Curiosidades

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

sexta set 22, 2006 11:58 am

Talvez seja interessante ir colocando aqui algumas curiosidades caninas.
Vamos começar pela visão do cão.

Sabiam que o cão não vê as cores exactamente como nós?
Qual a cor da bolinha que devemos escolher para brincarmos com ele?
Num relvado, o cão localizará mais facilmente uma bola azul do que uma bola vermelha, pois ele não distingue o vermelho do verde.

Imagem

Para os cães, as cores verde, amarelo, laranja e vermelho não apresentam qualquer diferença.
Para o cão, o semáforo não muda de cor, pois ele vê da mesma maneira o verde, o amarelo e o vermelho. Para que ele notasse a diferença de cores do semáforo, duas delas deveriam ser alteradas para violeta e azul, já que ele consegue diferenciar as cores violeta, azul e verde.
Mas não está provado que o cão veja melhor ou pior do que nós. Vê diferente.
Última edição por nel em quarta set 27, 2006 5:54 pm, editado 2 vezes no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
canary
Membro Veterano
Mensagens: 325
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

sexta set 22, 2006 12:34 pm

Boa tarde,

O tópico é mt interessante; é mais do que simples "curiosidades"...trata-se de conhecer melhor os nossos cães...

Quanto à visão, retiro uma frase dum livro: " Os cães não são sensíveis à cor e vêem sobretudo a preto e branco." (julgo que não haverá grande contradição com o exposto pelo nel)

Já agora, o galgo (raça que lhe é tão querida!) possui um campo de visão, absolutamente fantástico de 270º, o Boston terrier apenas 200º;
o Homem apenas 100º....


Canary
canary
Membro Veterano
Mensagens: 325
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

sexta set 22, 2006 12:45 pm

.....outras "curiosidades":

Os dentes....

Os poderosos músculos dos seus maxilares permitem-lhe morder com força quando necessário. Um rafeiro de 20kg, pode exercer 165kg de pressão com os dentes. Um homem vulgar consegue 20-29 kg. :D
MDogster
Membro Veterano
Mensagens: 2813
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)

sexta set 22, 2006 1:12 pm

Depois, ainda há o pitbull, que exerce uma pressão de várias toneladas... 8) (já não me lembro quem é que escreveu isso! :D )
pinxai
Membro
Mensagens: 133
Registado: quarta set 06, 2006 4:23 pm
Localização: BOo

sexta set 22, 2006 3:10 pm

mismarks
Não é despigmentação, são as chamadas manchas indesejáveis em que os ingleses chamam de mismarks.
Como estou mais virada para os labradores, sei que isso acontece, mas penso que também aconteça com outras raças.
No caso dos labradores muitas vezes ocorrem quando há um cruzamento de labrador chocolate com amarelo nos antepassados.
Não que seja uma desvantagem ou um senão, simplesmente ficam fora do padrão da raça e não estão aptos para reprodução.
Criadores inexperientes ou até mesmo criadeiros como vocês lhe chamam vendem esses exemplares por mais barato.
Aqui ficam alguns exemplos:

Imagem
Imagem
Imagem

E aqui fica dois sites que poderão consultar:

www.blueknightlabs.com/mismarks/
http://www.labrador.com.br/lab_news7.htm
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

sexta set 22, 2006 4:51 pm

canary Escreveu: .....outras "curiosidades"
Os dentes....
Os poderosos músculos dos seus maxilares permitem-lhe morder com força quando necessário. Um rafeiro de 20kg, pode exercer 165kg de pressão com os dentes. Um homem vulgar consegue 20-29 kg. D
Existem muitos mitos àcerca da força da mordedura dos cães, especialmente referida a determinadas raças de grande porte.

"O aparelho que mede a pressão exercida pela dentada de um animal chama-se gnatodinamometro. A que pressão de mordedura se refere o pessoal quando diz que "pit bull tem uma força de 2 toneladas na dentada" ? pressão instantânea? pressão permanente exercida durante 1 segundo? 1 minuto? 1 hora? Os valores que conheço do reino animal apenas se referem a pressão instantânea da dentada de corcodilo do nilo 450 kg, colocando o sensor na parte traseira da mandíbula. A hiena, o rei do quebra ossos dos mamíferos, tem um pressão instântanea de 150 kg. Um tubarão, 60 kg. Os sensores usados para medir a pressão da dentada tem algus cm2 e a superfície de contacto entre os dentes do animal e o sensor são apenas alguns mm2. O que quer isto dizer? que animais com muitos dentes, por exemplo o corcodilo irá exercer uma pressão total de várias toneladas? resposta não, seria um valor completamente irrealista. Estes valores são apenas indicativos da pressão esxercida pelas diferentes espécies. E o cão em que posição fica? Não tenho valores, mas certamente a pressão instantânea exercida pelo cão com as mandíbulas mais fortes não é tão elevada como qualquer dos animais anteriormente descritos. Se um cão "faz mossa" quando morde, sem dúvida. "

Os valores foram recolhidos da National Geographic (tv) e internet
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
canary
Membro Veterano
Mensagens: 325
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

sexta set 22, 2006 5:59 pm

Boa tarde!!!


Certamente andamos a ver fontes diferentes...

(ainda não aprendi a fazer citações como as vossas!!!)

Nel escreveu:

"A hiena, o rei do quebra ossos dos mamíferos, tem um pressão instântanea de 150 kg. Um tubarão, 60 kg."

Segundo a minha fonte, um Homem mais forte e altamente treinado, consegue exercer uma pressão de 73 kg.

Há aqui, concerteza, valores errados:... pois se o cão (rafeiro de 20kg), consegue exercer 165 kg de pressão...uma hiena conseguirá mt mais.....

tb um tubarão só com uma força de 60kg....menos que um "super-homem"!!!!


Canary (vou tentar saber + qq coisa sobre isto...)

A minha fonte: David Taylor titulo original: Ultimate dog
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

sexta set 22, 2006 6:06 pm

A propósito da amplitude da visão:
Imagem
O nosso campo de visão é de cerca de 180º.
Mas só vemos com nitidez dentro de um ângulo de 45º.
(zona mais azul)
O cão (não especificando a raça) tem uma amplitude de visão superior.
Vê a mais a zona representada a escuro.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
canary
Membro Veterano
Mensagens: 325
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

sexta set 22, 2006 9:35 pm

Boa noite,


Nel escreveu: "...Um tubarão, 60 kg...." fui investigar...;)

este estudo foi feito com um tubarão branco e de facto os 60 kg aparecem, mas atenção!!!!!são 60kg por milimetro quadrado...
temos de fazer as contas para centimetros quadrados...

conclusão: a dentada de um tubarão branco ronda 2.7 toneladas por centimetro quadrado..ou seja 6.000 pounds por cm2


"Croc It's got 2 tons of bite pressure": crocodilo 2000 kg

"hyena. They bite with 1,000 pounds " hiena 454 kg

"...cão rafeiro de 20kg de peso..." cão 165 kg

" Homem comum..." homem 25 kg

" Homem mais forte, ou mulher enraivecida..." 73 kg


estes valores são valores médios......


Fontes várias


Canary
canary
Membro Veterano
Mensagens: 325
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

sexta set 22, 2006 10:30 pm

A fonte da pressão da mordedura do tubarão:

http://animal.discovery.com/convergence ... ert14.html

Canary
canary
Membro Veterano
Mensagens: 325
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

segunda set 25, 2006 3:08 pm

Boa tarde!

Todos os valores que referi para a pressão de uma mordida, estão em sites e tb num livro que tenho....De qq maneira, quem sou eu!!!!, mas a verdade é que até da tradução do livro que tenho ficaram-me duvidas.

Vi num site qq coisa como....: X pounds per square inch , ora isto, julgo eu, não se pode traduzir directamente para kg por cm2.

Claro que 132 pounds é equivalente a 60kg...mas square inch não é o mesmo que cm2 (a equivalencia é: 1 inch= 6.4 cm2)


Conclusão: Alguém que perceba de Física, dê aqui uma ajuda, pois penso que aqui está o cerne da questão.......e daí ouvir-se dizer que o Pit Bull tem uma mordida de 2 toneladas....etc....



Na onda das curiosidades: Os galgos ingleses criados especialmente para as corridas de cães podem atingir os 70 km/h.



Canary
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

segunda set 25, 2006 7:01 pm

Canary Escreveu:Na onda das curiosidades: Os galgos ingleses criados especialmente para as corridas de cães podem atingir os 70 km/h.
Não vou contestar com segurança, mas julgo que o whippet atinge uma velocidade superior ao greyhound, mas apenas por muito pouco tempo (talvez por ser mais pequeno e mais leve...). Pondo as coisas de outra forma, o greyhound é um corredor de maratona e o whippet dos cem metros. Em qualquer dos casos julgo que a velocidade máxima não passa dos 60km/h.

Devo dizer que nunca me preocupei com isto nem fiz qualquer investigação minimamente aprofundada, encarando o assunto apenas como uma mera curiosidade.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
hitman6
Membro Veterano
Mensagens: 334
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am
Localização: Cookie; Rocky

segunda set 25, 2006 7:46 pm

Nada como instalar um Conta-Kilómetros! :D :D :D
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quarta set 27, 2006 5:56 pm

Movimento
O cão vê com enorme facilidade uma presa a uma grande distância, mas ele só se apercebe dela com rigor se esta se movimentar. De outra forma, a presa imóvel fica camuflada na paisagem. Esta sensibilidade a objetos em movimento é um dos aspectos mais desenvolvidos na visão canina. Quando o dono está muito afastado do cão, a forma de ele o reconhecer melhor é pôr-se em movimento ou gesticular.

Imagem
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
susanastrat
Membro Veterano
Mensagens: 3202
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Localização: cão

quarta set 27, 2006 6:40 pm

:lol: :lol: :lol:


Em vez de mostrar os dentes eles exalam ar pelas narinas, como se estivessem forçar a respiração. É o equivalente a uma boa gargalhada; o meu juca é muito bem disposto. lool
<p>susana</p>
Responder

Voltar para “Cães”