há um site muito bom que responde a essas dúvidas, que é o esteriliza-me.org, mas parece estar com problemas
Mas nada melhor do que falar com o seu vet que ele esclarece-lhe todas as dúvidas
Eu posso tentar:
Os riscos são de uma operação normal: anestesia, recobro etc... Podem haver complicações na anestesia (acho que a melhor é a volátil, mas pergunte ao seu vet) tem de ter calma no recobro para ela não rebentar os pontos. Pode pedir pontos absorviveis
A nível hormonal... se é como os humanos, as hormonas femininas deixam de funcionar, pois deixam de ser produzidas, daí a falta de cio. Comportamento... depende das cadelas, umas ficam mais calmas, umas mais "electricas, outras não se nota nada... uma coisa é certa, deixam de andar em stress duas vezes ao ano
obesidade: depende do dono... se ela comer que nem uma alarve e não correr nada, claro que engorda. Fale com o vet sobre a ração, mas se ela levar uma vida activa não haverá problema.
Se os BH são propensos a problemas de anestesia, fale com o seu vet para se escolher a melhor para ela. Mas pense que cada caso é um caso e não corre mal em todas. Hoje em dia é uma operação de rotina para muitos vet's e grande parte dos casos corre às mil maravilhas. Lembre-se que vai compensar no stress de ambas. A pílula é de todo desaconselhada, apenas para casos de cadelas que vão ser esterilizadas, mas que têm de esperar, só deve ser utilizada em último caso
espero ter ajudado e uma coisa é certa: se eu algum dia tiver uma cadela, esta será esterilizada, mesmo que nos custe ver a nossa menina sofrer durante um ou dois dias compensa levar uma vida descansada