O que é um Pitt Bull Terrier? :)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

terça jul 18, 2006 5:26 pm

Olá pessoal,

Alguém me sabe dizer o que é um Pitt Bull :? ..... é que essa raça não existe (digam-me se estiver errada ou se é nova)! Se forem ao site do CPC ou a qualquer outro livro de raças não o vão encontrar lá. Se procurarem num motor de busca vão ver que esse nome é atribuido a várias raças bull.
Apenas existe:
- American Staffordshire Terrier
- Staffordshire Bull Terrier
- e Bull Terrier (standard ou miniatura)
E apenas estes são aceites pelo CPC..... se outra entidade estrangeira aceitar esses tais Pitt Bulls, por favor digam-me pois nem sequer me dei ao trabalho de ir procurar....

Muito obrigado pela vossa paciência e desculpem quem adora essa raça, mas gostava de saber de onde veio esse nome e que raça é essa ;)
lasa
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2005 7:51 pm

terça jul 18, 2006 6:33 pm

"Pit bull é um termo genérico que se refere a um conjunto de raças de cão, incluindo mas não limitando-se ao American Pit Bull Terrier, o American Staffordshire Terrier e o Staffordshire Bull Terrier, e os cruzamentos entre essas raças. No Brasil, costuma-se usar apenas o termo Pit Bull para designar a raça American Pit Bull.

Os dois Staffordshire pertencem à categoria dos Terriers, e o American Pit Bull não é uma raça reconhecida oficialmente."

Isto foi o que encontrei mas, mas se colocar American Pitt Bull Terrier num motor de busca vai ver que encontra mais informação!
Ai se me saísse o Euromilhões...
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jul 18, 2006 7:33 pm

O PitBull é uma e só uma raça, de origem Americana (USA)

O Bull Terrier e o Staffordshire Bull Terrier são outras raças, do mesmo tipo, mas de origem britanica.

O American Staffordshire Terrier é, por assim dizer, uma derivante do Pitbull. Quando o AKC começou a aceitar registos provisorios do AST (nome politcamente mais correcto para o Pit), divergiu a criação do mesmo. Alguns criadores optaram por manterem-se fies às lutas, ignorando por completo os registos, enquanto outros registaram os seus cães como AST e seguiram um diferente rumo.

O PitBull é uma raça tipicamente americana, criada e selecionada para lutas de cães. Para muitos é o ultimate fighting dog.

Não é reconhecido pela FCI nem pelo AKC pois nunca apresentou homogenidade suficiente para tal. Tambem nunca houve grande interesse em regista-la no AKC, pois ja o AST encontra-se registado.

No entanto possui umas das maiores bases de pedigree do mundo (a nivel racial, é claro): ADBA

Paralelamente encontra-se tambem registado no UKC. Curioso será tambem referir, que muitos AST registados e campeões do AKC são registados como Pits no UKC.

Aqui ficam umas fotografias a ilustrar as raças que mencionou:

Bull Terrier
Imagem

Staffordshire Bull Terrier
Imagem

American Staffordshire Terrier (AST)

Imagem

American PitBull Terrier

Imagem

Imagem

"Pet Bulls"

Imagem

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

terça jul 18, 2006 7:39 pm

o CPC reconhece o amstaff mas não pit bull. esta 'raça' não é reconhecida pelo FCI: http://www.fci.be/nomenclatures_detail. ... ile=group3

mas existem esforços para tornar os American Pit Bull Terrier numa raça reconhecida. um exemplo: http://www.icono2.com/pitbull/index.php

mas é com muita pena que em portugal, devido a não ser reconhecido, os cães que diariamente vemos nas ruas são 'projectos de pit bull', pois os cruzamentos descontrolados não são feitos na maioria por criadores e não respeitam o estalão da raça (ou o desconhecem... tem musculo, é pit bull :roll: )
enquanto isto se suceder, menos hípoteses há para um reconhecimento oficial, pois não há um pedigree rigoroso...

em portugal o pit bull só é reconhecido oficialmente para passar multas :evil:
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
YolaeFifi
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 18, 2006 8:07 pm

:oops: desculpa nanci, não tinha visto o teu post...

espero não ter dito nada de errado
</strong>
Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

quarta jul 19, 2006 10:32 am

Hummm agora sim percebi!!!! Muito obrigado a todos! :D

Cumprimentos ;)
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta jul 19, 2006 3:46 pm

em portugal o pit bull só é reconhecido oficialmente para passar multas icon_evil.gif
Esta não percebi yola. Passar multas por? excesso de velocidade? mau estacionamento?

Se os donos dos cães os mantiverem dentro da lei (não estamos aqui a discutir se a lei está certa ou errada) não há motivo para coimas. Penso eu de que ...
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta jul 19, 2006 4:28 pm

Nanci,

Já agora esclareça-me uma pequena dúvida.
Eu sempre tive muita dificuldade em ver as diferenças entre um Amstaff e um Pibull, agora já percebi porquê 8) ... Mas sendo que o AST é um "derivante" do Pit, quais são as diferenças entre um e outro, em termos de fisionomia e comportamento? É fácil cruzarmo-nos com um na rua e, sem claro olharmos para os papéis, dizer qual é qual?

Obrigado.

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 19, 2006 4:53 pm

texuga Escreveu: Nanci,

Eu sempre tive muita dificuldade em ver as diferenças entre um Amstaff e um Pibull, agora já percebi porquê 8) ... Mas sendo que o AST é um "derivante" do Pit, quais são as diferenças entre um e outro, em termos de fisionomia e comportamento? É fácil cruzarmo-nos com um na rua e, sem claro olharmos para os papéis, dizer qual é qual?

Obrigado.

Xuga
Boas Marisa,

Este é sempre um assunto controverso, já que os amantes dos pits irão apelidar os staffs de "linha de beleza sem caracter" e os amantes dos staffs irão apelidar os pits de rafeiros ..

Para mim é o seguinte:

Um Amstaff é um Pit!! No entanto nem todo o Pit é um Amstaff. Como os distinguir? O melhor é mesmo pegar no estalão do AST e lê-lo ;)

As maneira mais faceis de distinguir um Pit de um AST na rua é especialmente pela desproporção - o pessoal acha piada a pits "mastrôncios" e pela cor do nariz - se bem que pode estar perante um AST com uma falha grave ao estalão - tem que ser sempre preta.

A nivel comportamental, temos que ter especialmente atenção que as pessoas que optaram por seguir o caminho o AKC foram especialmente criadores que tinham All Around Farm Dogs, ou seja, criavam Pits como cão polivalentes. Quem se manteve à margem, continuou a sua especialização como fighting dog.
No entanto isto não é 100% certo, pois muito dos que criavam para lutas tambem registaram alguns produtos no AKC.

Desta forma, a nivel comportamental não se encontra grande diferenças.
Podemos sim encontrar diferenças comportamentais nas diversas linhas - alguns que escolheram criar só para exposição e tentaram "amansar" os cães, aqueles que ainda criam para lutas, aqueles que criam para gamedog ... ou seja, é só escolher ;)

Espero ter ajudado,
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 19, 2006 4:53 pm

texuga Escreveu: Nanci,

Obrigado.

Xuga
Boas Marisa,

Este é sempre um assunto controverso, já que os amantes dos pits irão apelidar os staffs de "linha de beleza sem caracter" e os amantes dos staffs irão apelidar os pits de rafeiros ..

Para mim é o seguinte:

Um Amstaff é um Pit!! No entanto nem todo o Pit é um Amstaff. Como os distinguir? O melhor é mesmo pegar no estalão do AST e lê-lo ;)

As maneira mais faceis de distinguir um Pit de um AST na rua é especialmente pela desproporção - o pessoal acha piada a pits "mastrôncios" e pela cor do nariz - se bem que pode estar perante um AST com uma falha grave ao estalão - tem que ser sempre preta.

A nivel comportamental, temos que ter especialmente atenção que as pessoas que optaram por seguir o caminho o AKC foram especialmente criadores que tinham All Around Farm Dogs, ou seja, criavam Pits como cão polivalentes. Quem se manteve à margem, continuou a sua especialização como fighting dog.
No entanto isto não é 100% certo, pois muito dos que criavam para lutas tambem registaram alguns produtos no AKC.

Desta forma, a nivel comportamental não se encontra grande diferenças.
Podemos sim encontrar diferenças comportamentais nas diversas linhas - alguns que escolheram criar só para exposição e tentaram "amansar" os cães, aqueles que ainda criam para lutas, aqueles que criam para gamedog ... ou seja, é só escolher ;)

Espero ter ajudado,
Nanci
YolaeFifi
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 19, 2006 5:50 pm

kitten, geralmente quem ten um cão desses, e assim se passa pelas minhas bandas, muitas vezes tem o carro da policia a parar no passeio a dizer 'ai e tal o açaime e as lutas..' mas nem saiem do carro :roll:
não queria dizer mesmo multas mas que a policia está sempre a chatear...
</strong>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta jul 19, 2006 10:34 pm

Ahhhhh!!!!! entendi ;););););)
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta jul 20, 2006 8:04 am

Nanci,

Ok, já percebi, afinal o defeito não é meu 8) , eles são (praticamente) a mesma coisa... ;)
Então pelo que eu entendi, e pela lógica, ou falta dela, existirem pits e AST é um pouco ridículo, ou seja, se são a mesma coisa, apenas com diferenças que o ser humano quer impôr quase à força e ainda por cima para o mal estar da raça por assim dizer, não é lógico que hajam 2 nomes quase, para a mesma raça...
Fui confusa? :? :?

Não era preferível manter o AST? :?

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta jul 20, 2006 8:29 am

Nanci,

Ok, já percebi, afinal o defeito não é meu , eles são (praticamente) a mesma coisa...
Então pelo que eu entendi, e pela lógica, ou falta dela, existirem pits e AST é um pouco ridículo, ou seja, se são a mesma coisa, apenas com diferenças que o ser humano quer impôr quase à força e ainda por cima para o mal estar da raça por assim dizer, não é lógico que hajam 2 nomes quase, para a mesma raça...
Fui confusa?
Tal como a Nanci disse, em traços genéricos, "todo o Amstaff é Pit, mas nem todo o Pit é Amstaff". Quando um determinado grupo de criadores optou por tornar a raça Pitbull reconhecida, sob o nome American Staffordshire Terrier, uma das condições impostas para tal reconhecimento era a homogenização e consolidação das características da raça de modo a que fosse permitida a elaboração de um standard estável. Como muitos criadores optaram por não seguir esta via, mantendo o tradicional Pit, é neste ponto que se dá a tal "cisão" entre as raças. Se reparar, ainda que com muitos traços em comum, e mesmo ascendentes, o Amstaff é um cão cujas características estão mais bem estabelecidas e definidas, ao passo que no Pit, ainda hoje em dia - e já não incluíndo os pseudo-pits - é uma raça onde existe uma enorme variação de estrutura, de tipo.
É por um obedecr a um estalão mais "rigído" que se diz que nem todos os pits são Amstaff's (nem todo conseguem-se enquadrar nesse standard), mas por outro lado, todos os Amstaffs são Pit's, visto que se tratam, na realidade, de uma linha de Pit's regida exclusivamente pelo standard.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
texuga
Membro Veterano

quinta jul 20, 2006 8:46 am

Eu percebi Bullie, mas como desconhecia esta "separação" e o porquê da mesma, acho um tanto ou quanto absurdo esta existir, não que seja tudo igual, mas pelos vistos a "criação" ou o aparecimento do Pit não beneficiou em nada a raça, antes pelo contrário, essa distinção começou a ser apurada para fins menos próprios, como as lutas...
Pelo menos é isso que eu entendo, ou seja, era a mesma coisa se agarrassemos agora no Dobermann ou no Rotweiller e começassemos a juntar exemplares com tendências agressivas e puxassemos essa característica com o objectivo de a apurar o mais possível... Íamos assim ter Dobermanns agressivos e Rotweillers agressivos, claro que posteriormente, e com a continuidade, iríamos talvez puxar por outras características, como um físico mais musculado, talvez mais "atarracado", enfim, o que fosse preciso para desempenhar melhor as funções para as quais o Homem o destinou.

É talvez por isso que agora os Criadores (alguns) de Pits estão a tentar mudar o temperamento do cão e torná-lo mais social com outros cães... Estarão "arrependidos" do passado? Querem voltar a ter AST, ou talvez um cérebro de AST num físico de Pit? :?

Xuga
Responder

Voltar para “Cães”