De todas as guloseimas, a mais preciosa que poderei dar aos meus cães são ossos. Dou-lhes raramente, mas quando isso acontece eles até julgam que é mentira.
Dou-lhes ossos lá muito de vez em quando porque cá em casa raramente se come carne e os infelizes seguem, que remédio, a dieta dos donos. É claro que eu podia pedir uns joelhos de vaca num talho, mas sou tão mau cliente desses estabelecimentos...
Esta apetência pelos ossos pode justificar-se pelo regime alimentar deles se basear fundamentalmente em ração seca, a qual até poderá ter na sua composição ossos naturais, mas de tal modo transformados que perderam completamente o sabor, a consistência e, enfim, toda a autenticidade irresistível do osso natural.
Por outro lado, na sua origem ancestral, o cão alimentava-se dos animais que caçava, de que comia a carne e os próprios ossos, daí o seu gosto por essas coisas tão duras.
Os ossos mais aconselhados são o joelho de vaca, por ex., que ao ser roído não se transforma em lascas afiadas, susceptíveis de lhes ferirem o aparelho digestivo.
Os ossos de aves, por este motivo, não são aconselhados.
No entanto, por ex. na alimentação B.A.R.F., a carne de frango é dada crua, inteira e, portanto, com os próprios ossos, não havendo situações de perfuração das entranhas como referi. É que os ossos, sendo cozinhados, endurecem. Por outro lado, a estrutura molecular dos ossos de vaca não é tão susceptível de se lascarem como acontece nos ossos das aves. Os ossos de perú são um perigo.
Alguns membros aqui do fórum estão muito mais capacitados do que eu para dar aqui umas dicas. Por ex. o PauloC já alimentou os cães com BARF; a Nynf fez uma investigação aprofundada sobre alimentação natural...
É certo que não se propõe neste tópico estender o tema à alimentação (lá iremos se continuarem a ter paciência para aturar estas coisas do fundo da arca), mas os ossos podem constituir um suplemento alimentar ou... uma mera guloseima.
Em relação aos ossos de porco tenho algumas dúvidas. Quando lá muito de vez em quando se come entrecosto cá em casa, os meus cães são presenteados com os ossos e, como efeito secundário negativo nunca notei nada de especial, a não ser saber-lhes a pouco.
Embora este tema já tenha sido debatido aqui 3.579 vezes (ou terá sido 3.580?) talvez fosse interessante retomá-lo nesta série da “arca memória”, questionando sobre se dão ossos ou não, se é indispensável ou nem por isso, que tipo de ossos, com que regularidade...