quarta dez 04, 2002 3:13 pm
Olá Will
Pois de facto é um pouco complicado educar 3 canitos ao mesmo tempo, mas não é impossivel...
Eu tenho 4 cães, em que um já tem 7 anos mas os outros 3 tem 6 e 7 meses.Quando vieram para ao pé de mim tinham 3 mesitos e a casa e jardim andava sempre em balburdia.Quando era a altura de dar papinha era a confusão total...Todos os dias ia para os trabalho com um sono de morrer.
Assim, eu e o meu marido optamos por ir com eles para a escola (mas normalmente só são aceites a partir dos 5,6 meses - depende um pouco da personalidade do cão).
Antes de começar as aulas práticas, nós tivemos aulas de pscicologia canina que no ajuda actualmente no treino e mesmo fora disso.Os treinos são ao fim de semana e nós frequentamos 2 classes de iniciados. Na primeira classe eu fico com um cão e o meu marido com outro, na classe seguinte eu treino o outro cão.
O Objectivo dos treino é ensinar-lhes a obediência básica por forma que consigamos viver em harmonia e não estarmos sempre em stress na nossa própria casa como no inicio e tb para que o cão se sinta feliz e com estabilidade emocional.
Os treinos devem ser individuais, porque é verdade que se eu estiver a treinar um cão ao pé de outros que não estão, o cao fica destabilizado e o treino não se torna eficaz.
Passados 2 meses de treino já existem grandes diferenças:
- Quando chega a hora da papinha, cada caozito aguarda pacientemente pela sua tijela e só após a ordem de comer é que eles avançam
- Eles percebem perfeitamento quando é a hora de brincar e quando é a hora do treino.
- Nos passeios diarios ou 2 em 2 dias, obedecem á ordem junto (andar ao pé de nós sem puxar), á ordem qui (para virem quando chamamos) e claro á ordem Não quando necessário
- Muitas vezes vamos para a praia e largamos os 4 e brincam e brincam e não tenho receio nenhum da fuga.
É verdade que quanto maior o número de cães, mais o institnto de matilha o que por um lado pode beneficiar o ensino, mas por outro pode prejudicar (basta um reagir a alguma coisa de forma incorrecta que os outros podem ir atrás).
Relativamente a preços, por acaso na minha escola eu pago 3 por um valor de 2 - nada mal - Isto porque raramente se encontram donos a treinar 3 cães ao memo tempo.
Para além de tudo que foi dito, penso que quanto mais cães se tem para treinar maior é a luta e fica-se com uma bagagem muito grande no que diz respeito áo conhecimento da personalidade dos cães, pois todos os cães têm personalidades diferentes e têm que ser ensinados de maneira diferente. Acaba por ser um Hobbie muito engraçado e compensador, pois conseguimos ver frutos em muito pouco tempo e o elo de ligação dos cães connosco aumenta dia após dia.
Assim will, sugeria que se pudesse e tivesse alguém que pudesse tb ir, contactava uma escola.
A minha chama-se Goddog e fica perto do seixal, mas ultimamente temos treinado perto da lagoa de albufeira.
Qualquer coisa que queira esclarecer é só mailar
bejos Susana