Muitas pessoas afeiçoam-se de tal modo ao seu animal de estimação que já não podem passar sem ele. Por outro lado, as despesas que somos obrigados a suportar na manutenção do nosso bichinho colocam esta paixão a par de muitas estravagâncias de luxo...
Mas, em termos gerais, o luxo tem muito de supérfluo. Será o cão supérfluo? Se for um animal de trabalho não o será certamente, mas aqui refiro-me mais ou exclusivamente a animais de estimação e/ou de companhia.
Na minha opinião, o cão como mero animal de companhia só passou a ser uma necessidade depois de nós a termos criado. Eu antes de ter os meus cães não sentia qualquer necessidade deles. Hoje eles são-me necessários mas fui eu quem criou essa necessidade. Mas serão um luxo?
Hummm... pois, aqui as coisas complicam-se.
Entendo que é um luxo atendendo apenas ao aspecto económico. Julgo que será um luxo possuir um automóvel caro mas perfeitamente substituível por um mais barato. Mas esta comparação não encaixa lá muito bem no que se refere à posse de um cão.
Ou encaixa mesmo? Em vez de ter um cão de raça que custou X eu posso adoptar um...
Em suma, a uma questão aparentemente simples há várias vertentes a considerar, muitas delas de carácter bastante subjectivo.
Pondo agora a questão particularmente a cada um de vós: o vosso cão é um luxo ou uma necessidade?