Qual a maneira correcta de proceder quando de vir um animal abandonado?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

sexta dez 20, 2002 7:50 pm

olá a todos
tenho lido muitas criticas da forma que as pessoas agem,na boa fé,quando encontram um animal abandonado.
Não o podendo levar para casa, como proceder?
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

sexta dez 20, 2002 8:22 pm

Tiabela, sinceramente essa questão assalta-me muitas vezes. No meu bairro ha bastantes cães sem dono. Alguns passageiros, e outros moradores. Para mim, é impensável ficar com algum deles, porque, simplesmente, não posso.A única coisa que eu faço, é dar carinhos, e alguma comida, no entanto, raramente o faço pois ha muitas pessoas (felizmente) a fazê-lo. Quando vejo um na rua,tenho que lhe dar uma festinha. Ás vezes não se deve, porque eles vém atrás de nós, podem ser atropelados, etc, mas eu penso que, secalhar nunca tiveram ou terão alguém para lhes dar carinho, por isso, independentemente do que me possam dizer, eu dou-lhes umas festinhas.No outro dia, havia um em Belém que ficou sempre ao pé de mim. A única coisa que pude fazer foi ir ao Mac Donalds comprar um hamburguer...Já houve um que morreu mesmo ao pá de mim, e custou-me muito, no entanto, ao menos brincou e recebeu carinhos antes de morrer.É a minha opinião, cada um age como quer, ha quem ache a minha atitude má... mas é o que eu gosto de fazer..
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta dez 20, 2002 11:19 pm

A questão que se pôe é:

O que significa agir de boa fé.

Provavelmente eu vejo mais abandonados que a maioria e noto o seguinte:

A maior parte das pessoas que tenta fazer algo por um animal abandonado tem uma ideia muito ligeira do que é fazer algo:

- Passam a responsabilidade a pessoas que se esfalfam para ajudar os animais como a Sandrara e ficam de consciência tranquila pois fizeram a boa acção.
- Caso não consigam passar queixam-se alto e bom som que "quem devia ajudar, associações e veterinarios, não o faz".

E aqui tenho uma ideia muito definida: Se uma pessoa deseja fazer algo por um animal torna-se responsavel por ele.

Assim,se quiserem ajudar façam-no de forma positiva, uma boa acção implica um sacrificio...usar o esforço dos outros não passa de tentativa de ter a conciência tranquila...

Não se pode ajudar todos foi a ideia aqui dita. Não podia estar mais de acordo. MAs então haja por parte de quem diz isso o reconhecimento de que quem habitualmente ajuda tem tambem limites. É Idiota, ridiculo e mesquinho as ideias assumidas por muita gente sem cabeça que: A associação X,Y,Z tem obrigação de ajudar o bichinho XPTO porque assim o quero...
acsp
Membro
Registado: sexta out 25, 2002 10:22 pm
Localização: Ally (a minha rafeirinha linda) e Blacky (o meu cachorrão)

sábado dez 21, 2002 12:45 am

VascoV, a sua crítica pecou pela metade, ou seja, só disse o que não se deve fazer quando a pergunta era o que é que se deve fazer? Como pelo que percebi já tem muita experiência com animais tinha ajudado mais se a resposta tivesse sido pela positiva... Aguardamos a segunda metade da resposta!

Ana
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 21, 2002 1:17 am

Não fiquei pela metade.

Não existe uma biblia, cada caso é um caso.A chave do que eu disse é exactamente FAZERMOS NÓS e não esperar que os outros façam.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado dez 21, 2002 1:38 am

tem graça que por algumas vezes, ao contactar aa e vets para ajudarem a encontrar solução para o problema (dos abandonados) , estas andavam à procura do animal com as características que eu encontrara.
embora não me queira descartar, é mais lógico, penso eu, uma pessoa dirigir-se a uma aa à procura dum gato/cão do que me vir bater à porta.
aliás, quando as aa não podem não ajudam. e raras foram aquelas que não me trataram como "assassina" quando pedi ajuda.

anjaazul
tiabela
Membro Veterano

sábado dez 21, 2002 10:22 am

continuo na mesma, eu não posso levá-lo para casa,não tenho espaço, não tenho dinheiro, não tenho tempo para o vigiar(pois será um animal ou doente ou traumatizado,que precisa de atenção),qual será o melhor procedimento?
-ignorar?
-levá-lo a uma associação?
-levá-lo a um canil?
-sinceramente não sei
tenho a sorte que na minha zona nunca vi nenhum mas como proceder no caso de encontrar algum? :(
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 21, 2002 12:02 pm

Usar a cabeça...

Garanto que se a sua abordagem for: "Tenho aqui um bicho venham buscá-lo!", a boa vontade diminui. As pessoas precisam muito de quem os ajude mas infelizmente a mairo parte dos nossos "beneméritos" só sabe pedir ajuda...

Proceder, dou-lhe uma guideline. Será uma acção correcta se tiver implicado para si mais esforço do que para os outros no final...
tiabela Escreveu: continuo na mesma, eu não posso levá-lo para casa,não tenho espaço, não tenho dinheiro, não tenho tempo para o vigiar(pois será um animal ou doente ou traumatizado,que precisa de atenção),qual será o melhor procedimento?
-ignorar?
-levá-lo a uma associação?
-levá-lo a um canil?
-sinceramente não sei
tenho a sorte que na minha zona nunca vi nenhum mas como proceder no caso de encontrar algum? (
tiabela
Membro Veterano

sábado dez 21, 2002 12:30 pm

Ok vasco imagine:
tenho aqui um animal abandonado não tenho dinheiro para o levar ao vet nem para lhe comprar comida pode ajudar-me?
Tb será mais comodo para si,se tiver, dar-me o dinheiro,ou não é?
e o tempo?
e o espaço?
e os meus 4 cães?
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 21, 2002 12:40 pm

Ok vasco imagine
tenho aqui um animal abandonado não tenho dinheiro para o levar ao vet nem para lhe comprar comida pode ajudar-me?

Questão um,se o vai ajudar mas não tem meios ?Atravessa o deserto sem comida? Vai depender somente da boa vontade dos outros. Posso ajudá-la ? Depende. Não posso ajudar mais do que um determinado numero de animais.Fala da MINHA disponibilidade

Tb será mais comodo para si,se tiver, dar-me o dinheiro,ou não é?Seria, se eu fosse rico e andasse a distribuir o MEU dinheiro... E no dia seguinte teria mais 20 a estender a mão à porta de MINHA casa

e o tempo? O seu tempo ? E o MEU TEMPO?vale menos que o seu? é que está a envolver-me numa decisão SUA

e o espaço? Posso ter muitos cães mas a minha quinta não é elástica. Não sou um pet hoarder e veja está a depender do MEU ESPAÇO...

e os meus 4 cães? E os meus 40 ?está a falar decisões que implicam os MEUS cães

Já reparou que tudo o que coloca em causa para azer a sua boa acção está a dependar não de si mas de mim ? Afinal quem está a fazer a boa acção ?
Pois, sou eu...

Espero que tenha entendido agora
Fique bem
tiabela
Membro Veterano

sábado dez 21, 2002 12:51 pm

pois por isso mesmo que eu pus a questão, não sei se compreende que quando uma pessoa põe uma questão é pq tem duvidas, e claro está a ajuda é preciosa em qualquer situação está você a compreender?
agora:
se ignoro o bicho - sou criticada
se o ponho num canil - sou criticada
se o ponho numa associação - sou criticada
se fico com ele e depois não tenho condições - sou criticada
se fico com ele porque posso - ai sou a maior
digam-me só o que fazem quando isso acontece pois pode haver uma situação que eu não me tenha lembrado :?
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 21, 2002 12:56 pm

Tiabela se houvesse uma resposta fácil já teria sido colocada. Mas talvez pelo factor responsabilização que tenho batido até à exaustão tenha um ideia. ;Pode recorrer a essa gente toda de consciência tranquila e o seu contributo form maior que o deles.

A maior parte das pessoas que pede ajuda não é membro de nenhuma associação nem as ajuda

A questão é que muita gente se satura porque são sempre os mesmos que levam em cima com a inconsciência do tuga médio que abandona animais.

Ex: Se um vet trata um abandonado de graça- é o máximo.
Se cobra os medicamentos é um sanguessuga.
Se fica com cães é o máximo
Se diz que não pode porque já tem muitos é um insensivel.

A nossa sociedade anda estilo madre teresa de calcutá, é bom aber que existem uns maluquinhos que ajudam toda a gente. Se a Madre teresa um dia diz que está superlotada passa logo a diabinho...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado dez 21, 2002 4:07 pm

Esta questão requer soluções de fundo que não estão ao nosso alcance (individualmente).

O que convinha era que as associações tivessem espaço, capacidade e condições para albergarem e tratarem os animais.

A questão colocada é real - nem toda a gente pode socorrer os animais com os meios de que dispõe.

O Vasco sente-se uma vítima (com razão) dos inconscientes que acham que pelo facto de uma pessoa ser veterinário é também uma espécie de S.Francisco de Assis milagroso.
Ora, é claro que os vet como os médicos são profissionais - alguém se lembra de descarregar em cima de um médico com todos os doentes desvalidos, só por que ele é médico ?
Mas não é isso, parece-me, que está em causa.

A verdade é que muita gente vira a cara quando vê um animal doente, abandonado, atropelado, etc. porque simplesmente não podem (ou não querem) assumir a responsabilidade por ele.
Porque não se trata apenas de o levar ao vet, é preciso dar um seguimento (um alojamento, cuidados, alimentação, futuro, etc).

A mim parece-me que seria necessário aumentar os fundos das associações, combater o abandono e a procriação "ad-hoc" (à balda).
Tudo isto em simultanêo.

Que podemos fazer ?
Vamos improvisando como podemos, dentro das nossas possibilidades.
Podemos é : ajudar as associações existentes, pressionar o estado para prover as mesmas com mais fundos, associarmo-nos (um pouco como se faz neste fórum) para encontrar donos e soluções para os problemas que nos vão aparecendo.
E o que não estiver na nossa mão ? Paciência, um dia talvez esteja !

Aqui, penso eu, ninguém é o maior.
Todos se preocupam e sentem com os animais.
Todos fazem o seu melhor que não será o "melhor" perfeito, mas que é o possível (o que já é bastante).

FELIZ NATAL para todos.

Ana Isabel
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado dez 21, 2002 5:07 pm

eu acho que têm muita razão ao dizer, por exemplo, que as aa não podem recolher todos os animais. e não poderão. mas o que pensar de uma pessoa responsável pela aa x que diz - não posso recolher o animal porque não há espaço. logo a seguir, descai-se e afirma - vou mudar de casa e gostaria de levar para a minha aa os n animais que alimento no quintal. também já uma me disse o mesmo em relação a ficar com a carlota. mas nesse entretanto, foi buscar x cães ao canil municipal. nesse caso, nem contestei. mas a melhor, foi uma senhora que encontrei uma vez na clínica da uz. estava cheia de basófias porque fazia e acontecia com animais abandonsdos e maltratados. levava a carlota para a vacina e já tinha decidido ficar com ela. em tom de provocação, porque a mulher já me estava a irritar, perguntei-lhe - não quer ficar com esta? embatucou!

anjaazul
acsp
Membro
Registado: sexta out 25, 2002 10:22 pm
Localização: Ally (a minha rafeirinha linda) e Blacky (o meu cachorrão)

sábado dez 21, 2002 6:00 pm

anja,

Não sei se alguma vez foi realmente a um canil de alguma associação, eu falo pela minha experiência (que ainda é pouca: 2 meses) mas no canil da associação para a qual tenho andado a fazer trabalho voluntário estão muitos, mas muitos mais animais do que o que seria de esperar para aquele espaço, ou seja, o canil está a rebentar pelas costuras. Isto significa que não podem entrar todos os cães de que gostaríamos e, acredite, gostaríamos de poder ajudar todos! Só podem entrar aqueles que realmente estão em situações muito precárias. O mundo não é perfeito mas não culpe as associações, porque pelo menos na minha fazemos tudo o que podemos por aqueles animais e julgo que será assim também nas outras!

Ana
Responder

Voltar para “Cães”