terça dez 10, 2002 9:44 am
Olá Rutfcamacho
Pois olha, foi um tópico que já me lembrei de enviar. Mas como tenho proposto tantos, alguns valha-me Deus, não quis banalizar.
Eu tenho a impressão de que os meus cães gostam de música, mas isto deve ser mais fantasia da minha parte do que outra coisa.
Durante a maior parte do tempo que estamos juntos é no compartimento "deles", onde tenho o computador e onde ouço música SEMPRE, pois é uma das minhas paixões. Bom, e a ópera incluida, claro.
Vou só fazer aqui um breve parêntesis só para dizer o seguinte. Em matéria de música sou "fundamentalista" ou "radical". Para mim música é aquela a que chamam clássica ou erudita. E não vou naquele lugar comum de que não há clássica ou ligeira, o que há é música boa ou má.
Uma é mais elaborada, outra é ligeira e pronto. O que acontece é que há uma série de preconceitos em relação à música clássica, que são mais ou menos os seguintes. Costuma conotar-se as pessoas que gostam de música clássica como sendo presunçosas, ou intelectualoides e muitas pessoas que até gostam de música clássica também fazem gala disso, querendo dar sinais exteriores de um nível intelectual que às vezes nem têm. É ridículo. Por outro lado, há uma enorme resistência da parte da maioria das pessoas que julga que a música clássica é só para entendidos ou só para uma elite ou que é uma coisa muito difícil de entender. Nada disso. Eu nunca aprendi música e costumo dizer: as pessoas não sabem o que perdem por não "quererem" ouvir música clássica em vez de música ligeira, que é muito mais pobre. É que de facto não ouvem porque não querem, isto é, há iuma barreira invisível que diz assim: "isto não, porque não gosto ou não entendo". Mal as pessoas sabem que essa barreira é muito frágil e muito fácil de transpor.
Bom, o parêntesis já vai longo, mas talvez tenha valido de alguma coisa, embora esteja completamente desenquadrado neste fórum. Um dos motivos pelo qual não lancei o tópico foi exactamente este. Teria que fundamentá-lo desta forma e não me sentia muito à vontade para o fazer.
Em relação concretamente à reacção dos cães a ouvir música, penso que poderá existir algum estímulo ou então é pura coincidência.
De facto, ao som de um andamento lento de uma qualquer sinfonia ou de uma cantata de Bach parece-me que eles ficam tão deliciados como o dono. Põem-se de patas para o ar com uma expressão que, às tantas e muito provavelmente, tem muito mais a ver com outras sensações ligadas a aspectos fisiológicos...
Parece-me que a influência da música nos animais não é tão fantasiosa como se julga. Mas sobre o assunto não estou minimamente informado.
<p> </p>
<p> </p>