Isto é verdade? Aplica-se à generalidade dos cães? É um mito? Ou não passa de uma expressão popular atribuída aos cães mas que se aplica mais às pessoas?
Os meus cães só muito, muito raramente ladram. É uma das características do Whippet. Mas são tímidos, direi mesmo medrosos, e ao aperceberem-se de um potencial perigo, por ex. a aproximação de um cão desconhecido, eles ladram por defesa, presumindo que ladrando intimidam o bicho estranho.
Pelo que me apercebo em relação ao comportamento de outros cães, julgo que os meus estão razoavelmente sociabilizados, em parte, como resultado das frequentes saídas à rua. No entanto, o facto de serem três leva-os instintivamente a constituirem-se em matilha e, embora assim se sintam mais seguros, contraditoriamente manifestam-se de forma menos pacífica na presença desses supostos perigos.
Mas nunca morderam nem cães e muito menos pessoas. Aquele ladrar funciona como um aviso: “portem-se bem que somos perigosos” (Bluff, claro, tal e qual como fazem as pessoas).
Mas não creio que isto se possa generalizar a todos os cães e a todas as situações. Julgo que há cães que ladram e que ferram mesmo a dentuça...