Ajuda com educação de cachorrinho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PatriciaK
Membro Júnior
Registado: segunda mar 27, 2006 2:40 pm
Localização: Gatos: Julieta, Cleópatra, Gabi e Gil e Cães: Ema e Eddie

quinta ago 24, 2006 12:01 pm

Boa tarde,

A minha mãe mora num apartamento e adoptou um cachorrinho com cerca de dois meses de um canil. Tem uma gata com 9 anos, que é um pouco "maricas", não gosta muito de ter outros animais em casa. Fica um pouco stressada p.ex. quando levo a minha gata para lá qdo vou de férias, mas acaba por a ignorar e não há problemas entre as duas.
A ideia de ser um cachorro novo foi exactamente por a gata não ser muito dada a companhia. Pensámos que talvez fosse melhor assim (se calhar foi um erro, mas enfim…).
O cachorro é muito meigo, mas é um bocado "sombra"… Anda atrás da minha mãe para todo o lado e ela tem tido dificuldade em limitá-lo às zonas da casa onde pretende que ele esteja (pelo menos por enquanto, enquanto ele não conseguir controlar as necessidades). Assim que ela vai para um quarto, p.ex., e fecha a porta para ele não passar (se estiver aberta ele entra) ele começa a ganir insistentemente… Claro que supostamente, segundo o que tenho lido, seria de ignorar o "choro" e só dar atenção quando ele se calasse (corrijam-me se estiver enganada…) mas quando o bichinho gane ouve-se no prédio todo!!! Claro que os vizinhos vão começar a chatear… isso era o que se queria evitar… :? :?
Para conseguir que ele não chorasse de noite tentámos tudo o que aqui já foi dito neste forum (pelo menos dos tópicos que já li)… relógio, mantinha, peluche, saquinho de água quente… só mesmo quando a minha mãe levou a caminha dele para o quarto, junto aos pés da cama é que ele sossegou (lá se foi a 1ª ideia de que no quarto só dormia a gata :roll: ) Claro que de manhã tem a casa toda cheia de xixis e cocós… já tentámos a técnica do jornal com um bocadinho do xixi para ele reconhecer o cheiro, mas ele acha que o jornal é para brincar! Mesmo colocando-o no jornal ele continua a preferir o resto da casa :p
Enfim… já me estou a alongar…
O que eu pedia encarecidamente que me ajudassem com algumas dicas de como fazer para ele não "chorar" tanto e deixar de seguir a minha mãe para todo o lado… e, em relação aos xixis e cocós, se há mais alguma técnica para além da do jornal, ou se é mesmo uma questão de insistência…
Já agora, se alguém tiver experiência em relação à aproximação à gata, tb agradeço… não é que ela o ataque, mas parece-me que anda um pouco assustada… (ela é maior que o cachorro :o ) acredito que se a gata o "adoptasse" fosse mais fácil ele deixar de "chorar"… :?:
Outra questão que nos tem preocupado é que o cachorro come muito pouco… :S Parece-me que não estava habituado a comer ração (no canil não sei bem o que comia, ele estava e ainda está bastante magro…) Já vai mordiscando algumas bolinhas da ração, mas não come nem metade da dose que deveria comer nesta idade… sugestões?

Desculpem o testamento e obrigada pela atenção…

Patricia
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

quinta ago 24, 2006 12:33 pm

Isto é o que eu faço/fiz com os meus:

Pelo que descreve o cachorro ainda é um bébé muito pequeno, portanto chichis e cócós, ainda vão durar por muito tempo.

O melhor é apanhar o cachorro quando ele vai pôr-se a fazer a necessidade, agarrá-lo pelo cachaço e dizer-lhe um não sonoro. Depois leve-o para onde pretende que ele faça. Isto não vai ensiná-lo em 2 dias, nem 2 semanas, mas provavelmente ainda demora mais de 1 mês, depende dos cães.

O ele dormir sozinho ou estar afastado das pessoas, simplesmente é algo que quando são muito pequenos raramente acontece. Mais uma vez tem de ter paciência. Pessoalmente, sempre optei por deixar os cachorros ao pé de mim e apenas mais velhinhos comecei a restringir a área.

A comida, bem eu pessoalmente quando tenho estes problemas cozo frango com arroz e misturo isto na ração.

Não se esqueça de levá-lo ao veterinário para ser vacinado e desparizatado.

Quanto a gatos, com os meus, simplesmente não deixar o gato agredir o cachorro e mantê-los separados sempre que são deixados sozinhos. O resto apenas o tempo e paciência resolve.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta ago 24, 2006 1:12 pm

COmo já foi dito, o cachorro ainda é muito bebé, é natural que chore muito... Se ele dormir no quarto mas não em cima da cama, e se a sua mãe não se importar, pode deixar ficar ;)

Quanto à comida, o frango cozido com arroz tb é uma boa opção, no entanto eu tentaria talvez pôr um pouco do caldo da cozedura do frango na ração, e não dar o frango em si. Não que seja mau, mas se o habitua ao frango com arroz, ele dificilmente agarrará na ração ;)

No que respeita à gata, dê-lhe tempo, com tempo eles vão-se aproximar e vão-se dar bem :) . No entanto não os deixe juntos sem a sua supervisão, um gato pode causar danos graves a um cachorro :(

Boa sorte

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
PatriciaK
Membro Júnior
Registado: segunda mar 27, 2006 2:40 pm
Localização: Gatos: Julieta, Cleópatra, Gabi e Gil e Cães: Ema e Eddie

sexta ago 25, 2006 9:02 am

Obrigada pelo apoio ;)

Já percebi que a grande questão é mesmo ter uma boa dose de paciência... Vamos ver se a minha mãe consegue ter a paciência necessária... :oops:

Quanto ao dormir, ele está a dormir no quarto, mas na caminha dele, no chão, ir para a cama nem pensar! Isso é território da gata ;) A gata de certa forma ignora-o... quando estão sozinhos ficam separados, que eu sei bem como as unhas de um gato podem ser perigosas... :p

Quanto a vacinas, ele já foi desparazitado e vou com ele ao veterinário para a semana, para ir em conjunto com a minha cadela (eu tb adoptei uma menina, mas como já tem 4 meses não tem dado tanto trabalho... além de que está numa casa com quintal...). Queria levá-los aos dois ao mesmo tempo, mas como no canil deram a vacina da raiva à Ema (é o nome dela :p) só posso mesmo ir para a semana! :|

Se se lembrarem de mais dicas, serão sempre bem recebidas! ;)
Obrigada,

Patricia
Responder

Voltar para “Cães”