Achava isso estravagantíssimo, mas com o tempo fui percebendo que esse regime é mesmo "sugerido" por eles próprios.
Quando os meus dois primeiros cães foram crescendo e se tornando adultos, gradualmente o número de refeições foi diminuindo até essa única refeição dada à noite. Durante o dia não pediam e eu, claro, não insistia.
Mas entretanto veio o Kiko e estragou tudo. Os irmãos atraídos pelo cheiro e ainda por cima a verem aquele pingente ali a comer como um desalmado (é que o Kiko sofre de bulimia de nascença e ainda não se curou), olhavam para mim como quem diz: "então e nós?".
Pronto, os mais velhos retomaram o regime anterior e passaram a ter a refeição do almoço, embora muito aligeirada.
Durante um ano ou dois não dispensavam o almoço. Depois, gradualmente, à medida que o Kiko foi amadurecendo (cresceu mas continuou sempre com espírito de puto) estabeleci definitivamente um regime de duas refeições: a primeira do dia cerca das 18h, que consta de ração com um pouco de carne magra cozida de vaca. Habituei-os à carninha (embora pouquinha) e quando lhes dou apenas ração eles olham para mim: "então isto é comida que se dê?" .
A segunda refeição é ao deitar, cerca das 23h30, e consta de ração simples temperada com um pouco de óleo, que eles comem com aparente apetite e prazer.
Julgo que estes regimes funcionam um pouco em função dos nossos próprios hábitos e, fundamentalmente, dos hábitos que eles nos querem impor. Quando se aproxima aquela horinha, é certo e sabido, põem-se em pose a olhar para mim (principlmente o Kiko que é o tal comilão compulsivo) com aquela carinha "vê lá, olha que já está na hora". E cada dia que passa vão antecipando o pedido uns minutos. Se não me vou pondo a pau, aos poucos dou-lhes o jantar ao meio dia.
Mas nunca os habituei a comer de manhã. Nem tostas nem meias tostas. Tomo o pequeno almoço descansado sem eles me pedirem nada. Nem o Kiko quer comer, imagine-se...Creio que é mesmo pura questão de hábito.
E para reforçar isto, vou fazer uma confidência: a minha nora diz que eu sou um avôzinho porque trato deles como netos e faço-lhes as vontadinhas todas. Exagero, claro, olha que disparate.
Mas o que é certo é que quando eles ficam a tomar conta dos cães na minha ausência, durante esses dias eles têm apenas uma refeição à noite e nunca pedem antes...