os meus dois caes não se dão bem...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lua1
Membro
Registado: sábado jul 22, 2006 4:31 pm

sábado jul 22, 2006 4:41 pm

Tenho 4 caes (2 machos e 2 femeas). O problema é que os meus dois machos começaram a dar-se mal desde o último cio de uma das cadelas. Conclusão: depois de muitas idas ao vet e de algumas noites sem dormir, tive que dividir o quintal e separá-los. Agora, a conselho do vet, castrei-os, para ver se as coisas melhoravam. Como devo fazer para tentar que eles voltem a dar-se bem? Já alguém passou por uma situação destas? O que fizeram? Um dos cães é um SRD e o outro um Basset Hound (muito meiguinho mas que não suporta o outro que é muito maior que ele!)
fionapoly
Membro Veterano
Registado: domingo jun 25, 2006 1:01 pm

sábado jul 22, 2006 5:05 pm

Normalmente eles costumam ficar calmos com a castração.
Tente aos poucos e sobre vigia junta los e ir vendo o comportamento deles,pode ser que ja tenham perdido o sentido de lutar por causa das femeas
lua1
Membro

sábado jul 22, 2006 5:19 pm

Obrigada pela resposta tão rápida... é que isto tem sido realmente um sufoco... é que eles davam-se tão bem... mesmo depois do cio acabar, continuaram a dar-se mal! Já me disseram que normalmente as coisas se resolvem deixando-os lutar e decidirem quem manda, mas neste caso a dferença de tamanhos impediu-me de os deixar resolver a situação entre eles!

Ah, e para piorar, o meu rafeirinho gigante arranja sempre maneira de passar para o outro lado (onde está o rival)! da primeira vez, furou a rede. pus uma protecção de ferro para além da rede e ele saltou a vedação (com quase três metros!)... enfim... cada dia é uma coisa nova...

Por tudo isto é que quero voltar a juntá-los, emboar ache que nunca mais vou conseguir confiar e deixá-los juntos sozinhos...

Acha que devo juntá-los com açaimes? Na altura que começaram as lutas entre eles, tentei juntá-los com açaimes (assim lutavam, faziam barulho, um deles desistia e ou outro ganhava, mas ninguém se magoava), mas o Basset deitava-se, chorava e só se levantava quando eu lhe tirava o açaime!
fionapoly
Membro Veterano

sábado jul 22, 2006 6:04 pm

:o Calma..... por não saber qual a reação deles é que sujeri que devia estar presente das proximas vezes que os juntar .
quando existem femeas por perto a reação que eles tiveram é normal,porque tentaram disputar a liderança,mas como entretanto foram castrados há boas hipoteses que se acalmem um pouco mais.
Deixe os se encontrarem primeiro sem açaime para ver a reação se for de agreção novamente então ai ponha o açaime para não se magoarem de novo,e fale novamente com o vet,penso que era o que eu faria ;)
lua1
Membro

terça jul 25, 2006 10:22 am

Experimentei abrir um bcadinho o portão que os separa... o mais dominante abanou-se todo e o menos dominante (muito maior em tamanho) lambeu-o. Acho que foi um bom sinal...
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça jul 25, 2006 10:48 am

Aguarde umas 3 semanitas, a castração não tem efeito imediato, as hormonas demoram o seu tempo a sair do organismo ;)
Depois disso comece a juntá-los com a sua supervisão, eu conheço 2 pastores alemães que tinham um ódio de morte um ao outro e depois de 3 semanas após a castração se começaram a dar bem ;)

Já agora, não use açaime, isso irrita-os ainda mais, a sensação de impotencia é para eles tão má como é para nós... :?

Os machos têm SEMPRE tendencia ao fim de alguns anos de convivencia, a darem-se mal entre eles... :? Conheço N casos assim, mas claro que com a castração o problema fica quase sempre resolvido :p

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
lua1
Membro

terça jul 25, 2006 8:06 pm

A 1ª castração foi feita ao menos dominante há quase 3 meses e a 2ª ao mais dominante (e que fica sempre mais ferido por ser mais pequeno) há 1 mês e meio mais ou menos.
Talvez já seja altura... é que fiquei "traumatizada"; só de pensar que eles podem lutar novamente...
diasfatima
Membro Veterano
Registado: sexta abr 14, 2006 8:35 pm

terça jul 25, 2006 8:17 pm

Como eu comprendo tenho o mesmo problema com 2 cadelas e sei o que custa tentar junta-las, até parece que o coração cai ao pés.

Desculpe o desabafo.

Boa sorte
fionapoly
Membro Veterano

terça jul 25, 2006 8:38 pm

Então Lua1 já os tentou juntat? :?
dê noticias ;)
lua1
Membro

quarta jul 26, 2006 10:38 am

Ainda ando a ganhar coragem... parece que é mais dificil para mim do que para eles! Para já ando a tentar fazer com que eles se cheirem através do portão semi-aberto. Na primeira vez, correu bem, até se lamberam. Mas agora noto que o menos dominante evita o contacto (parece que tem medo. o engraçado é que ele é muito maior do que o outro e embora nunca tenha começado uma luta, ganhou-as todas!)...
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta jul 26, 2006 10:49 am

Mas a dona não pode estar nervosa 8) :p , eles sabem quando isso acontece e não lhes transmite a calma suficiente para se juntarem ;)

Mas abra o portão todo e deixe-os sozinhos a ver no que dá ;) Se der em escaramuça não intervenha logo, espere uns segundos para ver se pára e eles estabelecem a hierarquia sozinhos. Claro que não vai deixá-los lutar até ao sangue e morte, óbvio, só mesmo umas arranhadelas para ver se eles estabelecem a hierarquia ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
lua1
Membro

quarta jul 26, 2006 3:28 pm

Pois... tentei juntá-los... abri o portão e deixei-os à vontade. Correu ao contrário do que esperava... o mais dominante abanava-se todo contente e o menos dominante ficou muito desconfiado com o pelo eriçado, cabeça baixa e a olhar de lado. Conclusão: fiquei cheia de medo e preferi não esperar pela confusão. Amanhã vou tentar novamente.

Alguém conhece alguma maneira de os separar? Inicialmente separava-os eu mesma (agarrava-os e separava-os) mas comecei a achar perigoso depois do meu namorado se ter magoado a tentar ajudar. Comecei a usar a água da mangueira. Até agora tem resultado. Numa noite, às 5 da manhã, um deles saltou a vedação e acordámos com o barulho da luta. Foi só abrir a mangueira que eles separaram-se logo...

Texuga, tem razão. Acho que eles percebem mesmo o meu nervosismo! Se eu não lhes transmitir segurança, quem é que o fará?
texuga
Membro Veterano

quarta jul 26, 2006 3:41 pm

Exactamente Lua ;)

Quanto ao separá-los, a água é mesmo a melhor solução, pelo menos a mais eficaz :p húmida mas eficaz... 8)

Vai ver que vai correr tudo bem, se não interferirmos ainda melhor ;)

Xuga
fionapoly
Membro Veterano

quarta jul 26, 2006 4:57 pm

Então lua,agora que está tudo a correr mais ou menos bem vai a dona e
fecha o portão com medo? :lol:
Se um deles pareceu lhe desconfiado é normal mas tem que os deixar um pouco mais juntos,não é dar lhe um ataque de panico(o que eu compreendo :) )e ir a correr para o portão,tem que lhes demonstrar confiança......
Se algo correr menos bem já tem uma aliada......a agua ;)
lua1
Membro

quarta jul 26, 2006 5:15 pm

realmente não foi muito inteligente desistir logo, mas fiquei com medo. comecei logo a pensar que ia acontecer tudo novamente.; é que a diferença de tamanhos não é muito justa (um basset com 33 kg e um rafeirinho enorme (2 vezes maior).
amanhã vou tentar outra vez; pode ser que corra melhor, para eles e para mim!
Responder

Voltar para “Cães”