Rações Premium... será que compensa mesmo ??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

segunda fev 11, 2002 12:18 pm

Olá a todos.

Gostava de saber o vossa opinião se realmente as rações Premium, como Eukanuba, Hill's, Royal Canin, Pro Plan, etc, valem mesmo a diferença de preço para outras rações mais baratas.

A minha cadela, a Duda, nunca gostou de ração seca sem acompanhamento. Até eu desistir de lhe dar apenas ração seca, experimentei todos os tipos de rações Premium, mas ela enjoava passado pouco tempo. Devido a isto e para abrir o leque de rações disponíveis para experimentar, decidi fazer alguma investigação na Internet, pelas lojas de animais e hipermercados. Cheguei à conclusão que os ingredientes usados nas rações mais caras são básicamente os mesmo das mais baratas e em termos de análise química ( proteínas, vitaminas, cálcio, gordura, etc) também não existem diferenças significativas. Resultado, deixei de dar só ração seca à Duda e passei a misturar também comida caseira (massa, arroz, carne, iogurte, queijo fresco, fruta, etc) ou comida de lata. Resolvi também experimentar comprar uma ração mais barata, de hipermercado, para ver se notava grandes diferenças, pois se isso acontecesse podia sempre comprar de novo da mais cara (dava-lhe Royal Canin Maxi Junior). Começei a dar-lhe Purina Puppy Chow, sempre misturado com mais qualquer coisa e para ser sincero, até acho que o pêlo, a digestão e o aspecto geral da Duda melhoraram ! E além disso, ela deixou de ter alguns problemas de estômago, que foram muito frequentes enquanto lhe dava as outras rações. Acredito que possa ser coincidência, mas...

Hoje em dia dou-lhe Pedigree Principal, que compro no hipermercado, pois foi a que me pareceu ter a melhor composição entre as outras opções (principalmente 20% de carne de frango), sempre misturada com comida caseira ou de lata Friskies ou Pedrigree, o que permite que varie o sabor da refeição mantendo a ração base. A Duda tem um pêlo excelente, super-brilhante e macio, muita energia (até demais às vezes :lol: ), muito "músculo" e já nem me lembro da última vez que ela tenha tido diarreia ou problemas de estômago, o que era frequente quando ela era cachorra e comia rações Premium.

Conclusão, será que as rações Premium não é mais uma questão de Marketing do que outra coisa ? Será que os veterinários não tentam puxar um pouco a brasa à sua sardinha, para a comissão, já que normalmente dizem sempre que a melhor é a ração Premium que vendem lá no consultório ??
Victor
Membro Veterano
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm

segunda fev 11, 2002 4:07 pm

Kurika, eu dou ração pedigree ovelha e cereais misturada com a carne e vegetais ou pequenos campiões.
Minha fox Paulistinha tem um pelo brilhante e ótima disposição.
Mas cada cão é um cão e a ração que é ótima para um indivíduo pode ser um horror para outro.
Saudações brasileiras.
Victor Pax
angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda fev 11, 2002 6:10 pm

Olá Kurika
A experiência que tenho a nível de alimentação com os meus cães, leva-me a pensar, se se dão bem com uma ração, seja de gama alta ou seja de supermercado, o porquê alterar?
Um dos meus cães, como tem um problema de foro intestinal, dá-se bem com a royal canin, e olhe que experimentei várias. O mais novo, pelo contrário, não se dá com a royal canin, que vomita, e dá-se com a Hill´s.
Mantenho estas marcas porque se dão bem, não tendo problemas de saúde e gostam. Se mudarmos constantemente, acho que acaba por eles não se habiturem própriamente a uma ração, e como se tem que fazer sempre a transição gradual de uma ração para a outra, acho que não resolve nada. Costumo dizer( independentemente se estou correcta), eles adquirem os hábitos que lhes incutimos!
Se eles não dão motivos em contrário, porquê alterar a ração?
Esta é a minha opinião!
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda fev 11, 2002 7:58 pm

Oi!

Acima de tudo, comida de lata não! Sou totalmente contra isso. Quanto às rações, eu apenas confio nas marcas premium pois não posso confiar em marcas que têm granulados com cores e formatos de qualquer tipo. Tudo o que tem cores normalmente também tem corantes.

Quanto as consequências de cada marca nos cães, o meu pinscher é um dos mais belos exemplares que já vi, mas não posso garantir que é da Eukanuba ou da sua descendência de mãe campeã. Mas alimento um lobo da alsácia com pedegree pal principal ou firskies e não gosto mesmo nada do resultado... mas os preços de alimentar um lobo da alsácia com Eukanuba são muito diferentes dos de alimentar um pischer...
Kurika_
Membro Veterano

terça fev 12, 2002 7:01 pm

Olá...
Angel, também acho que se deve manter a ração com a qual o cão se dê bem. Mas entre dois tipos de ração que um cão se dê bem, pode existir uma grande diferença de preço. É essa diferença de preço que eu pergunto se compensa, pois não sei se as rações mais caras serão assim tão melhores que outras mais baratas. Pelo menos pela investigação que fiz não me parece que a diferença seja tal que justifique o preço mais alto.

KROZ, comida de lata não porquê ? Sabe que a ração não é mais do que, básicamente, comida de lata desidratada e concentrada?? O grande problema da comida de lata é que não garante uma limpeza dos dentes dos cães tão eficaz como a ração, pois como é mole, tem mais tendência a permanecer entre os dentes dos cães. Nada que um belo osso para roer não limpe !! As fezes tornam-se um pouquinho mais moles, mas eu pessoalmente não gostava nada de fazer autênticos calhaus, cada vez que fosse à casa de banho !! É certo que para nós, dá muito mais jeito, mas os cães por mais que lhes custe, não se podem queixar. :roll:
A ração que dou à minha cadela (uma Boxer) neste momento é Pedigree Principal e escolhi esta principalmente porque, depois de comparar várias marcas e tipos, tem na composição 20% de frango como mínimo e não tem quaisquer tipo de corantes nem conservantes. E apesar da Duda ter na sua ascendência campeões portugueses e italianos, se não lhe desse uma alimentação adequada, ela de certo não tinha uma saúde e um pêlo em excelente estado, como tem.
Não compreendo que dê ao Pinscher Eukanuba e ao Lobo de Alsácia uma ração não-Premium por causa do preço, quando diz antes que só confia realmente nas rações Premium. Se eu pensasse o mesmo e fizesse isso com cães meus, não ia conseguir de deixar de pensar que estaria a prejudicar a saúde de um deles !! :?
KROZ
Membro Veterano

terça fev 12, 2002 8:43 pm

Oi Kurika!

Quanto à comida de lata, o facto principal era a limpeza dos dentes como referiu, como não é seca, ela deverá ter algum tipo de conservante para não se deteriorar, e eu comparo esse conservante aos das latas dos produtos que nós consumimos em casa. Mas não sou um entendido do assunto...

Quanto à dar rações diferentes a cães diferentes, expliquei-me mal...
O pinscher é meu, por isso dou-lhe tudo do melhor que há. Quanto ao outro... já não é meu, apenas tomo conta dele e as despeses neste caso têm de ser justificadas e o preço de uma embalagem de Eukanuba de 7kg ou mais não é justificável para os donos...
angel
Membro Veterano

terça fev 12, 2002 8:57 pm

Há uma coisa que não entendo.
Alimenta um dos cães, porque é mais pequeno e assim come menos( segundo o que deduzi), com a eukanuba, que é mais cara, o outro como come mais dá-lhe uma ração mais barata.
O que acho agravante, é o dizer que lhe dá "pedegree pal principal e não gosta dos resultados".
Mas continua a dar essa ração...porquê????
Coitado do animal! quando damos uma ração e reparamos que o animal não está com o aspecto correcto, derivado da mesma, o normal é mudarmos e procurarmos que ele recupere todo o seu ar saudável, não?
O termos a noção que estamos a fazer uma coisa incorrecta, mas continuarmos porque não queremos gastar mais um pouco, é triste, né?
Acho que está incorrecto! Mas é só a minha opinião...
KROZ
Membro Veterano

quarta fev 13, 2002 12:22 am

Oi Maria!
Visto que a sua mensagem foi um pouco depois da minha última mensagem, eu deduzo que quando começou a escrever não tinha visto a minha que entretanto enviei, mas contudo para não deixar dúvidas eu explico novamente não vá alguém ficar a pensar que eu prefiro dar uma comida má a um cão só porque é mais barato.

Ao meu pinscher apenas dou comida de marca "premium" e já expliquei as razões.
Agora a cadela não é minha! Eu apenas trato dela pois é uma cadela de guarda de um armazém de uma empresa. As despesas que tenho com ela têm de ser todas justificáveis. Tento dar tudo o que posso dar a ela como bolas para brincar, escovas para o pelo, etc etc... Mas quanto à comida, não me é permitido gastar o dinheiro que gastaria se lhe desse uma marca "premium". Por isso é que compro ou Pedigree Pal, Friskies ou Purina de gama baixa. Mas em relação ao que tinha dito anteriormente, não posso garantir que o facto de não gostar da pelagem dela, tenha algo a ver com a comida. Pois um cão de guarda de uma empresa não tem normalmente as condições de um cão caseiro...
Mas não penso em dar comida não "premium" ao meu Spot, pois como ele é um pinscher, prefiro dar comida do (suposto) melhor que há, pois ele não come muito como devem de imaginar, e por isso os gastos em comida são muito pequenos. Não se trata de um rottweiler! :) Mas se calhar se desse Pedigree Pal o efeito era o mesmo... mas no meu caso não vale a pena pensar nisso.
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

quarta fev 13, 2002 1:29 am

Viva,

Sabemos que não vivemos num mundo perfeito, como tal existem sempre uns “malandrinhos” que surgem em todas as actividades, com o único objectivo de enganar e lucrar. Na indústria das rações não será diferente. O Link a seguir dá para pensar.

http://www.homestead.com/vonhapsburg/petfood.html

A questão das “diferenças” das rações é bastante pertinente. Contudo, parece-me que existem no mercado rações de qualidade e que a diferença não estará apenas no preço. Os estudos de investigação e o controle de qualidade, tudo isto, inflacionam o produto final.

Estou convicto que as rações de supermercado, as mais baratas, oferecem menos garantias. Contudo, não significa que os cães que as comam estejam condenados. Os ingredientes são iguais, aos das rações mais caras, mas não se sabe as origens dos mesmos.

Se eu comer refeições de hamburger e pizzas (daqueles sítios muito conhecidos) diariamente, a curto prazo poderei não ter problemas de maior, mas com o avançar do tempo, os problemas irão surgir. Enchia a barriguinha e pagava pouco. Parecia perfeito. Mais tarde, gasto no médico o que poupei, com a agravante de viver num mal-estar constante.

Pessoalmente, penso que devemos pensar a longo prazo, quando seleccionamos a alimentação do nosso cão. Procurar o melhor possível, não tem que ser necessariamente o mais caro, mas deve ser algo com provas dadas no mercado.

Quando há muita oferta, é de desconfiar. Costuma-se dizer: O que é barato sai caro. Neste caso, pode-se aplicar.
KROZ
Membro Veterano

quarta fev 13, 2002 8:40 am

Bem, acabei de ler o artigo... dá mesmo que pensar, mas contudo vi lá nome como Purina e Hill's. Por isso não creio que sejam apenas as marcas de super mercados as atingidas.
E a pensar que ainda ontem decidi mudar de Eukanuba para Hill's para o meu cão experimentar...!!!
Mas apesar disso também nada nos garantes que as outras marcas conceituadas não façam todas o mesmo.
Não sei se estão recordados, mas na altura em que só se falava de vacas locas, avisaram para ter cuidado com as comidas de cão, pois muitas delas poderiam derivar de animais abatidos que não estivessem nas melhores condições de saúde.
Acho que me vou ficar pela Eukanuba, pelo menos o simples facto de não ter lido esse nome no artigo já me faz sentir melhor...
Kurika_
Membro Veterano

quarta fev 13, 2002 10:03 am

Enfim, nada como comidinha feita em casa, onde podemos ter a certeza do que é que lhe damos de comer. Mas infelizmente poucos de nós têm uma vida que permite tempo suficiente para isso.
Elsa
Membro Veterano

quarta fev 13, 2002 11:35 am

Olá a todos,

Obrigada pelo artigo CM Nogueira.
Devo dizer que não me supreendeu nada, eu sou estudante de medicina veterinária e já fui fazer umas visitinhas aos matadouros locais e á indústria de conservas e .... enfim só de olhar já dá para perceber que o que interessa é ganhar dinheiro, a limpeza, a qualidade da matéria prima.. isso é secundário, depois de tudo misturado ninguém topa nada!! :?

Alguém já viu algumas das cozinhas de restaurantes?

Alguém já visitou algumas explorações pecuárias?

Sinceramente uma pessoa tem que passar a viver do ar e mesmo esse está poluído.

Hoje em dia nada é seguro consumir, nem se respeita as próprias pessoas, quanto mais os animais! :(
Os chamados restos de matadouro, são de facto todos aproveitados para vários tipos de indústria, excepto agora, na Europa ( infelizmente as maior parte das rações preemium são americanas), em que por causa da BSE, esses restos são incinerados. Já não se encontra "farinha de carne" para dar ás vacas ou para fazer Petfood. Isto claro, á nossa vista...

Por acaso o nome da Eukanuma apareceu, como a empresa Iams. Devo só acrescentar que a Eukanuba é agora propriedade da Proctel and Gamble, que é uma grande empresa que fabrica tudo e mais alguma coisa e é mundialmante famosa pelas atrociades que faz nas experiências com animais. Irónico não é?

Em relação a se usarem animais domésticos para as rações, é pouco provável que isso seja de forma frequente e constante, pois não é económicamente viável depender disso o fabrico das rações. Isso é como tudo, quando se pode enganar, engana-se.

Lembram-se á muitos anos, de uns senhores que faziam chouriços com carne de humanos mortos, que desenterravam nos cemitérios?
Sem comentários...

As pessoas querem tudo baratinho e o bom é inimigo do óptimo, ou seja, para se terem rações equilibradas ( no ponto de vista das %s de gordura, proteína, etc...) e baratas, não podem estar á espera que na ração seja tudo de origem biológica, vaquinhas a pastar no prado, galinhas do campo, cereais sem pesticidas... é impossivel, eles têm que poupar nalgum lado! A gente não tem isso para nós quanto mais para os nossos animais!!!
Sim o milho é trangénico, sim a carne é de aviário com promotores de crecimento, sim usa-se sebo derivado dos restos de matadouro, sim pôe para lá conservantes e aditivos perigosos, etc...

E se querem que lhes diga, a presença desses productos é tanto maior , quanto mais baratinha for a ração!!

Se a ração é cara, por algum motivo é. Se querem "Carne de frango", e não farinha de carne, têm que pagar!! É essa a grande diferença, entre uma pedrigree pal e uma Eukanuba. Não está obviamente nas percentagens!!!

A própria pedigree tem várias gamas de rações, conforme a qualidade dos ingredientes e a testagem e investigação a que foram sujeitos.
Existem de facto algumas rações intermédias, que já se parecem com as preemium, como é o caso da pedigree principal, que por vezes encontra aí um bom compromisso entre qualidade/preço. Mas agora experimenta dar-lhe Lidle ( considerada pela Proteste como a melhor ração de todas, é claro que só olhou para as percentagens, não tem meios nem conhecimentos para mais) e verás como fica o animal.

Eu sempre dei rações preemium aos meus cães e sinceramente nunca tive problemas. Estão espetaculares e de boa saúde.

As principais razões para dar essas rações são:
- Qualidade dos ingredientes
- Não tem corantes nem conservantes
- São mais concentradas ( se respeitarmos as doses indicadas, um saco de ração sai quase ao mesmo preço das outras)
- Grande variedade e especialização aos diferentes tipos de cão e idades.
- Intensa investigação ( são estas marcas que também fazem rações para uso veterinário)
- Muito equlibradas e completas.

Só para acrescentar: O mercado das Petfood, é do mais feroz em termos concorrênciais que existe, e de facto estas empresas para andarem sempre a inovar têm mesmo que fazer grandes estudos sobre nutrição animal e bem estar. Se elas se descuidam com a qualidade é o fim!! Todas as grandes marcas, apelam á qualidade, é o seu estandarte. É o que as destingue das outras. E são mais vendidas precisamente porque vão de encontro ás exigências dos donos de agora. Já niguém dá ossos e restos aos cães, as pessoas querem mais e melhor.

Jà agora, o acrescentar de outros alimentos, ás rações baratinhas, só serve para duas coisas: desiquilibrar a ração e encarecê-la. A final se é preciso suplementar o cão, para que é que dá essa ração se não se confia nela?

É como o CM. Nogueira disse, o hamburguer também é equilibrado em termos nutricionais, também nos alimenta e sai muito barato, mas o que é que se está a comer? A longo prazo saberemos. O que é barato sai caro.
Kurika_
Membro Veterano

quarta fev 13, 2002 1:33 pm

Olá...
Não ponho em questão a qualidade das rações Premium, claro que se são mais caras alguma razão há-de haver. Agora, será que essa diferença é assim tão grande que justifique a diferença, ou andamos a pagar marketing, publicidade e o nome da marca ??

Para dar um exemplo, pode-se encontrar no Minipreço alguns artigos exactamente iguais aos que são vendidos noutros supermercados. Atenção, não estou a dizer idênticos, estou a dizer IGUAIS, mesma marca, mesmo produto, tudo... só que no Minipreço um artigo que custe 600 paus noutro lado, custa ali 350. Porquê ? Porque o Minipreço não gasta dinheiro a fazer publicidade na televisão nem gasta dinheiro a enfeitar as suas intalações. Apenas agarram nos artigos e espetam com eles nas prateleiras, ponto final. E com esta estratégia poupam muito dinheiro que não tem que entrar no preço final dos produtos.

E quantos é que compram iogurtes com "Bifidus Activus" a um preço superior a um iogurte normal, quando este tipo de bactérias existe em qualquer tipo de iogurte, desde os da Danone até aos feitos em casa ?? E há mais exemplos como estes, cabe-nos a nós descobri-los...

Todos nós sabemos que só um nome de uma marca acrescenta logo um determinado valor ao preço final. Umas calças de ganga Versace são necessáriamente melhores que umas Levi's ?? Acho que não, mas umas devem custar alguns 50 contos e outras custam 13 ou 14. É neste sentido que tenho uma certa desconfiança sobre a verdadeira relação qualidade/preço das rações Premium.
KROZ
Membro Veterano

quarta fev 13, 2002 4:12 pm

Não reparei que a Iams tinha aparecido. Sei que é a mesma empresa que a Eukanuba mas li o artigo muito rápidamente...
Sendo assim, acho que vou mesmo deixar que seja o Spot a escolher a ração, e parece que adora Hill's...

Pois é Kurika... comidinha caseira era mais seguro só que... ter de fazer todos os dias perninhas de frango cozidas...
KROZ
Membro Veterano

quarta fev 13, 2002 4:13 pm

Não reparei que a Iams tinha aparecido. Sei que é a mesma empresa que a Eukanuba mas li o artigo muito rápidamente...
Sendo assim, acho que vou mesmo deixar que seja o Spot a escolher a ração, e parece que adora Hill's...

Pois é Kurika... comidinha caseira era mais seguro só que... ter de fazer todos os dias perninhas de frango cozidas...
Responder

Voltar para “Cães”