Os Vossos Cães gostam de música?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

terça dez 10, 2002 8:04 am

Os vossos cães gostam de música:?:

O meu não ligava muito muito, mas não me posso esquecer da primeira vez que ouviu Ópera :D Ficou muito espantado a olhar para o rádio. Levantou as orelhas e inclinou a cabeça num misto de curiosidade e terror :lol: :lol:
Mas, entretanto, habituou-se! Que remédio, coitadinho! :oops:

Bjkas ;)

Rute
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça dez 10, 2002 8:43 am

Ficou muito espantado a olhar para o rádio. Levantou as orelhas e inclinou a cabeça num misto de curiosidade e terror
Opera?! como eu o compreendo, coitado...... :? Deviam ser crime certas 'torturas' aos animais!

Os meus gostam sobretudo das seguintes 'músicas':
- "Cair da ração nos pratos"
- "Barulho das chaves de casa"
- "O meu Carro a chegar"
- "A voz da minha mãe"
Há mais algumas 'musicas' que eles gostam, mas estas são as principais!
Também gostam de alguns "bailados" ( na praia a brincar com objectos que encontram) e "Teatros" (principalmente quando fazem asneiras)!

Abraços ;)
Paulo C.
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

terça dez 10, 2002 8:59 am

Pois eu estou como o Paulo: O meu gosta de música, mas é daquela que eu lhe dou e que mais lhe convém :D :D :D
De resto, até agora nunca reparei que ele ligasse muito, mas também ainda não ouviu ópera :o :o :o
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

terça dez 10, 2002 9:37 am

Música nem por isso... excepto as já referidas pelo PauloC!

Agora televisão, é uma loucura.

Aliás, quando nos deitamos temos que ter em atenção pois ele tem necessariamente que ficar de frente para a televisão, senão faz birra. Então se forem programas ou anúncios com animais... e meninas bonitas também gosta :p
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça dez 10, 2002 9:44 am

Olá Rutfcamacho

Pois olha, foi um tópico que já me lembrei de enviar. Mas como tenho proposto tantos, alguns valha-me Deus, não quis banalizar.

Eu tenho a impressão de que os meus cães gostam de música, mas isto deve ser mais fantasia da minha parte do que outra coisa.
Durante a maior parte do tempo que estamos juntos é no compartimento "deles", onde tenho o computador e onde ouço música SEMPRE, pois é uma das minhas paixões. Bom, e a ópera incluida, claro.

Vou só fazer aqui um breve parêntesis só para dizer o seguinte. Em matéria de música sou "fundamentalista" ou "radical". Para mim música é aquela a que chamam clássica ou erudita. E não vou naquele lugar comum de que não há clássica ou ligeira, o que há é música boa ou má.
Uma é mais elaborada, outra é ligeira e pronto. O que acontece é que há uma série de preconceitos em relação à música clássica, que são mais ou menos os seguintes. Costuma conotar-se as pessoas que gostam de música clássica como sendo presunçosas, ou intelectualoides e muitas pessoas que até gostam de música clássica também fazem gala disso, querendo dar sinais exteriores de um nível intelectual que às vezes nem têm. É ridículo. Por outro lado, há uma enorme resistência da parte da maioria das pessoas que julga que a música clássica é só para entendidos ou só para uma elite ou que é uma coisa muito difícil de entender. Nada disso. Eu nunca aprendi música e costumo dizer: as pessoas não sabem o que perdem por não "quererem" ouvir música clássica em vez de música ligeira, que é muito mais pobre. É que de facto não ouvem porque não querem, isto é, há iuma barreira invisível que diz assim: "isto não, porque não gosto ou não entendo". Mal as pessoas sabem que essa barreira é muito frágil e muito fácil de transpor.

Bom, o parêntesis já vai longo, mas talvez tenha valido de alguma coisa, embora esteja completamente desenquadrado neste fórum. Um dos motivos pelo qual não lancei o tópico foi exactamente este. Teria que fundamentá-lo desta forma e não me sentia muito à vontade para o fazer.

Em relação concretamente à reacção dos cães a ouvir música, penso que poderá existir algum estímulo ou então é pura coincidência.
De facto, ao som de um andamento lento de uma qualquer sinfonia ou de uma cantata de Bach parece-me que eles ficam tão deliciados como o dono. Põem-se de patas para o ar com uma expressão que, às tantas e muito provavelmente, tem muito mais a ver com outras sensações ligadas a aspectos fisiológicos...

Parece-me que a influência da música nos animais não é tão fantasiosa como se julga. Mas sobre o assunto não estou minimamente informado.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
rutefcamacho
Membro Veterano

terça dez 10, 2002 10:08 am

Bom dia a todos!

Nel, escusado será dizer que concordo em género e número com o conteudo do seu "parenteses". 8) Também eu adoro música.

Lembrei-me de introduzir este tópico, por mais banal que possa ser:oops: , porque estive ontem à noite a rever o filme Amadeus. Como extra do DVD, algumas cenas cortadas do filme. Entre estas, houve uma que me marcou particularmente. Mozart prepara-se para ensinar piano à filha de um nobre abastado. Pela casa corriam vários cães. Ás primeiras notas tocadas pelo compositor, um dos cães começa a uivar, ao que o dono comenta que aquele seu "menino" não suporta música. Indiferente, o compositor continua a matraquear no pianoforte uma das suas obras. O cão para de uivar e escuta "atentamente".....:)

Acredito que, tal como nos humanos, também entre os cães existem vários níveis de sensibilidade.:D

Bjkas ;)

Rute
nel
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 10, 2002 10:17 am

Olá Rute

Eu quando disse que não queria banalizar, referia-me ao facto de eu enviar tópicos aos molhos, a torto e a direito e não ao tópico em si mesmo. E, como referi, até prefiro que tenha sido outra pessoa a enviá-lo em vez de mim. Excesso de escrúpulos da minha parte, possivelmente.

Eu já vi o filme Amadeus várias vezes, nem tanto por se tratar da vida do Mozart, mas especialmente por ser do Milos Forman que é um dos realizadores que mais aprecio.
Mas não me lembrava dessa cena com o cão.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
rutefcamacho
Membro Veterano

terça dez 10, 2002 10:28 am

Olá, Nel,

A cena a que me refiro foi cortada da versão final. Aparece na edição especial do DVD Amadeus - Director's cut. Já estou a fugir ao tema do forum, mas se gosta do Milos Forman, acho que vale a pena dar uma espreitadela a esta versão mais longa. :D

Bjkas ;)

Rute
nel
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 10, 2002 11:03 am

Rute, obrigado pela informação.
Eu de facto achava estranho não me lembrar dessa cena...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

terça dez 10, 2002 12:06 pm

ola a todos
eu saio decasapor volta das 9h e so chego as 22h desde q tenho cães quesempredeixei o rádio ligado para eles.Fica todo o dia a tocar,se gostam ou não, não sei,mas que reagem a certos sons é verdade.Á tv é que não ligam nada mesmo.Agora barulho de chaves, carro a trabalhar, telefone, elevador e a porta dos vizinhos são sons que os deixam completamente doidos.
bteteia
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Tartarugas, Peixes Tropicais, Cães, Gatos, Hamsters

terça dez 10, 2002 1:51 pm

Olá Rute!

Na minha modesta opinião acho que é bem natural que eles gostem de musica. E se forem habituados, muito mais.

A experiência que eu tive foi até bastante engraçada.
O meu Ringo (que hoje já não está entre nós, pois morreu tinha 18 anos :cry: ) gostava muito (ou não gostava nada.. :lol: ) que eu toca-se flauta. Cada vez que eu o fazia ele punha-se a uivar...;)

Ass: Sandra
HelenaXXI
Membro
Registado: sábado jul 06, 2002 2:46 pm
Localização: Golden Retriever (Ouro), coelho ang. (Shakah), peixes tropicais vários
Contacto:

terça dez 10, 2002 3:12 pm

Bem, o Ouro tb não liga nada à televisão, mas à música, parece reagir bem. Fica mais calmo.

Mas estou a escrever mesmo por ter gostado mt da intervenção do nel. Embora não esteja directamente relacionado c o tópico, aproveito para lhe dar os parabéns pelo ponto de vista q expôs. Gostei da diferenciação e da utilização do termo "música ligeira", eu costumo usar "música pobre", que é um bocado mais forte. Realmente, concordo consigo e é bom ajudar a desmistificar a música clássica sobretudo para quem nunca a Ouviu a sério. Sem me querer alargar demais, porque já sei o que acontece se continuar a escrever (não saio daqui hoje), cumprimentos a todos e reflitam na mensagem do nel.
Banjy
Membro
Registado: quarta ago 21, 2002 8:16 am

terça dez 10, 2002 3:22 pm

Olá,

O meu Simão, adormece a ouvir a chamada musica de «relax» :lol: :lol:
Ainda não percebi se é por gostar muito e se deixar levar ou, porque pura e simplesmente não suporta :D
Em relação a quaçquer outro tipo de musica, nem ele nem os outros se manifestam, estão por ali na «vidinha» deles....
As musicas que o PauloC referiu, essas sim, são do inteiro agrado dos meninos... TODOS!!!!!

Cumpts.,

Olga

PS - Como sou um pouquinho «variada» e tanto ouço musica calma como pesada, eles coitados... possivelmente ficam baralhados :lol: :lol:
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça dez 10, 2002 5:35 pm

a minha além do enumerado pelo Paulo, tb adora a musica de torneiras abertas, e sempre que o telefone de casa toca, ela tb gosta porque corre logo para lá
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

terça dez 10, 2002 7:11 pm

A minha cadela também adora esse tipo de músicas! Então as orquestras na cozinha... bem... até corre! Por acaso, eu adoro ouvir musica alto, só que sempre que a minha cadela está por perto, faço um esforço, e baixo o volume. No outro dia fiz um teste: A Niki estava na sala, e meti música, um pouquito alta,para ver a reacção dela (se se ia embora), e nada disso. Ficou por lá. Só se vai embora quando começo a dançar... mas isso é outra conversa... (pobre cadelinha...) :oops:
Responder

Voltar para “Cães”