Cio - Período..Será a mesma coisa?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
smanuela
Membro
Registado: quarta fev 22, 2006 10:02 am

terça ago 22, 2006 9:04 am

Olá,
Minha cadela q faz 9 meses esta semana está com o período há duas semanas, tem a vulva inchada e sangramento.
A minha dúvida é a seguinte:estando ela c o período está tb c o cio? ou qd o período terminar é q entra no cio?
Não noto comportamento diferente nela nesta altura,a n ser esquisitices p comer, mas acho q é por ter a comida sp disponível, situação q vou ter q mudar, mas será q tem q se ter algum cuidado especial por estar "nos dias difíceis"?

Obrigada
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça ago 22, 2006 9:50 am

Última edição por SeaLords em quarta nov 26, 2008 5:36 pm, editado 1 vez no total.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 22, 2006 9:53 am

Olá,
A sua cadela está no cio. O Cio dura em torno de 3 semanas, embora varie de cadela para cadela, sendo que elas apenas estão ferteis durante alguns dias que normalmente se situam entre o 10º e o 14º dia. O desenvolvimento da vulva é um dos 'sintomas' normais do cio, e sangramento também. Este último normalmente diminui para o final do cio, mas como disse anteriormente nem todas as cdelas são iguais.
Os cuidados especiais a ter são sobretudo evitar o contacto com machos por forma a que a cadela não seja coberta e daí resulte uma gravidez indesejada. Tenha em atenção que as cadelas com cio e os machos que as sentes, são capazes das proezas mais mirabolantes e inimagináveis. Cercas, muros, portas e janelas, são 'miraculosamente' transpostos, e todo o cuidado é pouco.
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

terça ago 22, 2006 10:31 am

Nessas alturas, todo o cuidado é pouco, e tal e qual como já foi dito, não convém perdê-la de vista durante essa fase.

Boa sorte
maat
Membro
Registado: domingo ago 13, 2006 12:39 am

terça ago 22, 2006 11:52 pm

Para além do que já foi muito bem explicado, não podia deixar de dizer que, as proezas de que o PauloC fala são tão reais que na rua só de trela e nada de distrações, porque fogem e não obdecem.Ficam de tal maneira que não ouvem nada, apenas dão atenção aos cães.( experiência própria).
Yola_Kandinsky
Membro
Registado: sábado ago 06, 2005 11:41 am

quarta ago 23, 2006 12:32 pm

Acho que já foi tudo dito e compreendo as suas dúvidas. A minha Yara tem 13 meses, já teve o primeiro cio há uns bons meses e lembro-me que na altura também andava meio à deriva. As tais perguntas de quando é que acaba?; será que ela vai mesmo aceitar os cães?; ... No caso da Yara e durante todo o cio dela, ela nunca deixou nenhum cão se aproximar, ladrava-lhes e queria morde-lhes... era estranho! O cio da yara durou quase 1 mês.

Boa sorte!
smanuela
Membro
Registado: quarta fev 22, 2006 10:02 am

quarta ago 23, 2006 12:52 pm

Muito Obrigada por esclarecerem as minhas dúvidas.
A minha cadela Ritinha anda realmente mto atrevida qd vem à rua passear e vê cãezinhos, ladra, quer ir ter c eles, enfim n pára..o q me está a preocupar é ela andar preguiçosa p comer..até à boca lhe dou a comida e ela torce o nariz, mas c/o já referi anterior/, talvez seja por ela ter a comida sp disponível...
Mais uma vez mto Obrigada a todos.
Adoro este fórum.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 23, 2006 2:24 pm

A falta de apetite pode ser motivada pelo próprio cio.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta ago 23, 2006 2:44 pm

smanuela Escreveu: o q me está a preocupar é ela andar preguiçosa p comer..até à boca lhe dou a comida e ela torce o nariz, mas c/o já referi anterior/, talvez seja por ela ter a comida sp disponível...
Mais uma vez mto Obrigada a todos.
Adoro este fórum.
Eu nunca deixei nem deixo a comida à disposição dos meus cães. Chega a hora de comer, espero duas ou três horas, e a seguir retiro-lha, no caso de não a comerem toda.

Quando chega a hora da comidinha se não vão logo para ao pé da gamela, é sinal que alguma coisa não está bem....
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”