A vida de quem dá tudo pelos cães...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta jun 28, 2006 3:01 pm

Tenho lido aqui no fórum dos cães e no das adopções, fortes críticas a quem ajuda os animais COMO PODE, ainda que longe do ideal... Eu explico...

Esta minha "visão" das coisas não é baseada em um caso em particular, nem em uma pessoa em particular, mas sim num conjunto de situações que eu tenho tido conhecimento, pessoalmente ou através dos fóruns...

Começo a olhar à minha volta e vejo pessoas e cães, cães, cães, cães, uma pessoa e vários cães, e que cães são esses? São abandonados, mal tratados, ninhadas que aparecem à porta, enfim, tudo menos aquilo que realmente desejaríamos. E o que é que essas pessoas fazem? Não conseguem virar a cara, então adoptam, tratam, vacinam, castram e tentam a divulgação para dar o cão. Desta feita já bonito, alimentado, vacinado, castrado e possivelmente com algum treino básico. Ok, assumem, são FAT... e agora? Ninguém aparece, ninguém quer cães... Acabam por ficar na FAT.
Depois vem outro, e mais outro e mais outro. a história repete-se... Trata, alimenta, vacina, castra (para seu próprio bem :roll: ), educa, desparasita, põe para adopção... Mais uma vez ninguém aparece... Fica... :roll: afinal é "só mais um"... :? ...
E quantas vezes esta história se vai repetir? Três vezes? Quatro vezes? DEZ vezes? VINTE vezes? Não sei... é até haver espaço :( Quando não há, inventa-se... Em casa já não podem ficar, são muitos, sujam, brigam, ladram, etc... faz-se um canil, resolvido... Não critico, é normalíssimo e há cães que adoram estar ao ar livre, preferem mesmo ao quentinho de um sofá.
Depois há aqueles casos do email ou do telefone ou da SMS a dizer "Olá amiga, está um cão assim e assado abandonado num vet, ou num canil, ou na rua, podes ir 'ver' a situação?"... "Podes recolhê-lo?"... Já sobrou para o/a mesmo/a... :roll: :roll:
Lá vem mais um, normalmente num estado ainda mais deplorável :( ... Volta a rotina: trata, vacina, desparasita, alimenta, castra, educa...

E agora? Que vida têm estas pessoas?
São novas, têm "sangue na guelra" e querem salvar o mundo, pensam elas, e simplesmente páram de viver, esquecem-se de viver, o tempo está completamente ocupado com os animais... Os anos passam, e a vida também... Como ficam estas pessoas no meio disto tudo? Não se divertem, não têm férias, o dinheiro não dá para nada extra que dê uma graça à vida, sim porque nós também precisamos de sentir que o nosso trabalho nos tras prazer, caso contrário é uma sensação de impotência enorme... Trabalhar para sobreviver é mau, temos de trabalhar para VIVER, ainda que muitas vezes só no início do mês... 8) 8) :p

E pior que isso é saber a vida que estas pessoas levam, se é que se pode chamar VIDA, e ouvir ou ler críticas ao comportamento das mesmas, do género "ao menos uma casa de banho para pôr o cachorro ou o gato...", "que cruel, um canil (caseiro), o cãozinho ao frio, ao menos ponha na cozinha..." ou "credo, entregar numa associação, que crueldade" ou mesmo "abater?? Não concordo nada, isso é desumano..."... tudo isto muitas vezes vindo de quem tem "apenas" 1 ou 2 cães, provavelmente nesse dia foi almoçar fora com os amigos, ou vai logo à noite ao cinema ou à discoteca, ou seja, tem tempo e dinheiro disponível para VIVER. Isto de "falar de cor" tem muito que se lhe diga... :roll:

Mas ainda há mais... Alguém tem vários cães, toma consciencia que não os está a conseguir manter a todos nem dar uma vida saudável como eles merecem, já os têm há uns anos, mas sentem-se na obrigação de os dar a quem os queira e possa estimar, divulga a adopção... Pronto, tá o caldo entornado... :roll: E "porque já tem o cão há tantos anos e só agora é que se lembrou que não o pode ter" etc etc... ATENÇÃO, não estou a falar de casos tipo "tenho UM cão, mudei de casa já não tenho espaço..." nada disso ;) ...
Continuando, SE o conseguirem dar, tarefa difícil quase missão impossível, pronto, "já se despachou do cão" passa de BESTIAL a BESTA num ápice :roll: :roll: bestial quando o salvou de uma morte certa, Besta porque afinal cometeu o crime de o dar ao fim de anos... :roll:

E no fim de tudo, o que é que temos?
Cada vez mais cães abandonados, aqueles que salvámos não são NADA ao pé do que há novamente nas ruas, canis e associações... sentimos que o nosso trabalho foi quase em vão :( ;
Temos a casa cheia de animais;
Não temos férias porque não há quem fique a tratar dos animais e não temos dinheiro para hotéis;
Continuamos sem vida própria, os animais duram alguns anos, muitas vezes mais de 10... :?
Ficamos muitas vezes "frias" e pensamos com a cabeça e não com o coração, este já gelou depois de fazer uma introspecção e uma avaliação do que somos e do que nos rodeia.
Deixamos de sentir PRAZER em ter um animal de companhia, para olharmos para eles com aquela sensação "raios, estou hiper cansada do trabalho e ainda tenho de ir lavar os canis, prender um, soltar outro, dar de comer a todos, mudar o curativo ao cão A, B e C, fazer umas festinhas para não ficarem tristes, e ainda tenho a casa e a filha para tratar..." - É isto que se passa... "Cão" passa a ser sinónimo de "Trabalho, despesas, vida perdida" e não de "Prazer, conforto, amizade, o melhor amigo do Homem"...
(atenção, eu falei na 1ª pessoa mas apenas para facilitar a compreensão, não tem a ver comigo directamente, aliás com ninguém, é apenas uma avaliação geral ;) )

E depois? O que fazem essas pessoas? NADA, aguentam-se porque assumiram um compromisso para a vida... E porquê? Por AMOR AOS ANIMAIS, porque acreditavam que podiam fazer a diferença, mais tarde descobrem que não, que os abandonos e os maus tratos aumentaram em vez de diminuirem... :x :cry: Entretanto perderam anos de vida insubstítuiveis, anos preciosos que agora não conseguem repôr...

Desculpem este testamento, mas ando cansada de ver pessoas a sofrer pelos animais, seja de que maneira for, seja por os recolher, ou por pagarem operações e tratamentos, ou por andarem de um lado para o outro para tratar deste e daquele e têm de os deixar na rua porque já não têm mais espaço ou porque já têm problemas familiares gravíssimos por recolherem cães e gatos, ou mesmo por quererem ajudar (mesmo), e não têm capacidade financeira ou de logística para tal, enfim, um sem número de situações...

Isto foi só uma reflexão que eu tenho vindo a fazer à algum tempo, e resolvi partilhá-la convosco... :?

Fico a aguardar os vossos comentários, e mais uma vez recordo que NÃO ESTOU A FALAR DE NENHUM CASO NEM DE NIGUÉM EM PARTICULAR, é apenas um "resumo" do que se passa no nosso Portugal e arredores... :( Não são "bocas" 8) ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
joaobogalhas
Membro Veterano
Registado: quarta mai 11, 2005 12:02 pm
Contacto:

quarta jun 28, 2006 3:30 pm

Eu não serei a melhor pessoa para comentar o que a Texuga escreveu visto que não conheço ninguém nessa situação, mas acredito seriamente nas suas palavras.
Se não compreendi mal, a Texuga faz parte desse pequeno numero de pessoas, e queria dar-lhe os parabens pela força de vontade que exerce no seu dia-a-dia para ajudar os animais abandonados.
Eu tambem gostava de ajudar, mas infelizmente não tenho meios para tal.
A vida em Portugal não está nada facil, e as pessoas ainda a complicam mais com certas atitudes...
Gostei do seu texto e gostaria de ajudar com qualquer coisa.

Um enorme bem haja para si.
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta jun 28, 2006 3:49 pm

João,

Eu ajudo como posso, felizmente consegui parar a tempo, isto é, consegui ter APENAS os cães que posso manter com alguma qualidade de vida para mim e para eles. Foi por isso que não fiquei com o Midas, um cruzado de Pastor Alemão, e o Scot, um Dobermann que fui buscar ao canil porque ía ser abatido. Consegui pensar com a cabeça e não com o coração, e entendi que quantidade não é qualidade ;)
Mas infelizmente conheço pessoas na situação que descrevi no meu enooorme texto :oops: , muitas delas andam por aqui pela Arca, outras não ;)

Eu faço o que posso, mas a tempo consegui pensar em mim ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta jun 28, 2006 4:51 pm

É muito complicado Xuga, porque algumas pessoas não conseguem pura e simplesmente virar as costas a um animal em sofrimento!

É verdade que admiro algumas pessoas da arca e de fora que se dedicaram de corpo e alma a ajudar e como dizes e muito bem, deixaram de viver uma vida normal.

Mas como em tudo, é uma opção de vida.

Penso que no momento em que não aguentarem a pressão ( porque cuidar de um animal ou vários acarreta uma série de situações umas com final feliz , outras não) e por uma questão monetária, terão que parar por muito que isso lhes custe.

Sempre que vejo um animal abandonado, maltratado me dói.

Gostaria de poder ajudar todos quantos se atravessam no meu caminho.
Mas sei as minhas limitações, quer de tempo, quer monetárias e opto por ir ajudando um de cada vez concretamente!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jun 28, 2006 5:51 pm

É uma vida angustiante...tentar-se chegar a todos e sentir a impotência dessa ajuda chegar só a alguns. Contudo quando chega a hora da pessoa começar a ver que a sua vida é quase "vegetativa" em prol dos animais, quando começar a verificar que não tem vida própria, que as suas ajudas vão muito para além da normalidade... e que os abandonos e puro sofrimento dos animais errantes são em maior escala do que aquela que se consegue aguentar... então, se a pessoa for humana, pára, pensa, olha em sua volta e repara que ela é uma pequenina gota de água num oceano muito vasto... e é quando verifica que casos há que não pode pôr mão, infelizmente! E só ai pára, pensa e chora o sofrimento que vê em sua volta e usa-o como "arma" de revolta em todos os que abandonam animais ou lhes fazem mal, quanto mais não seja lutando por eles, denunciando os casos e alertando, as pessoas, para uma consciencialização sobre os seres tão indefesos, como os animais!
Cada pessoa deveria saber quais as suas metas… os seus tectos… mas se ela se deixar ir sem reflectir… sem alguém de mente sã que a faça ver onde estão essas metas, esses tectos… pode cair no “abismo”… e passar de altruísta a Pet hoarder!!! E, veja-se um pequeno exemplo do que pode acontecer a pessoas e animais nos casos de gente que não sabe quando parar…!!! http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... et&start=0

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jun 28, 2006 7:06 pm

Tudo o que diz a Xuga é verdade.
Conheço 2 casos diferentes mas tão parecidos...

Já para não falar das pessoas que se "passam", que deixam de lamentar ter ido tão longe no seu afã de ajudar os desgraçado abandonados, porque perderam a noção da realidade - os "pet hoarders" de que fala a Leonilde...

Não se esqueçam de que um animal dura muitos anos.
Neste assunto, como em todos os outros, temos de ser sensatos.
Há outras maneiras de ajudar os animais sem ser adoptando-os.

Pex - ser voluntário numa associação, ajudar nas despesas de recuperação de animais magoados, ajudar nos salvamentos de animais maltratados, doando rações, medicamentos, dinheiro a associações, colaborando nos apelos,etc.
E o que para mim é essencial (porque salvamos futuros infelizes) - esterilizando cadelas e castrando cães sem dono.

Se puderem adoptar nunca vão além do que podem comportar, nunca ponham em causa os vossos sonhos de vida.

Os animais devem contribuir para uma maior felicidade e não serem a causa de menos felicidade.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quarta jun 28, 2006 8:15 pm

Boa tarde

Bem amiga Xuga essa foi na mouche :? :?

talvez seja a pessoa ou uma das poucas pessoas que melhor sente na pele o que aqui acabas de escrever.

Eu farto-me de dizer ás pessoas para não aceitarem cães aconselho-as para que não tenham a cáca de vida que eu tenho. Muitas vezes até podem pensar que é má onde minha ou que estou a ser egoista sei lá mas a verdade é que por viver tudo o que a Xuga acaba de escrever é que qdo vejo que as pessoas se estão a deixar levar pelo coração eu faço o alerta pelo menos que tentem não cometer a GRANDE ESTUPIDEZ que cometi na minha vida ao dedicar-me de corpo e alma aos animais abandonados. Ainda estou perfeitamente lucida mas não sei se irei estar mto mais tempo pois a vida que se leva nesta campo é altamente desgastante e porque se vê muitas vezes as pessoas tomarem as decisões erradas.

É das lutas mais inglórias que travei na minha e inglória pq não é minimamente compreendida e muito menos me sinto realizada pela quantidade de animais que já salvei, muita atenção que hj em dia não sei se os salvei a todos pq a muitos deles perdi o rasto.

O que eu quero alertar aqui é que se encontram animais mtas vezes em situações deploráveis e se não podemos ficar com eles então não inventem pois há casos perdidos nas adopções e mais valia ter-se encurtado o caminho por mais que isso NOS possa custar, mas a nós custa uns 15 dias a eles animais pode custar-lhes a vida inteira.

Tenho visto aqui muitos pedidos para adopção que na minha opinião estão longe de serem concretizados e inventam-se operações e amputaçoes a casos perdidos tá na hora de acordar pq a realidade está cada vez mais complexa e vão acabar por espetar com o cão num canil ou por ficar com ele e passará a ser o cão nº XPTO.
tenho 23 cães e NÃO quero mais nenhum.

Estou farta de cães, sonho hoje com uma vida sem cães ou talvez no MÁXIMO 2. Quero entrar em casa sem ter medo que saiam para a estrada, quero sentar-me num sofá sem ter que o sacudir 1º, quero ter férias, quero passear sem ter a preocupação de "será que tá tudo bem", quero comprar qq coisa sem pensar 1º que tenho que pagar X de vet, quero VIVER, quero ser feliz..........mas tá dificil pq aqui os animais ganharam saude mto sinceramente acho que morro 1º que eles.

Por isso parem para pensar, não façam as coisas em cima do joelho, tentem por mais complicado que posa parecer ser RACIONAIS e REALISTAS.

E prontos tá dito :p
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta jun 28, 2006 10:10 pm

Eu também já agi assim 5 vezez....
Fiquei com 5 cães abandonas, inicialmente para servir de FAT, trata-los e em seguida faze-los seguir para outros lares... mas foram ficando, ficando e ficando já cá estão á uma decada dois deles :roll:

Até que alguém me disse, alto e para o baile.
Não podes acolher mais nenhum cão :roll:
E por mais que me custe não o posso fazer :roll:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

quarta jun 28, 2006 10:26 pm

Durante muitos anos a casa dos meus avós (uma quinta até jeitosinha) foi posto de acolhimento de animais, chegaram ao ponto de os deixar dentro do muro do jardim :o

Há já alguns anos que a minha família teve de por ponto final na situação, chegámos a ter quase 20 gatos e mais de 15 cães, fora os nossos meninos que decidimos adquirir de livre vontade (uns até comprados e de raça)...

A minha mãe tem problemas graves de saúde e a minha avó conta com 81 anos... eu moro a 50km d distância numa casa minúscula e tenho uma cadela, andei a convencer o senhorio a fazer um canil nas traseiras mas por questões monetárias n a posso por lá por enquanto porque n tenho mesmo dinheiro pra acabar o canil :(

Resultado: começámos a dar cães e gatos... os de raça foram logo, os rafeiros ainda andam por lá, felizes da vida mas temo que se a minha avó morrer não sei o que será do futuro deles... Tenho fé de conseguir arranjar meio de os alimentar e cobrir despesas veterinárias antes que tal aconteça...

E no fundo o que nos chamam as pessoas??? Gente sem coração, porque já não se lembram da parte em que recolhemos os animais, agora só apontam o facto de andarmos desesperadamente a arranjar donos para os que restam só porque estamos a zelar pelo seu futuro!!!

Agora olhem para esta situação e digam-me... Sou má??? Sou má porque já não tenho, para minha infelicidade, condições para poder continuar a recolher os animais desalojados??? Sou má porque tenho em casa uma cadela de raça quando podia ter uma srd, quando eu fiquei com a cadela porque era da criação de um amigo e já contava com quase 3 meses e sem ninguém para a comprar??? Eu sou sócia de uma associação de animais abandonados, cujo nome não vem ao caso, e infelizmente já n pago as quotas desde o ano passado porque não posso... que poderei eu fazer??? A vida n dá pra tudo e eu tenho de alimentar a minha filha e pagar as despesas...

No meu modo de ver não sou má, sou é boa demais e para recompensa chega-me só a alegria de poder ver os bichinhos felizes só por terem alguém que goste deles... mas torna-se triste ver tanta gente a criticar-nos por estas coisas... :(
texuga
Membro Veterano

quarta jun 28, 2006 11:25 pm

Obrigado a todos pelas respostas, parece que a minha mensagem foi entendida por todas vós ;)

Siioux,

Esta mensagem, como eu referi, não foi escrita a pensar em ninguém em perticular, foi em vários casos de vida que eu conheço, mas sim, tu és um deles ;)
Mas ainda tens salvação :lol: :lol: :lol: :lol: :p

N0kas,

O seu caso é "só mais um" no meio de centenas deles :(

Isto é só um "abre-olhos" para quem anda por aqui nas "palmadinhas nas costas" e não conhece a realidade de quem se "esquece" de viver :(

Amanhã escrevo mais, hoje tou a meio da formatação do pc :evil:

Xuga
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

quinta jun 29, 2006 12:00 am

Às vezes gostava que estas pessoas que ajudam os animais fossem como os hotéis e as empresas e pudessem por na porta "Lotação Esgotada" ou "Falência por falta de fundos"...

Deus só há um, e é um bocado etéreo para poder recolher animais... por isso como não somos deuses não podemos lidar com tudo... toda a gente se queixa que não faltam por aí associações a angariar fundos e a mandar mails e a por papéis a pedir pelos animais... mas o facto é que por muitas que existam, são sempre poucas... sou contra maus tratos em canis e com o abate excessivo que se verifica em alguns... mas por vezes vem-me à cabeça que o melhor mesmo é acabar com a vida dos pobres bichinhos, ao menos assim não sofrem mais... :(
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quinta jun 29, 2006 1:01 am

conheço alguém assim... foi recolhendo, recolhendo e agora tem uma certa idade, muitas dívidas e o pior... um depressão! sem falar nos 70 cães... que estão bem e alimentados, mas não por ela, coitada, sozinha não dava mesmo! no entanto ela perdeu o sentido da realidade e acha que todo o mundo está contra ela e tudo o que é humano é mau!
por acaso é uma coisa que muitas vezes tenho de pensar mais com a razão do que com o coração... gosto de ter mais do que um cão numa casa... mas não mais que dois num apartamento e não mais que 5 numa vivenda!
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

quinta jun 29, 2006 10:43 am

Texuga, mais uma vez expões, com muita clareza, um assunto em que estou farta de pensar.

Se as pessoas não " segurarem" as suas emoções, podem cair facilmente numa situação de descontrole total e ficar com a sua vida completamente presa aos animais que um dia ajudou a salvar, pensando que iria surgir alguém para os adoptar e isso não aconteceu e depois o número de bichos aumenta e aumenta.

Deixei de consultar o Fórum das adopções, exactamente para não sofrer e não cair nas situações que descreves.

Tenho, neste momento 3 gatos, já tive, noutras épocas 5 cães. Gostaria muito de voltar a ter, pelo menos mais um cão, mas sei que não posso e não o vou ter.

A minha sorte, é que não me confronto, no meu dia-a-dia com animais abandonados na rua.

Vou ajudando, conforme posso, associações ou pessoas que fazem apelos, evitando contactos visuais, para me não deixar envolver.

Pelo vida que tenho, todos os dias, assisto a casos de dôr com pessoas, aqui também, tento fechar-me e não vêr, para conseguir fazer a minha vida, com alguma sanidade mental.

Ainda ontem tive conhecimento da morte do filho de uma amiga, filho
único.

Só descrevi a situação com pessoas, para que se perceba porque é que me isolo e tento tanto, defender-me destes casos todos.

Admiro-te e admiro imenso todas as pessoas que se dedicam a qualquer causa para ajudar, pessoas, ou animais. Mas, por experiência própria, sei que temos que ter a noção de quando devemos parar e é isso que tento fazer.

Mesmo assim, não posso ir para qualquer lado, nem fazer férias, porque me responsabilizei e adoptei 3 gatos, que só dependem de mim.

Mas, eu, nesta altura, também vivo sózinha, porque se tivesse marido e filhos, provavelmente não poderia ter feito estas opções.

Vou continuar a acompanhar os teus textos, de que gosto muito.

Isabel
texuga
Membro Veterano

quinta jun 29, 2006 1:42 pm

Obrigada pelas tuas palavras Isabel :)

Mas sabes que o objectivo deste meu texto, é mais uma vez alertar para este tipo de situações que continuam a acontecer, e muitas vezes com gente nova... :(

Mas sabes outra coisa, acho inadmissível quando alguém critica uma pessoa por essa pessoa não querer/poder adoptar. Já não é a primeira vez que isso acontece aqui, e eu acho que cada um sabe da sua vida, e se não adopta é porque não quer ou não pode, não gosto da teoria "quem tem um tem dois..." :? ... Mas ainda há quem o faça...

Xuga
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta jun 29, 2006 2:13 pm

Criticar é fácil! Dificil é por-se no lugar da outra pessoa!

As criticas a mim passam-me ao lado, a não ser que seja para aprender alguma coisa, é que me tocam.

Que adianta ter 3 ou 4 animais quando à partida se sabe que não se pode tratar convenientemente deles e nem prestar-lhes os cuidados de saude que precisam? Só para os tirar da rua? Dos canis?Isso não chega!

Adoptar um animal requer um compromisso para toda a vida para com o animal, por isso há que ponderar muito bem!

Quanto às campanhas de adopções, admiro todos aqueles que fazem voluntariado junto das associações e dos canis, mas atenção que não interessa '' despachar'' os animais de qualquer maneira!
Há que garantir a quem adopta alguma segurança, e neste caso uma passagem pelo veterinário para saber o estado de saude do animal , é importante!

Falo por experiência própria, caso do (Joquinha).

Por isso quando adoptei agora o Rafa, através dum tópico daqui da arca, solicitei que viesse com vacinas e fizesse uma visita ao vet.

Tudo foi feito de uma forma impecável, consciente, com boletim de vacinas e com o comprimido de desparasitação que deveria fazer um pouco mais tarde.

Desta forma salvaguardou-se a vida do animal que foi adoptado, bem como a minha própria intenção de ter um animal que me fizesse companhia por longos anos! ;)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”