coprofagia - O meu cão come fezes. o que fazer?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jaml
Membro
Registado: domingo jul 23, 2006 7:26 pm
Localização: 1 Bichon Maltês, 2 Pardais de java, 2 Mandarins e 1 Hamster Russo

domingo ago 13, 2006 11:27 pm

Oi
Tenho um bichon Maltês que tem 1 ano e meio e não sei porquê tem a mania de comer fezes de gato que encontra no jardim, o que posso fazer para evitar que isso aconteça??
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

domingo ago 13, 2006 11:49 pm

Não tem possibilidade de apanhar as fezes do gato de modo a que o canito não aceda a elas?
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

segunda ago 14, 2006 12:10 am

Os cães,... são "muita" porcos,... :p 8)
jaml
Membro
Registado: domingo jul 23, 2006 7:26 pm
Localização: 1 Bichon Maltês, 2 Pardais de java, 2 Mandarins e 1 Hamster Russo

segunda ago 14, 2006 8:42 am

É um bocado complicado porque o jardim é á volta da casa e é um bocado grande e são gatos da rua que á noite entram no jardim e fazem o servicinho
E como o meu cão anda solto no jardim, quando encontra as fezes dos gatos já se sabe o que acontece..... É claro que ralho com ele e dou-lhe umas palmadas mas acho que não serve e muito.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

segunda ago 14, 2006 10:06 am

Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
rh_ridgeback
Membro
Registado: terça jul 11, 2006 7:52 am
Contacto:

segunda ago 14, 2006 5:55 pm

Experimenta apanhar algumas dessas fezes, prepará-las com algo bem desagradável/picante para o cão e deixa-las como por acaso num local em que o cão as encontre de certeza. Podes fazer isso de dia, como situação de treino. Se para isso conseguires retirar todas as outras fezes (só durante a situação de treino), ainda melhor. Faz isso algumas vezes seguidas, sem o cão ter oportunidade de comer fezes "não-preparadas" entre as sessões de treino. Deixa-o fazer por si próprio (com um pouquinho de ajuda :D ) a experiência de que fezes são mesmo.... uma porcaria ;)
drummondville
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Contacto:

segunda ago 14, 2006 7:32 pm

Quando não se sabe inventa-se um pouco de todas as ideias a fim de procurar uma solução. Mas essas que falaram em nada vai resolver o caso.
Certamente a alimentação que está a dar ao seu cachorro não seja a mais indicada. Informe-se junto de criadores da mesma raça sobre que ração estão a dar. Eu pessoalmente aconselho uma ração rica e energetica.

Em relação AO PROBLEMA...

Faça o Seguinte:

Compre numa ervanaria levedura de cerveja e um composto vitaminico à base de vitamina D.

Dê um comprimido de levedura da parte da manhã e um à noite antes de deitar. Vitaminas em gotas ou capsulas podem e devem acompanhar o mesmo comprimido, ao fim de 5 dias deverá estar normalizado. Caso mantenha o mesmo problema reforçe a dose para dois comprimidos de levedura de manhã e dois à noite. Não lhe faz mal e ajuda a uma melhor apresentação de toda a pelagem.

As melhoras.
Miguel Drummond

Drummondville PEkingese
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
drummondville
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Contacto:

segunda ago 14, 2006 7:36 pm

PS: Nota...

Pode manter a levedura de cerveja e as vitaminas por algum tempo...

É apenas uma sugestão...
Como têm alguns sintomas de, desculpe a minha opinião, mas falta de orientação por parte do criador... aconselho a manter os mesmos complexos vitaminicos. Mesmo para melhor desenvolvimento do cachorro.

Vá dando novidades.

Miguel
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
rh_ridgeback
Membro
Registado: terça jul 11, 2006 7:52 am
Contacto:

terça ago 15, 2006 6:36 pm

Quando não se sabe inventa-se um pouco de todas as ideias a fim de procurar uma solução. Mas essas que falaram em nada vai resolver o caso.
Tanta arrogância em tão poucas palavras :roll: :roll:

Desculpa desapontar-te mas de facto o conselho que dei por experiência pode resultar muito bem. O que tu pressupões como motivo para esse comportamento talvez possa ser o caso, mas lá está, pode.
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

terça ago 15, 2006 8:18 pm

O mais é importante entender a razão de muitos animais agirem assim.
Eu nunca tive nenhum, mas existem vários casos descritos como os de coprofagia...

Acho as informações todas válidas, pode ter uma causa fisiológica e neste caso até parece ser... uma vez que as fezes são de gato. Mas também pode ou irá ser um problema de comportamento; mesmo que a causa não o seja.

Um exemplo disso são os cães saudáveis que adoram ingerir as fezes de gatos. É fácil entender a causa. Os felinos têm uma necessidade de proteína muito maior do que os cães. Por isso, as rações para gatos possuem altos teores proteicos. As fezes dos gatos, portanto, exalam odor de proteína que é altamente atractiva para alguns cães

E pode fazer mal para ser prejudicial, os cães podem adquirir vermes se o gato estiver infestado ou com toxoplasmose, por exemplo.

Se o cão não consegue digerir bem aquilo que come ou a sua dieta possui teores muito altos de proteína, além do necessário ou de sua capacidade de digestão, as fezes apresentarão odor proteico.

É necessário distinguir se faltam enzimas digestivas ou se a dieta está exagerada em proteínas. Uma forma de descobrir a causa é mudar a ração do animal para outra com maiores teores proteicos e menos gordura; um índice de energia metabolizada superior. Outra alternativa é adicionar enzimas que ajudem na digestão

A sugestão da levedura de cerveja...eu sou completamente adepta além disso dou ao meu cão levedura de cerveja mesmo sem manifestar qualquer problema...quem tiver curiosidade pode consultar.

http://www.biosofia.net/biosofia23/bio2 ... librio.php

Quando a causa da coprofagia é comportamental, existem produtos para tornar as as fezes horríveis a comê-las. Alguns usam pimenta.

Mas acho que é melhor é avaliar a causa e administrar a solução.

Um artigo... Que eu não tenho conhecimento suficiente, precisa de avaliar com alguns animais e seus donos para poder avaliar, como isso não é o caso...escrevo o que sei e recorri a este artigo para dissipar algumas dúvidas ou por curiosidade...
Para James Serpell do Dep. of Clinical Studies da School of Veterinary Medicine da University of Pennsylvania é importante lembrar que a habilidade para viver revirando lixo a procura de alimento foi uma importante adaptação na evolução do cão domestico. Algumas raças exibem grande propensão para comer fezes e outros itens pouco palatáveis e uma experiência precoce durante o seu crescimento pode contribuir no desenvolvimento deste comportamento. Por exemplo, este problema comportamental é mais prevalente em cães a quem foi permitido perambular sem restrições. Além disso, fezes geralmente contem pequena quantidade de gorduras e proteínas não digeridas, o que torna possível que elas tenham algum valor nutritivo. Finalmente é normal que a fêmea de cães comam as fezes de seus filhotes e é possível que este comportamento torne-se habitual para algumas fêmeas.

De acordo com a experiência de Erik Wilsson do Swedish Dog Training Center este problema está relacionado a maus hábitos sendo que, fezes de cães alimentados com dietas hipercalóricas parecem ser menos atraentes. Segundo este veterinário "não adianta dar bronca, porque o cão acaba comendo quando o proprietário não está vendo. A solução seria a utilização de um colar elétrico. Sempre que o cão tentasse comer fezes receberia um choque e assim acabaria por evitá-las. Neste caso é interessante que o proprietário não emita comando nenhum e não esteja presente, para que o cão não associe a presença do dono com o choque." Para Randy Fulk do North Carolina Zoological Park, não existe uma causa definida. O comportamento talvez esteja associado ao fato dos cães serem evolutivamente adaptados a revirarem lixo em busca de nutrientes ou por causa de uma deficiência em sua dieta, ou por terem aprendido com outros cães, ou por que gostam do sabor. Ele acha que se tentássemos testar essas hipóteses encontraríamos diversas razoes isoladas ou associadas. Para ele, o importante é tentar descobrir quais são as condições que possibilitaram o desenvolvimento deste comportamento. Ele se pergunta "até que ponto é necessário saber quais são as causas de um comportamento para modificá-lo." É necessário saber as causas de um comportamento antes de decidir se vamos modificá-lo ?

Para Cheryl M E McCrindle, professora associada do Departamento de Produção Animal da faculdade de veterinária na África do Sul as causas podem ser divididas em

a) razões metabólicas ou doenças (parasitas, pancreatite, má-nutrição)

b) causas psicológicas - O cão está entediado e tem movimentação restringida (cães de apartamento). Reagem com coprofagia na presença do dono, para obter atenção.

c) causas hereditárias : fezes de eqüinos, ruminantes e humanas são comuns parte da dieta de cães selvagens. Na verdade as fezes são dieta bem balanceadas - em sociedades pastorais, onde as fezes são depositadas no chão, os cães estão em boas condições. Sua fonte principal de proteínas e vitaminas são as fezes humanas.

IV. Tratamentos propostos

Cães jovens podem comer fezes com o propósito de estabelecer uma flora bacteriana intestinal apropriada, no entanto, comer as fezes representa um comportamento não adaptativo uma vez que as fezes podem ser fontes de infestação de vermes, bactérias e vírus. Por outro lado este comportamento é rejeitado pelo proprietário e portanto deve ser tratado, ou modificado.

O Tratamento dos casos de coprofagia propostos em literatura não são uniformes. Uma vez que as causas não sejam bem definidas também tornam a escolha do tratamento uma matéria controvertida.

Segundo Hart & Hart (1985) os cães podem desenvolver aversão a fontes alimentares potenciais se estas provocarem náusea ou mal estar. No entanto, é muito difícil produzir aversão a alimentos de sabor conhecido. De acordo com estes autores a domesticação tornou os cães dificilmente condicionáveis a evitar alimentos.

Para Campbell cães devem ser alimentados 2 vezes ao dia com quantidades adequadas. Uma vez que não tenha sido constatada doença metabólica evita-se o desenvolvimento deste comportamento chamando, distraindo e brincando com o cão ao mesmo tempo que se emite um som agudo. As fezes são retiradas quando o cão se afastar do local e não estiver vendo. O cão será condicionado a se afastar do local em que evacuou tão logo acabe de evacuar. A aplicação do condicionamento respondente (o som agudo afastar-se das fezes) providencia uma correcção geralmente permanente.

A coprofagia pode ser corrigida através da mudança para uma dieta de alta digestibilidade, alto nível de proteínas e gorduras e baixos níveis de carboidratos e fibras resultando modificação da textura e sabor e portanto na atracção pelas fezes.

Para Mugford (in Serpell,J. The domestic dog its evolution, behaviour and interactions with people(1995) Cambridge: Cambridge Un. Press.a freqüência da alimentação pode ser aumentada até em 4 vezes ao dia. O conteúdo de fibras contido na dieta deve ser aumentado. Finalmente a coprofagia pode ser suprimida usando-se o condicionamento por aversão no qual cloreto de lítium 'é administrado imediatamente após o consumo de fezes. mas este tratamento só deve ser usado como ultimo recurso.
A fonte...http://www.pet.vet.br/coprof.html

Eu seguia o conselho que foi dado a respeito da alimentação...e depois pode ser preciso remediar o comportamento, como já foi dado também uma alternativa. Eu apenas acrescentei ou reforcei o que já foi referido. Para o que será a solução mais provável.
<p>susana</p>
mosquito01
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

terça ago 15, 2006 9:26 pm

Concordo com a opinião da Susana...

O facto de um cão comer fezes de gato, não quer dizer que não tenha uma alimentação equilibrada.....pode apenas significar que a sua alimentação e bastante mais pobre em proteína que as dos gatos (o que acontece pacticamente, sempre), tornando-se as fezes dos gatos "apeteciveis" para o cão.....

Se o cão comesse as suas fezes ou a de outros cães....a conversa já seria outra....

O meu cão, apesar de comer ração de alta energia e de gama alta, não deixava de ir ao caixote da gata, sempre que podia.... :roll:

Não tendo acesso ao caixote, não tentava sequer comer fezes dos outros cães.....só a de gato é que era "saborosa".... :?
Responder

Voltar para “Cães”