Boas
Como alguns sabem eu adotei a pouco mais de um mes um cao de rua bebe que nao da muitos problemas de comportamento a nâo ser morder n consigo com que ele deixe de morder ja fiz de tudo ralhei dei brinquedos ja tentei que ele percebesse ate que ponto pode morder mas nada a minha preocupaçao e que tenhu um irmao pequeno que esta todo marcado por ele. sera que poderie leva-lo a um treinador ele tem cerca de 3 meses ele depois de ser treinado por outra pessoa tera respeito por mim??
Algumas duvidas em relaçao a treinar o meu cão
Moderador: mcerqueira
-
PJFS
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am
Sempre que ele morder dê-lhe um tabefe no fucinho (não com muita força claro!) e diga um NÃO bem forte, faça sempre isso que ele morder, vai ver que passado um tempo ele deixa de fazer isso.
Qt a treinar o canito acho que faz muito bem, mas que seja um treino em que você é que o treina com o treinador a orientar para o que deve fazer, os treinos que são feitos por outras pessoas nunca são grande coisa na minha opinião.
Abraço e boa sorte
Qt a treinar o canito acho que faz muito bem, mas que seja um treino em que você é que o treina com o treinador a orientar para o que deve fazer, os treinos que são feitos por outras pessoas nunca são grande coisa na minha opinião.
Abraço e boa sorte
-
rh_ridgeback
- Membro
- Registado: terça jul 11, 2006 7:52 am
- Contacto:
Como tentaste faze-lo perceber até que ponto pode morder? Alguns posts atrás tinha descrito uma forma de lhe ensinares a chamada "inibição de morder", vou citar
Disseste que adoptaste o teu cão com um mês de idade. Nesse caso é totalmente compreensivel que ele não saiba "morder como deve ser" - ele não teve forma de aprender, assim, sem irmãos!
Quanto aos treinos. Neste caso eu não deixaria o cachorro nas mãos de outra pessoa para resolver esse assunto. Experimenta proceder como acima descrito. Se ele já morder com muita força veste umas luvas, botas, o que for necessário. Parece algo ridículo, mas isso já resultou. E neste caso não adianta nada ele "ser treinado por outra pessoa para depois ter respeito por ti"... o que ele tem de aprender de facto é que pessoas não se mordem, e isso podes ser tu a ensiná-lo.
Bom trabalho!

O que ensinaria primeiro ao cachorro é a chamada "inibição de mordedura".
Controlar a intensidade da pressão das mandíbulas ao morder é algo que o cachorro aprende durante a brincadeira com os seus irmãos de ninhada e com cães adultos bem socializados durante as primeiras semanas de vida. Este controlo ao qual chamamos “inibição de mordedura” e que é indispensável para poder brincar normalmente com outros cães é muitas vezes desaprendido se os seus donos acharem graça ele morder “apenas na brincadeira” e assim fomentarem este comportamento. Ou então se eles temem os dentinhos afiados do cachorro, e desta forma, sem querer, ensinam-lhe que pode impor-se, basta usar os dentes. Por outro lado, se nunca o deixarem morder, ele nunca terá a noção da força com que morde.
Temos por tanto que lhe dar uma resposta á intensidade da sua mordedura. Se tivermos um cachorro ou se ele for adulto e não morder com demasiada força deixamo-lo morder-nos (durante a brincadeira apenas!) até um certo ponto. Assim que ele morder com demasiada força gritamos como se ele nos tivesse perfurado a mão (gritar, não ralhar com ele), olhamos para ele com cara mesmo zangada e vamo-nos embora. Passados um ou dois minutos voltamos para junto do cachorro e continuamos a brincadeira. Se fizermos isto sempre que ele morder com demasiada força, ele irá perceber que se o fizer, já não terá ninguém para brincar. Fazendo este exercício com várias pessoas ele aprenderá que não pode morder ninguém.
Disseste que adoptaste o teu cão com um mês de idade. Nesse caso é totalmente compreensivel que ele não saiba "morder como deve ser" - ele não teve forma de aprender, assim, sem irmãos!
Quanto aos treinos. Neste caso eu não deixaria o cachorro nas mãos de outra pessoa para resolver esse assunto. Experimenta proceder como acima descrito. Se ele já morder com muita força veste umas luvas, botas, o que for necessário. Parece algo ridículo, mas isso já resultou. E neste caso não adianta nada ele "ser treinado por outra pessoa para depois ter respeito por ti"... o que ele tem de aprender de facto é que pessoas não se mordem, e isso podes ser tu a ensiná-lo.
Bom trabalho!