Crianças e Animais

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quarta dez 18, 2002 9:48 pm

Olá a todos

Não tenho memória de este tema ter sido debatido aqui no fórum ultimamente, senão, desde já peço desculpa.

Para aqueles que tem crianças, acham que eles são mais ou menos responsáveis pelos seus amigos?

Eu pergunto isto porque, todos os dias de manhã, os meus filhos (seja o mais novo ou o mais velho), verificam antes de sairem para a escola, se estes tem comida, água, se o cão tem a bola p/ brincar, etc.

O mais engraçado, é que esta esta preocupação pelo bem estar deles é voluntária e, embora seja uma responsabilidade minha, sei que se não o fizer, algum deles o fará.

Considero, os meus animais uns sortudos!
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quinta dez 19, 2002 10:38 am

Olá Lídia,

Apesar de ainda não ter sido prendada com um filho, penso que é de extrema importância as crianças conviverem com animais.

No meu caso, desde que me lembro que sempre tive cães e sempre me foram incutidas determinadas responsabilidades para com eles, como levar à rua, limpar os xixis ou os cócós que fizessem em casa, dar comida, entre outras.

Acho que os animais são uma terapia fabulosa para as pessoas e essencialmente para as crianças pois estas assumem responsabilidades e obrigações desde cedo que são essencias para a sua formação como pessoa e ser humano, tornando-as obviamente sempre melhores pessoas.
Aliás eu tenho por hábito dizer que quem não gosta de animais não é boa pessoa.....
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quinta dez 19, 2002 10:57 am

Pakika Escreveu: Aliás eu tenho por hábito dizer que quem não gosta de animais não é boa pessoa.....
E é bem verdade! Alíás foi um dos "lemas" que o meu pai me ensinou e, apesar de tal como a Pakika ainda não ter filhos, esta será também uma máxima que procurarei ensinar-lhes acima de tudo, a amar e a respeitar os animais.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta dez 19, 2002 11:09 am

Olá

Este tema é muito interessante e é de supor que venham aí intervenções igualmente interessantes.
Não deixo de referir a este propósito que é muito raro falar-se de crianças aqui no fórum, sabendo-se da enorme ligação afectiva e não só, entre elas e os animais. Porque será?
Eu não falo porque a ter crianças seriam netos e esses também não os tenho, a não ser o Guga, o Fozzy e o Kiko... :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VeraLu
Membro
Registado: segunda out 07, 2002 11:48 am

quinta dez 19, 2002 11:55 am

Eu concordo que são bastante responsáveis.

Eu noto perfeitamente no meu filho o carinho e atenção que ele lhe dá, e só tem 4 anos..... :)
Anda sempre de volta dela, ás vezes anda pela casa á procura de sítios que ela possa ter feito "asneira", faz sempre questão de ir comigo á rua passeá-la..... e mais, quando eu ás vezes digo:
Quem é a minha menina linda? ele trata logo de responder :
Ó mãe..a Benny é minha, não é tua..:o :o
ao que eu me calo logo né? :D :D
lecas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta dez 19, 2002 12:01 pm

Bom dia

Pela experiência que tenho c/ a minha filha de 6 anos e por outros casos que tenho conhecimento é que as crianças são bastante responsáveis c/ os animais.

Às vezes depois do jantar sou "atacada" por uma "preguicite" e digo à Inês, hoje não vamos dar o último passeio c/ a cadela ao que ela me responde, não tens vergonha a scooby precisa de passear e se depois ela fizer có-có ou xi-xi em casa a culpa é tua. Enfim é a minha voz da consciência. È também a sua maior protectora se a cadela faz alguma asneira ela tenta sempre esconder, existe entre elas uma grande cumplicidade.

Também é bastante sensivel ao abandono dos animais o que noutro dia provocou uma cena muito engraçada que foi a seguinte:

A Inês queria um peixe, fomos a uma loja de animais para comprar um, e ela virou-se para a empregada e perguntou-lhe são abandonados? Se não, não quero.

Cristina
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta dez 19, 2002 1:45 pm

Olá a todos!
A minha filhota tem 5 anitos e adora animais...mas todos mesmo! Apanha caracóis e outros bichinhos, põe-nos dentro de um balde ou de uma bacia para poder cuidar deles. Claro está que depois lá tenho eu de pegar neles e voltar a colocá-los no quintal para puderem seguir as suas vidas. Neste momento tem dois hamsters e uma tartaruga e está sempre preocupada se eles têm comida e água, se eles estão confortáveis a dormir, quer andar com eles e fazer miminhos, quando os solto em casa, é vê-la preocupada a tomar conta deles! É muito giro ver as crianças a tomar conta dos nossos animais. Mas o sonho dela (e meu!!! :oops: ) é ter um cão...menina como ela diz! Mas também não se importa que seja menino!!! É louca por animais...mas quem sai aos seus...!!!

Isabel
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quinta dez 19, 2002 1:52 pm

Bem eu não tenho filhos mas tenho um sobrinho,( tem 4 anos ) e infelizmente não posso dizer o mesmo, ele é mau, muito mau, anda sempre a puxar o rabo aos meus gatos, faz mal à Margot... inclusivamente a minha cunhada tinha uma gatinha, que teve forçosamente que dar, visto o puto fechar o animal em tudo o que era sitio, desde armários, maquinas de lavar, secar etc...chegando o pobre animal a começar a ficar agressivo devido aos maus tratos que o puto lhe dava. Porrada?? Não resulta, acreditem que sempre que vejo dou-lhe ( não sacudo moscas ) e mesmo assim ele não entende que não lhes pode nem deve fazer mal, ou que os gatos o podem magoar em legitima defesa. Tenho um colega que tem um casal de gatos, que assim que o meu sobrinho entrea lá em casa, escondem-se....
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

quinta dez 19, 2002 2:54 pm

Viva,

Pessoalmente, por não ter filhos, não tenho o previlégio de partilhar algumas experiencias que na maior parte dos casos são muito gratificantes.

Sem dúvida, que para uma criança a presença de um cão na familia tem resultados muito positivos no seu crescimento.

No entanto, não há bela sem senão. O cão não deve ser apenas utilizado como um instrumento de terapia. Nestes casos, existem instituições que promovem actividades com cães preparados para o efeito.

Um cão em familia é para toda a vida. Deve ser tratado com respeito e com a dignidade que merece.
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

quinta dez 19, 2002 3:12 pm

Quando eu era pequenininha tive um gato, mas era da rua, só que estavamos sempre juntos no quintal. Confesso que ele sofria muito comigo... não fazia nada de muito mal, mas por gostar tanto dele, ás vezes quase o "matava" de amor...no entanto, só se aproximava de mim! Mas só tive o meu 1º cão aos 10 anos. Segundo os meus pais, só me dariam um cão quando vissem que quem tratava dele era eu, e me responsabilizava pelo que fazia. Acho que eles pensavam que ia ser do tipo "ai que lindo" enquando fosse bebé,depois, desprezava-o.Mas a verdade é que (embra não tenha conseguido ficar com as 2 primeiras) sempre fui muito responsável (e ainda sou). Tenho uma irmã de 8 anos que gosta de brincar com a Niki, mas não tem muita responsabilidade, não com a Niki, que quem trata dela sou eu, mas com os hamsters que teve (que era igualmente eu a tratar). Por isso, sou a favor de testar as crianças antes de terem uma responsabilidade tão grande como ter um animal. Depois, também acho bem faze-las "sofrer" um pouco, isto é, fazê-las lutar pelo que querem (neste caso um cão). Eu lutei muito pela minha bicha, e acho que valeu a pena.
susanalapa
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Contacto:

quinta dez 19, 2002 5:39 pm

Olá a todos.

O meu filho mais velho, o Tiago, tem seis anos e é mais ou menos como o filho da Isabel. Anda sempre com caracóis para todo o lado, com sardaniscas e outros bichos afins e tem uma aranha no tecto da sua casa de banho que ai da empregada se a aspirar. No outro dia descobrimos que tinhamos uma toupeira a destruir o jardim e foi uma choradeira pegada quando ouviu o pai dizer que tinha que dar sumiço à toupeira. De resto, é um autentico "David Vai-te Embora", sempre às voltas com as plantinhas e os bichinhos.

Com o Strauss, ele sempre que sai de manhã para ir para a escola, preocupa-se sempre em lhe pôr comida, e é isso que faz enquanto eu tiro o carro da garagem. Se eu por acaso ralho ao Strauss por alguma asneira que ele faça, fica zangadíssimo comigo e quase que se deita em cima dele para o proteger.

Já o mais pequenino, o Diogo que tem 2 anos, esse preocupa-se mais em ver se o Strauss tem cóco e vem-me logo avisar quando encontra algum "montinho" no pátio. Talvez por ter deixado as fraldas à pouco tempo, preocupa-se imenso com os cócos no chão e chama logo feio ao Strauss. O Diogo tem um laço afectivo maior com o Strauss, porque está com ele todo o dia, e não é raro encontrá-los aos dois deitados no tapete da cozinha, o Diogo com a cabeça pousada na barriga do Strauss ou com as cabeças encostadas. São o máximo.

Noto também que o Tiago, desde que temos o Strauss, está muito mais sensibilizado para com os animais abandonados. Acha que todas as pessoas que abandonam os animais devia ser presas. Eu acho que deviam ser torturadas lentamente até à morte...
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
Bibocas
Membro Veterano

quinta dez 19, 2002 7:25 pm

Olá todos

Fiquei muito feliz pelas v/ respostas!

Acho gratificante tudo aquilo que sentimos e passamos p/ o fórum...

Em relação às criancinhas, como anteriormente referi, acho que elas hoje, estão mais "sensibilizadas" para os animais, exceptuando algumas, que, apesar de tudo, nós os "crescidos" é que temos a culpa de serem autênticas "pestes", porque temos que lhes dincutir, que os educar em relação aos animais, sejam eles quais forem.
Mas, conforme ía dizendo, actualmente, eles "vivem" mais do que nós quando tinhamos a idade deles. Aprendem na escola a respeitar (ainda é pouco), os animais e olharem-nos de uam maneira que nós não olhavamos.
Os meus filhos, nem por sombras se separam do meu cão e do gato. Vamos de férias ou de fim de semana, lá vão eles atrás. Somos uma família.
Este pensamento e esta atitude são muito enriquecedoras quer para nós, adultos, quer para eles, crianças e, deixem ques lhes diga, os animais é que ganham.

Alguém falou de terapia... mais que provado que não há melhor, seja qual for a terapeutica que estejamos a utilizar (casos físicos ou mentais).

Os animais fazem-nos sentir vivos, e para tal, incondicionalmente, "obrigam-nos" a respeita-los e a ama-los!
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta dez 20, 2002 5:20 pm

Apesar de tudo o que já foi dito, penso que a relação Criança/Cão está também muito relacionada com o temperamento e personalidade ( ainda mal definida) da própria criança. Dando um exemplo prático... Quando eu era miúdo ( +- 5 anos), finalmente tive um cão; um cão que quase desde que aprendi a falar, comecei a implorar aos meus pais. Já referi isto noutros tópicos, mas na verdade não tinha até à data, qualquer relação com eles, pois nenhum dos meus familiares tinha cães. Tudo nasceu e cresceu na minha cabeça, a partir de um desenho de uma cabeça de cão que o meu pai desenhara e eu continuei a "explorar". Apesar de tudo acredito que isto nasceu comigo, ou foi alguma herança genética de 2 tias minhas que também adoram animais (principalmente gatos).
Por outro lado, tenho um primo com 11 anos que quando nasceu, os pais já tinham um Cão, e por incrível que possa parecer, a relação deles sempre foi muito afastada; não que o meu primo o maltratasse, porque nunca foi o caso, mas seimplesmente porque não se "atinam" muito.
Na minha opinião, tem que haver da parte dos pais, o "explicar" os porquês das coisas e fazê-los ver que maltratar os animais ou qualquer outro ser vivo é mau e errado...É preparando-os para este respeito que os tornamos Seres Humanos educados, responsáveis e capazes de conviver com tudo o que os rodeia.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Bibocas
Membro Veterano

sexta dez 20, 2002 7:21 pm

Olá

Jcachorro, sim, realmente, além de se respeitar os animais, tem que se gostar.

Pessoalmente, não conheço nenhuma criança que não goste de cães. Os gatos, enfim, são mais reservados, menos propensos a brincadeiras e talvez por isso, as crianças perfiram os cães.

Eu não fui criada com cães, mas sim com gatos, galinhas, coelhos e pássaros e, apesar de adorar o meu gato, aquilo que sinto pelo meu cão e pelos outros na generalidade, não se compara nada.

Também, não descoro a hipótese de poder "nascer" conosco, a natural tendência para se gostar mais de cães ou e/ gatos, mas, o relacionamento, o de encarar o animal como um "ser" que sofre, que tem dores, fome, enfim que "sente", não como nós, mas como eles próprios. Isto, acho que já faz parte de uma aprendizagem adquirida e crianças, ou são autodidatas ou então, temos que ser nós os "professores" a ensinar-lhes.

Os meus filhos (excepto o mais velho), cresceram com animais e por isso, espero que, no futuro próximo, possam eles dar o previlégio aos seus próprios filhos, de disfrutar da companhia quer de um de cão ou de um gato.
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

sexta dez 20, 2002 7:49 pm

Bibocas Escreveu: Eu não fui criada com cães, mas sim com gatos, galinhas, coelhos e pássaros e, apesar de adorar o meu gato, aquilo que sinto pelo meu cão e pelos outros na generalidade, não se compara nada.
Olá Bibocas, então já somos 2, mas eu tb sempre tive contacto c/cães porque os meus avós tinham um cão rafeiro que era o Fadista (já faleceu tadinho), e sempre que ia aos meus avós andava metida dentro das capoeiras, acho que desde que sou gente sempre adorei animais, ainda 1 destes dias vi uma foto minha, pequena e gordinha, com 1 cãozinho bébé no colo e + uns 3 aos meus pés, e quem me queria ver feliz era assim (e ainda hoje o é). O meu pai tinha criação e chegava a ralhar comigo por eu ir tirar os coelhos bebes à coelha e os pintos, até cheguei a ter uma galinha cócó como animal de estimação e era muito meiga.... Somos umas loucas (mas saudaveis) pelos animais. ;)
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
Responder

Voltar para “Cães”