a Cindel P. referia, ao dizer que por vezes somos confrontados com cães soltos que são de alguma forma incomodativos, concordo. Estou farto de me ver nessas situações. Algumas vezes, ainda sou acusado de trazer um Rottweiler para a via pública.

Por diversas vezes, o meu cão, já foi mordido, enquanto o segurava pela estranguladora. Talvez por culpa dos donos que dizem que o cão lhes obedece a 100%. Como em tudo na vida, é o excesso de confiança que origina os acidentes.

Não tenho nada contra, com quem tem cães em apartamentos, contudo deve-se escolher a raça adequada para o efeito. Em alternativa, fazer algum sacrifício e passear diversas vezes os cães e ou levá-los a sítios adequados para andarem soltos. Pinhais, Praias no Inverno, Escolas de Adestramento, são locais onde se consegue minimizar o risco de um cão andar solto.

Pessoalmente, não tenho culpa que um cão esteja em stress num apartamento, 8h. por dia. Quando se abre a porta, vem para a rua correr de forma desesperada pondo em risco a sua própria segurança, bem como a dos outros. Em algumas raças, podem mesmo tornar-se agressivos. Por vezes está frio, a chuviscar ou vai começar a bola/filme, não apetece nada ir lá fora. Pois é, pensassem nisso antes de comprar um cão.

Há que respeitar os outros. Há pessoas que entram em pânico com a presença de um cão. Não, não são estúpidas, devemos saber respeitar. Eu tenho receio de andar de avião, sou estúpido?...Medroso?...digam-me vocês.

Fico satisfeito de ver o Kroz dizer que o cão obedece à voz de comando, significa que se preocupa com a sua educação. Contudo, não devemos cair em excessos ou “esticar muito a corda”.

Ao andarmos com um cão pela trela estamos a ser respeitadores e estamos a defender o nosso amigo de quatro patas. Assim haverá espaço para todos, sem conflitos de maior.

Um colega meu, contou-me o seguinte:

Eh pá, tenho um azar com o meu cão. Desapareceu-me de casa, durante cinco dias, e agora chegou com parte do rosto em osso. Tive de interná-lo no hospital em Sintra. Perguntei: Como é que isso aconteceu?
Resposta: Abro a porta de casa para o cão ir fazer as suas necessidades à rua. Ele anda sozinho. Não tenho paciência para andar com ele, até que se decida fazer.

Tirem as vossas conclusões e “adivinhem” quem no final se prejudica.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo fev 03, 2002 8:57 pm

Sinceramente não esperava estar sózinho na minha decisão, mas pelo menos até agora tem sido assim. Mas vou responder a algumas questões levantadas.
Bom, falaram em espaços próprios para os cães fazerem exercício. Sinceramente, e desculpem a ignorância, mas não conheço nenhum em Lisboa, e mesmo que conhecesse, creio que é difícil para muias pessoas se deslocarem todos os dias a esses espaços. Mas claro que quem tem um cão tem de ser responsável por ele em todos os aspectos.
Quanto ao facto de culpabilizarem as pessoas por enfiarem cães em apartamentos, concordo perfeitamente, mas eu tinha falado apenas na minha experiência e no meu caso. Eu tenho um pinscher miniatura, ele até fechado em casa faz exercício. E ainda continuando a afirmar que apenas relatava o meu caso, eu afirmei que o meu cão andava num local isolado do meu bairro. Só tem relvado por todos os lados e as estradas nem sequer se vêm pois estão para lá dos prédios. Quanto ao facto de o meu cão incomodar outras pessoas, é verdade que por vezes acontece, mas eu antecipo-me sempre e chamo-o quando o vejo a aproximar-se de outros. Quanto a agressividade do cão, para quem conhece a raça, certamente que também conhece o seu temperamento muito agressivo, mas fui cuidadoso nesse ponto e desde cedo me preocupei em relacionar o meu cão com todos os outros do bairro e ele só é agressivo se alguem lhe fizer mal, e nesse caso não me podem culpabilizar.
Quanto ao medo da legislação que também foi falado, sinceramente isso é o que menos me preocupa, pois todos sabemos que não ligam a isso. Apenas se torna relevante se o cão morder em alguém e for apresentada queixa. Mas mais uma vez no meu caso, o meu pinscher para morder uma perna... bom... era difícil, quanto muito puxava as calças...
Creio que respondi a todas as questões, e resolvi fazê-lo pois parece que me apontaram o dedo por deixar o meu cão solto. Mas apenas falava do meu caso e não queria de maneira alguma generalizá-lo. E queria também adiantar que para além de solto, está sempre sob o meu olhar, e para mais também eu estou sob o olhar dele, pois ele não se afasta sem olhar para mim, e se eu não estiver por perto ele volta para o meu lado.
E para finalizar, eu dou-vos toda a razão, seria estúpido da minha parte não o fazer, mas no meu caso, não vejo impedimentos que justifiquem prender o meu cão. Mas claro que quando ando com ele fora da zona fechado do bairro, ele anda sempre preso.
Cumprimentos!
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo fev 03, 2002 9:17 pm

Calma Pedro, ninguém aqui o acusou de nada.

A questão é que a maior parte das pessoas solta os animais em qualquer lado. Se você tem um grande descampado, se o seu cão não tem possibilidades de fugir, ser atropelado, comer veneno, ser atacado por outros cães ou pessoas que têm medo de tudo , mesmo de Pinschers ( sem ironia, hã?) :o

Ou ainda de levar um tiro. Se o seu cão tem identificaçã, enfim se tudo isso se verifica esteja tranquilo.

Se algum destes factores não se cumpre esteja alerta. Os veterináriõs precisam de trabalhar para viver mas há certas situações que não lhes dão gozon nenhum tratar
Uli
Membro

domingo fev 03, 2002 9:44 pm

Olá a todos,

Quanto à questão dos cães andarem presos na via publica, concordo totalmente agora, quanto aos espaços em que se podem soltar os nossos amigos em segurança, tudo é um bocado relativo. Daí a história que passo a contar que se passou comigo não há muito tempo.
Num lindo dia de sol, resolvi levar a Inca (Basset Hound, muito teimosa, só obedece quando lhe convém!) para brincar num jardim. Supostamente um local seguro, pois é vedado e pouca gente lá vaí, só quem como eu leva os seus cães. Enquanto ela corria pela relva brincando com uma bola, chega um rapaz com mais 3 cães. Ora a Inca vê amigos para brincar e vai disparada ter com eles, o que acontece é que um deles era extremamente agressivo, quer para outros cães, como para pessoas. O dono avisou-me que o cão mordia e eu imediatamente prendi a Inca, por sorte apanhei-a antes de lá chegar.
Então o dono do dito cão avisou-me que ele era obediente e se nós não nos aproximá-se-mos não havia problema. Como a Inca é tudo menos obediente, acabou-se a brincadeira, pois o cão agressivo estava solto e a Inca que não faz mal a uma mosca de coleira e trela infeliz porque não podia ir brincar com os amigos.
E então, qual deveria ser o critério? qual o cão que devia ser preso? Afinal segurança é sempre relativo, ou não?
Até mais,
Paula
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo fev 03, 2002 11:30 pm

A Paula vai-me desculpar mas é um contrasenso chamar seguro a um local onde vai mais gente ( mesmo pouca) e para mais com os seus cães. Seguro contra os carros, talvez, não sei, mas de riscos graves em todo o resto.

Acabou de dizer que correu todos os riscos que eu referi na mensagem acima. E para mais parece-me que acha que quem estava mais incorrecto foi o tal senhor e a sua cadela foi prejudicada. Não, do meu ponto de vista a sua cadela correu os riscos de:
1- ser agredida por alguém que pensasse erradamente que ela era agressiva e fosse atacar o cão dela.

2- Ser atacada por um cão agressivo com quem ela foi brincar.

3- Para mais a Paula diz que a cadela é teimosa e ainda a deixa andar solta? Com o medo de uma das situações acima a sra podia nunca mais ver a cadela. ( ela tinha coleira com identificação ou chip??)

Quem estava errado? Ambos. Porque é de lei os cães estarem presos ( não somente os agressivos, pois a agressividade é relativa demais para o meu gosto)

Vou dizer mais uma coisa. Todas as pessoas que aqui vêm e são habitués sabem que eu crio cães. O meu filho tem 3 anos e como é lógico, foi criado no meio de cães pelo que não tem medo ( o que obriga ainda mais a que eu esteja sempre com atenção e não o deixe sozinho com eles )

Agora há coisa de 15 dias fui a um parque infantil e estava lá um rapaz de seus 20 anos a passear com o boxer solto. Como todos os animais dessa raça, andava todo contente e saltitão a brincar com toda a gente. Se eu não tivesse cuidado tinha atirado o meu filho ao chão e podia tê-lo magoado seriamente. Fê-lo a uma menina penso que pouco mais velha e o pai desta furioso por ver a filha magoada por pouco não se atirava ao rapaz, com muita razão. Não era um cão agressivo mas a brincadeira representava um risco. Se um dos meus cães se atirasse á Paula com os seus 80 kg a Paula não ficaria muito bem de saúde, penso eu.

Eu também não gosto de ver cães presos mas muito menos gostaria de ver o meu filho magoado. Como não vivemos num mundo perfeito, temos que fazer o melhor para respeitar toda a gente.

Ainda ontem vi 2 cães atropelados, imaginem lá porquê...
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

segunda fev 04, 2002 12:44 am

Viva,

Em relação ao comentário da Uli:

Sem dúvida que a existência dos locais adequados a soltar um cão são relativos. Tive o cuidado de referir que existem locais onde se poderá minimizar o risco de soltar um cão.

Os donos devem libertar os seus cães, em locais mais isolados, em função do temperamento e obediência dos mesmos. Juntamente, devem manter uma postura de vigilância. Levarem sempre um brinquedo e guloseimas, de forma a chamar à atenção do cão numa situação mais complicada.

Em relação ao comentário do Kroz:

Como escrevia o Vasco, calma. Ninguém está apontar o dedo a ninguém. Estamos a trocar algumas ideias e experiências. Todas são bem vindas.

Não concordo consigo quando diz que em relação à legislação não se preocupa e não faz tenções de cumprir. A lei neste ponto é clara e penso que defende a segurança dos nossos cães. Se todos formos a pensar assim, em relação aquilo que não nos agrada...
Uli
Membro

segunda fev 04, 2002 1:14 am

Caro Vasco,
Exactamente por todos esses factos que descreveu eu chamo uma "segurança relativa", pois é um local que não passam carros, as crianças não vão para lá brincar, nem as pessoas passear, é um local um pouco isolado. Normalmente ando sempre com a Inca presa, mas naquele dia achei que a podia soltar um bocado, pois não via nenhum risco. É teimosa, mas não foge.
Não acho que nem eu nem o dono dos outros cães tivessemos razão, o que eu penso é que ele também devia ter prendido o cão. Ou é justo para todos ou não é para ninguém.
Sim a Inca tem identificação na coleira. Sim, a Inca tem microship.
Irrita-me um pouco neste forum que alguns dos participantes mais antigos partam do principio que todos os "caloiros" são irresponsáveis e não sabem o que andam a fazer.
Um beijo
Paula
Responder

Voltar para “Cães”