Quantas refeições?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta set 07, 2006 7:54 am

Antes de ter os meus whippets sempre ouvi dizer que os cães adultos têm um regime de uma única refeição diária dada à noite.
Achava isso estravagantíssimo, mas com o tempo fui percebendo que esse regime é mesmo "sugerido" por eles próprios.
Quando os meus dois primeiros cães foram crescendo e se tornando adultos, gradualmente o número de refeições foi diminuindo até essa única refeição dada à noite. Durante o dia não pediam e eu, claro, não insistia.

Mas entretanto veio o Kiko e estragou tudo. Os irmãos atraídos pelo cheiro e ainda por cima a verem aquele pingente ali a comer como um desalmado (é que o Kiko sofre de bulimia de nascença e ainda não se curou), olhavam para mim como quem diz: "então e nós?".
Pronto, os mais velhos retomaram o regime anterior e passaram a ter a refeição do almoço, embora muito aligeirada.
Durante um ano ou dois não dispensavam o almoço. Depois, gradualmente, à medida que o Kiko foi amadurecendo (cresceu mas continuou sempre com espírito de puto) estabeleci definitivamente um regime de duas refeições: a primeira do dia cerca das 18h, que consta de ração com um pouco de carne magra cozida de vaca. Habituei-os à carninha (embora pouquinha) e quando lhes dou apenas ração eles olham para mim: "então isto é comida que se dê?" .
A segunda refeição é ao deitar, cerca das 23h30, e consta de ração simples temperada com um pouco de óleo, que eles comem com aparente apetite e prazer.

Julgo que estes regimes funcionam um pouco em função dos nossos próprios hábitos e, fundamentalmente, dos hábitos que eles nos querem impor. Quando se aproxima aquela horinha, é certo e sabido, põem-se em pose a olhar para mim (principlmente o Kiko que é o tal comilão compulsivo) com aquela carinha "vê lá, olha que já está na hora". E cada dia que passa vão antecipando o pedido uns minutos. Se não me vou pondo a pau, aos poucos dou-lhes o jantar ao meio dia.

Mas nunca os habituei a comer de manhã. Nem tostas nem meias tostas. Tomo o pequeno almoço descansado sem eles me pedirem nada. Nem o Kiko quer comer, imagine-se...Creio que é mesmo pura questão de hábito.

E para reforçar isto, vou fazer uma confidência: a minha nora diz que eu sou um avôzinho porque trato deles como netos e faço-lhes as vontadinhas todas. Exagero, claro, olha que disparate.
Mas o que é certo é que quando eles ficam a tomar conta dos cães na minha ausência, durante esses dias eles têm apenas uma refeição à noite e nunca pedem antes...

Imagem
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta set 07, 2006 8:26 am

Olá Nel!

Bem g'anda enxurrada de tópicos :lol: :lol:

Eu dou de comer 2 vezes ao dia, de manhã e à noite, por várias razões...
1º por causa da torção do estomago, tenho muito medo disso e uma das piores coisas que se pode fazer é dar a comida toda de uma vez...
2º Porque se não me engano, a digestão dos cães é deveras mais longa que a nossa, demora cerca de 9 horas, corrijam-me se estiver enganada, e deste modo, comendo + ou - de 12 em 12 horas, o estomago não fica muito tempo vazio... Eu pelo menos acho mais agradável do que ficar com um jejum prolongado ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

quinta set 07, 2006 8:40 am

Os momentos da alimentação também variam em função da idade do cão, devendo ocorrer de 4 a 6 vezes aquando do desmame (por volta dos dois meses), 3 vezes a partir dos quatro meses, e 1 ou 2 vezes em adulto consoante o tamanho e o esforço físico despendido.

Gostava ainda de focar um outro aspecto: os ossos. Se por um lado constituem uma fonte de cálcio e uma forma de massajar as gengivas e exercitar os maxilares, por outro lado, representam uma verdadeira ameaça à integridade física do cão. Isto porque podem lascar e criar ferimentos bocais já para não falar em perfurações intestinais.

Pessoalmente não sou adepto de dar ossos aos cães, inclusive os de tíbia de vaca que por serem maiores correm menos risco de se lascarem ao serem mordidos ou de se espetarem na boca. Creio que é um risco desnecessário.
;)
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta set 07, 2006 8:42 am

Duas, também.
A primeira por volta das 7 da manhã e a segunda por volta das 8 da noite.
A segunda leva uma colher de sobremesa de levedura de cerveja, misturada na ração com um bocadito de água morna.
Última edição por MDogster em quinta set 07, 2006 8:54 am, editado 1 vez no total.
PedroRocha
Membro
Registado: segunda jul 31, 2006 2:04 pm

quinta set 07, 2006 8:52 am

A minha como é puppy, come 3 vezes ao dia.
De manha 7:00
à tarde quando chego do trabalho 17:00
à noite 21:00

Mas quando for adulto, 2x por dia devido À torção do estomago.
ailsa
Membro Veterano
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

quinta set 07, 2006 9:00 am

Eu dou a refeição à noite sempre por volta das 22:30, se lhes dou mais cedo parece que não comem com o mesmo apetite e ficam espantados a olhar para mim ;)

Optei por uma só refeição porque nem sempre vou almoçar a casa para lhes dar, mas quando vou comem sempre alguma coisa.
NINAEDOCTOR
Membro
Registado: terça dez 13, 2005 10:11 am

quinta set 07, 2006 9:03 am

Olá pessoal,

Eu não dou ração vez nenhuma, abro o saco e eles comem quando querem. A única coisa que faço é vigiar os mais velhos para não comerem em excesso, o Doctor porque já tem 6 anos e a Nina porque come quando vê as filhas comerem e depois vomita.
Mas, curioso é que basta ralhar para eles só voltarem a comer quando nós autorizamos.

Cumprimentos

Ana
NINAEDOCTOR
Membro
Registado: terça dez 13, 2005 10:11 am

quinta set 07, 2006 9:04 am

Olá pessoal,

Eu não dou ração vez nenhuma, abro o saco e eles comem quando querem. A única coisa que faço é vigiar os mais velhos para não comerem em excesso, o Doctor porque já tem 6 anos e a Nina porque come quando vê as filhas comerem e depois vomita.
Mas, curioso é que basta ralhar para eles só voltarem a comer quando nós autorizamos.

Cumprimentos

Ana
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quinta set 07, 2006 9:06 am

Eu dou duas refeições de manha e á noite.

Nel,
Faz-me confusão ver os seus 3 cães a comer da mesma gamela, com os meus não funciona, primeiro porque comiam e rosnavam uns aos outros, depois porque 2 são super gulosos, então acabavam por comer mais que os outros... !
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
zepovinho
Membro Júnior
Registado: quarta ago 02, 2006 12:37 pm

quinta set 07, 2006 9:40 am

O Simao come em 3 refeições.

as 7:00, as 13:00 e as 21:00 e em todas elas, o rapaz devora a raçao em 3 tempos... alias em 2...

mais tarde mudarei para 2 vezes por dia, e quando tiver idade para isso ponderarei a hipotese de ver se ele come apenas 1 refeição, conforme o que me for recomendado pelo vet.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta set 07, 2006 9:52 am

Antigamente só dava uma refeição por dia, à noite. Agora que o Bonga (devora a comida num instante) fica praticamente todo o dia em casa, forneço-lhes duas refeições: 1/3 da quantidade total logo de manhã e os restantes 2/3, treze horas depois.
Quanto aos ossos, também lhes dou ossos grandes porque de contrário, eles quase nem os mastigam. Se os ossos forem dados crús não há o risco de lascarem e ferirem os animais.
Maria Jo&atilde;o
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta set 07, 2006 10:16 am

NINAEDOCTOR Escreveu: Olá pessoal,

Cumprimentos

Ana
Não estou de acordo com este tipo de ' come o quizeres, que o saco ta cheio' mas quem sou eu....

Sempre fiz duas refeições aos meus.

Uma de manhã por volta das 7 horas a outra por volta das 20 horas.

Se comerem tudo ok, se não comerem comida retirada....
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
yahpin
Membro Veterano
Registado: terça dez 20, 2005 8:23 pm
Contacto:

quinta set 07, 2006 10:36 am

Bom Dia

Quando Alfredo veio para minha casa (tinha 2 meses e 2 semanas) dava-lhe 4 refeições por dia, a quantidade era a indicada na tabela da raçã para a idade dele, mas dividia a porção em 4 vezes. Quando fez 3 meses diminui para 3 refeições, 1 de manha por volta das 7h/8h outra à outra de almoço por volta das 13h e outra à noite por volta das 20h/21h. Quando fez 6 meses reduzi para 2 refeições diarias, uma às 8h e a outra às 20h. Mesm quando calha de não lhe dar exactamente àquela hora, tento que haja um intervalo de 12h. Pens que ja não irei reduzir mais o nº de refeições porque também tenho medo da torção de estômago.
2 vezes por semana dou-lhe um iogurte daqueles mais azedos que rabo de gato, sem açucar, e natural. Ás vezes também lhe dou 1 queijo fresco dos magros (dos mais pequeninos). Numa das refeições diarias costumo misturar levedura de cerveja.
Quando ele faz cara feia à comida às vezes misturo umas pinguinhas de azeite.
Ponho-lhe a comida e deixo-o comer à vontade (20min ou 30min) assim que vejo que ele ja perdeu o interesse na comida, retiro-lhe a tijela.
Shakti
Membro
Registado: segunda out 03, 2005 8:32 am

quinta set 07, 2006 10:50 am

Eu dou duas refeições, sem horário fixo, +/- entre o 12h e as 15h, e +/- entre as 20h e as 22h... Depende das horas a que vamos a casa. Dou a maior dose ao almoço e o resto ao jantar. O que não se comer ao almoço sobra para o jantar.

Ela nunca pede comiga, às vezes mostra que tem fome indo lamber a sua tijela...

É verdade que a digestão dos cães demora mais que nossa? Sempre ouvi dizer o contrário...
Se alguém puder esclarecer...

Shakti
nokyta
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 6:24 pm

quinta set 07, 2006 11:10 am

Eu também dou ração aos meus duas vezes ao dia, de manhã e à noite.
E também comem todos juntos, cada qual na sua taça, como os habituem a isso desde sempre não rosnam uns aos outros, respeitam a taça de cada um. São três Rottweilers, 1 macho e 2 fêmeas, andam sempre soltos todos juntos.
Xana
Responder

Voltar para “Cães”