Boa tarde,
Alguém sabe porque não deve o cão ser molhado 48 horas antes e depois de ser-lhe aplicada uma pipeta de Advantix?
- Faz mal à saúde do cão?
- Impede e/ou reduz a eficácia do produto?
No dia seguinte a ter posto o produto fomos apanhados (ontem), longe de casa, por uma chuvinha miudinha e ensopante... como este verão anda bravo em parasitas... estará o cão protegido?
Li o folheto de fio a pavio e não encontrei resposta para a origem deste cuidado com a água.
Cumprimentos,
Cockinhas
48 horas sem molhar o cão / Desparasitantes Externos
Moderador: mcerqueira
Olá,
Reduz ou elimina mesmo a eficácia do produto, já que ainda não foi absorvido pela pele. Se calhar daqui a 15 dias é melhor reforçar
Reduz ou elimina mesmo a eficácia do produto, já que ainda não foi absorvido pela pele. Se calhar daqui a 15 dias é melhor reforçar
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
PauloC
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Normalmente este tipo de produtos funciona a médio/longo prazo porque se entranha na pele do cão. Este processo não é imediato e demora cerca de 48 horas. Se você lavar o cão antes de decorrido este prazo, em principio, o produto não irá ser completamente absorvido pela pele porque é lavado antes de se entranhar, e daí que diminua a sua eficácia.
Não me pergunte é porque é que o cão não pode ser lavado nas 48 horas ANTES da aplicação do produto, porque isso nunca cheguei a perceber! Talvez alguém nos saiba explicar.
Se a chuva que o cão apanhou não foi suficiente para "lavar" o produto no cão, permitindo que lá permaneça e seja 'absorvido', não haverá problemas de maior. Penso que o problema não é molhar ligeiramente, mas sim lavar mesmo o cão.
Não me pergunte é porque é que o cão não pode ser lavado nas 48 horas ANTES da aplicação do produto, porque isso nunca cheguei a perceber! Talvez alguém nos saiba explicar.
Se a chuva que o cão apanhou não foi suficiente para "lavar" o produto no cão, permitindo que lá permaneça e seja 'absorvido', não haverá problemas de maior. Penso que o problema não é molhar ligeiramente, mas sim lavar mesmo o cão.
-
leoa_nova_
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Normalmente a raiz do nosso cabelo seca apenas passadas +\-48 horas, portanto penso que a de um cão demore um tempo parecido, ora aplicar o produto em raízes de pêlo molhado evita a absorção, ou torna esta menor, isto tem mais a ver com osmose, ou seja a quantidade de água que entra (no caso dos cães não sai :p ) na pele e que leva o produto com ela, ou aquela que evapora e deixa o produto no pêlo.
Mas como o produto se difunde na gordura acho que a hipótese anterior não tem muito a ver, ou seja, o cão depois de lavado perde a gordura da pele, e deve demorar pelo menos esse tempo a ganhá-la (48 horas), e o produto sem ela não se deve difundir pelo corpo inteiro.
Mas como o produto se difunde na gordura acho que a hipótese anterior não tem muito a ver, ou seja, o cão depois de lavado perde a gordura da pele, e deve demorar pelo menos esse tempo a ganhá-la (48 horas), e o produto sem ela não se deve difundir pelo corpo inteiro.
-
susanastrat
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Eu vou tentar explicar porque também nunca me responderam exactamente a essa questão, mas...vou arriscar até me responderem o porquê.
Eu penso que a distribuição do produto é feita pelas secreção das glândulas sebáceas(frontline)... ao lavar o cão com algum produto, vai afectar a pele; julgo que a pele precisa de um tempo para restaurar a quantidade de sebo a ser redistribuído que é uma protecção e dá o aspecto saudável ao pêlo. Ao usar um " produto para lavar" remove também esse sebo...que não é afectado pela água normal, mas com o champô já é afectado.
Será que é porque a epiderme do cão fica alterada...durante algum tempo até o sebo ser distribuído novamente pelas glândulas sebáceas...e protegendo assim a pele, e o produto é libertado por elas...será eficaz se a epiderme está normalizada, depois do banho.
O frontline ao ser mais resistente à água...no caso de se usar um champô já penso que vai afectar daí... o meu raciocínio
O sebo é constituído por colesterol, seras e ácidos gordos ...se existir um pêlo saudável é porque existe este equilibrio...
...fim.
Eu penso que a distribuição do produto é feita pelas secreção das glândulas sebáceas(frontline)... ao lavar o cão com algum produto, vai afectar a pele; julgo que a pele precisa de um tempo para restaurar a quantidade de sebo a ser redistribuído que é uma protecção e dá o aspecto saudável ao pêlo. Ao usar um " produto para lavar" remove também esse sebo...que não é afectado pela água normal, mas com o champô já é afectado.
Será que é porque a epiderme do cão fica alterada...durante algum tempo até o sebo ser distribuído novamente pelas glândulas sebáceas...e protegendo assim a pele, e o produto é libertado por elas...será eficaz se a epiderme está normalizada, depois do banho.
Os cães e gatos são as principais fontes de alimento (sangue) para as pulgas. O ciclo desses parasitas começa 24 a 48 horas após a pulga adulta picar o animal. É quando ela começa a postura, que pode chegar a 2.000 ovos em sua vida.
O frontline ao ser mais resistente à água...no caso de se usar um champô já penso que vai afectar daí... o meu raciocínio
O sebo é constituído por colesterol, seras e ácidos gordos ...se existir um pêlo saudável é porque existe este equilibrio...
...fim.
Última edição por susanastrat em quinta ago 03, 2006 11:59 am, editado 1 vez no total.
<p>susana</p>
Bom dia,
Obrigada pelas respostas. E já tenho mais perguntas...
Citando : "(... Eu penso que a distribuição do produto é feita pela secreção das glândulas sebáceas...)".
Mas se os cães não suam (transpiram pela boca) têm glândulas sebácias?
citando: "(... O sebo é constituído por colesterol, seras e ácidos gordos ...se existir um pêlo saudável é porque existe este equilibrio... )
Agora quando escovo o meu cão ele solta uma leve caspa na zona da garupa. Quererá isto dizer que o referido equilíbrio da pele está alterado? Existem suplementos no mercado para o efeito? Ou é assunto para o Vet?
Cumprimentos,
Cockinhas
Obrigada pelas respostas. E já tenho mais perguntas...
Citando : "(... Eu penso que a distribuição do produto é feita pela secreção das glândulas sebáceas...)".
citando: "(... O sebo é constituído por colesterol, seras e ácidos gordos ...se existir um pêlo saudável é porque existe este equilibrio... )
Agora quando escovo o meu cão ele solta uma leve caspa na zona da garupa. Quererá isto dizer que o referido equilíbrio da pele está alterado? Existem suplementos no mercado para o efeito? Ou é assunto para o Vet?
Cumprimentos,
Cockinhas
O meu gato faz isso quando lhe ponho a pipeta. É uma pequena reacção alérgica que passa rápidamente. Quando usava o liquido pulverizado isso não acontecia, mas é muito mais simples aplicar-lhe a pipeta e a caspinha naquela zona acaba por desaparecer. Quanto a suplementos para pele/pelo é conveniente falar sempre com o veterinário antes de os administrar. Pode não haver necessidade de o fazercockinhas Escreveu: Agora quando escovo o meu cão ele solta uma leve caspa na zona da garupa. Quererá isto dizer que o referido equilíbrio da pele está alterado? Existem suplementos no mercado para o efeito? Ou é assunto para o Vet?
Cumprimentos,
Cockinhas
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
susanastrat
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
"O frontline"Citando : "(... Eu penso que a distribuição do produto é feita pela secreção das glândulas sebáceas...)".
Ou seja, deposita-se nas glândulas sebáceas, funcionando como um reservatório; que vai liberando o produto continuamente. Ele espalha-se pela pele e pêlos do animal...afinal as glândulas sebácias funcionam assim, mas para libertar o sebo.
Mas não são essas glandulas sebácias que desempenham a função da transpiração, ou antes responsáveis pela transpiração...são as glandulas sudoríparas...
O ar quente é disperso e substituído por um ar mais frio, o que ajuda a refrescá-lo; a respiração. Os cães possuem glândulas sudoríparas apenas nas patas, entre as almofadinhas que recobrem seus dedos. Nos dias quentes, elas ficam mais úmidas por causa do suor.
As glandulas sebáceas estão espalhadas por todo o corpo do cão, com excepção de nariz, almofadas digitais e plantares...porém na zona da superior existem em maior percentagem... base da cauda e no queixo são zonas em que existem em "maior concentração"Agora quando escovo o meu cão ele solta uma leve caspa na zona da garupa. Quererá isto dizer que o referido equilíbrio da pele está alterado? Existem suplementos no mercado para o efeito? Ou é assunto para o Vet?
Ora bem o sebo reveste a pele e cada pêlo o que lhe dá um aspecto brilhante, lustroso...saudável. As funções são de protecção, impermeabilização da pele, protecção quimica, regulação da acidez...
Existem factores que regulam a produção de sebo...em excesso acidifica a pele e origina a essa escamação...mas isso já é para o veterinário, deve perguntar estas coisas que verifica no seu cão.
Os factores podem ser por causas externas, factores individuais, factores internos.
Mas geralmente existe excesso de glícidos na alimentação...fornecer a quantidade ideal de ácidos gordos essenciais, biotina e VitB6. E deve-se procurar um champo anti-seborréicos. Mas isto só o veterinário a vai ajudar, no meu caso foi devido a uma alergia...um factor interno, mudei a ração. Mas cada caso é um caso.
Pergunte ao veterinário, eu tenho sempre perguntas...sempre dúvidas. Existem membros que têm muitos conhecimentos sobre estes assuntos, eu vou ler...surgem questões e tenho tirado dúvidas.
Mas não se preocupem em perguntar ao veterinário estas coisas...eu até levo as dúvidas escritas para não me esquecer de nada.
<p>susana</p>
Claro! Confundi as glândulas (faz de conta que estão aqui sete daqueles emoticon que coram...) e mais dois !!!
Já fiquei com bastante informação para pesquisar e que vai ajudar-me a colocar questões específicas ao Vet.
Só mais uma perguntinha... assim sendo, e por ser Verão, deveria 'limpar' de pelos as patinhas do meu cocker? É que entre os dedos tem um autêntico matagal, às vezes, quando lhe inspecciono as patas até me parece que esses pelinhos ficam rosado-amarelados... mas também não quero sofrer de excesso de zelo...
Cumprimentos,
Cockinhas
Já fiquei com bastante informação para pesquisar e que vai ajudar-me a colocar questões específicas ao Vet.
Só mais uma perguntinha... assim sendo, e por ser Verão, deveria 'limpar' de pelos as patinhas do meu cocker? É que entre os dedos tem um autêntico matagal, às vezes, quando lhe inspecciono as patas até me parece que esses pelinhos ficam rosado-amarelados... mas também não quero sofrer de excesso de zelo...
Cumprimentos,
Cockinhas
-
imarcelo
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
O meu (agoracockinhas Escreveu:
Cumprimentos,
Cockinhas
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p> <a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p> <a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p> </p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p> <a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p> <a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p> </p>