Se houver AMOR é preciso EDUCAÇÃO???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado set 09, 2006 10:30 pm

Já sei, já sei... Leram o título do tópico e pensam que eu sou uma "alucinada dos lulus"... 8) 8)
Mas não, desenganem-se os mais cépticos e prontos para começar já a dar-me na carola... Este tema não será assim tão absurdo quanto isso...

Bom, vou começar pelo inicio...

No outro dia quando estava na paragem do autocarro (não vale gozar... sim fiquei outra vez sem carro... 8) ), quando olho em frente e vejo um mendigo com um carrinho tipo daqueles das velhinhas irem ao mercado, cheio de coisas e sacos de plástico pendurados. Ao lado seguia um cão, rafeiro, de porte grande, assim do tamanho de um Pastor Alemão.
O sr. pára, endireita o carrinho, faz uma festa na cabeça do cão, baixa-se e segreda-lhe qualquer coisa ao ouvido... nunca saberei o quê, mas pareceram palavras mágicas :) ... O sr. afasta-se, deixando o carrinho no passeio com o cão sentado a seu lado, e entra numa pastelaria, provavelmente para comprar um bolo com os trocos que foi recebendo durante o dia...

O sr. regressou, fez uma festa ao cão, agarrou no carrinho e seguiu o seu caminho com o seu fiel amigo ao seu lado.

Este cão não andou certamente numa escola de treino, nunca teve também o treino sábio de um dono experiente, não treinou com o famoso clicker, e não teve recompensas por deitar, sentar ou ficar, teve apenas AMOR do dono... Mas "ficou" à espera do dono no meio da rua, passou um cão à trela com o dono, um pequinês que ladrou até perder de vista o cão que ali estava à espera do dono, e ele nem se mexeu... Isto é fantástico e vai contra todas as teorias de treino que ouvi até hoje...

Mas este não é caso único, tenho visto ao longo da minha vida cães de pessoas desfavorecidas que nunca as largam, ficam à porta dos estabelecimentos à espera do dono, só vêm a pessoa que os alimenta, ou não, depende das esmolas, ficam horas deitados ao lado de quem mendiga, sem se importarem com quem passa, mas se o dono se levanta, aí estão eles de olhos postos no seu Deus... :)

Na Figueira onde vivi 11 anos, os ciganitos íam ao supermercado, e os cães que os acompanhavam ficavam ali à porta, inquietos à espera dos donos, e não ligavam a mais nada, nem tão pouco passavam da porta da entrada. Havia um rapaz, muito novo por sinal, aí com uns 13 ou 14 anos, que pedia na rua; ele era bastante magro, não devia mesmo ter dinheiro para comer, e tinha uma cadela de porte médio que dormia o dia todo enrolada a ele. Uma vez quando ía a sair do supermercado vi o rapaz a sair de uma outra caixa, trazia com ele uma lata de comida de cão e um saco de carcaças, mais nada, o dinheiro não devia ter chegado para tudo... :cry: Ainda um episódio com o mesmo rapaz, ouvi uma senhora a perguntar ao rapaz o que é que ele queria comer, e ele começou por dizer que queria uma lata de comida para a cadelinha... E ela parecia a sombra dele...

É agora que surge a minha questão, que talvez só sirva para reflexão, ou para meras tentativas de resposta, mas será que os cães só precisam de AMOR para agradar ao dono? Será a educação que nós damos correcta? Não sei como colocar esta dúvida, mas acho que vocês já entenderam o meu dilema ;)

O que acham?

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

sábado set 09, 2006 10:39 pm

Alguém pode internar esta rapariga ????

Imagem

Será possivel alguém abrir tantos topicos ??????

Imagem

E agora que quer ela que a malta comente ?????

Imagem

Vou abrir uma sondagem para ver se há alguém que a queira adoptar e manter ocupada

Imagem

E saber se há algum medicamento para estes casos

Imagem

AMIGA tu és 1 Imagem

Imagem
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
lasa
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2005 7:51 pm

sábado set 09, 2006 10:42 pm

Serve de reflexão, mas também de uma tentativa de resposta! ;)

Esses animais também têm no meu ver uma certa educação, mas talvez o amor fale mais alto.
E se virmos bem as coisas esses animais passam mais tempo, senão todo o tempo com os seus donos, daí a maior relação de cumplicidade que existe entre o dono e o animal!
São animais mais humildes, mais agradecidos, que dão mais valor à vida!
Aqui está uma mera tentativa de resposta! :lol:
Ai se me sa&iacute;sse o Euromilh&otilde;es...
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado set 09, 2006 10:43 pm

Sandra......... Imagem
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sábado set 09, 2006 11:41 pm

Se formos a ver bem as coisas eles não precisam treino porque não são mimados, é o que digo os cães quando têm fartura ficam mimados, a não ser claro com a educação correcta, e claro como estão sempre com os donos não os veêm como tal, mas sim como compinxas ;)
leonornobre
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 10:37 pm

domingo set 10, 2006 12:12 am

Aqui vai a minha opinião.

Dizem que duas pessoas que não se conhecem, se passarem por um momento ou vivência intensa, difícil ou traumatizante, ficam com uma ligação para toda a vida.

Porque não pode acontecer o mesmo com os animais? Se o animal viver o seu dia-a-dia na constante luta de alimento e conforto a par com o seu dono, não será estabelecida uma relação de cumplicidade e amizade muito mais forte?

Quem tem um grande amigo (humano) sabe que por vezes basta uma simples troca de olhares para perceber o que ele está a pensar. Não se passará o mesmo nestes casos?

Acho que ainda tenhos muito que apreender com os nossos amiguinhos. Se calhar, não deviamos ser nós a treiná-los mas sim eles a nós...
<p>"A n&atilde;o viol&ecirc;nca leva-nos aos mais altos conceitos de &eacute;tica, o objectivo de toda a evolu&ccedil;&atilde;o. At&eacute; pararmos de prejudicar todos os outros seres do Planeta, n&oacute;s continuaremos selvagens." THOMAS EDISON</p>
texuga
Membro Veterano

domingo set 10, 2006 12:18 am

leonornobre Escreveu:Acho que ainda tenhos muito que apreender com os nossos amiguinhos. Se calhar, não deviamos ser nós a treiná-los mas sim eles a nós...
Ora nem mais!!! :lol: :lol:
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

domingo set 10, 2006 12:26 am

Eu arrisco ainda uma hipótese...

Quase que aposto que a grande maioria dos cães que acompanham essas pessoas desfavorecidas pela vida, foram encontrados por essas pessoas na rua. Abandonados e maltratados certamente. E ao lhes darem algum conforto, alimento e muito carinho e amor, ganharam um amigo fiel para o resto da vida...

Eu em miúda tive muitos cães, e todos eles eram fiéis, mas com um em particular, que foi por nós recolhido, por ter sido abandonado na rua, esta fidelidade não tinha nem medida nem explicação... Acho que é uma forma de gratidão que não deve existir entre pessoas... Só mesmo de um cão... ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
texuga
Membro Veterano

domingo set 10, 2006 12:28 am

Trucas,

Hipótese aceite :D ;)

Mas é verdade, há coisas que o dinheiro e a educação não podem comprar ;)

Xuga

P.S.- ké c'andas a fazer acordada a esta hora e fugida do msn? :evil:
papirus
Membro
Registado: quarta ago 30, 2006 10:20 pm

domingo set 10, 2006 12:47 am

axo isso completamente normal nao e a toa que e o melhor amigo do homem :D :D :D :D ..
Os caes sao os seres vivos mais leais que existem :D :D :D :D
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

domingo set 10, 2006 1:14 am

Eu julgo que são pessoas que gostam de animais com efeito, o tempo que convivem é praticamente integral e sem existir a "protecção do conforto". Existem factores que são determinantes.

Esses cães têm bastante educação. :)
<p>susana</p>
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

domingo set 10, 2006 1:56 pm

Boa tarde

Para mim crianças e animais estão no mesmo nivel e para ambos é preciso AMOR e EDUCAÇÃO logicamente. Uma não pode caminhar sem a outra. Agora nem toda a educação passa pelas escolas 8)
Última edição por Siioux em domingo set 10, 2006 3:37 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo set 10, 2006 2:09 pm

Siioux Escreveu: Boa tarde

Para mim crianças e animais estão no mesmo nivele para ambos é preciso AMOR e EDUCAÇÃO logicamente. Uma não pode caminhar sem a outra. Agora nem toda a educação passa pelas escolas 8)
Ora nem mais ;) além de que no caso dos cães carenciados, eles até o pino fazem para agradar... ;)

A educação aos animais, passa, também, por todos os nossos actos e gestos de carinho que temos para com eles e como os que mais necessidades passaram, mais depressa aprendem... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
palatina
Membro
Registado: quinta mar 30, 2006 10:07 am

domingo set 10, 2006 2:35 pm

Esta história tem muitos anos.....
Tínhamos uma cadela achada à minha porta, que foi para casa dos meus avós, que tinham uma quinta,a Boneca um dia saltou o muro para outro terreno e bateram-lhe com um pau,mas muito...a Boneca ficou muito mal a precisar de cuidados veterinários, vinha todos os dias a Lisboa no carro do meu pai fazer tratamento.
Desde esse dia o meu pai passou a ser a primeira pessoa que ela cumprimentava.Vai-se lá saber porquê?
A fidelidade canina é inexdível.......
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo set 10, 2006 5:11 pm

Siioux Escreveu: Será possivel alguém abrir tantos topicos ??????
Eu, eu, eu :lol:

Julgo que já foi tudo dito e não há nada a acrescentar.
Salientaria o facto de existir um permanente convívio entre dono e cão. E a eventualidade de esses cães terem sido abandonados também poderá constituir outro motivo de forte ligação.
Por exemplo, os galgos de corrida quando cessada a actividade, se forem adoptados para companhia, revelam uma muito maior ligação ao dono do que os levados para casa em cachorros.

Bom, eu disse que não havia mais a acrescentar, mas aqui vai mais uma achega. Grande parte (a maioria?) dos cães de companhia servem os caprichos do dono e alguns têm uma vida miserável. Ficam eternidades abandonados dentro de quatro paredes e recebem as atenções e os cuidados que merecem como animal que são quando o dono muito bem entender e não quando o animal precisa.
Estes cães até poderão ser depois apaparicados, mas estupidamente, através de atitudes ou de gestos que são mais para o dono se entreter.

Nestas situações como as descritas, a relação dono/animal é genuína, total e sem ambiguidades. E o cão entende isso.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”