Será pura?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
buliber
Membro Júnior
Mensagens: 23
Registado: terça mai 30, 2006 2:53 pm

domingo jun 25, 2006 6:04 pm

Ofereceram-me um cão da raça dálmata, e tem um olho de cada côr gostava de saber se mesmo assim pode ser pura?
Obrigado
Filipa_Cunha
Membro
Mensagens: 153
Registado: quarta nov 30, 2005 2:30 pm

domingo jun 25, 2006 6:08 pm

Pode ser possivel, contudo a explicação para tal facto é de ter havido um erro de genética... assim como nos humanos acontece... os huskys podem ter um olho de cada cor mas isso é um erro de genética pk ou tÊm os dois olhos castanhos ou os tÊm azuis ;)
Mkiko
Membro Veterano
Mensagens: 2697
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am
Localização: Dora (Lab)Fang(ham) Peixes Passaros e mais bicheza

domingo jun 25, 2006 6:10 pm

:o
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

segunda jun 26, 2006 8:49 am

Tem registo no LOP ou nalgum Livro de origens reconhecido oficialmente?
Se não tem, então em Portugal será sempre considerada como cão sem raça definida, mesmo que jure a pés juntos que é purissima e que os pais até tinham papeis. Nesta medida torna-se irrelevante que esteja ou não no padrão da raça, porque nunca será considerada de raça. Se a cadela tem um registo do tipo acima mencionado e apresenta um olho de cada cor, o melhor é ver o que diz o estalão da raça a respeito e/ou levá-la a uma exposição ou monográfica para ser avaliada por pessoas competentes.
AbsoltuBruno
Membro Veterano
Mensagens: 318
Registado: domingo mar 05, 2006 5:39 pm
Localização: Siberian huskies

segunda jun 26, 2006 11:07 pm

Nos paises regidos pela FCI, o dálmata não pode ter olhos azuis, é um defeito descrito no standard de raça. Contudo, nos Estados Unidos da América a cor azul dos olhos é aceite pelo standard do AKC, havendo vários campeões americanos com olhos bi-colores. Estando em portugal e sendo regido pela FCI, olhos azuis no dalmata é considerado defeito. Mesmo que quisesse participar numa exposição canina "just for fun" já saberia que o seu cão, por apresentar olhos azuis seria desclassificado e para tal deveria estar registado no CPC....pode ser um dalmata puríssimo como disse o PauloC...mas sem registo ou pedigree que o certifique....nada feito! Os olhos azuis podem ter surgido por culpa dos seus antepassados ou por culpa de algum géne recessivo......tenho um amigo que é proprietário de um cão da dalmácia nascido de uma ninhada em que todos os cachorros apresentavam olhos castanhos escuros e em que os pais inclusivé tinham olhos castanhos....aquele nasceu com olhos azuis......como lhe acharam piada, ficaram com ele unicamente para companhia!!!

Saudações
PauLiTTa
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: terça mai 23, 2006 12:13 am
Localização: SPOT (dalmata)

quarta jun 28, 2006 1:47 am

oi. tambem me ofereceram recentemente um dalmata, tem 2 mesitos... disseram me k para saber se era realmente puro...tinha k ter tambem pintas no ceu da boca.... o meu tem ;)..mas agora tambem n sei se é de fiar se nao.... qto aos olhos tb ja li, k olhos azuis é desconsiderado fora do padrao normal...o meu tem-os normais. mas isso n importa deve ser lindo a mesma.
parabens pelo caxorinho...boa escolha :) sao lindos e fofos e tambem mt traquinas qd sao pequenos.... boa sorte e mt paciencia... é so uma questao de tempo ate cresceram e passarem a idade da traquinice :)lol...mas apesar de mt traquina..adoro o meu SPOT...
bjinho :lol:
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

quarta jun 28, 2006 7:58 am

Eu ouvi dizer que para ser puro, sempre que dissermos a palavra 'Fogooo', eles têm de colocar um capacete e correr para o quartel de bombeiros mais próximo (as pintas no ceu da boca é o código de barras para terem acesso`às senhas de refeição no quartel). Se não for assim, não é puro! ;)
(não resisti)
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta jun 28, 2006 8:01 am

Paulo...

Imagem

Lindo, esteve muito bem... 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
pnevesm
Membro Veterano
Mensagens: 869
Registado: sexta dez 16, 2005 9:21 am
Localização: A Xuca; O Mischa e o Leonardo :D

quarta jun 28, 2006 9:02 am

Eu ouvi dizer que para ser puro, sempre que dissermos a palavra 'Fogooo', eles têm de colocar um capacete e correr para o quartel de bombeiros mais próximo (as pintas no ceu da boca é o código de barras para terem acesso`às senhas de refeição no quartel). Se não for assim, não é puro! icon_wink.gif
(não resisti)

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
PauLiTTa
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: terça mai 23, 2006 12:13 am
Localização: SPOT (dalmata)

quarta jun 28, 2006 5:28 pm

ahahahahahahah :lol: :roll: ;)
YolaeFifi
Membro Veterano
Mensagens: 2545
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quinta jun 29, 2006 1:08 am

paullita, isso do céu da boca é um mito! ;)
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
PauLiTTa
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: terça mai 23, 2006 12:13 am
Localização: SPOT (dalmata)

sexta jun 30, 2006 5:38 pm

ohhhhhhhhhh :oops: ... tambem disse k nao sabia se era certo ou nao, mas ja varias pessoas me o disseram .... mas pronto...:) :evil: :o
bjinho*
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

sábado jul 01, 2006 4:24 pm

PAulita, se permite quando nãos e sabe, o melhor é não repetir, porque algumas coisaspodem dar maus resultado se repetidas per si... :roll:

Já agora ouviram falar " a cavalo dado.." 8)
Responder

Voltar para “Cães”