Passear com o cão ou ser passeado pelo cão!!! SOCORRO!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

rlscardoso
Membro
Mensagens: 152
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm
Localização: Labrador (Zorba)

quinta dez 05, 2002 11:12 am

Olá a todos,

É a primeira vez que lanço um tópico e hoje resolvi fazê-lo com este assunto porque hoje foi das piores saidas matinais de sempre!

O meu Labrador (Zorba) já foi para minha casa com 1 ano e picos. Foi um dos muitos perdidos e encontrados por outros donos, neste caso por mim. Não faço a minima ideia de qual foi o passado dele e tento agora adaptá-lo a vida comigo.

Ele em casa é super sossegado. Está quase sempre a dormir na sua caminha. O problema é quando chega a hora de ir à rua. Assim que me vê vestir o casaco de ir à rua salta, salta, salta :o :o :o . Quando pego na trela então, fica de tal maneira que até me custa a colocar-lhe. :oops:

Depois mal sai porta fora parece um autêntico touro a sair do curral.

Puxa! Puxa! Parece uma barata tonta a andar à minha volta, para a direita e para a esquerda, completamente desaustinado. Quando vê um cão, nem que seja no fim da rua agaixa-se ladra e depois puxa de tal forma que por duas vezes ia caindo tal foi o puxão que ele deu. Uma das vezes inclusivé tive de largar a trela para não me espalhar no meio do chão. :oops: E não há "NÃOS" e "DEVAGAR" e palmadas que lhe dê que o façam parar. Chego a passear com ele a agarrar-lhe pela coleira que é super desagradável para mim e para ele só para ver se ele acalma... e mesmo assim... não dá! Não o posso soltar, senão ele foge, tal como deve ter fugido aos antigos donos!

Que é que eu faço. Vou para uma escola com ele mas só deve começar para o mês que vem. Até lá. Fico sem mãos e sem costas! Já tenho as mãos cheias de calos. Que faço para o acalmar? AJUDEM!!!!


Rita
margarido01
Membro
Mensagens: 118
Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm

quinta dez 05, 2002 11:31 am

Nunca tive problemas desses com os meus cães, mas se tentasse usar uma trela com um peitoral, em vez de coleira? Talvez seja mais fácil de o segurar. Tente também puxa-lo para trás de cada vez que ele avançar à sua frente, de modo a tentar que ele ande sempre (o mais possível) ao seu lado.
Boa sorte.
Ladybird
Membro Veterano
Mensagens: 617
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quinta dez 05, 2002 11:33 am

Olá Rita,

não a posso ajudar muito, posso apenas ser solidária para com esse "tormento" :lol: :lol:

Também eu quando vou passear o meu sofro excatamente o mesmo, mas com algumas diferenças pois o meu, como é um cão de caça, e apesar de nunca ter caçado nem eu fazer intenções de tal, está-lhe nos genes, e assim que vê algum pássaro pára, começa a andar devagar, e depois dá-me com cada esticão que lá vou eu atrás.
Ainda no outro dia viu um gato, e para evitar o confronto.... lá fui eu ao chão :roll: :roll: :roll:

Se alguém tiver sugestões, eu também agradeço ;)
Pakika
Membro Veterano
Mensagens: 1193
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am
Localização: Dogues Alemães, Arara,Ring Neck, Peixes

quinta dez 05, 2002 11:35 am

A coleira que usa é estranguladora?
Qual o tamanho da trela?
Kurika_
Membro Veterano
Mensagens: 302
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am
Localização: Boxer (Duda), 3 Tartarugas

quinta dez 05, 2002 11:37 am

De facto, penso que a escola será a melhor maneira de resolver o problema.
Até lá, experimente usar uma coleira estranguladora... quando ele começar a puxar, dê um pequeno esticão na trela e mande-o sentar. Quando estiver sentado, ralhe com ele, dizendo "Não Puxa!!" e pare durante um bocadinho. Depois, inicie de novo a marchar... se ele voltar a puxar, repita. Repita sempre isto, nem que o tenha que mandar sentar 10 vezes em 10 metros, pois ele tem que perceber que se puxar, não vai avançar. Claro que isto resulta se ele já obeceder ao comando "Senta".

Foi assim que ensinei a Duda e resultou, ela agora puxa um bocadinho, mas nada de especial, o que de resto julgo ser normal. Agora, basta (normalmente ;) ) dizer "Não Puxa" para ela acalmar.
rlscardoso
Membro
Mensagens: 152
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm
Localização: Labrador (Zorba)

quinta dez 05, 2002 11:42 am

Olá

A coleira que uso é estranguladora e puxões na trela para trás quando ele puxa para a frente é o que eu dou mais... por isso é que tenho as mãos cheias de calos. Ele chega a ficar com falta de ar, a arfar, com os meus puxões, mas logo que lhe alivio um bocadinho que seja, lá começa o desatino. Parece não compreender que se eu lhe puxo para trás e lhe digo "Não", é para ir mais devagar e para não puxar. A trela tem 1 metro, mais ou menos e agora pedi á minha veterinária uma outra trela mais curta ainda, sugestão dela quando me viu entrar um dia no consultório praticamente a rastejar. :oops: :oops: :oops:

Já não sei que fazer.... :o

Rita
Pakika
Membro Veterano
Mensagens: 1193
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am
Localização: Dogues Alemães, Arara,Ring Neck, Peixes

quinta dez 05, 2002 11:52 am

Pois Rita, realmente já não sei o que lhe diga............
É que ele já é um cão adulto e com essa idade não é impossível, mas é muito mais difícil de ser educado.
Pode ser que agora com a escola que ele endireite.
Olhe, Boa Sorte.........
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

quinta dez 05, 2002 11:55 am

Ai, ai, como eu vos compreendo...comigo passa-se exactamente o mesmo :?

Com o Berg, não há pássaro, gato, ou borboleta que lhe passe despercebido - de repente pára, começa a andar em passo 'fantasma' e Zás, lá vou a reboque com o esticão que me dá. Já cheguei a cair, pois a força deles é impressionante. Aliás, olhando para o Berg, com aquela aparência de magricela, ninguém cálcula a força do bicho. Nessas alturas tenho que o segurar pela coleira, pois só assim consigo exercer algum controlo nele.
O que já aprendi, é que não se deve medir forças com eles, ou seja, não fazer força em sentido contrário, apenas se deve dar puxões repentinos, por forma a incomodá-los.
O problema é que quando lhe dou um puxão, digo-lhe NÃO e ele pára e agacha-se, mas logo de seguida puxa novamente.
Enfim, parece o passeio dos malucos :roll: :roll: .

Já a Sasha também puxa e nem com estraguladora resulta...parece que no caso dela a melhor solução ainda é o peitoral, pois consigo que ande mais certinha, ao contrário do Berg que com este exercia tracção e redobrava a força.

Portanto, cada caso é um caso, há que experimentar todas as hipóteses.

É assim, quem tem cães malucos, que os aguente...que remédio ;) .

Saudações,

Filipa.
rlscardoso
Membro
Mensagens: 152
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm
Localização: Labrador (Zorba)

quinta dez 05, 2002 12:03 pm

Ai Filipa,

Realmente... quem tem cães malucos que os aguente :lol: ; mas já fico muito mais feliz por saber que não sou a unica... ;) Quando vou passeá-lo para o jardim, quando me vêm ao fundo as pessoas já se começam a rir. Devem pensar.... "lá vai o maluco do cão com a dona a reboque".

O passeio dos malucos.... :D :D :D . Essa é boa.... É isso mesmo!

Mas há que ter esperança... e continuar... De qualquer forma obrigado pelos testemunhos e se se lembrarem de mais alguma coisa, por favor avisem... alguma fórmula milagrosa! ;)

Rita
dicas
Membro Veterano
Mensagens: 572
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

quinta dez 05, 2002 12:47 pm

Bom dia

tinha feito uma intervenção muito bonita (era a 1ª resposta) mas isto pifou e lá se foi a resposta.

Também não faz mal, porque o que eu is dizer já foi dito: que também tive o mesmo problema (mas com um caniche), que era engraçado de ver, etc.

Talvez a escola resolva o assunto, mas aqui no sítio andou um cão que era uma maravilha, só que se "passava" quando ia à rua, a dona andava a reboque, teve de o mandar para uma quinta para junto dos pais, porque foi à escola mais que uma vez e não conseguiram fazer nada dele.

Era um animal adoptado, já veio para casa com 1 ou 2 anos, e parece que tinha ums série de traumas.

O cão gostava particularmente de mim, o que era um embaraço porque me saltava para o colo em plena rua, só que tinha 30kg.

No meu caso, ainda pensei comprar ou um poar de patins ou um trenó. Rena já eu tinha....


Cumprimentos

joseluis
Rosinha2000
Membro Veterano
Mensagens: 1274
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quinta dez 05, 2002 1:36 pm

Ai como vos compreendo, principalmente quando ela ve um outro cão, e quer ir logo ter com ele para brincar, geralmente por causa dos arbusto que o jardim tem em volta, se existem cães no jardim, opto por manda-la sentar, prendo bem a trela no braço e seja o que deus quiser :o até chegar mesmo ao pé do cão, vou o tempo todo não; calma; devagar; não puxa, e se ela tem força, pois um dia destes houve um rapaz aí com os seus 17 anos que me pediu se podia passea.la ( como eu o conheço pk ele tb tem um cão deixei ) acontece que os pés do rapazinho transformaram-se em Skys, pois ele simplesmente deslizava na relva e ela a puxar
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta dez 05, 2002 1:36 pm

Os donos têm de ser o inverso dos cães. No seu caso, se o seu cão está sempre muito excitado por estar na rua, você tem que estar o mais calmo possível para não aumentar a ansiedade do cão.
Como referiu o kurika, a escola é uma óptima opção pois aí ele aprendia a andar junto de si. De qualquer modo, não permita que ele continue a puxar. Se ele puxa, pare-o e fique parado até ele se acalmar. Depois continue só quanso você quiser, e nunca quando ele puxar. Para facilitar a tarefa de o acalmar perto de si, e de o manter a seu lado enquanto caminha, use biscoitos.
A caminhada dele tem de depender de si, e não da vontade dele, caso contrário ele não deixa de puxar, mas o essencial é que ele se mantenha junto de si porque ele quer e não por você o obrigar. E para isso, é necessário treiná-lo para andar junto. Não é dificil mas requer paciência.
Repito que uma escola é a óptima opção, mas entretanto dê uma espreitadela à parte de treino nestes sites:

www.amigodorottweiler.com
www.rottpt.net

O primeiro inclui pequenos videos. Mas para quem tem pouca experiência com cães e pouca paciência, a escola é a solução, pois lá você treina mesmo, em casa nem sempre nos apetece.
ninjamotard
Membro Veterano
Mensagens: 206
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm
Localização: Cadela caniche: Niki/6 peixinhos

quinta dez 05, 2002 1:43 pm

Nunca é tarde para treinar um cão (digo eu... :o ) .Quando a minha cadela era pequena, treinei-lhe umas coisas, só que eu desanimava quando o resto da familia ia por trás "desensinar". A menina ia na rua a puxar, ás vezes não vinha quando a chamava, etc. Mas á uns meses decidi que não podia continuar assim, e comecei a treinar a andar ao meu lado com trela (e não ter medo dos carros nem ladrar ás motas). Bem, agora a Niki é outra. De vez em quando leva uns puxões, mas já se comporta bem. E tem 5 anos, por isso acho que com paciência, vai lá. E ainda aproveitei e ensinei umas coisas ao Johny (o cão da rua). Já se senta, ás vezes deita-se, e também já aprendeu o não. Acho que para ensinar deve-se utilizar uma coleira, e não corpete, porque a coleira evita que eles puxem.se puxar mesmo muito, há as de estrangulamento, e de meio estrangulamento. Para a minha utilizei coleira simples, e agora já pode andar de corpete. E quando eles começam a puxar, deve-se dar um puxão, para eles ficarem ao nosso lado. Parece bruto, mas tem que ser.
jcachorro
Membro Veterano
Mensagens: 2184
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Localização: 1 Cão, 2 Periquitos, Peixes Tropicais e 1 Cágado
Contacto:

quinta dez 05, 2002 2:25 pm

Olá Rita!

Para além dos conselhos que já lhe foram dados pelos outros forenses, tenho uma outra sugestão a fazer-lhe...
Quando tiver algum tempo disponível, habitue o seu cão a andar com a trela, mas dentro de casa. Relembre-lhe as ordens de obediência básica e ande de um lado para o outro com ele. Diversifique os exercícios, vá parando de vez em quando e retire-lhe a trela. Apesar de tudo e com algum tempo, penso que ele perderá também a excitação excessiva sempre que lha quer colocar.
Boa sorte.
rlscardoso
Membro
Mensagens: 152
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm
Localização: Labrador (Zorba)

quinta dez 05, 2002 3:23 pm

Olá a todos.

Mais uma vez obrigado pelas vossas sugestões. Algumas eu já tenho tentado fazer, mesmo sem me aperceber, mas agora que sei que estava a fazer bem vou continuar. E vou ter muita.... muita.... paciencia para aguentar com os 30Kg do meu "cachorrinho" :roll: .

Ó Dicas, fartei-me de rir quando disseste que saltava para cima de ti em plena rua. O Zorba salta para cima de TODA a gente... independentemente de conhecer ou não... :oops: Imagina o meu embaraço. Mas... espero que tenha melhor sorte do que a dona do cão que referiste... Eu não queria nada ter que mandar o Zorba para outro lado. Quero imenso que ele fique comigo! :)
Responder

Voltar para “Cães”