Porque é que esgravatam no chão depois de fazerem as necessidades ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dalmata_susy
Membro
Registado: quinta jun 02, 2005 3:33 pm
Contacto:

segunda jun 12, 2006 12:15 pm

Alguém me sabe explicar a razão de por vezes os cães/cadelas depois de fazerem as suas necessidades esgravatam com as quatro patas no chão como se estivessem a tapar o que fizeram.

E porquê só às vezes e não sempre ?

Cumprimentos
Alexandre
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

segunda jun 12, 2006 12:32 pm

Os meus cães não fazem isso, pelo menos que eu veja!
Deve ser para camuflar o cheiro das suas necessidades.
dogue
Membro
Registado: segunda mai 12, 2003 1:07 am

terça jun 13, 2006 1:52 am

ou ja li em qualquer lado ou é apenas a minha opinião de leigo...

deve ser pq estão a marcar o território. ou com odores (não sei se libertam algum das patas) ou apenas com marcas no solo
everlast
Membro
Registado: terça abr 12, 2005 6:17 pm

terça jun 13, 2006 2:37 am

É mais do tipo:

hummmm...já alcei o pernil nos três postes, no caixote do lixo e...aqui no jardim...ah! q é aquilo?!? aqueles dois não devem ter visto... :p

:lol: :lol: :lol:
apegado
Membro Júnior
Registado: sexta mai 12, 2006 10:57 am

terça jul 04, 2006 11:16 am

OLÁ SUSY
EU TAMBÉM TENHO UM DÁLMATA COM 3 MESES QUE TAMBÉM FAZ ISSO.O PROBLEMA É QUE QUANDO FAZ NA RUA NÃO ACERTA NO PRESENTE MAS EM CASA SUSPEITO QUE ACERTA E FICO COM A COZINHA TODA SUJA. APROVEITO PARA PERGUNTAR COM QUE IDADE É QUE AS NECESSIDADES SÃO FEITAS SOMENTE NA RUA. EU VOU À RUA COM O SEBASTIÃO DESDE OS 2 MESES MAS SÓ NO ALCATRÃO PORQUE ELE SÓ LEVOU A VACINA O FIM DE SEMANA PASSADO E ACHO QUE ATÉ TEM FEITO BASTANTE PARA A IDADE DELE. QUANDO FAZ CÓCÓ FAÇO-LHE UMA FESTA DOIDA!
apegado
Membro Júnior

terça jul 04, 2006 11:17 am

OLÁ ALEXANDRE. EU TB TENHO UM DÁLMATA O SEBASTIÃO COM 3 MESES E TAMBÉM RASPA AS PATAS DEPOIS DAS NECESSIDADES. JÁ AGORA QUERIA SABER COM QUE IDADE É QUE A TUA DÁLMATA DEIXOU DE FAZER AS NECESSIDADES EM CASA E PASSOU A FAZER TUDO NA RUA.
TAMBÉM ADORO DÁLMATAS E O MEU É UM SONHO MAS MUITO ACTIVO!
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

terça jul 04, 2006 11:46 am

Olá apegado, seja bem vindo ;)

Pedia-lhe que não escrevesse com letras maiúsculas, é que em fóruns, significa que está a gritar e certamente não será essa a sua intenção ;)
fionapoly
Membro Veterano
Registado: domingo jun 25, 2006 1:01 pm

terça jul 04, 2006 12:17 pm

ola apegado, a minha vet disse me que ate aos 4 meses os cachorros ainda naõ devem ir passear na rua porque ainda estao~a fazer vacinas,disse me tambem para os ensinar a fazer nos primeiros tempos as necessidades em cima de um jornal e sempre no mesmo sitio, apos os quatro meses e com alguma dose de paciencia la os eduquei a fazerem na rua. Com um pouco de sorte la para os 6 a 8 meses o seu cao fara tudo na rua.....boa sorte!
apegado
Membro Júnior

terça jul 04, 2006 2:53 pm

olá, obrigada pelo conselho da maiuscula, não quero gritar com ninguém :)
O meu cão vai só ao alcatrão mas não o deixo entrar em contacto com nenhum cão e ervas. Sei que é um grande risco mas daqui a 1 semana e meia já não há esse problema porque tomou agora a ultima vacina. Já o habituei ao xixi no jornal mas o resto faz fora do jornal. Já o levo à rua há 3 semanas e tem feito bastante, pelo menos 1 xixi faz o que já não é mau. Dizem que os dálmatas são cães burros mas eu acho que são super inteligentes e aprendem com facilidade. Ainda agora estou a ensinar ao meu a andar do lado esquerdo sem puxar e estou a ter grandes resultados. Peço a quem tenha dálmatas que partilhe experiências comigo.
Obrigada e um beijinho a todos

Ana Pegado
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jul 04, 2006 3:14 pm

Olá,
O gesto de raspar com as patas traseiras no chão tem a função de demarcação de território. De facto, dessa forma eles espalham os restos de feses ou xixi por uma área maior demarcando assim melhor o território onde vivem.
Responder

Voltar para “Cães”