Esta minha "visão" das coisas não é baseada em um caso em particular, nem em uma pessoa em particular, mas sim num conjunto de situações que eu tenho tido conhecimento, pessoalmente ou através dos fóruns...
Começo a olhar à minha volta e vejo pessoas e cães, cães, cães, cães, uma pessoa e vários cães, e que cães são esses? São abandonados, mal tratados, ninhadas que aparecem à porta, enfim, tudo menos aquilo que realmente desejaríamos. E o que é que essas pessoas fazem? Não conseguem virar a cara, então adoptam, tratam, vacinam, castram e tentam a divulgação para dar o cão. Desta feita já bonito, alimentado, vacinado, castrado e possivelmente com algum treino básico. Ok, assumem, são FAT... e agora? Ninguém aparece, ninguém quer cães... Acabam por ficar na FAT.
Depois vem outro, e mais outro e mais outro. a história repete-se... Trata, alimenta, vacina, castra (para seu próprio bem

E quantas vezes esta história se vai repetir? Três vezes? Quatro vezes? DEZ vezes? VINTE vezes? Não sei... é até haver espaço

Depois há aqueles casos do email ou do telefone ou da SMS a dizer "Olá amiga, está um cão assim e assado abandonado num vet, ou num canil, ou na rua, podes ir 'ver' a situação?"... "Podes recolhê-lo?"... Já sobrou para o/a mesmo/a...

Lá vem mais um, normalmente num estado ainda mais deplorável

E agora? Que vida têm estas pessoas?
São novas, têm "sangue na guelra" e querem salvar o mundo, pensam elas, e simplesmente páram de viver, esquecem-se de viver, o tempo está completamente ocupado com os animais... Os anos passam, e a vida também... Como ficam estas pessoas no meio disto tudo? Não se divertem, não têm férias, o dinheiro não dá para nada extra que dê uma graça à vida, sim porque nós também precisamos de sentir que o nosso trabalho nos tras prazer, caso contrário é uma sensação de impotência enorme... Trabalhar para sobreviver é mau, temos de trabalhar para VIVER, ainda que muitas vezes só no início do mês...

E pior que isso é saber a vida que estas pessoas levam, se é que se pode chamar VIDA, e ouvir ou ler críticas ao comportamento das mesmas, do género "ao menos uma casa de banho para pôr o cachorro ou o gato...", "que cruel, um canil (caseiro), o cãozinho ao frio, ao menos ponha na cozinha..." ou "credo, entregar numa associação, que crueldade" ou mesmo "abater?? Não concordo nada, isso é desumano..."... tudo isto muitas vezes vindo de quem tem "apenas" 1 ou 2 cães, provavelmente nesse dia foi almoçar fora com os amigos, ou vai logo à noite ao cinema ou à discoteca, ou seja, tem tempo e dinheiro disponível para VIVER. Isto de "falar de cor" tem muito que se lhe diga...

Mas ainda há mais... Alguém tem vários cães, toma consciencia que não os está a conseguir manter a todos nem dar uma vida saudável como eles merecem, já os têm há uns anos, mas sentem-se na obrigação de os dar a quem os queira e possa estimar, divulga a adopção... Pronto, tá o caldo entornado...

Continuando, SE o conseguirem dar, tarefa difícil quase missão impossível, pronto, "já se despachou do cão" passa de BESTIAL a BESTA num ápice

E no fim de tudo, o que é que temos?
Cada vez mais cães abandonados, aqueles que salvámos não são NADA ao pé do que há novamente nas ruas, canis e associações... sentimos que o nosso trabalho foi quase em vão

Temos a casa cheia de animais;
Não temos férias porque não há quem fique a tratar dos animais e não temos dinheiro para hotéis;
Continuamos sem vida própria, os animais duram alguns anos, muitas vezes mais de 10...

Ficamos muitas vezes "frias" e pensamos com a cabeça e não com o coração, este já gelou depois de fazer uma introspecção e uma avaliação do que somos e do que nos rodeia.
Deixamos de sentir PRAZER em ter um animal de companhia, para olharmos para eles com aquela sensação "raios, estou hiper cansada do trabalho e ainda tenho de ir lavar os canis, prender um, soltar outro, dar de comer a todos, mudar o curativo ao cão A, B e C, fazer umas festinhas para não ficarem tristes, e ainda tenho a casa e a filha para tratar..." - É isto que se passa... "Cão" passa a ser sinónimo de "Trabalho, despesas, vida perdida" e não de "Prazer, conforto, amizade, o melhor amigo do Homem"...
(atenção, eu falei na 1ª pessoa mas apenas para facilitar a compreensão, não tem a ver comigo directamente, aliás com ninguém, é apenas uma avaliação geral

E depois? O que fazem essas pessoas? NADA, aguentam-se porque assumiram um compromisso para a vida... E porquê? Por AMOR AOS ANIMAIS, porque acreditavam que podiam fazer a diferença, mais tarde descobrem que não, que os abandonos e os maus tratos aumentaram em vez de diminuirem...

Desculpem este testamento, mas ando cansada de ver pessoas a sofrer pelos animais, seja de que maneira for, seja por os recolher, ou por pagarem operações e tratamentos, ou por andarem de um lado para o outro para tratar deste e daquele e têm de os deixar na rua porque já não têm mais espaço ou porque já têm problemas familiares gravíssimos por recolherem cães e gatos, ou mesmo por quererem ajudar (mesmo), e não têm capacidade financeira ou de logística para tal, enfim, um sem número de situações...
Isto foi só uma reflexão que eu tenho vindo a fazer à algum tempo, e resolvi partilhá-la convosco...

Fico a aguardar os vossos comentários, e mais uma vez recordo que NÃO ESTOU A FALAR DE NENHUM CASO NEM DE NIGUÉM EM PARTICULAR, é apenas um "resumo" do que se passa no nosso Portugal e arredores...

Xuga