Cadela foge e mata patos e galinhas- que fazer?
Moderador: mcerqueira
-
hecep
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
Um amigo pediu-me para abrir este tópico. Ele adoptou uma cadela do canil da AFAMA (associação faialense dos amigos dos animais) já adulta à cerca de 2 anos. A cadela na altura era jovem teria talvez um ano logo agora a cadela tem entre 3 e 5 anos (no máximo). É uma cadela esterilizada, meiga e simpática, vive num quintal bastante grande (tem mesmo bastante espaço) com mais 2 cães. O dono gosta muito dela mas ela tem um pequeno senão, sempre que pode foge e vai matar patos e galinhas dos vizinhos (curiosamente não mata as galinhas dos donos). Por causa dela os donos já vedaram com rede alta e arame farpado todo o terreno mas mesmo assim ela arranja maneiras de fugir. Ela esta bem alimentada e os patos e galinhas depois de os matar deixa-os no mesmo sítio não os come. Só desta última vez que fugiu matou 14 patos e 15 galinhas dos vizinhos. Além da fortuna que é pagar estas caçadas da cadela os dono tem medo que os vizinhos um dia destes lhe deiam um tiro... E desconfia que há pouco tempo deitaram carne envenenada para o quintal só que ele chegou lá antes dos cães. Digam-me malta dos cães, o que pode ser feito num caso destes? Ele detesta ver a cadela presa mas ela está cada vez pior e ultimamente tem tido que a prender com corrente. Ele está a ponderar construir um canil tipo gaiola ou pôr acaime na cadela sempre que a solta mas não gosta de nenhuma destas opções. Se os outros 2 cães estão bem e felizes porque é que a cadela não está? Porque é que ela faz isto? A raça dela é um mistério, é do rafeito mais puro mas já pensei se não seria arraçada de cão de caça...
Pôr a cadela dentro de casa está fora de questão, isto é um meio rural... Ele já experimentou bater na cadela depois dela fugir mas não serviu de nada por isso ele deixou de o fazer.
Cá não há escolas de treino nem treinadores de cães.
Alguém ajuda, tem sugestões?
Pôr a cadela dentro de casa está fora de questão, isto é um meio rural... Ele já experimentou bater na cadela depois dela fugir mas não serviu de nada por isso ele deixou de o fazer.
Cá não há escolas de treino nem treinadores de cães.
Alguém ajuda, tem sugestões?
-
Zukinha
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
- Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(
isso são pormenores hitman6
Um dos cães da minha mãe, volta e meia mata-lhe uma galinha ou outra... ela aí resolve o problema ralhando-lhe com o animal morto... Mas este caso é mais bicudo porque ele só mata os dos vizinhos :s
Só aumentando a altura da cerca? Certo que depois mais parecerá um campo prisional
Um dos cães da minha mãe, volta e meia mata-lhe uma galinha ou outra... ela aí resolve o problema ralhando-lhe com o animal morto... Mas este caso é mais bicudo porque ele só mata os dos vizinhos :s
Só aumentando a altura da cerca? Certo que depois mais parecerá um campo prisional
Não sei se vou dizer uma asneira mas não me parece normal ralhar com um animal que faz aquilo para que foi programado, uns mais que outros, mas quem resiste a uma galinha idiota? Ralhar-lhe com um animal morto não me faz qualquer sentido e para a cadela também não deve fazer.
Já vi algures um tópico e já li algumas coisas em como condicionar os instintos de caça redireccionando-os para outro objectivo que traga igualmente prazer ao animal. Mas para isso é preciso tempo e técnica.
Penso que entretanto o mais fácil é mesmo evitar a saída dela da propriedade, até para propria segurança dela e dos companheiros. Bom e não esquecendo o pobre vizinho que deve estar cansado de ser uma coutada...
Mas opiniões mais sábias deverão aparecer.
Já vi algures um tópico e já li algumas coisas em como condicionar os instintos de caça redireccionando-os para outro objectivo que traga igualmente prazer ao animal. Mas para isso é preciso tempo e técnica.
Penso que entretanto o mais fácil é mesmo evitar a saída dela da propriedade, até para propria segurança dela e dos companheiros. Bom e não esquecendo o pobre vizinho que deve estar cansado de ser uma coutada...
Mas opiniões mais sábias deverão aparecer.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
hitman6
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am
A mim não me parecem pormenores, acho até que saber como ela foge é essencial.
Ensinar uma cadela com dois anos, e que jà està habituada a caçar os patos? Não vai ser facil...
Ralhar? Não acredito muito... para quem batia e não teve resultados!
Se a cadela fosse minha, eu apostava em impedi-la da fugir.
Ensinar uma cadela com dois anos, e que jà està habituada a caçar os patos? Não vai ser facil...
Ralhar? Não acredito muito... para quem batia e não teve resultados!
Se a cadela fosse minha, eu apostava em impedi-la da fugir.
-
Zukinha
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
- Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(
hitman6... fui precipitada ao dizer que são pormenores! :p Pormenor no sentido em que eles arranjam (quase sempre) maneira de escapulir... basta umas desatenções e lá vai.
O ralhar não funciona porque como disse "volta e meia" ele mata.
Concordo que é um caso bicudo que só pode trazer dissabores para a cadela e seu dono
O ralhar não funciona porque como disse "volta e meia" ele mata.
Concordo que é um caso bicudo que só pode trazer dissabores para a cadela e seu dono
-
leonildecarvalho
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Só mesmo colocá-la em canil e soltá-la um pouco diáriamente com o dono presente
. Ou, ainda, apesar de não saber as dimensões do terreno, levantar muros, se possível e, não redes nem arame farpado!
Leo
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
AcTiOnGiRl
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Concordo com a Leonilde,
Optava por a soltar apenas na presença dos donos.
Optava por a soltar apenas na presença dos donos.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
-
ailsa
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
- Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)
Bom esta história é me familiar
nos escritórios do meu pai, temos 4 cães (2 fêmeas e 2 machos) uma dessas fêmeas veio do Cantinhos dos Animais de Viseu, é Castro Laboreiro ou cruzada
É a única que quando é solta do canil (à noite o securita solta-os), arranja maneira de escapar para os vizinhos e mata as galinhas. Quase todos os dias vinham reclamações
Já percorremos os muros todos (todos eles são vedados) a tentar descobrir o buraco por onde ela passa, já foi tudo reforçado e mesmo assim ela tem um canto por onde continua a passar.
Presentemente é solta e o securita anda sempre em cima dela e mal ele assobia (com aqueles assobios próprios do cães) ela volta para a beira dele e faz isto com regularidade para tentar que ela não se escape.
Os animais não são Houdinis, mas estão quase lá. E nós estamos com receio, porque já nos morreu um com um tiro, e tinha a mesma mania
É a única que quando é solta do canil (à noite o securita solta-os), arranja maneira de escapar para os vizinhos e mata as galinhas. Quase todos os dias vinham reclamações
Já percorremos os muros todos (todos eles são vedados) a tentar descobrir o buraco por onde ela passa, já foi tudo reforçado e mesmo assim ela tem um canto por onde continua a passar.
Presentemente é solta e o securita anda sempre em cima dela e mal ele assobia (com aqueles assobios próprios do cães) ela volta para a beira dele e faz isto com regularidade para tentar que ela não se escape.
Os animais não são Houdinis, mas estão quase lá. E nós estamos com receio, porque já nos morreu um com um tiro, e tinha a mesma mania
-
hecep
- Membro Veterano
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
ailsa : Pois é compreendeste bem a situação, é que já não resta nada para vedar, a cadela deve ser arraçada de gato porque não obstáculo que não transponha. Eu vou comunicar as vossas opiniões ao meu amigo, obrigada pela colaboração.
-
PauloC
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá,
Existem mais algumas opções, mas também depende do que o seu amigo está disposto a gastar! Nomeadamente vedações electricas ou mesmo 'vedações invisiveis' que funcionam emitindo um sinal que é captado por uma coleira que a cadela usa e sempre que ela for tentar transpor os espaços definidos pela 'vedação invisivel' leva um pequeno choque na coleira.
De qualquer das formas, mesmo que o seu amigo não queira ou não possa optar por um sistema deste genero, tem que ponderar o que lhe causa menor transtorno. Isto é, se ele 'não gosta' de deixar a cadela num canil ou com açaime ou presa a uma corrente, só tem de ponderar se "gosta" mais que a cadela corra o risco de levar um tiro e que os patos e as galinhas do vizinho sejam mortos e pagar por eles. Pesadas estas coisas, decida qual é o mal menor!
Existem mais algumas opções, mas também depende do que o seu amigo está disposto a gastar! Nomeadamente vedações electricas ou mesmo 'vedações invisiveis' que funcionam emitindo um sinal que é captado por uma coleira que a cadela usa e sempre que ela for tentar transpor os espaços definidos pela 'vedação invisivel' leva um pequeno choque na coleira.
De qualquer das formas, mesmo que o seu amigo não queira ou não possa optar por um sistema deste genero, tem que ponderar o que lhe causa menor transtorno. Isto é, se ele 'não gosta' de deixar a cadela num canil ou com açaime ou presa a uma corrente, só tem de ponderar se "gosta" mais que a cadela corra o risco de levar um tiro e que os patos e as galinhas do vizinho sejam mortos e pagar por eles. Pesadas estas coisas, decida qual é o mal menor!
-
vald
- Membro Veterano
- Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm
Relativamente às vedações invisíveis
http://www.netcaca.pt/pag/vedacao_invisivel.htm
http://www.canicom.co.uk/canifence.htm
O único local em que as vi à venda sem ser on-line foi na Decathlon junto dos artigos de caça, mas achei um pouco "carote", mas se procurar nas lojas de caça deve encontrar.
Embora não saiba exactamente a que tipo de vedações electrificadas que o PauloC refere, mas se forem destas:
http://www.joaoseixas.pt/website/index.php?id=106
Tenham em atenção se podem, ou não, ser usadas em zonas urbanas (eu acho que não).
Com tanta publicidade já tinha direito a uma comiçãozinha :p
http://www.netcaca.pt/pag/vedacao_invisivel.htm
http://www.canicom.co.uk/canifence.htm
O único local em que as vi à venda sem ser on-line foi na Decathlon junto dos artigos de caça, mas achei um pouco "carote", mas se procurar nas lojas de caça deve encontrar.
Embora não saiba exactamente a que tipo de vedações electrificadas que o PauloC refere, mas se forem destas:
http://www.joaoseixas.pt/website/index.php?id=106
Tenham em atenção se podem, ou não, ser usadas em zonas urbanas (eu acho que não).
Com tanta publicidade já tinha direito a uma comiçãozinha :p
-
hecep
- Membro Veterano
Cof, cof, isso de zonas urbanas nos Açores tem muito que se lhe diga, é vêr as vaquinhas a espreitarem dos quintais... Mas esta vedação eléctrica parece-me um pouco perigosa, é que o meu amigo tem também um filho de 2,5 anos... Eu pensei que seria uma vedação tipo a que se usa para as vacas mas mais completa e com um voltagem que não afecte grandemente os seres humanos...