Ofereceram-me um cão da raça dálmata, e tem um olho de cada côr gostava de saber se mesmo assim pode ser pura?
Obrigado
Será pura?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quarta nov 30, 2005 2:30 pm
Pode ser possivel, contudo a explicação para tal facto é de ter havido um erro de genética... assim como nos humanos acontece... os huskys podem ter um olho de cada cor mas isso é um erro de genética pk ou tÊm os dois olhos castanhos ou os tÊm azuis 

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Tem registo no LOP ou nalgum Livro de origens reconhecido oficialmente?
Se não tem, então em Portugal será sempre considerada como cão sem raça definida, mesmo que jure a pés juntos que é purissima e que os pais até tinham papeis. Nesta medida torna-se irrelevante que esteja ou não no padrão da raça, porque nunca será considerada de raça. Se a cadela tem um registo do tipo acima mencionado e apresenta um olho de cada cor, o melhor é ver o que diz o estalão da raça a respeito e/ou levá-la a uma exposição ou monográfica para ser avaliada por pessoas competentes.
Se não tem, então em Portugal será sempre considerada como cão sem raça definida, mesmo que jure a pés juntos que é purissima e que os pais até tinham papeis. Nesta medida torna-se irrelevante que esteja ou não no padrão da raça, porque nunca será considerada de raça. Se a cadela tem um registo do tipo acima mencionado e apresenta um olho de cada cor, o melhor é ver o que diz o estalão da raça a respeito e/ou levá-la a uma exposição ou monográfica para ser avaliada por pessoas competentes.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 05, 2006 5:39 pm
Nos paises regidos pela FCI, o dálmata não pode ter olhos azuis, é um defeito descrito no standard de raça. Contudo, nos Estados Unidos da América a cor azul dos olhos é aceite pelo standard do AKC, havendo vários campeões americanos com olhos bi-colores. Estando em portugal e sendo regido pela FCI, olhos azuis no dalmata é considerado defeito. Mesmo que quisesse participar numa exposição canina "just for fun" já saberia que o seu cão, por apresentar olhos azuis seria desclassificado e para tal deveria estar registado no CPC....pode ser um dalmata puríssimo como disse o PauloC...mas sem registo ou pedigree que o certifique....nada feito! Os olhos azuis podem ter surgido por culpa dos seus antepassados ou por culpa de algum géne recessivo......tenho um amigo que é proprietário de um cão da dalmácia nascido de uma ninhada em que todos os cachorros apresentavam olhos castanhos escuros e em que os pais inclusivé tinham olhos castanhos....aquele nasceu com olhos azuis......como lhe acharam piada, ficaram com ele unicamente para companhia!!!
Saudações
Saudações
-
- Membro Júnior
- Registado: terça mai 23, 2006 12:13 am
oi. tambem me ofereceram recentemente um dalmata, tem 2 mesitos... disseram me k para saber se era realmente puro...tinha k ter tambem pintas no ceu da boca.... o meu tem
..mas agora tambem n sei se é de fiar se nao.... qto aos olhos tb ja li, k olhos azuis é desconsiderado fora do padrao normal...o meu tem-os normais. mas isso n importa deve ser lindo a mesma.
parabens pelo caxorinho...boa escolha
sao lindos e fofos e tambem mt traquinas qd sao pequenos.... boa sorte e mt paciencia... é so uma questao de tempo ate cresceram e passarem a idade da traquinice :)lol...mas apesar de mt traquina..adoro o meu SPOT...
bjinho

parabens pelo caxorinho...boa escolha

bjinho

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Eu ouvi dizer que para ser puro, sempre que dissermos a palavra 'Fogooo', eles têm de colocar um capacete e correr para o quartel de bombeiros mais próximo (as pintas no ceu da boca é o código de barras para terem acesso`às senhas de refeição no quartel). Se não for assim, não é puro! 
(não resisti)

(não resisti)
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Paulo...

Lindo, esteve muito bem...

Lindo, esteve muito bem...

http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta dez 16, 2005 9:21 am
Eu ouvi dizer que para ser puro, sempre que dissermos a palavra 'Fogooo', eles têm de colocar um capacete e correr para o quartel de bombeiros mais próximo (as pintas no ceu da boca é o código de barras para terem acesso`às senhas de refeição no quartel). Se não for assim, não é puro! icon_wink.gif
(não resisti)

paullita, isso do céu da boca é um mito! 

<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
PAulita, se permite quando nãos e sabe, o melhor é não repetir, porque algumas coisaspodem dar maus resultado se repetidas per si...
Já agora ouviram falar " a cavalo dado.."

Já agora ouviram falar " a cavalo dado.."