Mas não, desenganem-se os mais cépticos e prontos para começar já a dar-me na carola... Este tema não será assim tão absurdo quanto isso...
Bom, vou começar pelo inicio...
No outro dia quando estava na paragem do autocarro (não vale gozar... sim fiquei outra vez sem carro...
O sr. pára, endireita o carrinho, faz uma festa na cabeça do cão, baixa-se e segreda-lhe qualquer coisa ao ouvido... nunca saberei o quê, mas pareceram palavras mágicas
O sr. regressou, fez uma festa ao cão, agarrou no carrinho e seguiu o seu caminho com o seu fiel amigo ao seu lado.
Este cão não andou certamente numa escola de treino, nunca teve também o treino sábio de um dono experiente, não treinou com o famoso clicker, e não teve recompensas por deitar, sentar ou ficar, teve apenas AMOR do dono... Mas "ficou" à espera do dono no meio da rua, passou um cão à trela com o dono, um pequinês que ladrou até perder de vista o cão que ali estava à espera do dono, e ele nem se mexeu... Isto é fantástico e vai contra todas as teorias de treino que ouvi até hoje...
Mas este não é caso único, tenho visto ao longo da minha vida cães de pessoas desfavorecidas que nunca as largam, ficam à porta dos estabelecimentos à espera do dono, só vêm a pessoa que os alimenta, ou não, depende das esmolas, ficam horas deitados ao lado de quem mendiga, sem se importarem com quem passa, mas se o dono se levanta, aí estão eles de olhos postos no seu Deus...
Na Figueira onde vivi 11 anos, os ciganitos íam ao supermercado, e os cães que os acompanhavam ficavam ali à porta, inquietos à espera dos donos, e não ligavam a mais nada, nem tão pouco passavam da porta da entrada. Havia um rapaz, muito novo por sinal, aí com uns 13 ou 14 anos, que pedia na rua; ele era bastante magro, não devia mesmo ter dinheiro para comer, e tinha uma cadela de porte médio que dormia o dia todo enrolada a ele. Uma vez quando ía a sair do supermercado vi o rapaz a sair de uma outra caixa, trazia com ele uma lata de comida de cão e um saco de carcaças, mais nada, o dinheiro não devia ter chegado para tudo...
É agora que surge a minha questão, que talvez só sirva para reflexão, ou para meras tentativas de resposta, mas será que os cães só precisam de AMOR para agradar ao dono? Será a educação que nós damos correcta? Não sei como colocar esta dúvida, mas acho que vocês já entenderam o meu dilema
O que acham?
Xuga