48 horas sem molhar o cão / Desparasitantes Externos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quarta ago 02, 2006 12:48 pm

Boa tarde,
Alguém sabe porque não deve o cão ser molhado 48 horas antes e depois de ser-lhe aplicada uma pipeta de Advantix?
- Faz mal à saúde do cão?
- Impede e/ou reduz a eficácia do produto?
No dia seguinte a ter posto o produto fomos apanhados (ontem), longe de casa, por uma chuvinha miudinha e ensopante... como este verão anda bravo em parasitas... estará o cão protegido?
Li o folheto de fio a pavio e não encontrei resposta para a origem deste cuidado com a água.

Cumprimentos,
Cockinhas
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta ago 02, 2006 12:52 pm

Olá,

Reduz ou elimina mesmo a eficácia do produto, já que ainda não foi absorvido pela pele. Se calhar daqui a 15 dias é melhor reforçar ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
cockinhas
Membro Veterano

quarta ago 02, 2006 1:09 pm

Lu,

Pois é, vale mais reforçar que... infestar (nos verbos é fácil rimar !!!)
Danka!

Cumprimentos,
Cockinhas
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta ago 02, 2006 2:06 pm

Normalmente este tipo de produtos funciona a médio/longo prazo porque se entranha na pele do cão. Este processo não é imediato e demora cerca de 48 horas. Se você lavar o cão antes de decorrido este prazo, em principio, o produto não irá ser completamente absorvido pela pele porque é lavado antes de se entranhar, e daí que diminua a sua eficácia.
Não me pergunte é porque é que o cão não pode ser lavado nas 48 horas ANTES da aplicação do produto, porque isso nunca cheguei a perceber! Talvez alguém nos saiba explicar.
Se a chuva que o cão apanhou não foi suficiente para "lavar" o produto no cão, permitindo que lá permaneça e seja 'absorvido', não haverá problemas de maior. Penso que o problema não é molhar ligeiramente, mas sim lavar mesmo o cão.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quarta ago 02, 2006 2:27 pm

Normalmente a raiz do nosso cabelo seca apenas passadas +\-48 horas, portanto penso que a de um cão demore um tempo parecido, ora aplicar o produto em raízes de pêlo molhado evita a absorção, ou torna esta menor, isto tem mais a ver com osmose, ou seja a quantidade de água que entra (no caso dos cães não sai :p ) na pele e que leva o produto com ela, ou aquela que evapora e deixa o produto no pêlo.

Mas como o produto se difunde na gordura acho que a hipótese anterior não tem muito a ver, ou seja, o cão depois de lavado perde a gordura da pele, e deve demorar pelo menos esse tempo a ganhá-la (48 horas), e o produto sem ela não se deve difundir pelo corpo inteiro.
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quarta ago 02, 2006 4:34 pm

Eu vou tentar explicar porque também nunca me responderam exactamente a essa questão, mas...vou arriscar até me responderem o porquê.

Eu penso que a distribuição do produto é feita pelas secreção das glândulas sebáceas(frontline)... ao lavar o cão com algum produto, vai afectar a pele; julgo que a pele precisa de um tempo para restaurar a quantidade de sebo a ser redistribuído que é uma protecção e dá o aspecto saudável ao pêlo. Ao usar um " produto para lavar" remove também esse sebo...que não é afectado pela água normal, mas com o champô já é afectado.

Será que é porque a epiderme do cão fica alterada...durante algum tempo até o sebo ser distribuído novamente pelas glândulas sebáceas...e protegendo assim a pele, e o produto é libertado por elas...será eficaz se a epiderme está normalizada, depois do banho.

Os cães e gatos são as principais fontes de alimento (sangue) para as pulgas. O ciclo desses parasitas começa 24 a 48 horas após a pulga adulta picar o animal. É quando ela começa a postura, que pode chegar a 2.000 ovos em sua vida.

O frontline ao ser mais resistente à água...no caso de se usar um champô já penso que vai afectar daí... o meu raciocínio

O sebo é constituído por colesterol, seras e ácidos gordos ...se existir um pêlo saudável é porque existe este equilibrio...

...fim. :oops:
Última edição por susanastrat em quinta ago 03, 2006 11:59 am, editado 1 vez no total.
<p>susana</p>
cockinhas
Membro Veterano

quinta ago 03, 2006 10:41 am

Bom dia,

Obrigada pelas respostas. E já tenho mais perguntas...

Citando : "(... Eu penso que a distribuição do produto é feita pela secreção das glândulas sebáceas...)".

Mas se os cães não suam (transpiram pela boca) têm glândulas sebácias?

citando: "(... O sebo é constituído por colesterol, seras e ácidos gordos ...se existir um pêlo saudável é porque existe este equilibrio... )

Agora quando escovo o meu cão ele solta uma leve caspa na zona da garupa. Quererá isto dizer que o referido equilíbrio da pele está alterado? Existem suplementos no mercado para o efeito? Ou é assunto para o Vet?

Cumprimentos,
Cockinhas
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 03, 2006 12:47 pm

cockinhas Escreveu: Agora quando escovo o meu cão ele solta uma leve caspa na zona da garupa. Quererá isto dizer que o referido equilíbrio da pele está alterado? Existem suplementos no mercado para o efeito? Ou é assunto para o Vet?

Cumprimentos,
Cockinhas
O meu gato faz isso quando lhe ponho a pipeta. É uma pequena reacção alérgica que passa rápidamente. Quando usava o liquido pulverizado isso não acontecia, mas é muito mais simples aplicar-lhe a pipeta e a caspinha naquela zona acaba por desaparecer. Quanto a suplementos para pele/pelo é conveniente falar sempre com o veterinário antes de os administrar. Pode não haver necessidade de o fazer ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quinta ago 03, 2006 1:37 pm

Citando : "(... Eu penso que a distribuição do produto é feita pela secreção das glândulas sebáceas...)".
"O frontline"

Ou seja, deposita-se nas glândulas sebáceas, funcionando como um reservatório; que vai liberando o produto continuamente. Ele espalha-se pela pele e pêlos do animal...afinal as glândulas sebácias funcionam assim, mas para libertar o sebo.
Mas se os cães não suam (transpiram pela boca) têm glândulas sebácias?

Mas não são essas glandulas sebácias que desempenham a função da transpiração, ou antes responsáveis pela transpiração...são as glandulas sudoríparas...

O ar quente é disperso e substituído por um ar mais frio, o que ajuda a refrescá-lo; a respiração. Os cães possuem glândulas sudoríparas apenas nas patas, entre as almofadinhas que recobrem seus dedos. Nos dias quentes, elas ficam mais úmidas por causa do suor.
Agora quando escovo o meu cão ele solta uma leve caspa na zona da garupa. Quererá isto dizer que o referido equilíbrio da pele está alterado? Existem suplementos no mercado para o efeito? Ou é assunto para o Vet?
As glandulas sebáceas estão espalhadas por todo o corpo do cão, com excepção de nariz, almofadas digitais e plantares...porém na zona da superior existem em maior percentagem... base da cauda e no queixo são zonas em que existem em "maior concentração"

Ora bem o sebo reveste a pele e cada pêlo o que lhe dá um aspecto brilhante, lustroso...saudável. As funções são de protecção, impermeabilização da pele, protecção quimica, regulação da acidez...

Existem factores que regulam a produção de sebo...em excesso acidifica a pele e origina a essa escamação...mas isso já é para o veterinário, deve perguntar estas coisas que verifica no seu cão.
Os factores podem ser por causas externas, factores individuais, factores internos.

Mas geralmente existe excesso de glícidos na alimentação...fornecer a quantidade ideal de ácidos gordos essenciais, biotina e VitB6. E deve-se procurar um champo anti-seborréicos. Mas isto só o veterinário a vai ajudar, no meu caso foi devido a uma alergia...um factor interno, mudei a ração. Mas cada caso é um caso.

Pergunte ao veterinário, eu tenho sempre perguntas...sempre dúvidas. Existem membros que têm muitos conhecimentos sobre estes assuntos, eu vou ler...surgem questões e tenho tirado dúvidas.
Mas não se preocupem em perguntar ao veterinário estas coisas...eu até levo as dúvidas escritas para não me esquecer de nada.
<p>susana</p>
cockinhas
Membro Veterano

quinta ago 03, 2006 2:27 pm

Claro! Confundi as glândulas (faz de conta que estão aqui sete daqueles emoticon que coram...) e mais dois !!!

Já fiquei com bastante informação para pesquisar e que vai ajudar-me a colocar questões específicas ao Vet.

Só mais uma perguntinha... assim sendo, e por ser Verão, deveria 'limpar' de pelos as patinhas do meu cocker? É que entre os dedos tem um autêntico matagal, às vezes, quando lhe inspecciono as patas até me parece que esses pelinhos ficam rosado-amarelados... mas também não quero sofrer de excesso de zelo...

Cumprimentos,
Cockinhas
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta ago 03, 2006 2:39 pm

cockinhas Escreveu:
Só mais uma perguntinha... assim sendo, e por ser Verão, deveria 'limpar' de pelos as patinhas do meu cocker? É que entre os dedos tem um autêntico matagal, às vezes, quando lhe inspecciono as patas até me parece que esses pelinhos ficam rosado-amarelados... mas também não quero sofrer de excesso de zelo...

Cumprimentos,
Cockinhas
O meu (agora :lol: ) também é peludinho, e é normal as patitas ficarem assim, por isso quase todos os dia com uma toalhita molhada limpo-lhe as patas e está feito! ;)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”