Para quem não sabe o jornalismo amarelo ( ou sensacionalista) foi uma expressão surgida graças nos donos de duas grandes publicações americanas ( Joseph Pulitzer e W.R.Hearst) e baseava-se na guerra de tiragens que inclusivé despoletou a guerra hispano-americana.
Mas divago, o que há que ter em conta é que eventualmente a melhor forma de ter a atenção dos nossos pasquins para a outra face da moeda nos cães perigosos é dar-lhes material para escreverem.
Uma noticia sobre um Rottweiler que mata um homem é muito mais saborosa do que uma sobre o mesmo salvar uma pessoa.
Porquê ? Porque a primeira atrai mais leitores que qual abutres vêm ao cheiro da carniça...
Sem contar que pode estar a semear-se uma saboroso folhetim de guerras entre defensores dessas raças e pessoas contra as mesmas...
Daí, se uma associação desse "animais perigosos" processasse um jornal que tivesse cuspido alguns artigos idiotas como os mencionado no JN isso era noticia.Ainda mais se por ex, o RCP, OAPR, Clube de Terriers, de Molossos de Arena, se juntassem nessa cruzada...bastava mostrar os exageros e imprecisões e como estão a induzir em erro a opinião pública( não é muito dificil). Alguns jornais iam adorar isso...
Bem fundamentado teria duas vertentes: Se vitoriosos daria mais tempo de antena ao lado desses animais que por ser menos mediático é ignorado.
Se derrotados daria ao menos a conhecer as ideias dos defensores dos cães perigosos sem generalizações.Portanto é uma situação win, win
Mas devo estar a ser utópico, infelizmente as associações preferem andar á porrada mesmo quando o perigo espreita..
Uma adenda, teria de ser uma advogado de jeito porque, o GGM que me desculpe, o que aprovou aquela missiva é um pouco inexperiente e amadorismos são a morte do artista...
Uma ideia de como lixar certa imprensa amarela nos cães perigosos
Moderador: mcerqueira
Concordo Vasco, mas infelizmente as pessoas nem sequer se querem dar ao trabalho de entrar em processos judiciais por difamação das raças, mesmo que o único objectivo fosse a publicidade positiva sobre as raças.
Acontece o mesmo quando alguém é assaltado e nem apresentam queixam, pois como nunca ninguém o faz, pensam que não vale a pena.
Olham sempre uns para os outros e esperam sempre que alguém avance. Se uma dessas associações o fizesse, as restantes ficariam à espera da próxima noticia a manchar o nome das raças que defendem.
Acontece o mesmo quando alguém é assaltado e nem apresentam queixam, pois como nunca ninguém o faz, pensam que não vale a pena.
Olham sempre uns para os outros e esperam sempre que alguém avance. Se uma dessas associações o fizesse, as restantes ficariam à espera da próxima noticia a manchar o nome das raças que defendem.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
O problema é mais a forma como estão organizados os clubes de raça, que vivem mais da carolice de meia dúzia se tanto de sócios, quando alguns vivem apenas do empenho e dedicação do seu presidente... nesse aspecto tiro o meu chapéu ao RCP, porque é aquele que consegue motivar mais os sócios e actuar de facto como um clube.
Para haver uma acção concertada de vários clubes de raça, primeiro era necessário que o CPC expurgasse os clubes fantasmas (aqueles que só fizeram o pedido de nome, nunca fizeram a escritura, nem regularizaram a sua situação nem com as finanças nem com a segurança social), o que o CPC não vai fazer, 2003 é ano de eleições e os votos são necessários
Não posso envolver mais do que um ou dois clubes de raça, os quais tenho a certeza de que estão legais, sob pena de perder credebilidade junto de quem a venho reclamar; não há certeza do número de pessoas que poderão estar envolvidas, se o envolvimento do Terrier e do RCP é mais que provável, os outros terão que ser sondados (CLUPOMA, Associação Dobermann de Portugal, Boxer Clube de Portugal, etc... eventualmente até o Clube do Dogue Alemão, se a imprensa amarela vier a descobrir que esta raça foi famosa pelas suas características de cão de agarre).
Por outro lado é necessário disponiblizar tempo e recursos, que muitas vezes os clubes não têm... vivem de quotas que muitas vezes são irregulares e da monográfica, de onde pagam os juízes (deslocações e alojamento) etc...
Não estou a dizer que seja impossível, e estou a disponiblizar-me ara esse projecto, mas também estou a pedir o apoio daqueles foristas que tenham um pouco de tempo e vontade de colaborar para preparar uma base para uma eventual proposta aos clubes de raça.
Para haver uma acção concertada de vários clubes de raça, primeiro era necessário que o CPC expurgasse os clubes fantasmas (aqueles que só fizeram o pedido de nome, nunca fizeram a escritura, nem regularizaram a sua situação nem com as finanças nem com a segurança social), o que o CPC não vai fazer, 2003 é ano de eleições e os votos são necessários

Não posso envolver mais do que um ou dois clubes de raça, os quais tenho a certeza de que estão legais, sob pena de perder credebilidade junto de quem a venho reclamar; não há certeza do número de pessoas que poderão estar envolvidas, se o envolvimento do Terrier e do RCP é mais que provável, os outros terão que ser sondados (CLUPOMA, Associação Dobermann de Portugal, Boxer Clube de Portugal, etc... eventualmente até o Clube do Dogue Alemão, se a imprensa amarela vier a descobrir que esta raça foi famosa pelas suas características de cão de agarre).
Por outro lado é necessário disponiblizar tempo e recursos, que muitas vezes os clubes não têm... vivem de quotas que muitas vezes são irregulares e da monográfica, de onde pagam os juízes (deslocações e alojamento) etc...
Não estou a dizer que seja impossível, e estou a disponiblizar-me ara esse projecto, mas também estou a pedir o apoio daqueles foristas que tenham um pouco de tempo e vontade de colaborar para preparar uma base para uma eventual proposta aos clubes de raça.
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
O que ponho em causa é a razão de existência de clubes que não fazem nada excepto darem a certas pessoas o gozo de se intitularem presidente de qualquer coisa...
Tenho todo o prazer em ajudar. O que acho absurdo é que até hoje nada em concreto ouvi dos mais directos interessados, o mais implicado dos quais será o CPC.
Calões...
Tenho todo o prazer em ajudar. O que acho absurdo é que até hoje nada em concreto ouvi dos mais directos interessados, o mais implicado dos quais será o CPC.
Calões...
casadiscaes Escreveu: O problema é mais a forma como estão organizados os clubes de raça, que vivem mais da carolice de meia dúzia se tanto de sócios, quando alguns vivem apenas do empenho e dedicação do seu presidente... nesse aspecto tiro o meu chapéu ao RCP, porque é aquele que consegue motivar mais os sócios e actuar de facto como um clube.
Para haver uma acção concertada de vários clubes de raça, primeiro era necessário que o CPC expurgasse os clubes fantasmas (aqueles que só fizeram o pedido de nome, nunca fizeram a escritura, nem regularizaram a sua situação nem com as finanças nem com a segurança social), o que o CPC não vai fazer, 2003 é ano de eleições e os votos são necessários![]()