E, assim, com algumas alterações, vou iniciar esta série da “Arca Memória”, que acabei agora mesmo de baptizar (passe o plágio).
Gostam da raça do vosso cão?
Esta é uma questão de difícil resposta. Quando me perguntam que raça escolheria em vez da whippet, respondo sempre: ou a whippet ou mais nenhuma.
Pois é. Normalmente, na defesa intransigente de uma determinada raça estão envolvidos factores de ordem afectiva fortíssimos que se sobrepõem a uma análise fria e imparcial daquilo que são concretamente as características dessa raça. Muitas vezes as pessoas gostam do seu cão independentemente de ele ser da raça X ou Y ou SRD.
Será que aquele conjunto de características que definem uma determinada raça corresponde efectivamente àquilo que as pessoas esperam ou esperavam?
Em muitos casos essas características vão-se conhecendo à medida que o cão cresce. Por vezes a escolha desta ou daquela raça é feita um pouco ao acaso. Eles quando pequeninos são tão queridos e... catrapuz! Não se resiste àquelas coisinhas tão fofas. Noutros casos é por moda. Ou porque apareceram naquele anúncio da televisão ou naquele filme... ou ainda porque são bonitos ou dão na vista ou são dominantes ou são mais imponentes do que os outros. Ou são raros... Enfim. Por vezes a escolha da marca do cão, perdão, da raça do cão, é regida pelo mesmo princípio da preferência por esta ou aquela marca de carro. Aqui quase que se poderia aplicar esta expressão: “diz-me que cão tens e dir-te-ei quem és.
Há muitos casos em que existe um total desajustamento entre as características do cão e o temperamento do dono. Mas quando as pessoas dão conta já é tarde. Depois, ou carregam com o fardo (a gente gosta muito do cão, mas é uma chatice...) ou, pior ainda, descarregam o fardo e lá vai mais um para o abandono.
Muitos dos participantes deste fórum terão escolhido uma determinada raça de forma assumida, isto é, com perfeito conhecimento de causa e não gostam-por-gostar do seu cão (do tipo: gosto, porque sim). Esse “gosto” pelo cão o que vem é confirmar e consolidar a preferência da raça eleita. Para esses, a questão que se coloca neste tópico, provavelmente, não faz qualquer sentido.
No entanto, parte-se do princípio de que muitos dos participantes deste mesmo fórum, de uma forma geral, gostam muito mais dos seus animais do que propriamente por eles apresentarem estas ou aquelas características. Por isso esta questão é de difícil resposta. Creio que será mais fácil responder quem tiver mais do que uma raça, inclusive SRDs, pela possibilidade de comparação. De qualquer modo, faça um esforço e tente ser imparcial. Será que o conjunto de características do(s) seu(s) cão(es) corresponde mesmo àquilo que para si significa o cão ideal?
Com este tópico não se pretende fazer a apologia do cão de raça em detrimento do SRD.
