Gostam da raça do v/ cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta ago 30, 2006 5:34 pm

Antes de expor o tema do tópico gostaria de fazer uma observação. Fui ao meu arquivo e encontrei uma série de textos que em tempos idos (há cerca de 3, 4 anos) coloquei aqui neste mesmo fórum. Grande parte desses tópicos pareceram-me manter alguma actualidade, já que são generalistas e não estão ligados a acontecimentos da época. Como há muitos participantes novos, julgo que estas memórias da Arca poderiam ter algum interesse. Se não tiverem... logo se verá.
E, assim, com algumas alterações, vou iniciar esta série da “Arca Memória”, que acabei agora mesmo de baptizar (passe o plágio).

Gostam da raça do vosso cão?
Esta é uma questão de difícil resposta. Quando me perguntam que raça escolheria em vez da whippet, respondo sempre: ou a whippet ou mais nenhuma.
Pois é. Normalmente, na defesa intransigente de uma determinada raça estão envolvidos factores de ordem afectiva fortíssimos que se sobrepõem a uma análise fria e imparcial daquilo que são concretamente as características dessa raça. Muitas vezes as pessoas gostam do seu cão independentemente de ele ser da raça X ou Y ou SRD.

Será que aquele conjunto de características que definem uma determinada raça corresponde efectivamente àquilo que as pessoas esperam ou esperavam?
Em muitos casos essas características vão-se conhecendo à medida que o cão cresce. Por vezes a escolha desta ou daquela raça é feita um pouco ao acaso. Eles quando pequeninos são tão queridos e... catrapuz! Não se resiste àquelas coisinhas tão fofas. Noutros casos é por moda. Ou porque apareceram naquele anúncio da televisão ou naquele filme... ou ainda porque são bonitos ou dão na vista ou são dominantes ou são mais imponentes do que os outros. Ou são raros... Enfim. Por vezes a escolha da marca do cão, perdão, da raça do cão, é regida pelo mesmo princípio da preferência por esta ou aquela marca de carro. Aqui quase que se poderia aplicar esta expressão: “diz-me que cão tens e dir-te-ei quem és.

Há muitos casos em que existe um total desajustamento entre as características do cão e o temperamento do dono. Mas quando as pessoas dão conta já é tarde. Depois, ou carregam com o fardo (a gente gosta muito do cão, mas é uma chatice...) ou, pior ainda, descarregam o fardo e lá vai mais um para o abandono.

Muitos dos participantes deste fórum terão escolhido uma determinada raça de forma assumida, isto é, com perfeito conhecimento de causa e não gostam-por-gostar do seu cão (do tipo: gosto, porque sim). Esse “gosto” pelo cão o que vem é confirmar e consolidar a preferência da raça eleita. Para esses, a questão que se coloca neste tópico, provavelmente, não faz qualquer sentido.

No entanto, parte-se do princípio de que muitos dos participantes deste mesmo fórum, de uma forma geral, gostam muito mais dos seus animais do que propriamente por eles apresentarem estas ou aquelas características. Por isso esta questão é de difícil resposta. Creio que será mais fácil responder quem tiver mais do que uma raça, inclusive SRDs, pela possibilidade de comparação. De qualquer modo, faça um esforço e tente ser imparcial. Será que o conjunto de características do(s) seu(s) cão(es) corresponde mesmo àquilo que para si significa o cão ideal?

Com este tópico não se pretende fazer a apologia do cão de raça em detrimento do SRD.

Imagem
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quarta ago 30, 2006 5:54 pm

Ora deixa cá ver... A raça que tenho, foi mais ou menos por acaso. Foi o que apareceu disponível quando decidi que era altura de voltar a ter um cão.
Não quer dizer que não me tenha informado minimamente sobre as características dessa raça antes de me atirar de cabeça para a oferta. Li umas coisas e fiquei com uma ideia do que devia esperar.
Claro que ler não é o mesmo que viver, mas sempre é melhor que nada...

Mas, pronto, resumindo e concluindo, gosto da raça que tenho, que é uma cadela Golden Retriever. Ou, melhor dizendo, gosto das raças que tenho, porque o outro residente, um whippet, se bem que não seja tecnicamente meu, é presença permanente lá em casa...
Os temperamentos são bem diferentes. A golden é a melga, cola, que me segue como uma sombra sempre que eu me desloco cinco centímetros e cujo o ideal de vida é estar aos meus pés a receber festas. O whippet também gosta de umas festitas ocasionias, ou de se deitar no sofá encostado a mim, enquanto vejo televisão, mas é bastante mais independente na sua vivência diária.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta ago 30, 2006 6:11 pm

Eu bem disse algures aí atrás que o regresso dos 'bons' ía trazer novo 'ar' à arca... e não me enganei :D ;)

Olá Nel :p

Em 1º lugar gostaria de dizer que acho a sua foto linda linda!!! 8)

Quanto ao tópico em si e à questão do mesmo, e claro que falo só por mim, eu há 9 anos atrás escolhi a raça Dobermann porque achava um cão lindo, dócil e imponente, pouco ou nada conhecia sobre a raça. Ainda bem que o fiz, amo a raça, confesso que é a 'minha' raça, acho que um dobermann tem tudo o que eu posso esperar de um cão: é fiel ao dono, amigo das crianças, imponente, dominante qb, 'inteligente', se é que isso se pode quantificar, pelo menos é de aprendizagem rápida, meiguíssimo com os donos, mimado qb, bom guarda, enfim, para mim são só qualidades, é por isso que é a minha raça de eleição. Ah, esqueci-me de referir que são muito resistentes à dor e ao cansaço, o meu cão já passou por muito na vida dele, nomeadamente em termos de saúde, e sempre se aguentou como um "senhor". ;)

O S. Bernardo é também uma grande raça para mim, e não só em tamanho! É completamente diferente do Dobermann, como é óbvio... É igualmente fiel ao dono, é bom guarda, ao contrário do que possa parecer, mas são pacholas e teimosos como burros. São no entanto hiper cativantes, eu amo de paixão a minha cadela, ela é super carinhosa, adora mimos, abraços, beijos, ser escovada, eu adoro tudo isso, mas chateia-me a teimosia, gosto de um cão mais activo e mais obediente, e a "pacholência", ou seja, num passeio sou eu que a arrasto ao final de algum tempo, num Dob isso não acontece, ele tem energia até cair para o lado, e antes de ele cair já nós demos o puff final :lol: ...

Adorava manter as 2 raças, mas não o irei fazer em principio porque gosto de ter um cão dentro de casa, e um SB para mim não fica em casa... Não é pelo tamanho, mas pela quantidade de pêlo que larga, é impossível viver no meio de tanto pêlo, ou então passamos o dia de aspirador na mão... Outra coisa é a baba, eles sujam tudo com a baba, e eu não tenho feitio para ter sempre tudo sujo de baba e pêlo dentro de casa, por isso prefiro não ter.
O Dob adora apartamentos ou mesmo numa vivenda adora viver dentro de casa ;) .

Tenho também o noddy, um Braco Alemão de Pêlo Cerdoso, adoro-o como cão, é dócil, meiguíssimo, obediente (às vezes...), mas como raça não me diz nada...

Portanto, para mim é o Dobermann a MINHA raça. Em 2º vem o S. Bernardo, e não há 3º, apesar de eu simpatizar com mais raças, como é óbvio.

Se tivesse de escolher, obviamente que seria um Dob, jamais teria um terrier por exemplo, não simpatizo com a "linha" terrier, com o temperamento deles, nem nunca teria um Labrador, nem cães a pilhas 8)

Mas claro, os acidentes acontecem, e nunca poderei dizer que NÃO teria um cão de raça X ou Y, tal como o Noddy, acredito que muitos mais animais se vão cruzar no meu caminho sem eu ter o poder de escolha ;)

Espero ter correspondido ao tema proposto pelo tópico ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta ago 30, 2006 6:13 pm

No outro dia perguntaram-me qual o cão que me enchia as medidas e eu respondi que eram as minhas rafeirolas. Porquê? Porque me enchem de orgulho, porque desempenham com perfeição o papel que eu lhes dei na minha vida, amigas, companheiras. Incrivelmente inteligentes e alegres. A minha raça de eleição é sem duvida o galgo e por acréscimo vem o whippet. Tem caracteristicas fisicas que eu adoro e o olhar é para mim uma coisa que me conquista logo, olhos grandes, doces e assustados. Não sou conhecedora do seu feitio, mas é um cão que me fascina. Sinto-me no entanto completamente preenchida com as minhas malucas e quando me perguntam qual o animal que me enche as medidas, sem duvida nenhuma que serão sempre as minhas. Um dia em que finalmente escolha um companheiro, será um lingrinhas. Mas seja ele qual for, vai-me encher sempre as medidas. É que isto é complicado, podia ser um perneta horroroso que eu o ía achar lindo. Penso que sou completamente apaixonada por quem vai aparecendo e passam a ser os melhores do mundo. Honestamente, a raça de um cão não me diz nada mas a espécie cão deixou-me de quatro ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta ago 30, 2006 6:16 pm

Essa é dificil nel, eu tenho 4 e todas de raça diferente ...

vamos por ordem de hierarquia, a mais velha, a hanna, foi acidental, completo adesivo, inteligentissima, com uma paciencia infinda para a minha filha, a zoya foi escolhida a dedo, era "aquela" com aquele feitio irascivel característica dos teckel, mas um doce para nós, a whippet, bem, essa tu sabes porquê, foi cão que sempre me fascinou e nada como ter para saber ;), a serra, bem essa não é minha é do meu marido, é a raça favorita dele.
Se tivesse que escolher ... bem, acho que não escolhia.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
fionapoly
Membro Veterano
Registado: domingo jun 25, 2006 1:01 pm

quarta ago 30, 2006 6:35 pm

Para mim a raça que mais gosto e que me enche as medidas é o roug collie a qual tenho uma confesso que quando o meu marido chegou com ela a casa fiquei com receio porque pouco conhecia da raça,mas hoje em dia não me posso queixar ela é muito calma ,adora crianças,e é muito amiga dos donos.

Tenho tambem o meu rafeiroso que esta comigo á 11 anos e que salvei de morte certa visto a mãe dele ter morrido quando ele tinha 1 mes e os donos estavam a pensar entrega los ao canil municipal,é muito meiguinho tambem .
<p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta ago 30, 2006 7:49 pm

Bem ... a raça favorita.. o Boxer :)

é a minha raça de eleição, pelo temperamento, pelas caracteristicas fisicas, pela interacção com o dono... pela entrega ao dono e pela alegria que nos causam enquanto eternos cachorros ;)

Enfim quem tem um Boxer sabe do que eu falo ;) :lol:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

quarta ago 30, 2006 8:34 pm

Tenho uma cadela Labador, adoro a raça em especial as femeas,apesar de não ser a minha raça de eleição acho uns cães formidaveis,intiligentes,amigos,companheiros com uma boa dose de paciência e dedicação consegue-se que cumpram sem qualquer dificuldade muitas ordens ;)
Em suma é uma raça que recomendo.
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quarta ago 30, 2006 10:00 pm

O carácter do Rottweiler consiste na soma das qualidades, habilidades e atributos físicos e mentais herdados ou adquiridos, os quais determinam e regulam seu relacionamento...

É um cão basicamente amigável, com temperamento pacífico, fiel, obediente, confiante, determinado e com um auto-controlo e equilíbrio enorme; admiro muito esta capacidade num cão. É bem disposto para o trabalho e para qualquer actividade. Eles não são uns "brincalhões" e não são "pachorrentos"; têm isso tudo mas de forma equilibrada...ele adapta-se bem a todas as situações.
A actuação dele perante o perigo é imediata mas bem definida, não é um cão que se perturbe com qualquer estímulo...mostra que sabe "avaliar" as situações, se for necessário actua eficazmente e retorna rapidamente ao normal aspecto de um cão pacífico.
Um excelente cão de companhia.
Exige respeito e ser tratado com respeito e respeita, têm carácter forte.

De todos os cães que tive é o mais sensível, emocionalmente está bem se junto do dono; não é suficiente a família do dono, mas sim o dono. É talvez a sua base.
A capacidade de aprendizagem é bestial, é um cão concentrado no dono; logo é fácil ele aprender seja o que for...pode não querer, mas aí é uma questão do seu carácter dominante que tem de ser bem gerido.

Com as visitas ou como visita tem um comportamento exemplar, seja com outros cães pessoas idosas ou crianças; até com as estranhas a ele.

Eu não tenho dúvidas que esta seja a raça da minha preferência, mas tenho outras que me despertam algum interesse e simpatia.
Eu gostar... gosto de todos os cães sejam de raça ou SRD sejam pequenos ou grandes...Todos os cães eu gosto. :) O meu é sempre o mais querido o que eu gosto mais de todos os rottweilers. É normal, acho que o sentimento será igual, para nós o nosso cão é sempre o mais querido. :lol:
<p>susana</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta ago 30, 2006 11:39 pm

Eu sou canino-dependente e basicamente basta-me olhar um cão nos olhos e se houver empatia... tanto me faz seja um cão de raça como um raça dum cão. :lol:

Mas falando de cães de raça. Nasci rodeada de Serras da Estrela e Setters, na família eram as duas raças eleitas para trabalho.

Curiosamente isso não me influenciou. De modo que adoro, mas adoro mesmo, o Shar-Pei, não tanto pelo seu aspecto físico mas sim pelo seu temperamente muiiito especial.

Agora se me disserem "diz que cão tens dir-te-ei quem és", pois eu sou... Pastor Alemão.

De ontem, de hoje e de amanhã. O Pastor Alemão é o Rei entre os reis. Pelo seu carácter calmo, corajoso e sério no trabalho, mas alegre e brincalhão nas horas de folga, trabalhador incansável capaz de discernimento próprio, companheiro devotado, muiiiiito inteligente e com vontade de aprender mais e mais... e etc etc etc etccccc....

Ahhh.... e como não ligo muito para o "establishment", digo mais. O Pastor Alemão branco, hoje um proscrito no seu país de origem, é o máximo! Aliando todas as qualidades da raça a uma beleza impar! :p

Na outra face da moeda ficam os cães excessivamente sociáveis e melados e os cães excessivamente nervosinhos e refilões. São uns chatos!!! 8)
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

quarta ago 30, 2006 11:46 pm

Bem a minha raça preferida por assim dizer ,è dificil pois gosto de todos os peludinhos mas estou muito contente com o maltes ,pois eu procurava um cao pequeno de companhia e o Maltes tem todas as qualidades que eu procurava estava indecisa entre o Yorkie e o Maltes mas depois de ler sobre as duas raças o maltes molda-se a vida dos donos e assim è ,e o mais engraçado è que è um cao super peludo mas nao solta pelo .Beijinhos
PedroRocha
Membro
Registado: segunda jul 31, 2006 2:04 pm

quinta ago 31, 2006 9:42 am

Boas.

Para mim, a minha raça de eleição é o Dobermann.
Uma ração que foi criado um estereotipo completamente errado, especialmente devido à 7ªarte. Onde quer que aparece um Dobermann, vinha logo associado à agressividade do bicho.
Curiosamente, a quem fala de que tenho um dobermann fazem logo cara de iuc... um cão desses...
Apenas uma palavra, Ignorantes.

Para mim, uma raça que tem do melhor do mundo canino devido a ter sido uma colecta das melhores caracteristicas de um leque de raças.
Isto devido em grande parte ao Sr Dobermann (e aos seguidores do seu sonho).

Uma raça que depois de conhecer cativa qualquer um. Extremamente meigos, imponente pelo seu aspecto, elegante, cheio de personalidade, afinal de contas não é um cão qualquer, é um Dobermann.

Para ter em apartamento, das raças grandes, para mim é a mais indicada.
Não tem cauda, pelo curto, não deita baba, obediente, cão de guarda, não ocupa muito espaço(tendo em conta o tamanho).
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta ago 31, 2006 9:57 am

Epá não... isto é muito à frente... 8)

Mas óh Pedro, você disse ali uma 'coisita' no seu texto que é digno de ser SUBLINHADO:
afinal de contas não é um cão qualquer, é um Dobermann

Eu não diria melhor...

Imagem Imagem Imagem Imagem

Xuga :D
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quinta ago 31, 2006 11:36 am

8)

Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quinta ago 31, 2006 12:02 pm

Bom, eu tenho um cocker cuja raça foi escolhida pelo meu marido, diz ele que a pensar na minha personalidade. Acertou em cheio, foi paixão imediata. Tudo o que sei sobre cães aprendi depois de o ter e, quanto mais leio, vejo e ouço, mais satisfeita estou da escolha feita. É um cão muito sociável mas não é ‘melga’; praticamente não ladra; está sempre disposto a brincar e a acompanhar os donos quando é solicitado mas fica calmamente no seu canto quando os donos estão a trabalhar ou não lhe dão atenção... enfim, gosto de quase tudo nele. O único verdadeiro senão é largar muito pêlo. AH! E é muito teimoso... mas faz parte da sua personalidade.
Raça preferida? Não sei se tenho, mas se tivesse condições para tal não me importava nada de ter um cão maior... outro spaniel, certamente! Acho que adoro cães de caça! :p :p :p
Responder

Voltar para “Cães”