Criador ou criadeiro?????????

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta ago 24, 2006 6:15 pm

Aquilo que eu vou aqui transcrever foi uma troca de emails entre mim e um conhecido criador(eiro) de Dobermanns. Por razões óbvias não vou mencionar nomes... :roll:

Tudo começou assim:
Exmos. Senhores,

Ao navegar pela internet, tive conhecimento de um exemplar da
vossa Criação que está para adopção, o *************.
Vocês não têm alguma solução ainda que temporária para estes casos?

O anúncio está aqui:
http://www.adopta-me.org/**************

Como apaixonada pela raça, temo pelo futuro deste cão,
infelizmente muitos
vão parar a canis municipais... aí já sabemos o que os espera...

Adoptar eu não posso, já tenho 3 cães, sendo um deles também um
Dober, por sinal também dominante...

Aguardo uma resposta da vossa parte.

Atentamente,

Recebi a resposta:
Bom dia Excelentíssima,

Não posso deixar de admitir que este seu e-mail, e este anúncio sobre um Dobermann (afixo) me deixaram perplexo; É absolutamente indecente o que esta senhora está a fazer com o *******.
È publico que todas as pessoas que sejam proprietárias de um ****(nome do afixo)***** (e que assim, o queiram) devem sempre contactar-nos sobre qualquer que seja o assunto, ou problema, relacionado com o mesmo.
O que eu sei sobre o ****, é que é um infeliz caso de que "quem vê caras não vê corações"; Apesar da nossa alguma "experiência" tenho que admitir que este é felizmente um dos raríssimos casos de insucesso da cedência de um ****(nome do afixo)*****, e
irei obviamente contactar a pessoa em causa.
Permita-me que a felicite por pela preocupação demonstrada, e também pela admiração pela raça Dobermann.
Fico bastante sensibilizado, tendo a certeza absoluta (isso deixa-me reconfortado) que a Excelentíssima também já tratou do caso dos outros Dobermanns para adopção, ficando eu também a saber que quando houver um caso (de abandono) similar a excelentíssima tratará do assunto. No entanto ficaria muito grato (e os animais também) que esta preocupação estende-se a todos os animais e não só aos Dobermanns em particular.

" Adoptar eu não posso, já tenho 3 cães, sendo um deles também um Dober, por sinal também dominante... "

Excelentíssima, permita-me que lhe diga que este, é sem dúvida um caso típico!
Muita preocupação, muita preocupação…………. Mas depois passa a "batata quente" para os outros, tentando com "moralidades" encostar os outros "há parede", pois é! Gosta muito…. …, Preocupa-se muito……, mas não pode fazer nada! E os outros? Sabe se tem vida, ou condições, etc? Para quando as pessoas que acham que um ser vivo é uma coisa, e que ao fim de 5 anos, entendem que se devem livrar delas, termos de seremos nós os responsáveis?

"Aguardo uma resposta da vossa parte."

!!!! ………………………. Passe bem
Imagem

Fiquei parva com a resposta, ainda para mais anónima, quem respondeu não se dignou sequer a assinar...

Prontamente lhe respondi:
Exmo. Sr.

Agradeço a pronta resposta ao meu email. No entanto fiquei com algumas dúvidas sobre a última parte do mesmo, quando eu referi que não podia adoptar mais e o Exmo. Sr. falou em "passar a batata quente"...
Vejamos se entendi bem, o Sr. está a acusar-me de não fazer nada a não ser "passar a batata quente" aos outros? É isso? Pois se é deixe-me dizer-lhe que se precipitou no julgamento que faz da minha pessoa.
Não que eu tenha de me justificar perante ninguém, mas fá-lo-ei como descargo de consciencia... Eu já adoptei sim bastantes animais errantes, o meu actual 3º cão, um braco alemão de pêlo cerdoso, era abandonado, fui buscar um Dobermann ao canil de Oeiras no passado mês de Janeiro pois este animal, lindíssimo por sinal, tinha sido lá deixado para abater, arranjei-lhe uns donos maravilhosos com os quais mantenho contacto; tirei um cão tipo Pastor Alemão da rua, infelizmente foi parar ao canil municipal por ter morto um pato e eu até uma advogada contratei para o conseguir tirar de lá, foram 5 meses de luta, tempo e dinheiro gasto, hoje em dia tem uma dona maravilhosa com a qual também ainda mantenho contacto; ajudei um Sr. a dar um Dobermann e um Cocker, também lhe consegui arranjar um dono muito bom, tenho ainda uma amiga que quer dar a cadela Dobermann e outra Serra d'Aires, ainda não consegui arranjar donos, e continuo sistematicamente a ajudar conforme posso.
Como já referi, adoptar eu não posso, vivo num anexo à casa da minha sogra, portanto não minha, e já tenho 3 cães como referi, um Dobermann, uma S. Bernardo e o Braco, além dos 3 gatos, e estou proibidíssima de adoptar seja lá o que for, além de não ter condições financeiras para o fazer.

Portanto não percebo o que o Exmo. Sr. pretendeu dizer com o seu último parágrafo, peço desculpa se entendi mal as suas palavras.

A minha opção de vos avisar sobre este cão foi por achar que os Srs. são Criadores com um C grande, e como tal que se interessariam por este caso, o que venho a constatar ser verdade, caso contrário nada iriam fazer por este cão.

Espero sinceramente ter entendido mal as suas palavras, já falei convosco telefonicamente há tempos e adorei, gostei mesmo bastante do modo como fui "recebida", não quero "manchar" essa imagem que tenho de vós.

E sim, sou muito sensível aos casos relacionados com Dobermanns, é o meu 'calcanhar de Aquiles', não tenho culpa e confesso o meu ponto fraco... Mas ajudo todos como posso!

Obrigado pela atenção dispensada,

Marisa Simão

P.S.- Já agora gostaria de saber o nome da pessoa que me respondeu, desculpe mas como não assinou fiquei sem saber se "falei" com uma Exma. ou com um Exmo....

O que é que vocês acham?

Desculpem chatear, mas fiquei PARVA quando li a resposta... :o

Eu não pedi justificações a ninguém, eu apenas me limitei a informar e a PERGUNTAR se tinham alguma solução...

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 24, 2006 6:21 pm

xuga girl Escreveu:Adoptar eu não posso, já tenho 3 cães, sendo um deles também um
Dober, por sinal também dominante...
Não tinhas que te justificar!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta ago 24, 2006 6:22 pm

Pois não Lu, mas é a minha língua grande... :?
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quinta ago 24, 2006 6:30 pm

Sei perfeitamente de quem se trata, mas não me vou pronunciar porque dá bronca! 8)

Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta ago 24, 2006 6:38 pm

Pelo que eu li do anúncio, o cão está para adopção, não está abandonado. Portanto, o cão precisa de um dono e não propriamente de ser resgatado duma situação precária, ou de um lar de acolhimento temporário. Por isso é que até compreendo que o homem tenha ficado irritado quando a Texuga disse que não podia adoptar o cão, porque, na prática, é isso mesmo que o cão precisa.

O que "borra a pintura" é de facto este parágrafo:
E os outros? Sabe se tem vida, ou condições, etc? Para quando as pessoas que acham que um ser vivo é uma coisa, e que ao fim de 5 anos, entendem que se devem livrar delas, termos de seremos nós os responsáveis?
Eu acho que um criador é responsável pelos cães que faz nascer, e desde que eles nascem até que eles morrem. Se não tem vida ou condições para acolher os cães da sua criaçao que precisam, então não só não deveria ter feito a ninhada como, obviamente, e para ser coerente, não deveria fazer mais ninhadas.

Mas como toda a gente sabe, hoje em dia toda a gente dá muitas garantias e muito isto e muito aquilo porque fica bem e o pessoal curte bué essas coisas mas na hora H é vê-los a fugir com o rabo à seringa.
Última edição por SeaLords em quinta ago 24, 2006 6:46 pm, editado 1 vez no total.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta ago 24, 2006 6:45 pm

A resposta denota uma certa irritação... Não sei se estará "massacrado" com casos semelhantes ou se sentiu pressionado mas, seja o que for, não pareceu achar grande graça à ideia... :roll:

Não sei até que ponto será lícito obrigar um criador a acolher uma devolução, com as complicações a nível de espaço e despesa que daí poderão advir, embora aqueles que eu conheço o façam, havendo até quem assuma esse compromisso por escrito.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 24, 2006 6:51 pm

MDogster Escreveu: Não sei até que ponto será lícito obrigar um criador a acolher uma devolução, com as complicações a nível de espaço e despesa que daí poderão advir...
Mr M, este parágrafo até me arrepia :?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
MDogster
Membro Veterano

quinta ago 24, 2006 6:51 pm

SeaLords Escreveu: O que "borra a pintura" é de facto este parágrafo:
E os outros? Sabe se tem vida, ou condições, etc? Para quando as pessoas que acham que um ser vivo é uma coisa, e que ao fim de 5 anos, entendem que se devem livrar delas, termos de seremos nós os responsáveis?
Eu acho que um criador é responsável pelos cães que faz nascer, e desde que eles nascem até que eles morrem. Se não tem vida ou condições para acolher os cães da sua criaçao que precisam, então não só não deveria ter feito a ninhada como, obviamente, e para ser coerente, não deveria fazer mais ninhadas.
Tem toda a razão! Retiro o que disse em relação à licitude... ;)
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quinta ago 24, 2006 7:01 pm

Acho que o criador, em primeiro lugar, deveria saber o porquê de um exemplar de seu afixo, está para doação. Depois quanto a mim, das duas três, ou dava-lhe apoio a nível de o informar como é que ele deve escolher os futuros donos para o cachorro, ou então se tivesse hipóteses, ficava com o cachorro, claro que com a condição de o doar mais tarde, digo eu. O importante aqui é o bem estar do animal, esteja este com a, b ou c.
MDogster
Membro Veterano

quinta ago 24, 2006 7:05 pm

VitorN Escreveu:ou então se tivesse hipóteses, ficava com o cachorro
Vitor, mas a questão é que deve ter hipóteses...
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

quinta ago 24, 2006 7:07 pm

olá!

Para mim é caso para dizer que, quando se fazem juízos de valor, apartir de um pequeno texto (seja carta..seja uma qq mensagem...), todos falam, todos falam....e ninguém tem razão!!!!

o sr criador falhou ao achar que todas as pessoas são iguais: "Excelentíssima, permita-me que lhe diga que este, é sem dúvida um caso típico! ".....

mas meus amigos não é o que toda a gente faz...: rotolamos as pessoas com base .....ei sei lá...um pequeno comentário..qq coisa assim...

até a texuga o fez: "Desculpem chatear, mas fiquei PARVA quando li a resposta... ".....a texuga já está a fazer maus juízos de valor acerca do tal criador..que até ela já apelida de criadeiro!!!!!!!

EU SOU CONTRA OS ROTOLOS....MAS ATÉ EU OS UTILIZO...

EU EXPLICO MELHOR: conhecemos uma pessoa à 5 minutos e já dizemos que ela é isto ou aquilo (rotolamos)......e tomamos algumas decisões acerca da pessoa que acabamos de conhecer.........e dizemos que a pessoa é antipática, é grosseira, ou que é uma pessoa expectacular....

e formamos assim imagens rápidas mas erradas acerca das pessoas.....

As discussões que eu tenho visto na arca são exemplos disso....

O QUE O CRIADOR FEZ É NORMAL, EMBORA ERRADO. MAS É O QUE TODOS FAZEMOS!!! (uns mais que outros...) COMO A EXPERIÊNCIA DELE DIZ QUE É SÓ PREOCUPAÇÃO....MAS NA ALTURA DA ACÇÃO NADA SE FAZ......ELE PARTIU DO PRESUPOSTO QUE A TEXUGA TB ERA COMO A MAIORIA............

Deixem os preconceitos de lado........são tudo boas pessoas....e as pessoas todas elas erram.......QUEM É O PRIMEIRO A ATIRAR A PEDRA?

já me alonguei muito............

parabéns à texuga pelas atitudes que tem tomado em relação aos animais ..... fizeste bem em escrever aquela 2ª carta ;)

e de certeza que o criador (que não o conheço de parte alguma...) tb é bom criador....

peace and love

Canary

;) ;) ;) ;)
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quinta ago 24, 2006 7:10 pm

MDogster Escreveu:
VitorN Escreveu:ou então se tivesse hipóteses, ficava com o cachorro
Vitor, mas a questão é que deve ter hipóteses...
Correcto MD, realmente não é por causa de mais um elemento que o "gato vai as filhoses" ;)
canary
Membro Veterano

quinta ago 24, 2006 7:15 pm

...ai ai lumaria..... ;)

"....Mr M, este parágrafo até me arrepia"

juízos de valor? preconceitos? calma foi só uma frase!!!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta ago 24, 2006 7:21 pm

"Ai jajuje"...estes casos de "peace and love" quando está em jogo a vida dum animal, tiram-me do sério! :roll:
Por causa de tanto "peace and love" é que cada vez há mais abandonados!
Nestes casos em que está em jogo ou perigo a vida e futuro dum animal, é pão, pão, queijo queijo e, ponto final!

Fez muito bem, texuga, em abordar-lhe a situação... e se alguém está como que a descartar-se... ou a ver que dum negócio mal sucedido fica mesmo com a bata quente... é o criador! Não gostou? Azar o dele!

Enfim...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
canary
Membro Veterano

quinta ago 24, 2006 9:06 pm

boas,

"quando está em jogo a vida dum animal"_ leonildecarvalho

aqui está uma frase curiosa e que me fez refletir um pouco...isto pq eu não sou pão pão queijo queijo.....gosto de refletir...

Uma verdade hj pode ser uma grande mentira amanhã....

e a história está sempre a confirmá-lo....( a ciencia está sempre a refazer as verdades..... :) )

disses-te a vida dum animal em jogo.......(abstraindo-nos do caso concreto) podes dizer-me de que se alimentam a grande maioria dos animais?

comos sabes a morte de alguns animais são a vida de outros....

(desculpem ter-me desviado do tema....é que estas SÃO AS PESSOAS QUE MATAM AS COITADAS DAS PULGAS E DOS CARRAPATOS COM INSECTICIDAS E ATÉ COM COLEIRAS..INVENENANDO AS COITADINHAS DAS PULGAS, QUE TÊM DE ALIMENTAR AS pulguinhas....ISTO TUDO PARA O CÃO VIVER MELHOR!!!!!E AS PULGAS?? ALGUÉM SE LEMBRA DELAS?!!! MATAM-SE QUANTAS PULGAS PARA UM CÃO VIVER MELHOR?...)

todas as opiniões são importantes.....
:D :D :D

Canary
Responder

Voltar para “Cães”