Cães com nome de gente?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo set 17, 2006 9:32 am

Cães com nome de gente?
Há muitos: Gaspar, Matilde, Fausto, Óscar, Tomé... até Sebastião já ouvi.
Bom, e gente com nome de cães? Tucha, Lecas, Lóló, Becas...
Então aquelas “tias” ridículas normalmente não têm nomes de cadelas? :lol:

Estou a mandar este tópico não por preconceito nem por pudor. Não tendo atribuido qualquer nome de gente aos meus cães, embora Guga seja um diminutivo aplicado a Gonçalo por ex., isso não significa que seja contra esse hábito.
Mas não acho que seja necessário. Quanto mais não seja porque o dono é confrontado sistematicamente com estas situações gagas quando se anda com o cão na rua:
- Óscar, Óscar!!! Então volta-se um desconhecido e pergunta: Desculpe, chamou-me? Não, desculpe, estava a chamar o cão :lol:
Ou então: Ora viva, há tanto tempo que não o via. Olha que lindo cão! Como é que se chama? E responde o dono envergonhado: chama-se Gaspar... (que é o nome do interlocutor) :lol:
Estas situações até são cómicas, mas há gente para tudo e algumas pessoas não escondem a sua ofensa.

A escolha de um nome para o cão não é pacífica e não é por acaso que volta e meia aparece aqui no fórum um “Ajudem-me!!!” para esse fim como se estivesse alguém em perigo de vida.
Sem querer impor nada a ninguém considero importantes dois factores na escolha do nome:

1º Uso de palavras curtas e fáceis de pronunciar, de preferência apenas com duas sílabas.
2º Palavras que contenham vogais abertas sonantes (á, é, i, ó). Evitar as vogais surdas.

Os nomes assim são fáceis de pronunciar, são sonantes e mais facilmente entendíveis pelo animal em situações de emergência ou de perigo.

Há outros factores que também considero importantes como seja o não aderir levianamente a modas. Isto aplica-se em muitos casos às criancinhas aquando do baptismo, que ficam para o resto da vida com um nome esquisito só porque, na altura em que nasceram, estava na moda.

Em Portugal, mais ou menos por todo o país, muito especialmente na província, usaram-se muito os nomes de rios: Tejo, Mondego, Nilo...
Nas cadelas era costume usar o nome de Diana.
Uns conhecidos meus deram à filha o nome de Diana. Quando a avó soube ficou furiosa: “Mas que disparate, então vão dar à menina um nome de cadela? :lol:
É claro que isto aconteceu muitos anos antes do efeito mediático da princesa inglesa que, aliás, deve ter inspirado o nome para muitas dianazinhas por esse mundo fora.

Há muitos sites na internet com listas intermináveis de nomes de bichos. Mas é curioso que o nome irá surgir não como resultado dessa consulta mas como que por encanto depois de se andar a magicar dias e dias. É uma espécie de clic e já está.
De facto, normalmente a escolha é muito pessoal.

Imagem

Imagem
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
M_L
Membro Júnior
Registado: sábado abr 22, 2006 10:41 am

domingo set 17, 2006 9:48 am

Em relação ao nome para um animal, não me imagino a pedir ou a pesquisar sugestões pela net.

Acho que, olhando para ele, deve surgir! Também concordo que deva ser um nome curto para ser fácil para nós chamá-lo e para mais fácil compreensão.

Também é verdade que deve ter as chamadas vogais "fortes", mas o meu cão "Luso", aprendeu bem depressa o nome dele!

Cá em casa, é giro quando nos referimos à agua do Luso! E algumas pessoas, quando sabem o nome dele, dizem "Luso? É como a água!!!" ;)

Não foi por sermos fanáticos pela terra ou pela água em questão, mas sim por ser um cão português, logo, lusitano, e daí.....Luso!

Cada dono com a sua mania!!! :)
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

domingo set 17, 2006 12:46 pm

Pois, o meu nome é, infelizmente muito apetecivel por donos de cães e gatos.

Uma vez, tava eu deitava na praia, e vejo a correr uma dalmata pela areia e ouço ao longe " Rita, Rita !!! Coitado não vás para a estrada" e pensei, tou eu aqui deitada e aquela senhora alertar-me pa não ir pa estrada... que estranho :roll: Quando a cadela regressa, diz ela... "Rita tava a ver que querias que te fosse buscar á força" :o

Aqui junto á minha casa á uma cadelinha Amstaff, quando a fui conhecer diz a senhora, ela chama-se Rita e eu comecei a rir, pensei que era brincadeira que a senhora apenas se estava a meter comigo, mas na realidade chama-se mesmo Rita como eu :roll: quando fomos apresentar a dita Rita ao meu cão, estavam eles a cheirar-se calmamente, quando a dona da cadela diz... " Oh rita tu ve lá, sê amiguinha", o meu cão para imediatamente de a cheirar, senta-se e olha pa mim, do género, "Oh dona, porque é que esta fulana esta a dizer para seres amiguinha?" :o

Devido a estes episodios, não concordo que se coloquem nomes de pessoas a animais, nenhum dos meus animais têm nomes de pessoas :roll:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
kikita62
Membro Veterano
Registado: terça set 05, 2006 10:00 am

domingo set 17, 2006 1:33 pm

Ai ActionGirl essa está demais :lol: :lol:

Desculpa, mas não pude evitar sorrir.

Há casos assim, há.

Uma vez assisti a um parecido. Eu ñ tenho nada contra
porem nomes de pessoas aos animais.

São gostos...
"Os Animais merecem Carinho,&nbsp;Respeito e AMOR!! "
lasa
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2005 7:51 pm

domingo set 17, 2006 1:40 pm

O nome do meu cão foi escolhido, uns dias antes de o ir buscar.
Na altura era compradora assidua de uma revista de cães e foi nessa dita revista que pesquisei. Procurei o nome dele nas classificações das exposições e dos concursos de agility e foi nestes últimos que encontreI: "Yuri"
Era o nome de um pastor alemão que tinha ganho um primeiro lugar.
Na altura confesso que nunca tinha ouvido tal nome, pois isto já se passou em 1997.
Mas agora se fosse hoje não lhe colocava este nome, pois é um nome de origem russa e aqui no meu bairro há um rapaz com esse nome, e há alguns imigrantes da Europa de Leste cá na zona , e até já vi jogadores de futebol com esse nome.

Mas também sei de alguns cães que têm.
Ai se me sa&iacute;sse o Euromilh&otilde;es...
Peter2
Membro
Registado: terça ago 29, 2006 10:41 am

domingo set 17, 2006 1:55 pm

Para ser franco tambem nao acho piada nenhuma a animais com nome de pessoas,a minha cadela chama se Luna porque a minha irma quando era pequena tinha uma adoraçao por ela lol, mas tenho ouvido dizer que todos os animais devem ter o som a acabar por i, :D
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo set 17, 2006 6:11 pm

já lá vai o tempo do benfica :p , da boneca, do pirolito, do tarzan. agora, o bicho virou homem :lol:
eu ando sempre à frente. há 20 anos, pus o nome de joão (ratão) ao meu gato. a namorada chamava-se joana. a periquita era a julieta e o canário chamava-se ricardo. imagine-se a cara de uma amiga minha. o marido era o ricardo e o filho, o joão.
a saga continuou. há 11 anos, a preta ficou a chamar-se rita. imaginem o meu ex cunhado. a filha tb. se chamou assim. mas uns anos depois. plágio?
e as coisas continuaram- alice (no país....), gaspar, serafim, carlota, flávio, etc.
o máximo aconteceu há pouco tempo. quando levei a nova aquisição ao vet, ele perguntou o nome. eu disse- dora :lol: o vet incrédulo :evil: a cadela chama-se dora? e eu-pois! dora! dorinha! é o nome da namorada :oops: :lol: :lol:
anjjazul
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

domingo set 17, 2006 6:43 pm

Nesta questão de nomes, eu sou muito liberal.

A minha vizinha tem uma Husky que se chama Susana. Quando eu soube, escangalhei-me a rir.
Uma vez ela chamou por mim e tanto eu como a cadela, respondemos. :lol:

Os cães reagem à sílaba tónica do seu nome. Pelo menos foi o que me disse uma "entendida" no dia em que eu adoptei o Rex e o levei à vet. :lol: Por isso, como já disse o Nel, o nome deve ser pequeno e sonante, para que mais facilmente seja associado pelo animal como sendo o seu nome.

Se eu chamar o Rex e em vez de Rex disser "pex" ou "monhex", ele responde na mesma.
Há alturas em que eu estou a chamar o gato e aparece o cão. :roll: (Rex e Neco.)

Se eu chamar a Nina de "lina parola" ou de "Pina Bausch" ela também responde.

Ah, eu tenho um caracol gigante que se chama Alex. :lol:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

domingo set 17, 2006 7:07 pm

Eu quando era pequena tive uma cadela Regina,mas o nome da Tuguinha veio dos TUGAS para honrrar a nossa seleção. beijinhos
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

domingo set 17, 2006 9:44 pm

Ai ActionGirl essa está demais

:oops:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo set 17, 2006 9:53 pm

Pois, eu também tenho uma rita ;) e uma zoya, uma hanna e uma Isa (isadora), eu tenho por hábito por nomes de gente aos meus animais, daqui só a zoya fugiu à regra, sejam eles cães ou cobras.
Se quiserem chamar o meu nome a um animal, façam favor que não me incomoda rigorosamente nada, antes pelo contrário :)
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

domingo set 17, 2006 10:13 pm

O teu nome tem muitas sílabas Kitten :lol:

Eu tb sou adepta de nomes de gente: Tive uma Rita, tenho uma Petra e um Martin.

Se quiserem por João aos vossos cães estejam à vontade :D
yahpin
Membro Veterano
Registado: terça dez 20, 2005 8:23 pm
Contacto:

domingo set 17, 2006 11:04 pm

O meu é Alfredo :oops:

Mas nem fui eu a "culpada"...Antes dele chegar eu estava entre oscar ou gaspar, até porque os bassets hound sugerem-me sempre nomes de pessoas...e já diz o treinador dele, que ele tem focinho de desenho animado :o

O meu namorado em tempos "conheceu" um basset hund, no algarve, que se chamava Alfredo. Por volta da hora do jantar o dito Alfredo corria a vizinhança toda atras de comida e só quando estava de barriga cheia é que voltava para casa. Ele comona altura era pequeno, aquilo do Alfredo ficou e todos os bassets eram Alfredos. Ora o meu ele também teimou que teria de ser Alfredo. Mas eu não gostava lá muito da ideia, o pior é que quando olhei para o cão, ele não tinha focinho nem de Óscar, nem de Gaspar...e ficou mesmo Alfredo :oops:

Claro que já tive situações de pessoas se desatarem a rir na minha cara e pronto eu também me rio :lol:

Mais ainda se riem quando me ouvem chateada e sai mesmo algo tipo: "Alfredo Manuel, já aqui!" :oops: :oops:

Curiosamente, há muitos anos atraz, os meus avós tiveram uma cadela perdigueiro português que se chamava Diana. Na altura eles tinham uns vizinhos que tinham uma filha que adorava aquela cadela...a adoração era tal que essa (agora) srª, tem uma filha e a filha é Diana em homenagem À cadela :p
tortuga
Membro
Registado: quarta mar 27, 2002 11:39 pm
Localização: 6 gato(a)s, 4 canito(a)s, 1 tartaruga, casal de caturras, e muitos outros...

segunda set 18, 2006 12:25 am

Olá, eu acho que é como tudo, cada pessoa é livre de chamar o que lhe apetecer ao seu animal ou filho, consoante o caso.
Eu já tive uma gata Joana e nem por isso a minha prima deixou de po esse nome á filha, essa minha prima tinha uma filha da minha gata que se chamava Rita, mas uma tia nossa deu esse nome á filha. As miudas já tem 16 (Joana) e 18(Rita) anos respectivamente e em pequenas brincavam com as gatas sem problemas, a por aqui nunca ao chamar as gatas apareceu nenhuma das garotas, nem vice-versa. Agora a mae da Joana tem um serra da estrela baptizado de Afonso, que poderia ela fazer se o filho de tres anos insistiu para que fosse Afonso como o peluche dele.
Eu tenho uma gata chamada Emilia, em homenagem a uma tia da minha mãe, que era uma "velhota" cheia de pilha, muito reguila, sempre a mandar "bitaites", e quando achámos a gata e resolvemos que ela ficava por cá, após umas caretas da bichana, eu e aminha irmã olhámos uma para a outra e rindo preguntámos se a gata não fazia lembrar ninguém, resultado, opinião consensual, saiu a "ti Mila Eusébia" , e lá ficou a gata Emilia, diminutivo Mila, como a tia da minha mãe. Os filhos da sra acham graça, a sra já partiu entretanto.
O meu gato chama-se Elvis, mas por uma unha negra ia sendo Marco, fazia-me lembrar o meu primo,só nao ficou com esse nome porque a minha mãe diz que não dava jeito chamar Marco, aos berros na rua quando ele se atrasasse á noite( aqui no campo ainda se berra, pelos gatos ou cães se não aparecem de noite para serm recolhidos).

A minha irmã teve uma Boxer de nome Marta, mas a marta é um animal, e há pessoas com esse nome, por isso nunca vai haver consenso nesta matéria. :roll:

Por mim chamem Alexandra Margarida aos vossos animais que não faz diferença, ou os meus diminutivos Xana, Alex, nao me importo e acho piada. e o que não falta de xaninhas por aí.

alexandra :p
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

segunda set 18, 2006 12:51 am

costumo usar nomes estrangeiros. tenho um johnny, um jimmy e uma nikita
a minha avó tem uma cocker chamada Diana e uma siamesa chamada maria francisca :roll:
uma tia minha tem uma dálmata chamada carlota joaquina (para quem chamou antónio maria ao filho.... :roll: )
não gosto muito de nomes de pessoas (em português) para os animais. já vi muita 'barraca', tipo uma senhora desesperada aos berros à procura do seu 'Miguel' e tudo à procura duma criança e era o belo do Teckel.

também irrita-me um bocado quando dão aqueles nomes muito originais consoante a raça, tipo, tem um rough collie, chama-se lassie, tem um dogue alemão, chama-se scooby doo, tem um pastor alemão, chama-se rex, tem um golden retriever, chama-se buddie (air bud).... e por aí.

mas agora existe uma nova equação:
cão novo + crianças em idade escolar = cão chamado Noddy!
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Responder

Voltar para “Cães”