Bem, em relação às necessidades sólidas, o Ouro já vinha habituado de casa da mãe a fazê-las na relva. Logo no 1º dia que chegou a casa, foi logo fazer no sítio certo e nunca, nunca fez fora do sítio.
Sorte? Talvez, por outro lado, já pensei se não seria melhor tê-lo ensinado a fazer no jornal porque no inverno é incómodo, quer para ele que tem de ir para a chuva uns minutinhos e fica todo molhado e eu não lhe faço tantas festinhas, quer para mim que depois tenho que ir apanhar o cocó da relva também à chuva.

Mas deixei andar porque há sempre prós e contras e, no caso de o habituar a fazer no jornal, dentro de casa, nos dias em que saio de manhã e regresso quase à noite haveria o perigo de ficar a casa com cheiro...
Em relação aos chichis, já não foi bem assim. Acho que por ser mais difícil de controlar (ou então não faço ideia porquê) foi mais difícil ele fazê-los no sítio certo. Especialmente no 1º mês que esteve em casa foi complicado porque de vez em quando olhava para o lado uns segundos e quando voltava a olhar... Uma poça... Nunca limpei tanto na minha vida
Já com o chichi, tentei habituá-lo a fazer no jornal, mas não consegui. Segui todas as dicas que me dava, humedecer o jornal c o chichi dele, quando o visse a cheirar o chão pô-lo no jornal. Mas estava a ser muito difícil e, quase sem eu dar por isso, um dia reparei que ele fazia muitas vezes na relva. Falei com algumas pessoas que me disseram para não o deixar fazer isso porque ia ficar com a relva toda estragada, às manchas, etc. Mas ele foi continuando, continuando e a relva não se estragava e eu, meia à preguiça, fui deixando.
Confesso que fui das donas mais negligentes neste campo,

mas o que é certo é que tive muita sorte com ele porque faz tudo na relva.
Apenas durante a noite (ele dorme fechado na garagem, onde tem uma casota que eu fiz), quando eu me deito mais cedo ou durmo até mais tarde e, consequentemente, só lhe abro a porta para o jardim mais tarde, ele às vezes não se aguenta e faz no canto da garagem oposto ao que ele dorme (esperto, não quer levar com o cheirinho). Mas também não morro por ter que limpar o chão de manhã de 5 em 5 dias e compreendo-o... Eu também me levanto às vezes a meio da noite para ir à casa de banho...
Concluindo, estou muito contente com o meu pequenino, saiu-me um limpinho... Tive sorte.