Teckel (baixote): pêlo liso vs pêlo cerdoso

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Airedale
Membro Veterano
Registado: terça dez 07, 2004 4:09 pm

sexta ago 25, 2006 10:27 am

Venho pedir a vossa ajuda para tentar esclerecer as grandes diferenças nomeadamente em termos de temperamento entre estas duas variedades de Teckel já que a informação que consigo é muitas vezes contraditória: se uns dizem que os exemplares de pêlo liso são mais calmos e tranquilos que a variedade de pêlo cerdoso, outros dizem que é totalmente o inverso. Sei que o mais calmo de todos é o Teckel de pêlo comprido (ao qual já não acho grande piada). Em termos estéticos acho a variante de pêlo cerdoso bem mais atraente (tenho pancada por este pêlo, depois de ter tido um Airedale), mas não tenho a certeza de em termos temperamentais ser a melhor opção já que:
:arrow: Será cão de apartamento e de família (com crianças).
Opiniões precisam-se! ;)
rh_ridgeback
Membro
Registado: terça jul 11, 2006 7:52 am
Contacto:

sexta ago 25, 2006 4:28 pm

Será cão de apartamento e de família (com crianças).
Para famílias: a minha experiência: sim.

Apartamento: sim, há que ter é atenção a escadas. Estes cães não são "indicados" anatomicamente para subir ou descer escadas. Nada contra alguns degraus mas se morares no segundo andar a longo prazo este tipo de "exercício" não será vantajoso para o cão.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta ago 25, 2006 6:09 pm

icon_arrow.gif Será cão de apartamento e de família (com crianças).
Segundo a minha experiência pessoal (é a 2ª. que tenho) NÃO.

O teckel é um animal muito pouco paciente com crianças e outros animais (estou a falar o teckel de pelo curto).
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta ago 25, 2006 8:53 pm

Olá Airedale,

Eu tenho um teckel de pêlo curto (puríssimo da silva) que se dá bem com crianças. Só evita outros animais que não os da casa, que são gatos :p . Adora os nossos gatos e o papagaio.

É um cão, atento, enquanto "garoto" era muito activo mas, com a idade começou a ser mais comedido nas suas brincadeiras e actividade. É extremamente inteligente e obediente.
Nunca foi de me estragar nada da casa. Só estraga o que sejam brinquedos para cão (deve ter a mania que não é cão). Os únicos brinquedos que sobreviveram são bolas de borracha maciça ;) mas, não toca nos brinquedos das gatas nem na ração delas. A partir do momento em que o eduquei, demonstrou-se um animal 5 estrelas ;)

Falo só do que tenho e não do geral da raça em si pois cada cão, independentemente da raça, é um caso ;)

Escadas (degraus) é algo a evitar.

Boa sorte na sua escolha,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
rh_ridgeback
Membro
Registado: terça jul 11, 2006 7:52 am
Contacto:

sábado ago 26, 2006 9:49 am

Quanto ás crianças: dar-se bem com elas ou gostar delas não é nenhuma característica com que um cão nasça nem uma característica própria de uma raça. É uma questão de o cão ter sido socializado ou não com elas ;)
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado ago 26, 2006 3:10 pm

É uma questão de o cão ter sido socializado ou não com elas icon_wink.gif
A minha cadela veio do Criador com 3 mêses de idade, e foi tão sociabilizada com crianças como as outras 3 que cá estão em casa. A minha filha tem 10 anos e está, desde o dia em que nasceu habituada a conviver com cães e outros animais.
No caso do teckel de pelo liso ou raso (só me posso manifestar acerca destes) faz parte do temperamento da raça ser: pouco paciente e teimoso.
No caso da minha cadela a parte da teimosia contornou-se com educação, a parte da falta de paciência nunca se contornou.

É um cão com tendências dominantes que não mede nem distâncias nem tamanhos. É um grande cão em embalagem pequena. Tem para mim um temperamento fascinante e que eu adoro, agora indicado para conviver com crianças volto a dizer : Não.!!!!!!!! E é uma característica propria da raça o que não quer dizer que não hajam alguns que assim não sejam (são as excepções que confirmam a regra)

Em familia e com todos os membros é uma cadela adoravel, (mas com pouca paciencia para aturar os acessos de mimo da dona mais nova) absolutamente donodependente, que nunca estragou rigorosamente nada em casa, esperta e capaz de resolver pequenos problemas, com um sentido muito apurado de presa, como qualquer raça de caça que se preze, aceita outros cães ou gatos desde que façam parte da familia, no exterior não suporta outros cães e detesta gatos. Pouco ladradora mas sempre desconfiada com estranhos.

Esta é a minha menina a dormir com os gatos, oportunista o suficiente para aproveitar o calor do pelo dos outros.

Imagem

Aqui são 2 oportunistas ;)

Imagem

Esta sim, é um animal que suporta todas as tropelias que uma criança é capaz de fazer

Imagem
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta ago 31, 2006 6:59 pm

Boa tarde Airedale.

Enviei-lhe uma PM (mensagem privada) ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”