A propósito do tópico da VeraLu

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta dez 06, 2002 10:22 pm

Olá a todos

Isto é mais um desabafo.
Preocupa-me que alguns elementos enviem uma mensagem ou criem um tópico e lhe caiam logo em cima como se se tivesse cometido um erro gravíssimo. Penso que foi o caso na criação do tópico "Isto...só visto!!!!" pela Veralu.

Eu mesmo, que sou relativamente indiferente à crítica das pessoas desde que esteja bem comigo próprio, por vezes tenho um certo cuidado a enviar tópicos ou simples mensagens, porque a constituição do fórum é muito heterogénea e muitas expressóes ou posições podem não ser entendidas por alguns. A forma como se diz e a escolha das palavras devem ser feitas ponderadamente. Quando não se procede assim, criam-se atritos desnecessários, muitas vezes desvirtuando-se ou mesmo perdendo-se de vista os assuntos em causa.

O que é grave, a meu ver, é que se cria uma enorme inibição por parte de alguns elementos, que pura e simplesmente deixam de participar para não terem que aturar as rabugices das pessoas. Tenho vindo a notar isso desde que cheguei aqui ao fórum. Por vezes chega-se à situação ridícula de algumas pessoas antes de lançarem um tópico começarem logo por pedir desculpa pelo facto. Sente-se que paira um "supervisor" invisível, abstracto, que é repressivo, antipático e inibidor. Isto é mau. É péssimo. E ninguém ganha com isso.

É claro que a crítica é necessária. De outra forma, não existindo uma norma de conduta ditada pelos próprios elementos, estabelecendo os parâmetros de funcionamento do fórum, qualquer dia estaríamos aqui a falar de couves em vez de cães. É através desses juizos permanentes que se obtém um certo equilíbrio. Mas acho que isso deve ser feito com um pouco mais de sensibilidade e de tacto.

Poderá ser especulação minha, mas penso que existe um elevado número de membros que tem uma posição passiva e só lê as mensagens. Outros desistem e outros ainda passam para o chat porque aquilo lá é mais divertido.

As mensagens de resposta ao tópico da VeraLu nem são as mais representativas daquilo que tentei expor atrás. Este assunto é que já me anda a fervilhar na cabeça há muito. Desta foi de vez.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado dez 07, 2002 9:27 am

Não posso deixar de estar de acordo apesar de eu ser das pessoas que mais vai contra os paraquedistas.

No entanto acho que demasiadas vezes as pessoas são "telegráficas" na forma como mandam as suas mensagens, algumas não sabem sequer escrever ( e nem estou a falar da ortografia que daria pano para mangas mas na simples transmissão da mensagem ).

O sistema actual deste forum é simples. Quem entra vê logo um local com as regras para os recem-chegados onde pode ler as regras. No entanto os novatos na sua maioria passam por cima. Ora, se alguém chega a um local, tenta inserir-no no grupo e a primeira coisa que faz é infringir as regras ou dizer coisas sem nexo, ou é chamada à atenção ou ostracizada.

E já que estamos nisto também há muito boa gente que se ofende por dá cá aquela palha. Ainda o mês passado a Aby foi maltratada por uma novata por ter tido a falta de educação de lhe explicar porque o gato desta não era de raça ( curiosamente num thread onde a referida newbie tinha solictado informações). A mim e a outros velhotes do forum já foi aposto o rótulo de arrogante por explicarmos uma coisa a alguém que dê uma calinada sem na explicação incluirmos o respectivo pedido de desculpa por a corrigirmos.

Como já disse a um conhecido americano, se tu és afro-americano vais ser coerente e chama-me a mim luso-europeu pois se não gostas de ser negro não me chames branco..
amstaff
Membro Veterano
Registado: quarta out 23, 2002 1:44 pm
Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
Contacto:

sábado dez 07, 2002 9:57 am

Nel:
Eu concordo inteiramente com o que disseste e também já senti um bocado essa da repreensão... É extremamente desagradável dar a opinião sobre um determinado assunto, desde que seja com devido bom senso e logo a seguir levar com uma mensagem na mona que mais parece um estalo... Há muita gente no forum que se julga muito superior (a nivel de conhecimento canino e não só) que algumas pessoas e não fazem a minima quem é que estão a criticar e mais não digo. :o
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 07, 2002 11:34 am

Olá

Na sequência das respostas do Vasco e do Amstaf e ao reler a minha mensagem inicial, acho que devo acrescentar o seguinte.

Para mim entrar neste fórum foi como integrar-me numa família. Depois de uns escassos três meses de permanência nesta família, já criei amizade por pessoas que não sei se são gordas, magras, altas, baixas, velhas ou novas. Mas sei se são bonitas ou feias, porque o que me sensibiliza acima de tudo nas pessoas é a beleza interior, passe o lugar comum.
Realmente, o fórum tem este lado misterioso. Ao tentarmos entender quem está do outro lado, puxamos pela nossa imaginação e o que temos apenas de palpável, de concreto, são mensagens, mensagens, mensagens. Ainda por cima lacónicas na maior parte das circunstâncias. Então (estou a falar por mim) bebemos até à última gota esses textos e com base neles formulamos os nossos juizos. Eu até chego a fazer um retrato fisionómico imaginário das diferentes pessoas, não sei se vos acontece o mesmo.
Como único elemento sujeito a interpretação, o conteúdo da mensagem, então, adquire uma importância excessiva e, como referiu o Vasco, poderá ser (e é-o sistematicamente) mal interpretado, criando-se atritos que em muitos casos estragam tudo.

Cada pessoa forma o seu grupo, normalmente, mais em função das suas ideologias e não tanto pelos interesses comuns que nos traz aqui: os cães. Mas isso é perfeitamente natural e legítimo. Se repararem, em muitos casos, as afinidades que nos une (tudo aquilo que se refere ao Cão) ficam subalternizadas.
Eu, da minha parte, sinceramente, prefiro que o fórum extravase os meros problemas técnicos de como lidar, de como alimentar ou ensinar o cão e vá mais longe, como penso que tem ido em vários tópicos. Mas o risco é este. É nesta área menos técnica e mais ideológica que os atritos surgem. Há que haver um pouco mais de tolerância. Será possível? Provavelmente não. Paciência...

Retomando o fio da conversa, uma pessoa ao entrar nesta “família” tem que entender logo à partida quais são as suas normas, os seus hábitos, e, porque não, quem são os seus “patriarcas”. Pois é.
Posso fazer uma comparação grosseira mas que não é ofensiva? Entendam isto em sentido de humor: nós no fórum funcionamos como uma matilha que tem os seus líderes. Quem os elegeu? Foi a selecção natural, muito simplesmente. E eles mantêm-se eternamente? Não. Quando surgirem outros que, tacitamente e através da mesma selecção natural tenham força para os substituir, a situação altera-se.
Com que autoridade? Com a autoridade que lhes é inerente, seja pelo grau de conhecimentos, pela força de argumentação, pelo simples poder e liderança.
Mas aqui nesta “matilha” (desculpem-me o abuso de linguagem), melhor dizendo, nesta família não existe propriamente um líder. Existe um status, um “poder estabelecido?”, uma cultura, um modo de estar. E por vezes surgem “atrevidos” a fazer frente ao líder.

É neste jogo de equilíbrio que se medem as forças. Umas vezes os “fedelhos” são demasiado atrevidos, apanham logo nas trombas, ficam traumatizados e desaparecem. Outras vezes os maiorais são demasiado implacáveis. “Marcam o território” :lol: :lol: :lol: com demasiado rigor.
Esta é a minha opinião... de “fedelho”, claro.
Última edição por nel em sábado dez 07, 2002 9:49 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 07, 2002 11:41 am

:D
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

domingo dez 08, 2002 1:45 am

Nel:
Concordo a 100% com tudo o que disse... e principalmente ( e porque nunca é demais), reforçar a ideia de que existem por vezes atitudes de alguns forenses demasiado agressivas e até inconvenientes, não havendo sequer a preocupação de tentar perceber melhor as outras pessoas, as suas opiniões e até mesmo as suas convicções.
Eu próprio tento sempre ter o máximo cuidado na forma como escrevo ao dirigir-me aos forenses, no entanto posso sempre ser criticado; mas a vida é assim mesmo... Temos que saber aceitar tão bem uma crítica como aceitamos um elogio, e principalmente não guardar ressentimentos de ninguém.
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

domingo dez 08, 2002 12:07 pm

Eu concordo plenamente. Ás vezes também penso bem no que escrevo, porque já vi umas... Também já me aconteceu, num tópico de criadores de vão de escada, eu disse : "tive uma cadela que foi numa porcaria dessas" E logo levei com uma " O que lhe fez o cão para lhe chamar isso?" Quer dizer, lém mal, e depois atiram-se para cima das pessoas do nada. Acho um bocado mal, dá aentender que ha pessoas que estão mais interessadas em criticar do que a trocar ideias. Embora criticar também seja preciso, ha que criticar de uma maneira soft...
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo dez 08, 2002 8:35 pm

ninjamotard Escreveu: Eu concordo plenamente. Ás vezes também penso bem no que escrevo, porque já vi umas... Também já me aconteceu, num tópico de criadores de vão de escada, eu disse "tive uma cadela que foi numa porcaria dessas" E logo levei com uma " O que lhe fez o cão para lhe chamar isso?" Quer dizer, lém mal, e depois atiram-se para cima das pessoas do nada. Acho um bocado mal, dá aentender que ha pessoas que estão mais interessadas em criticar do que a trocar ideias. Embora criticar também seja preciso, ha que criticar de uma maneira soft...
Hmmm, critica soft...

Chamar porcaria será soft ? É que muitas vezes o que se recebe é equivalente àquilo que se escreveu...
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

domingo dez 08, 2002 9:45 pm

Não, Vasco, ao dizer criticas soft estava a referir-me ás criticas dirigidas aos forenses, e não aos temas em si. Eu acho os criadores de vão de escada realmente uma porcaria (até mais que isso).Tinha 10 anos quando a minha primeira cadela morreu, e imagino a quantidade de casos semelhantes que se passaram (e passam). Acho que esses sim, merecem uma criticas a sério, ao contrário das pessoas que estão no forum a discutir temas de que se interessam (para essas é que são as criticas soft).
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo dez 08, 2002 9:59 pm

ninjamotard Escreveu: Não, Vasco, ao dizer criticas soft estava a referir-me ás criticas dirigidas aos forenses, e não aos temas em si. Eu acho os criadores de vão de escada realmente uma porcaria (até mais que isso).Tinha 10 anos quando a minha primeira cadela morreu, e imagino a quantidade de casos semelhantes que se passaram (e passam). Acho que esses sim, merecem uma criticas a sério, ao contrário das pessoas que estão no forum a discutir temas de que se interessam (para essas é que são as criticas soft).
Sim, se falamos de vão de escada qualquer coisa que digamos será soft
:lol:
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

segunda dez 09, 2002 8:54 am

Olá Nel,
Só hoje é hoje é que vi o seu tópico e, deixe-me que lhe diga, que o considero de extrema importância.

E porquê?

Na verdade eu mesma, antes de entrar para o fórum ainda estive cerca de um mês, vou não vou, pois ao ler as mensagens acabava por sentir uma certa e determinada hostilidade por parte de alguns.
O que é certo é me decidi e entrei mesmo, pois até me considero uma pessoa ponderada que não me irrito com qualquer coisa que me digam e na verdade quando tal acontece, pura e simplesmente tomo uma atitude passiva e prefiro mesmo não responder ( pois se respondo.........)
Esse tipo de situações só me aconteceu uma vez à qual a emenda foi pior que o soneto ( até nem foi só comigo e esse membro deixou de aparecer por cá), e lembro-me que quando lancei um dos meus primeiros tópicos, acerca da "destruição em massa do Oscaar", voçê Nel , ia-me "matando" quando eu disse que lhe tinha dado uma Tareia (salvo seja, pois foi com o jornal).
Mas o que é facto é que voçê, apesar de me ter intrepretado mal, foi educado na forma como disse as coisas, o que por vezes tal não acontece aqui no fórum, o que me entristece bastante.

Penso que tudo se deve dizer e opinar, mas sem nunca se desrespeitar o outro, pois é nesta base que todos conseguimos realmente estar bem uns com os outros e viver nesta "comunidade de donos dos cães", que ao fim e ao cabo é este fórum :) :) :)
nel
Membro Veterano
Contacto:

segunda dez 09, 2002 9:31 am

Pakika Escreveu: e lembro-me que quando lancei um dos meus primeiros tópicos, acerca da "destruição em massa do Oscaar", voçê Nel , ia-me "matando" quando eu disse que lhe tinha dado uma Tareia (salvo seja, pois foi com o jornal).
Olá Pakika

Eu já não me lembrava desse episódio. Mas eu sou assim, sou um chato, quando dou por mim já está. Mas não é por mal, claro.
Então, Pakika, e aquelas minhas críticas às fotografias? Vistas bem as coisas, por um lado prontifiquei-me, todo simpático, a dar uma pequena ajuda. E depois, pumba, aí vai bordoada! :lol:

Eu já enviei este tópico em parte para me redimir desses "pecados", confesso.
Mas temos que ver o reverso da medalha e isso poderá não ter sido entendido na apresentação do tópico. No fórum existe um equilíbrio que é mantido espontânea e naturalmente pelas diferentes pessoas. Uma forma de contribuir para esse nível é precisamente criticar. Isto é imprescindível. O que se apela, por um lado é que as pessoas cumpram minimamente as directrizes do funcionamento do fórum e, por outro, que as críticas a eventuais desvios a esse cumprimento não sejam demolidoras e susceptíveis de desmotivar as pessoas.

Haja um pouco mais de tolerância. Mas nas duas partes.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

segunda dez 09, 2002 9:50 am

[quote=nel]
Olá Pakika

Então, Pakika, e aquelas minhas críticas às fotografias? Vistas bem as coisas, por um lado prontifiquei-me, todo simpático, a dar uma pequena ajuda. E depois, pumba, aí vai bordoada! :lol:

[/quote]

Oh Nel,
Desde que a "bordoada" seja construtiva, venha ela :lol: :lol: :lol:
acsp
Membro
Registado: sexta out 25, 2002 10:22 pm
Localização: Ally (a minha rafeirinha linda) e Blacky (o meu cachorrão)

terça dez 10, 2002 11:48 am

Quero começar por dizer que acho este tópico muito pertinente, pois foi exactamente a situação que se passou comigo.

Da primeira vez que coloquei uma mensagem aqui no fórum acabei por levar por tabela por causa de um tópico anterior. Passo a explicar: não me recordo exactamente em que tópico coloquei a mensagem, mas na minha "inocência" perguntei o que é que tinha acontecido à associação "A Colina", pois estava a precisar de ajuda para arranjar um abrigo para um cão ferido que se encontrava na minha rua e esta associação supostamente ficava muito perto, contudo eu não consegui de forma alguma contactá-los e daí a minha dúvida. Pois eis senão quando levo logo na cabeça do senhor VascoV por estar a falar mal da associação. Bom, qual não é o meu espanto quando vejo tal resposta pois a minha intenção até nem era má... Posso ter pecado talvez por não ter ido ler os tópicos anteriores e confesso que acabei por nunca ir procurar a tal discussão onde se difamaram as associações de protecção animal.

Mas voltando ao cerne da questão, depois de ler a resposta tentei responder explicando melhor a situação mas fiquei a sentir-me ferida pois estava a tentar entrar para o grupo e senti-me rejeitada. (pronto, pronto chega da fita da coitadinha...) Penso que tem um pouco a ver com o facto de ser do signo caranguejo e como tal muito emotiva, não sei...

O facto é que desde então tenho apenas lido as mensagens e não tenho participado nas conversas, o que não me impediu de acompanhar esta "Novela da Vida Real" que é a nossa interacção com os nossos cães. Também eu tenho tenho sorrido, rido, chorado, tenho dados os parabéns quando fazem anos, tenho torcido para que fiquem melhores quando estão doentes, tenho aprendido sobre rações, banhos, criadores e, claro, que os Rottweilers são nossos amigos! ;)

Isto tudo para dizer que também sinto que há aqui uma família que, como em todas as famílias, por vezes se desentende e por vezes está em sintonia. É claro que alguns escrevem melhor, sabem o que é pontuação (confesso que por vezes é difícil ler as mensagens sem qualquer pontuação e cheias de erros ortográficos) e sabem expressar melhor as suas ideias. Eu talvez tenha pecado por a minha primeira mensagem ser um pouco telegráfica como dizia o Vasco. É claro que os smilies ajudam a transmitir os sentimentos e pelo que vejo neste fórum as pessoas usam e abusam deles, o que só por vezes me faz também sorrir... Aliás gosto principalmente do diabinho!

Acho que a minha mensagem já vai demasiado longa, talvez para compensar todas as outras que me apeteceu enviar e não o fiz...

PS: como nota é só para que fiquem a saber que com todas estas balelas que acabei de dizer o que eu quero efectivamente é tomar a liderança deste fórum! ;) :D
PS2: já agora e como o assunto (para mim) ficou pendente será que alguém me pode esclarecer se a associação "A Colina" ainda está a funcionar?

Ana
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

terça dez 10, 2002 11:57 am

acsp Escreveu: PS como nota é só para que fiquem a saber que com todas estas balelas que acabei de dizer o que eu quero efectivamente é tomar a liderança deste fórum! ;) D
Força nisso Ana :D

Agora vamos a ver se o"mestre Nel" deixa :p :p :p
Responder

Voltar para “Cães”