Comportamento estranhissimo!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Laurissilva
Membro
Registado: quinta jun 17, 2004 6:31 pm
Localização: 1 cocker spaniel, 1 rafeira, 1 springuer, 2 canarios, 1 caturra, e 1 gato europeu!

quarta mai 24, 2006 4:59 pm

Boa tarde... Alguem sabe me explicar ou alguem já passou por algo semelhante que me possa dar uma dica?
O problema começou a umas 2 semanas.... Toda a vez que entro num quarto da minha casa (qualquer um ) e deixo a minha cocker do lado de fora do quarto (gosto da minha privacidade na casa de banho por ex)ela urina-se ao pé da porta. Ela tem 4 meses e costuma urinar num sitio certo, mas tem este habito estranho que quem tem soalhos como eu se torna muito desagradável. Alguem já passou por isto que me de umas dicas???
Obrigada
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta mai 24, 2006 5:15 pm

Parece-me um birrazita por não a deixar entrar junto consigo :roll:

Só nessa situação é que ela urina fora do sitio normal?
Ela não urina por exemplo quando chegam visitas?
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Laurissilva
Membro
Localização: 1 cocker spaniel, 1 rafeira, 1 springuer, 2 canarios, 1 caturra, e 1 gato europeu!

quarta mai 24, 2006 6:45 pm

:? que eu note não.
Ela faz só nesta situação e se for preciso 2 ou 3 vezes seguidas. E depois antecipa que vou ralhar escondendo-se quando eu saio do quarto. E olha para mim com os olhos aguados dos cocker. Ou seja ela sabe que faz mal, mostra bem isso, mas continua a faze-lo. É desesperante!
Laurissilva
Membro

quarta mai 24, 2006 6:47 pm

Mais importante: Como faze-la parar? :? :(
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quarta mai 24, 2006 6:52 pm

Quando entrar no seu quarto, ponha-se à escuta e aguarde, pois de certeza que conseguirá ouvir o ruido que ele/a faz ao fazer o tal xixi. Nessa altura abra a porta de repente e espete-lhe um ralhete daqueles, pode ser que resulte.

Boa sorte
VitorN
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 24, 2006 6:53 pm

... é que não vale a pena ralhar depois, eles não associam o raspanete com o disparate que fizeram. Terá que ser no acto ;)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta mai 24, 2006 6:54 pm

Bom, agarre então nela diga que é feia e feche-a um bocado no local onde tem o jornal, mostrando-lhe o sitio habitual do xixi. Pode ser que perca a mania...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Laurissilva
Membro

quarta mai 24, 2006 6:54 pm

ainda ontem tentei fazer isso, mas o unico ruido é o som da respiração dela por baixo da porta á minha procura. apos isso é tudo calmo e quando abri a porta lá tava: A famosa mancha no tapete novo! :? :cry:
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta mai 24, 2006 7:28 pm

Tente ficar atento, porque era importante apanha-la quando esta a fazer o xixi
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quarta mai 24, 2006 8:26 pm

VitorN Escreveu: ... é que não vale a pena ralhar depois, eles não associam o raspanete com o disparate que fizeram. Terá que ser no acto ;)
Não associam???? Ah poi não são parvinhos. Os meus associam e bem qdo fazem asneira e quem a fez é o 1º a dar manca passem as horas que passarem. Para mim isso é um mito pois os animais são bem mais inteligentes do que a gde maioria julga...........ah poix é :p
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quarta mai 24, 2006 9:18 pm

Sugiro que faça o teste de forma gradual...

Experimente ir ao quarto, casa-de-banho, etc, dizer à sua cadela para esperar (um "Senta" reforça sempre a ideia) e não feche nem encoste a porta.

Finja que está a lavar as mãos ou outra coisa qualquer, mas sempre de olho nela. Se ela se mantiver calma e obedecer, quando sair da casa de banho faça-lhe umas festas e uma voz de incentivo e aprovação pelo bom comportamento.
Se notar que ela não urina quando tem a porta aberta e espera por si calmamente, vá passando para a fase seguinte, isto é, vá encostando a porta de vez em quando, mas sempre muito gradualmente e repita estes exercícios várias vezes ao dia. Vá com calma e com paciência. Insista na questão e tente dar a volta através do estímulo positivo e não do ralhar, ok?
Depois conte como correu a 1ª experiência. ;)
Bons treinos. ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Laurissilva
Membro

quarta mai 24, 2006 9:27 pm

Vou fazer isso... Ela que ate ta treinada para a palavra "senta" a custo de muitos biscoitos, mas prontos lá consegui... Em relação a ralhação ter que ser no acto não me parece... Quer dizer pelas atitudes dela percebe-se claramente que ela sabe que errou ... Quando saio esconde-se debaixo da mesa com o rabito entre as pernas... Já sabe que vem raspanete, e fica quieta á espera que a tempestade passe... logo depois vem com patinhas de lã para perto de mim, a ver se o terreno está seguro :p
Amanha logo digo algo, e espero que seja algo de bom :?
Laurissilva
Membro

quarta mai 24, 2006 9:29 pm

Vou fazer isso... Ela que ate ta treinada para a palavra "senta" a custo de muitos biscoitos, mas prontos lá consegui... Em relação a ralhação ter que ser no acto não me parece... Quer dizer pelas atitudes dela percebe-se claramente que ela sabe que errou ... Quando saio esconde-se debaixo da mesa com o rabito entre as pernas... Já sabe que vem raspanete, e fica quieta á espera que a tempestade passe... logo depois vem com patinhas de lã para perto de mim, a ver se o terreno está seguro :p
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quarta mai 24, 2006 9:36 pm

Laurissilva Escreveu: Vou fazer isso... Ela que ate ta treinada para a palavra "senta" a custo de muitos biscoitos, mas prontos lá consegui... Em relação a ralhação ter que ser no acto não me parece... Quer dizer pelas atitudes dela percebe-se claramente que ela sabe que errou ... Quando saio esconde-se debaixo da mesa com o rabito entre as pernas... Já sabe que vem raspanete, e fica quieta á espera que a tempestade passe... logo depois vem com patinhas de lã para perto de mim, a ver se o terreno está seguro :p

Com calma e paciência, não se esqueça.
Não vai ser em dois dias que terá os resultados que deseja.
Aliás, a minha sugestão é só e apenas isso mesmo...uma simples sugestão, pois pelo pouco que sei, a sua cadela tem para consigo alguma ansiedade por separação e o "fechar" da porta, tem para ela uma conotação negativa e de algum medo de que a dona saia do seu campo de visão. Por isto mesmo aconselhei essa sequência mas gradual, à medida que for sentindo que ela espera por si fora dos quartos ou do wc, sem entrar nesse stress.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
VitorN
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 24, 2006 10:03 pm

Siioux Escreveu:
VitorN Escreveu: ... é que não vale a pena ralhar depois, eles não associam o raspanete com o disparate que fizeram. Terá que ser no acto ;)
Não associam???? Ah poi não são parvinhos. Os meus associam e bem qdo fazem asneira...
Bom, então por essa ordem de ideias, posso dizer que realmente seus cães são mesmo parvinhos, pois se, eles raciocinam assim tanto, deveriam "pensar bem" antes de fazer a asneira que não deveriam ter feito, não é? ;)
Responder

Voltar para “Cães”