licenças da camara municipal

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

quinta fev 07, 2002 7:55 pm

olá :?

alguem me sabe dizer se os cães q andam na rua tb são recolhidos pela camara municipal mesmo se tiverem aquela licença q se tira na camara?
esta licença serve para k exactamente? ou a licença apenas é importante para quando se procura por eles no canil?

obrigada pela atenção :)

sandra p
PedroBorges
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 11:40 am

quinta fev 07, 2002 8:59 pm

Olá,
Nunca percebi para que serve essa licença.
Acho que é mais uma daquelas coisas que servem para nos tirarem mais alguns tostões do bolso (já sei que não são muitos).
No inicio com os meus rafeiros ainda me dava ao trabalho de todos os anos ir até à JF e tirar a licensa, mas depois desisti.
Acho que era mais util se por exemplo fosse obrigatório termos essa licença mas por exemplo tivessemos de ter os nossos cães chipados. Assim eu ainda compreendia, agora é apenas um pedaço de papel que nos dão para nada...
amart
Registado: terça fev 05, 2002 12:07 am

sexta fev 08, 2002 1:12 am

Oi!

Também não sei ao certo para que serve essa licença. Ainda não a tenho para o meu Spot mas vou a Junta de Frequesia ainda este mês tratar disso. Essa licença não impede de o car ser levado para o canil, pois os cães não podem andar soltos na rua, mas pelo menos impede que o matem no canil. Mas de qualquer forma ninguém leva um cão que não esteja abandonado para o canil. Mas se o cão provocar algum acidente ou incidente, a licença aí é muito útil, pois os cães têm de ter a licença para estarem na rua e quando não a têm e acontece algo, a multa será muito maior. É como ter um acidente com o carro que já é mau e sem a carta que ainda é pior.
Quando ao chip, o Spot têm mas apenas porque é necessário para o registo no CPC e também se o perder, pode ser útil, mas a maioria das pessoas ainda desconhece esse chip por isso se alguem o achasse o mais certo era levá-lo para o canil e aí dúvido que ligassem ao chip...
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta fev 08, 2002 1:20 am

A mensagem anterior foi minha... só que sempre que entro no site, entro com perfil de alguém (não sei porquê...) e despois esqueço-me de o fechar e entrar no meu...
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta fev 08, 2002 2:01 pm

Acho que a leitura da Portaria 1427/2001 ( que neste tema veio legislar em substuição do revogado Dec. Lei 317/85), responde às questões colocadas.
De igual forma, a leitura desta Portaria ajudará a esclarecer que as licenças só são tiradas durante o mês de Junho ou Julho de cada Ano.

Quem quiser ler a Portaria completa poderá ir à página www.rottpt.net, ao tópico 'legislação'.
Zita
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo fev 10, 2002 1:44 pm

A licença é obrigatória por lei, embora quanse ninguém a tire pois não há fiscalização. È mais uma forma de gastar dinheiro e perder tempo, pois não há contrapartidas nem para os animais nem para os donos. No entanto, pode ser útil, no caso de algum conflito com vizinhos, ou algum dano causado pelo animal. Nessas situações, se alguém chamar a polícia, a licença pode ser exigida.
Responder

Voltar para “Cães”