ECO CÃO

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quarta ago 23, 2006 9:21 pm

Imagem

É muito provável que isto já tenha aqui sido tratado no fórum aquando da "inauguração" destes dispositivos (W.C. para cães) instalados na cidade do Porto. Esta foto foi feita na zona da Foz do Douro. Não sei se os dispositivos foram distribuídos noutras zonas da cidade.
De qualquer modo, se o assunto já foi debatido, peço desculpa. Se não foi, gostaria de tecer algumas considerações sobre a iniciativa.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quarta ago 23, 2006 9:26 pm

Aqui foi implantado o sistema há já mais de 4 anos. Pena que tenham retirado tudo...isto porque roubavam sempre os sacos e quando se ia passear os "lulus" não havia com que apanhar os dejectos!
Mas, quem é decente e limpo já leva de casa um saquinho que é o que faço sempre ;)

De qualquer forma, é sempre uma mais valia desde que funcione, ou por outra; que façam com que funcione ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Mensagens: 1028
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

quinta ago 24, 2006 9:32 am

Já vi, há alguns anos, estes recipientes no Jardim do Príncipe Real. Aqui, em Lisboa, foi só onde os vi. Nunca mais reparei se ainda existem, mas parece-me que não.

Aqui na minha rua, vejo donos que levam os saquinhos e depois atiram para dentro dos contectores de lixo dos prédios mais próximos, donos que não se ralam nada com a porcaria dos seus cães e aqueles que também levam os sacos e depois metem noutro saco e provavelmente levam para os seus caixotes, penso eu. Muito de vez em quando vejo os carrinhos próprios da Câmara a apanhar os cocós e a lavar a rua.

É muito difícil educar este Povo.

Isabel
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

quinta ago 24, 2006 10:22 am

Sou franca, nunca vi nenhum. Devem estar por ai escondidos, ou então ainda não chegaram à linha de Sintra!!! 8)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
VitorN
Membro Veterano
Mensagens: 3571
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Localização: Cães
Contacto:

quinta ago 24, 2006 10:42 am

Neste aspecto, Pombal também está muito bem. Existem muitos "Eco cães" espalhados pela cidade e até digo mais, bem mais giros que esse da foto. Os de cá tem uma área de 2,5m x 2,5m com um poste no meio cercado por uma grade de cerca de 1 metro de altura, sensivelmente. Há quem diga que aquele poste serve para as cadelas fazerem um show de strip para os cães Imagem Imagem.

Uma coisa é certa, se o povo fosse civilizado, não haveria necessidade de se criar esse "Eco Cão", se é que mesmo assim, tenho sérias dúvidas se os mesmos resultam ou não.
cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quinta ago 24, 2006 11:54 am

Citando: "... Devem estar por aí escondidos, ou então ainda não chegaram à linha de Sintra!!! ..."

No jardim, perto da minha casa existe um, tão discreto que apenas dei por ele na semana passada. Disseram-me que já tem algum tempo... Menos mal, pelo menos tem sacos disponíveis. Vamos ver se aquelas alminhas que por ali passeiam os "lulus" na relva, e deixam os "presentes" para as crianças pisarem :evil: :evil: :evil: mostram um pouco mais de respeito pelos outros utilizadores daquele espaço. Educação, é o que lhes falta 8) 8)
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

quinta ago 24, 2006 11:57 am

Aqui também nunca existiram. E os saquitos... também já foram. Quanto a lavar as ruas... se não for o S. Pedro... :roll:

No entanto este tipo de coisa pode não resolver completamente o problema mas ajuda a consciencializar. Muitas pessoas que eu antigamente via não ligarem nenhuma para a limpeza, agora levam saquinhos de casa.
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

quinta ago 24, 2006 12:07 pm

não consigo ver a foto, mas acho que sei do que estão a falar :p
Aqui na zona não há disso, mas havia um ao pé do vet de sassoeiros, se não me engano. Para isso funcionar basta um cão fazer lá que todos fazem, mas para quem tem machos como o meu não vale a pena, eles vão fazendo pelo caminho a marcar tudo :roll: :roll:

O dispensador de saquinhos... aqui conheço três, um deles junto à vet. Esse costuma ter saquinhos, mas no outro dia por acaso não tinha... os outros estão sempre sem sacos :roll:

O que é importante é educar as pessoas... Eu sei que as pessoas não gostam de ter os muros e as rodas dos carros mijados, por isso tento treinar o Ruby a fazer xixi onde eu quero :p Como sei que ele gosta de marcar tudo, deixo-o fazer nas árvores e nos postes, reprendendo-o quando faz nos muros e nas rodas. Tem dado resultado, pois ele aprendeu rápido, mas nem todos fazem como eu :? Nem todos têm paciência para estar sempre a reprender o "mijão cada vez que ele alça a pata :roll:
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quinta ago 24, 2006 1:07 pm

Musky Escreveu: ... No entanto este tipo de coisa pode não resolver completamente o problema mas ajuda a consciencializar...
Exactamente.
Estou plenamente convencido de que as Câmaras ao tomarem esta iniciativa foi mais com o intuito de fazerem sentir à população que é feio, anti-higiénico e muito pouco civilizado o espectáculo dos cócós espalhados pelos espaços públicos.
De facto, custa-me a crer que estivéssem mesmo convencidos de que os canitos iam lá fazer as suas necessidades.

Muito antes de haver dispensadores de sacos, eu levava de casa daqueles sacos de plástico do supermercado, que serviam perfeitamente. Quando a Câmara teve a iniciativa de distribuir os dispositivos adequados, pensei eu cá para os meus botões: pronto, ainda bem, estes são mais jeitozinhos.
E, de facto, os espaços públicos passaram a andar um pouco mais asseados. As pessoas passaram a ter um pouco mais de vergonha e deixaram de usar a desculpa esfarrapada de não lhes serem dadas condições.

Na minha opinião, estes "WC" para cães também servem para consciencializar, mas têm um efeito perverso. É que os cães muito raramente os usam, como seria de esperar, e os donos estão tudo menos interessados em ir a correr "à casinha" com os seus canitos, até porque estas coisas não estão ali assim à mão de semear.
O efeito perverso tem a ver com o espírito crítico do Português: "É pá, isto é ridículo, andam a gastar dinheiro com estas coisas...".

Como já alguém disse aqui, o problema de fundo é o nosso povo ser tão mal educado. Se tanta gente ainda cospe para o chão e deita lixo na rua com a maior naturalidade, mais cócó menos cáca...

Bom, mas eu ainda não contei a peripécia do Fozzy.
Fica para depois ;)
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Mensagens: 556
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

quinta ago 24, 2006 1:25 pm

Na minha zona não há... De vez em quando encontram-se uns presentes no passeio, mas como a minha zona tem bastante campo, as pessoas têm a decência de levar os canitos aos campos para fazerem o servicinho.
Pessoalmente, levo sempre a Bamboo a um descampado, está super habituada a ir lá fazer, o pior é no Inverno, é só lama, não pode ser.
Mas em todas as malas tenho um saquito ou dois ;)
Perto do veterinário é que o caso é medonho, ainda pra mais aquilo é uma urbanização e não há muito descampado onde levar os bichinhos.
Acho que se morasse lá perto vendia a casa, não há coisa pior que pisar poias dos nossos amigos :lol:
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 24, 2006 6:29 pm

Nesses Eco pontos há uma coisa que me desagrada profundamente e teria sempre relutância em utilizá-los, não acham pouco higiénico? Ou seja, quando saio à rua com as minhas cadelas, encontro pelo menos mais 20 cães que saiem com os donos à mesma hora. Tudo a despejar necessidades no mesmo local? Então e doenças? Dá a sensação que ali fica tudo mais concentrado, ou será idiotice minha? Faz-me impressão...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Mensagens: 1028
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

quinta ago 24, 2006 6:52 pm

Tudo a despejar necessidades no mesmo local? Então e doenças? Dá a sensação que ali fica tudo mais concentrado, ou será idiotice minha? Faz-me impressão...

LuMaria, não posso concordar contigo a exemplo daqui na rua, se há donos que têm o cuidado de apanhar os cócós e levarem-nos consigo, os outros que os apanham mas deitam-nos para os nossos contentores, como eu já vi e o saco não estava fechado, ou deixarem na rua, não sei o que é mais perigoso. Penso que pelo menos este último exemplo é bem perigoso, porque os cães também são muitos, se houvesse um Eco Cão, possivelmente os donos teriam mais vergonha, como também já aqui foi dito. Entre porcaria dos cães e dos pombos isto é uma nojeira.

Isabel
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 24, 2006 6:59 pm

Certo Isabel. Eu também desespero, principalmente quando até os donos dos outros cães me perguntam porque me dou ao trabalho de apanhar as fezes das minhas cadelas se mais ninguém apanha. Mas ali, temos um terrenozinho diminuto, onde dezenas de animais fariam as necessidades, dia após dia. E mesmo que a limpeza fosse constante (o que não acredito), na minha zona bastava uma hora para aquilo estar impestado de urina. Não sei, continúo a achar pouco higiénico para os animais... Terá um valor educativo? Não sei. Eu sou gozada quando apanho os dejectos, imagino um eco cão. As pessoas nem ensinam os animais a não se aliviarem nos passeios? Teriam paciência de correr para o eco ponto? E já agora, eu saio de casa com as cadelas aflitinhas por chegar à relva e se o eco ponto for apenas no jardim que fica a 400 mt? Como faço para que se aguentem até lá?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quinta ago 24, 2006 7:08 pm

Há quem treine cães a urinarem nas árvores? :o

Imaginem se todos os donos de canídeos os treinam a urinarem nas árvores... :o :roll:

Pobres árvores, que já eram!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Mensagens: 1028
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

quinta ago 24, 2006 7:19 pm

Lu a minha opinião sobre o Eco Cão, é mais no sentido de sensibilizar as pessoas a apanharem, sempre, os dejectos e colocarem-nos num sítio certo e preparado para isso.

Acredito, que será difícil e até perigoso, habituar um cão a fazer as suas necessidades, naquele pequeno quadrado, mas a sua existência concerteza, obrigaria os donos a serem mais cuidadosos, os que não são claro.

Todas as pessoas sabem como é desagradável ir pela rua a desviar-nos dos cócós dos cães.

Acho que as Câmaras não deviam de desistir de colocar estes recipientes como o fazem com os outros, agarrados aos candeeiros, deviam existir numa quantidade razoável para não haver desculpas.

Isabel
Responder

Voltar para “Cães”