Olá a todos,
O propósito deste tópico prende-se com um "problemazito" que tenho vindo a observar num dos meus cães - o Tommy.
Ele, como muitos devem saber, é um Dogue Alemão que tem agora 2 anos e meio e, ao que parece, só agora se está a tornar um adulto.
O que tenho vindo a observar é que se está a tornar mais confiante (o que não deixa de ser positivo) e, na rua, apresenta comportamentos inesperados em relação ao que era normal, tendo mais tendência a desobedecer. Ou seja, quando o passeio e vê outros cães fica tentado a desobedecer e a ir ter com eles, o que nunca aconteceu. Ainda a semana passada passou a minha vizinha com 2 cães aqui perto de casa mas afastada e com um campo a separar e, como o costume, falou com o Tommy (que estava sem trela) que com a ordem "fica" ficou parado a dar o rabo. Como o costume chamei-o e virei costas pensando que ele me estaria a seguir (como o costume também) e ele em vez disso foi lá ter com os cães... Hoje correu atrás de um gato e só respondeu ao chamamento uns metros à frente. O que noto, além disso, é a postura dele todo sr do seu nariz e só admite o erro quando lhe ralho a sério porque senão faz de conta, o que também não era normal, normalmente ficava logo com aquela postura de culpado.
Será normal, é que, por exemplo, o meu S.Bernardo foi melhorando, a nível de obediência, com a idade... Ou será apenas uma fase? E como se deve agir nesta fase? Antecipar as ordens e ficar de olho nele ou admitir a falta de confiança nos comportamentos dele e alterar alguma rotina, como deixar de o soltar nos passeios no campo?
Maioridade canina
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
Eu penso que é uma fase. Os meus passaram por isso, não me lembro bem em que idade. Julgo que se trata de um período de afirmação tal como acontece com os adolescentes. É uma fase complicada, porque são imprevisíveis e inseguros. Os meus mais velhos têm agora cerca de três anos e meio e já ultrapassaram esse estado.
Pela experiência que tenho com os meus, nessa altura mais crítica é necessário ter mais atenção e não ceder aos seus caprichos, porque eles vão tentando abusar sempre se o dono deixar.
Eu penso que é uma fase. Os meus passaram por isso, não me lembro bem em que idade. Julgo que se trata de um período de afirmação tal como acontece com os adolescentes. É uma fase complicada, porque são imprevisíveis e inseguros. Os meus mais velhos têm agora cerca de três anos e meio e já ultrapassaram esse estado.
Pela experiência que tenho com os meus, nessa altura mais crítica é necessário ter mais atenção e não ceder aos seus caprichos, porque eles vão tentando abusar sempre se o dono deixar.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
pois tambem axo k é uma fasezita. e tal como dito é preciso é n o deixar abusar e fazer o que quer ou essa "independencia" mantem-se! mas de qualquer modo parabéns pelo treino que lhes deu até agora!é que ainda n consegui domar a minha cadela para andar na rua e obedecer-me em casa... às vezes penso se será da raça (castro laboreiro) pois tambem me disseram que os huskies, por exemplo, são muito desobedientes tambem. por outro lado, sempre achei q isso dependia do dono... sou eu q n sei domá-la??
fiquem bem!

fiquem bem!

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
- Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)
Olá Inetec, boa noite
O seu cão não estará a tentar ser o dominante??
Os desafios são só nessas ocasiões ou ele estará a tentar mandar? Se for assim, há que contrariá-lo, senão vai ser difícil convencê-lo que não é ele quem manda
Cumprimentos
JoseLuis
O seu cão não estará a tentar ser o dominante??
Os desafios são só nessas ocasiões ou ele estará a tentar mandar? Se for assim, há que contrariá-lo, senão vai ser difícil convencê-lo que não é ele quem manda
Cumprimentos
JoseLuis
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am
Olá Susana,
Eu penso que o Tommy está a passar por uma fase de afirmação, de se impor como dominante e, obviamente, tem que o contrariar desde já, pois com esse tamanhinho, sabe bem que se eles não forem bastante obedientes, é muito complicado
O Oscaar como só faz um ano este mês ainda não teve esse tipo de comportamentos, muito pelo contrário, até obedece bastante bem (tirando uma vez ou outra em que lá tem de levar uma palmadita).
Mas penso que não será motivo para preocupações.
P.S. continuo à espera das fotografias do Tommy.................
Eu penso que o Tommy está a passar por uma fase de afirmação, de se impor como dominante e, obviamente, tem que o contrariar desde já, pois com esse tamanhinho, sabe bem que se eles não forem bastante obedientes, é muito complicado

O Oscaar como só faz um ano este mês ainda não teve esse tipo de comportamentos, muito pelo contrário, até obedece bastante bem (tirando uma vez ou outra em que lá tem de levar uma palmadita).
Mas penso que não será motivo para preocupações.
P.S. continuo à espera das fotografias do Tommy.................
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 23, 2002 1:44 pm
- Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
- Contacto:
Pelo que escreve, o seu cão parece estar a afirmar-se em relação a si e aos outros animais.
Ao contrário do que muita gente pense, o Dogue Alemão, tem tendencia para ser dominante em relação a outros animais. O meu sogro por exemplo tem um que anda constantemente a tentar rebaixar o Pastor Alemão e não é um cão para brincadeiras! No entanto também já notei um comportamento estranho em relação a mim, especialmente quando me faço acompanhar com a minha Amstaff.
Ao contrário do que muita gente pense, o Dogue Alemão, tem tendencia para ser dominante em relação a outros animais. O meu sogro por exemplo tem um que anda constantemente a tentar rebaixar o Pastor Alemão e não é um cão para brincadeiras! No entanto também já notei um comportamento estranho em relação a mim, especialmente quando me faço acompanhar com a minha Amstaff.
-
- Membro
- Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm
Olá
Agradeço desde já as vossas respostas!
Ao que parece é mesmo uma fase, já adoptei uma postura mais rígida com o Tommy e já apresentou melhoras
. Ontem viu um cão e, embora tenha hesitado, respondeu à ordem.
. Concordo que existem raças mais fáceis de treinar que outras, mas a personalidade é ainda mais marcante. O Tommy é que sempre foi mais obediente por natureza
, mas penso que é porque por uma lado tem ciúmes e por outro, como reconhece a dominância do outro, não sabe como agir, então fica pseudo-agressivo mas é mais espectáculo que outra coisa. Bem, o que vale é que o S. Bernardo é um paz de alma senão era capaz de haver um problema sério... Mas também só acontece se eu estiver presente senão o Dogue não enfrenta o outro.
Agradeço desde já as vossas respostas!
Ao que parece é mesmo uma fase, já adoptei uma postura mais rígida com o Tommy e já apresentou melhoras

Euga olhe que eu também tenho um S. Bernardo que só agora (com 6 anos) está parcialmente "domado"euga Escreveu:é que ainda n consegui domar a minha cadela para andar na rua e obedecer-me em casa... às vezes penso se será da raça (castro laboreiro) pois tambem me disseram que os huskies, por exemplo, são muito desobedientes tambem. por outro lado, sempre achei q isso dependia do dono... sou eu q n sei domá-la??

É só nessas ocasiões, porque, por exemplo, se ele estiver deitado no sofá e eu o mandar sair ele continua a obedecer imediatamente... só mesmo na rua é que apresentou comportamentos mais dominantesdicas Escreveu:Os desafios são só nessas ocasiões ou ele estará a tentar mandar? Se for assim, há que contrariá-lo, senão vai ser difícil convencê-lo que não é ele quem manda
Acontece o mesmo cá em casa em relação ao S. Bernardo quando estou presente e este quer atenção, o Dogue tem logo tendência em afastá-lo atirando-se ao pescoço e fazendo uns malabarismos e barulhos esquisitosamstaff Escreveu:Ao contrário do que muita gente pense, o Dogue Alemão, tem tendencia para ser dominante em relação a outros animais. O meu sogro por exemplo tem um que anda constantemente a tentar rebaixar o Pastor Alemão e não é um cão para brincadeiras!

<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
<p>Susana Martins</p>