cachorrinho com 1 mês

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Aljezur
Mensagens: 3
Registado: segunda mai 15, 2006 10:08 am

segunda mai 15, 2006 10:26 am

Olá,

Preciso de alguns conselhos. Ontem fui buscar um cachorrinho que nasceu no passado dia 17 de Abril. Fui buscá-lo tão cedo porque a mãe já não o deixava mamar andava a vaguer num quintal cheio de ervas, já tinha carraças e estava faminto e cheio de sede. A mãe (muito novinha) é uma dogue alemã e o pai segundo dizem é pastor alemão. O cachorinho tem um ar bastante inteligente, hoje vou comprar leite próprio para cachoro. Quero fazer tudo bem. Chorou bastante durante a noite, dei-lhe um pouco de leite cortado com 50% água perto da uma da manhã, deitei-o em cima de uma saco de água quente e dei-lhe umas meias do meu filhote. Durante o dia está bastante feliz mas de noite chora muito. Será que é só até se habituar. Esta noite ficou no nosso quarto, mas não acho higiénico. Será que já o posso deixar sozinho? Hellllp. E a comida está certo o leite que vou comprar? Toda a gente diz que é muito pequenino, mas ele não podia continuar como estava.
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda mai 15, 2006 10:28 am

Boas,

Antes domais deverá levá-lo a um vet para ver se está tudo bem.

O cachorrinho, como sabe, ainda é muito pequenino, e sente muito a falta da mãe e dos irmãos, logo não acho que o deva pôr a dormir sozinho, quanto muito no chão do seu quarto, não vejo que um bebé de 1 mês possa ser assim tão anti-higiénico :? ... Aliás porque de certeza que o Sr. ainda não o levou à rua, nem vai levar tão cedo, antes das primeiras vacinas, levar o bebé à rua pode ser uma condenação à morte certa... :roll:

Mas peça conselhos ao seu vet o quanto antes, o bebé ainda é muito pequenino... :(

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
jcachorro
Membro Veterano
Mensagens: 2184
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Localização: 1 Cão, 2 Periquitos, Peixes Tropicais e 1 Cágado
Contacto:

segunda mai 15, 2006 10:32 am

Bom dia Aljezur!

Realmente o cachorro é ainda muito novinho mas dadas as circunstâncias fez o correcto.
Agora em primeiro lugar acho que deve levar o cachorro ao Veterinário! Para além de um check-up geral, nestas primeiras consultas pode e deve tirar todas as dúvidas que tem, principalmente relativamente a alimentação, cuidados gerais, etc. Vá mesmo o quanto antes ao Veterinário, ok? ;)

Quanto aos choros de noite é perfeitamente natural, mas os seus procedimentos também foram os correctos, excepto na parte de dormir no seu quarto, quero com isto dizer que se fôr sua intenção prolongar essa situação durante o resto da vida do cão tudo bem, se a ideia é não o deixar dormir no quarto então defina desde já o lugar onde o cachorro irá dormir e não ceda aos choros. Regra geral são 2 a 3 noites de choro e depois passa. ;) É importante não ir ter com ele muitas vezes quando ele chorar porque eles são pequeninos mas associam rapidamente que o choro faz com que o dono volte para fazer festas e dar atenção! ;)

Agora as dúvidas vão surgindo com a convivência e a sensibilidade dos donos também aumenta com o convívio! ;)
Mas para já...a primeira consulta num Veterinário!

E Parabéns pelo cachorro! ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mai 15, 2006 10:34 am

Olá bom dia,

Com 1 mês já vai poder começar a comer ração propria para cachorros amolecida em leite de substituição.
Convém levar quanto antes ao veterinário. Tem de ser desparasitado e vacinado.
Evite de todo o leite de vaca para não provocar diarreias.
O chorar é normal nos primeiros tempos. Deixe-o com um relógio de corda, o barulho do tic tac acalma-os bastante. Deixe-lhe sempre um brinquedo e um osso de pele de bufalo. Já vai entrar na fase de roer. Mas agora o mais importante, veterinário ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda mai 15, 2006 10:36 am

Leo, não será as palavras da LuMaria??? :roll: 8) :p
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

segunda mai 15, 2006 10:37 am

Faço minhas as palavras da Texuga e nunca lhe devia ter dado uma alimentação de leite de vaca e água...
Deveria, sim, ter ido comprar tudo o que é necessário para alimentar o cachorrinho, assim que o levou para casa!

Para que o animal não se sinta tão só, tenha perto dele ou até por debaixo das mantinhas um relógio tipo daqueles antigos de se dar corda cujo som do tic-tac lembra-lhe a batida cardíaca da mãe de quando dormia com ela. Um boneco de peluche, fofinho, também ajuda..!
Como as noites ainda estão frias, veja se ele precisará dum saco de água quente (não muito quente....cuidado!) a aquecê-lo?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
bijuo
Membro
Mensagens: 104
Registado: segunda out 03, 2005 2:51 pm

segunda mai 15, 2006 10:38 am

OLA QUANTO AO BEBE CHORAR SIM E NORMAL SENTE A FALTA DA SUA MAE
fez muito bem tudo o que fez para ajudalo nao tem importancia ele ficar
no seu quarto mas na caminha dele o que ele quer e sentirse acompanhado
e protegido ,como ainda e muito bebe deve percisar de biberom com leite ,
mas como ja foi dito aqui deve ser visto por o vet, assim ja fica sabendo
toudos os cuidados a ter .
boa sorte com esse menino
bijuo elisabeth
jcachorro
Membro Veterano
Mensagens: 2184
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Localização: 1 Cão, 2 Periquitos, Peixes Tropicais e 1 Cágado
Contacto:

segunda mai 15, 2006 10:44 am

Só mais um "à parte" que me parece importante.

Uma vez que o cachorro perde assim o contacto com a ninhada e com a mãe (que lhe ensinariam) muitas coisas nas brincadeiras, etc, é importante desde já arranjar formas dele contactar por alguns momentos com cães de confiança, equilibrados e vacinados.

Será uma mais valia no futuro, acredite. ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

segunda mai 15, 2006 10:50 am

texuga Escreveu: Leo, não será as palavras da LuMaria??? :roll: 8) :p
Não, Texuga. Eu referia-me às suas... só que como a minha ligação, hoje, está como a lesma...lenta até dizer chega, demorei imenso a aceder para responder e então acabei por dar, quase, os mesmo conselhos que a Lu Maria deu, sem eu saber o que ela já tinha respondido... ;) o que demonstra que existe muita sintonia de raciocínio entre foristas... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda mai 15, 2006 11:07 am

:p Ah boa Leo!!! Agora a lerda fui eu :p :p
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

segunda mai 15, 2006 11:24 am

Só uma observaçãozinha - você acha anti-higiénico porque o cachorrinho nesta altura faz xixi/cócó no quarto ou por outro motivo qualquer ?

É que, durante os primeiros meses, eles precisam de fazer com muita frequência.
Eu, com a menina Zorra - e era bem mais velhinha - levantava-me de noite para a deixar ir ao quintal - 2x por noite...

É que ainda não dominam os músculos.

Tem de decidir onde vai ficar a bichinha.
A Zorra dormiu no meu quarto as primeiras noites mas, depois, passou para a cozinha...sempre é mais fácil de limpar - mesmo depois de ensinados, há que contar com acidentes...

Também deve decidir onde deve o animal aliviar-se...

Se não tem hipóteses de sair muito com ela, é melhor escolher um sítio e pôr aí jornais, molhados com o xixi dela.
O cheiro vai atraí-la para esse local, para fazer as suas coisinhas.

Deve precisar de uma ajuda sua...
Quando vir que ela vai fazer, leve-a até esse sítio.
Quando ela fizer dê-lhe festinhas e um biscoitinho, para ela saber que fez bem.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

segunda mai 15, 2006 5:53 pm

Boa Tarde

Eu no seu lugar não o vacinava já, desparasitava e daqui a uns 15 dias sim iria vacinar. As defesas dele estão altas agora e se o vacinar já e tendo em linha de conta que já tinha carraças pode ter alguma infecção ou virose que só não despoleta pq ele tá com as suas defesas ao rubro e se o vacinar já essas irão baixar. Por isso sugiro que faça a coisa bem feita não vá apanhar algum desgosto em tão pouco tempo.

Boa Sorte
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mai 16, 2006 9:51 am

Aljezur Escreveu:Olá a todos e muito obrigado pelos conselhos.

O Zen já nem parece o mesmo, já pula e brinca, continua é muito esfomeado. Ontem depois do emprego estive com um veterinário que de deu as indicações todas, apesar de eu não ter o Zen comigo.

1º pesar
2º desparasitar com Estrongid em pasta, seguir atentamente as instruções
3º passados 15 dias dar uma segunda dose de desparasitante e ir logo ao vet para check up e então vacinar.

Quanto á comida, indicou-me dar comida de lata para junior, e juntar um pouco de leite ( para ficar mais liquida) e ir introduzindo aos poucos comida seca.
Agora a parte mais dificil são as noites, o gajinho não quer ficar sozinho e eu não quero dormir com ele. Esta noite já não sabia o que fazer dei-lhe uma meia minha e liguei-lhe o rádio, vou arranjar hoje um relógio com tic tac.

Espero que estes conselhos sirvam para outras pessoas que tal como eu foram apanhadas desprevenidas.
Assim fica mais fácil ;)

Não concordo com a ração de lata eu daria ração seca amolecida em leite de substituição, mas os donos é que sabem.
Última edição por LuMaria em terça mai 16, 2006 10:03 am, editado 1 vez no total.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

terça mai 16, 2006 10:04 am

Siioux Escreveu: Boa Tarde

Eu no seu lugar não o vacinava já, desparasitava e daqui a uns 15 dias sim iria vacinar.
Pela lógica sendo que o cachorro nem um Mês tem ainda e como não se devem vacinar cachorros com essa idade...! Mas, os veterinários devem saber isso, assim penso ;)

Aljezur,
respndendo à situação que a LuMaria colocou em citação:

Bem, o vet é que a aconselhou...e ele é quem eu penso que irá passar a ser o vet do seu cachorro...contudo eu NUNCA dei enlatados a cachorros dessa idade e, de pessoas que conheço que o fizeram, os cachorros acabaram com gastroenterites! Mas, ele é que é o seu vet... ;) :lol:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça mai 16, 2006 8:57 pm

Olá

Não tomei atenção ao tempo de vida do cachorro mas mm assim insisto que qdo se retira um animal da rua ou de um canil não convém passar á vacinação logo de seguida e pelos vistos foi o que este vet fez.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”