Boa noite a todos!
Muito se tem falado na arca sobre criadores e criadeiros....
Hoje, ouso, criticar os criadores com "C" grande e altamente conceituados (sobretudo os de algumas raças).
Eu questiono-me! Quando uma raça chega ao ponto de:
"...• O PARTO RARAMENTE É FACIL E NATURAL - É notório que se trata de uma raça que apresenta problemas de reprodução; porque hoje a raça apresenta o terço anterior do corpo amplo e potente e uma pelves estreita e fina. Isto não é tudo, nenhuma outra raça tem um tamanho de cabeça em proporção ao corpo tão grande o que contribui para tornar difícil o parto que, habitualmente se realiza por cesariana. A seleção foi baseada no tamanho da cabeça e na largura dos ombros, sem se preocupar com a adaptação da bacia da cadela..."
mais....
"...• ACASALAMENTO É DIFÍCIL - Muito pesado e compacto, de uma natureza bastante linfática, o macho sente uma dificuldade para um acoplamento natural. Quase sempre são necessárias providencias para manter os parceiros unidos e permitir o acasalamento.
• A TAXA DE FECUNDIDADE É FRACA - Ainda que os cios das fêmeas sejam notados, a data de ovulação é extremamente variável. Existe um considerável percentual de fêmeas hipo férteis. ..."
Há mais....
..."é fruto de uma cuidadosa seleção que torna essa raça possuidora de anomalias permanentes.
Por ser um cão extremamente compacto tem as suas limitações, jamais espere que ele se lance em carreiras desenfreadas como fazem os galgos. É considerada como a raça canina mais brevilinea do mundo, Por ser tão compacto, exercícios como: correr acompanhando o dono numa bicicleta, tornam-se proibitivos para esta raça que definitivamente não se enquadra num perfil de raça para esportista. "
há mt mais.....
"...Com a intenção de produzir exemplares cada vez mais típicos ultrapassou-se os limites da normalidade até obter um cão com características hiper típicas: cabeças enormes, extremidades curtíssimas e condutos nasais inexistentes. Acabou transformando na caricatura de si mesmo e começou a apresentar sérios problemas. Se observava animais tão deformados que sequer eram capazes de dar uma volta num quarteirão atrás de seus donos."
Muitos dos foristas, certamente, já adivinharam a raça a que se referem estes textos. (se não, eu poderei mais tarde referir...)
Eu pergunto, é este um caminho aceitável? (Sem dúvida os cães são bonitos..ou típicos como dizem os textos...)
Para mim deveria haver uma linha mestra na criação. Na criação de raças de cães, bem como de todos os animais. (Pois há para aí raças de canários, tipo o gibber italicus, que coitado!)
1ª linha mestra: Saude fisica e mental (discordo totalmente de certos padrões da raça (nomeadamente na anatomia), pois apenas servem para justificar que certas anormalidades são normais na raça!!!!!!)
2ª linha mestra: Respeitar a natureza do animal (este 2º ponto é algo de muito complexo!!!!!)
(haveria outros pontos a referir...não me quero prolongar mais...)
Podem completar...criticar...deitar abaixo...até concordar!
Gostaria que partilhassem a v/ opinião, e já agora qual a raça a que me referi em primeira mão? Esta raça, actualmente, para mim, é apenas um exemplo do que não deve ser feito....haverá tantas outras....
Cumprimentos
Canary
Grandes criadores!
Moderador: mcerqueira
Sobre esse assunto, permita-me que cite o dr. Damas Moura
"O resultado destas anomalias , resultado desagradável, a que isto pode levar é salientado por Plummer, quando este se refere a "Um Irish Wolfhound aleijado por uma anomalia da anca, a coxear de um modo lastimável, envelhecido prematuramente. Um cocker Spaniel enlouquecido pelo medo e comportando-se de um modo irracional perante luzes brilhantes. Um cão Pastor Alemão, um dos animais mais nobres, a espumar pela boca e a rebolar durante as convulsões de uma crise epiléptica. Um ChowChow, com olhos a produzir uma quantidade enorme de lagrimas que mancham a pelagem da sua face. Um Bulldog Inglês, símbolo da tenacidade, coragem e pertinácia inglesa do passado, mas agora uma caricatura patética e asmática de um animal a entrar no mundo por cesariana e a deixa-lo prematuramente quando o coração e os pulmões desistem de manter abastecida de ar tal blasfémia. Um Bloodhound, cão aterrador de Sejas, psiteiros de reis no exílio e flagelo dos transgressores temerosos no seguimento de rastos no passado, mas no presente animal com beiços tão pesados e compridos que tornam as cavidades oculares quase que completamente visíveis. Em resumos" abominações de animais", exemplos hediondos de uma criação que tristemente seguiu um caminho bastante mau. (..) Para isso, a canicultura deverá seguir, sempre que possível, o principio de que os cães deverão ser capazes de desempenhar a função para a qual foram criados, mesmo que eles não a tenham que desempenhar."
"O resultado destas anomalias , resultado desagradável, a que isto pode levar é salientado por Plummer, quando este se refere a "Um Irish Wolfhound aleijado por uma anomalia da anca, a coxear de um modo lastimável, envelhecido prematuramente. Um cocker Spaniel enlouquecido pelo medo e comportando-se de um modo irracional perante luzes brilhantes. Um cão Pastor Alemão, um dos animais mais nobres, a espumar pela boca e a rebolar durante as convulsões de uma crise epiléptica. Um ChowChow, com olhos a produzir uma quantidade enorme de lagrimas que mancham a pelagem da sua face. Um Bulldog Inglês, símbolo da tenacidade, coragem e pertinácia inglesa do passado, mas agora uma caricatura patética e asmática de um animal a entrar no mundo por cesariana e a deixa-lo prematuramente quando o coração e os pulmões desistem de manter abastecida de ar tal blasfémia. Um Bloodhound, cão aterrador de Sejas, psiteiros de reis no exílio e flagelo dos transgressores temerosos no seguimento de rastos no passado, mas no presente animal com beiços tão pesados e compridos que tornam as cavidades oculares quase que completamente visíveis. Em resumos" abominações de animais", exemplos hediondos de uma criação que tristemente seguiu um caminho bastante mau. (..) Para isso, a canicultura deverá seguir, sempre que possível, o principio de que os cães deverão ser capazes de desempenhar a função para a qual foram criados, mesmo que eles não a tenham que desempenhar."
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
susanastrat
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Muitos desses problemas devem-se a um selecção que procura o que seja excêntrico e singular.
<p>susana</p>
Olá!
É esta a raça a que me refiro.....penso que felizmente haverá quem não siga o tal caminho do hiper-típico:
"Os autênticos amantes da raça mais uma vez rebelaram-se contra a moda que imperava, do cão hiper tipo. Entre as duas facções que se formaram, felizmente prevaleceu um meio termo. Optou-se por uma raça dotada de uma constituição física sem excessos de nenhum tipo. Este movimento de opinião obrigou aos criadores e juizes seguir o tipo desejado pelo público. "
Não quero de maneira nenhuma denegrir certas raças...
e aqui fica a prova disso: vêjam....é fantástico!!!!!
http://media.putfile.com/dog-70-11
Canary
cindelp Escreveu:"Um Bulldog Inglês, símbolo da tenacidade, coragem e pertinácia inglesa do passado, mas agora uma caricatura patética e asmática de um animal a entrar no mundo por cesariana e a deixa-lo prematuramente quando o coração e os pulmões desistem de manter abastecida de ar tal blasfémia. _dr. Damas Moura"
É esta a raça a que me refiro.....penso que felizmente haverá quem não siga o tal caminho do hiper-típico:
"Os autênticos amantes da raça mais uma vez rebelaram-se contra a moda que imperava, do cão hiper tipo. Entre as duas facções que se formaram, felizmente prevaleceu um meio termo. Optou-se por uma raça dotada de uma constituição física sem excessos de nenhum tipo. Este movimento de opinião obrigou aos criadores e juizes seguir o tipo desejado pelo público. "
Não quero de maneira nenhuma denegrir certas raças...
e aqui fica a prova disso: vêjam....é fantástico!!!!!
http://media.putfile.com/dog-70-11
Canary