Tudo começou assim:
Exmos. Senhores,
Ao navegar pela internet, tive conhecimento de um exemplar da
vossa Criação que está para adopção, o *************.
Vocês não têm alguma solução ainda que temporária para estes casos?
O anúncio está aqui:
http://www.adopta-me.org/**************
Como apaixonada pela raça, temo pelo futuro deste cão,
infelizmente muitos
vão parar a canis municipais... aí já sabemos o que os espera...
Adoptar eu não posso, já tenho 3 cães, sendo um deles também um
Dober, por sinal também dominante...
Aguardo uma resposta da vossa parte.
Atentamente,
Não posso deixar de admitir que este seu e-mail, e este anúncio sobre um Dobermann (afixo) me deixaram perplexo; É absolutamente indecente o que esta senhora está a fazer com o *******.
È publico que todas as pessoas que sejam proprietárias de um ****(nome do afixo)***** (e que assim, o queiram) devem sempre contactar-nos sobre qualquer que seja o assunto, ou problema, relacionado com o mesmo.
O que eu sei sobre o ****, é que é um infeliz caso de que "quem vê caras não vê corações"; Apesar da nossa alguma "experiência" tenho que admitir que este é felizmente um dos raríssimos casos de insucesso da cedência de um ****(nome do afixo)*****, e
irei obviamente contactar a pessoa em causa.
Permita-me que a felicite por pela preocupação demonstrada, e também pela admiração pela raça Dobermann.
Fico bastante sensibilizado, tendo a certeza absoluta (isso deixa-me reconfortado) que a Excelentíssima também já tratou do caso dos outros Dobermanns para adopção, ficando eu também a saber que quando houver um caso (de abandono) similar a excelentíssima tratará do assunto. No entanto ficaria muito grato (e os animais também) que esta preocupação estende-se a todos os animais e não só aos Dobermanns em particular.
" Adoptar eu não posso, já tenho 3 cães, sendo um deles também um Dober, por sinal também dominante... "
Excelentíssima, permita-me que lhe diga que este, é sem dúvida um caso típico!
Muita preocupação, muita preocupação…………. Mas depois passa a "batata quente" para os outros, tentando com "moralidades" encostar os outros "há parede", pois é! Gosta muito…. …, Preocupa-se muito……, mas não pode fazer nada! E os outros? Sabe se tem vida, ou condições, etc? Para quando as pessoas que acham que um ser vivo é uma coisa, e que ao fim de 5 anos, entendem que se devem livrar delas, termos de seremos nós os responsáveis?
"Aguardo uma resposta da vossa parte."
!!!! ………………………. Passe bem

Fiquei parva com a resposta, ainda para mais anónima, quem respondeu não se dignou sequer a assinar...
Prontamente lhe respondi:
Exmo. Sr.
Agradeço a pronta resposta ao meu email. No entanto fiquei com algumas dúvidas sobre a última parte do mesmo, quando eu referi que não podia adoptar mais e o Exmo. Sr. falou em "passar a batata quente"...
Vejamos se entendi bem, o Sr. está a acusar-me de não fazer nada a não ser "passar a batata quente" aos outros? É isso? Pois se é deixe-me dizer-lhe que se precipitou no julgamento que faz da minha pessoa.
Não que eu tenha de me justificar perante ninguém, mas fá-lo-ei como descargo de consciencia... Eu já adoptei sim bastantes animais errantes, o meu actual 3º cão, um braco alemão de pêlo cerdoso, era abandonado, fui buscar um Dobermann ao canil de Oeiras no passado mês de Janeiro pois este animal, lindíssimo por sinal, tinha sido lá deixado para abater, arranjei-lhe uns donos maravilhosos com os quais mantenho contacto; tirei um cão tipo Pastor Alemão da rua, infelizmente foi parar ao canil municipal por ter morto um pato e eu até uma advogada contratei para o conseguir tirar de lá, foram 5 meses de luta, tempo e dinheiro gasto, hoje em dia tem uma dona maravilhosa com a qual também ainda mantenho contacto; ajudei um Sr. a dar um Dobermann e um Cocker, também lhe consegui arranjar um dono muito bom, tenho ainda uma amiga que quer dar a cadela Dobermann e outra Serra d'Aires, ainda não consegui arranjar donos, e continuo sistematicamente a ajudar conforme posso.
Como já referi, adoptar eu não posso, vivo num anexo à casa da minha sogra, portanto não minha, e já tenho 3 cães como referi, um Dobermann, uma S. Bernardo e o Braco, além dos 3 gatos, e estou proibidíssima de adoptar seja lá o que for, além de não ter condições financeiras para o fazer.
Portanto não percebo o que o Exmo. Sr. pretendeu dizer com o seu último parágrafo, peço desculpa se entendi mal as suas palavras.
A minha opção de vos avisar sobre este cão foi por achar que os Srs. são Criadores com um C grande, e como tal que se interessariam por este caso, o que venho a constatar ser verdade, caso contrário nada iriam fazer por este cão.
Espero sinceramente ter entendido mal as suas palavras, já falei convosco telefonicamente há tempos e adorei, gostei mesmo bastante do modo como fui "recebida", não quero "manchar" essa imagem que tenho de vós.
E sim, sou muito sensível aos casos relacionados com Dobermanns, é o meu 'calcanhar de Aquiles', não tenho culpa e confesso o meu ponto fraco... Mas ajudo todos como posso!
Obrigado pela atenção dispensada,
Marisa Simão
P.S.- Já agora gostaria de saber o nome da pessoa que me respondeu, desculpe mas como não assinou fiquei sem saber se "falei" com uma Exma. ou com um Exmo....
O que é que vocês acham?
Desculpem chatear, mas fiquei PARVA quando li a resposta...

Eu não pedi justificações a ninguém, eu apenas me limitei a informar e a PERGUNTAR se tinham alguma solução...
Xuga