Higiene: Banho ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
maurovsky
Membro
Registado: domingo set 03, 2006 10:24 am

quarta set 20, 2006 2:56 pm

Boa tarde

Este assunto do banho tem muito que se lhe diga, depende da raca em si, depende do tipo de pelo, da idade etc. Ha alguns veterinarios indicam que de 3 em 3 meses se pode dar banho a um cao, ha outros que dizem que so de 6 em 6 meses.
Vou falar no meu caso concreto, para que me possam ajudar se possivel.
Tenho um cao raca grande com pelagem curta/media branca, o pelo esta branco mas tem tendencia a ficar amarelo, como posso resolver este problema?dando banho ou sera necessario algum produto especifico?
Qual a melhor maneira para o pelo ficar brilhante, leve e saudavel?
Em termos de escovagem como funciona? quantes vezes convem escovarmos o pelo?

Obrigado
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta set 21, 2006 8:00 am

Aqui neste tópico recente pode encontrar muitas das respostas à sua questão, embora o tema tenha mais a ver com a qualidade dos champôs:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=38910

Pela descrição, o seu cão deve ter uma pelagem semelhante à dos meus.
Nesta base, resumidamente, aconselho o seguinte:

-Escovagens muito frequentes, no mínimo uma vez por semana. Há alturas do ano em que eles largam mais pêlo. Nessas alturas seria conveniente uma escovagem de dois em dois dias.

- Banhos. Eu não me preocupo com a frequência dos banhos. Em média dou-lhes banho uma vez por mês. Depende da necessidade.
Mas sempre com pouco champô.

- Pêlo brilhante. O segredo não está (exclusivamente) no tratamento exterior. Um cão alimentado com uma ração premium, sempre com água à disposição, fazendo exercícios diários obrigatórios como umas boas caminhadas, tratado com tranquilidade e sem stress, normalmente apresenta um pêlo saudável.
Isto acompanhado do tratamento exterior descrito antes, é o suficiente.

- Côr do pêlo. Não sei qual o motivo do tom amarelado. Talvez um banho resolva o problema...

-Em relação ao brilho do pêlo, nos cães pretos ou muito escuros o brilho apresenta-se sempre com muito mais realce. O pêlo branco nunca parece tão brilhante. É assim e aí não há nada a fazer.
Pessoalmente, não ligo muito ou apenas ao aspecto estético da pelagem.
A saúde do animal revela-se muito através do aspecto do pêlo e é isso que me interessa fundamentalmente.

Julgo que é tudo.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
segunda set 25, 2006 9:00 am

Em relação ao amarelado nas pelagens brancas é normal, deriva de urina ou baba, o que oxida o pelo e torna-o amarelado em pelagens brancas e acastanhado nas pelagens negras.
Não há muito a fazer além de se utilizar um shampô para pelos brancos, existem productos da allsystems ou da artero cosmetics que branqueiam o pelo com bons resultados.

Imagem
maurovsky
Membro
Registado: domingo set 03, 2006 10:24 am

quinta set 28, 2006 1:21 pm

E sabem me dizer onde posso comprar esses produtos especificos?
Ja nao sei mesmo o que fazer com os banhos... sao tantas as informacoes, e nao quero fazer mal ao meu cao esse e o problema...
1 vez por mes nao faz mal e isso?
hubaro
Membro Júnior
Registado: sábado jan 15, 2005 5:41 pm

quinta set 28, 2006 2:09 pm

boa tarde.

pode dar banho ao seu cao todos os meses desde que ele seja devidamente seco, e por vezes isso nao se consegue com secadores convencionais, o ideal será dar-lhe banho numa loja.
quanto aos produtos intencificadores de branco é necessario ter cuidado, pois se for mal utilizado poe o seu cão azul em vez de branco, convem que seja feito por alguem que o saiba utilizar (pet-shops).

cumprimentos
Sussu
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta set 28, 2006 2:42 pm

O melhor que já vi até agora está nesse link, tem conselhos próprios para cada raça e tipo de pelagem e esses produtos encontra facilmente em Lisboa, são do melhor e a linha é muito completa. http://www.jean-pierre-hery.com/conseils.php

Cumprimentos,

Cristiane
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
sexta set 29, 2006 7:37 am

A Jean Pierre é uma boa marca, mas para pelos amarelados (oxidados) os melhores são mesmo os que disse acima.
O cuidado a ter com os champôs branqueadores é esfregar muito bem para fazer espuma e assim o azul transforma-se em espuma, e retirar bem o producto. Assim não fica azul.

Também se pode utilizar apenas nas zonas amareladas, esfregar bem e deixar actuar um bocado.
Banho mensal não faz mal nenhum, muito pelo contrário. :p

All systems pode comprar aqui

http://www.girafaonline.com/

Artero aqui
http://www.artero.com/
Responder

Voltar para “Cães”