Olá,
Tudo o que foi mencionado pode ser a causa do problema do seu cão.
No entanto, gostaria de relatar algo de esquisito que se passou com 1 ninhada minha no ano passado:
Por volta do mes e meio a minha ninhada de malamutes(6 cachorros) apareceu com umas pequenas pústulas cutâneas ( inclusive nas almofadas plantares) as quais nalguns provocavam alguma "coceira".
Depois de várias análises(hemogramas, raspagens etc.), conseguiu-se finalmente detectar o "elemento nocivo", uma bactéria do género Staphylococus.
Claro que foram medicados com uma "cephalosporina de 2ª geração" - Cefacile ( o que me obrigou a 1 quarentena). Melhoraram e o problema acabou por desaparecer.
No entanto as infecções causadas por Staphylococus, normalmente, são infecções secundárias que aparecem na sequência de 1 problema principal.
A minha grande dúvida é que nenhum dos veterinários conseguiu detectar qualquer outro problema, depois de todos os exames e análises efectuados ( inclusive, com trocas de impressões com vários vet. do Hospital Veterinário do Porto, onde muita coisa esquisita por lá aparece...).
Aos 4 meses um dos cachorros teve reincidencia do mesmo problema e o tratamento com Cefacil não resultou. Recorreu-se a uma cephalosporina de 3ª geração - Zoref.
Após tratamento o problema desapareceu por completo até hoje ( passados 4 meses).
Felizmente, depois de ter gasto uma "pipa de massa",todos os cachorros estão bem de saude( pelo menos os 4 que tenho seguido, pois de 2 nada sei ,infelizmente, após os 4 meses de idade).
No entanto, fico sempre com esta " atravessada" : Qual foi o "problema primário" que levou á infecção por Staphylococus que não foi detectado em nenhuma análise ou exame??
Ainda hoje a opinião dos veterinários é unânime: inconclusivo!! (hemogramas normais e mais nenhum sintoma...).
Qual seria o problema que estava a causar imunodeficiência cutânea nos meus cachorros????
Parece que por vezes se passam "fenómenos estranhos".
No entanto não desespere, pois por certo não será nenhum destes "fenómenos".
As melhoras para o seu MALAMUTE