Cadela foge e mata patos e galinhas- que fazer?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quarta out 25, 2006 5:10 pm

Um amigo pediu-me para abrir este tópico. Ele adoptou uma cadela do canil da AFAMA (associação faialense dos amigos dos animais) já adulta à cerca de 2 anos. A cadela na altura era jovem teria talvez um ano logo agora a cadela tem entre 3 e 5 anos (no máximo). É uma cadela esterilizada, meiga e simpática, vive num quintal bastante grande (tem mesmo bastante espaço) com mais 2 cães. O dono gosta muito dela mas ela tem um pequeno senão, sempre que pode foge e vai matar patos e galinhas dos vizinhos (curiosamente não mata as galinhas dos donos). Por causa dela os donos já vedaram com rede alta e arame farpado todo o terreno mas mesmo assim ela arranja maneiras de fugir. Ela esta bem alimentada e os patos e galinhas depois de os matar deixa-os no mesmo sítio não os come. Só desta última vez que fugiu matou 14 patos e 15 galinhas dos vizinhos. Além da fortuna que é pagar estas caçadas da cadela os dono tem medo que os vizinhos um dia destes lhe deiam um tiro... E desconfia que há pouco tempo deitaram carne envenenada para o quintal só que ele chegou lá antes dos cães. Digam-me malta dos cães, o que pode ser feito num caso destes? Ele detesta ver a cadela presa mas ela está cada vez pior e ultimamente tem tido que a prender com corrente. Ele está a ponderar construir um canil tipo gaiola ou pôr acaime na cadela sempre que a solta mas não gosta de nenhuma destas opções. Se os outros 2 cães estão bem e felizes porque é que a cadela não está? Porque é que ela faz isto? A raça dela é um mistério, é do rafeito mais puro mas já pensei se não seria arraçada de cão de caça...
Pôr a cadela dentro de casa está fora de questão, isto é um meio rural... Ele já experimentou bater na cadela depois dela fugir mas não serviu de nada por isso ele deixou de o fazer.
Cá não há escolas de treino nem treinadores de cães.
Alguém ajuda, tem sugestões?
hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

quarta out 25, 2006 5:38 pm

Como é que com um terreno vedado com rede e arame farpado a cadela consegue fugir?

É tipo Houdinni... :D
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

quarta out 25, 2006 5:44 pm

isso são pormenores hitman6

Um dos cães da minha mãe, volta e meia mata-lhe uma galinha ou outra... ela aí resolve o problema ralhando-lhe com o animal morto... Mas este caso é mais bicudo porque ele só mata os dos vizinhos :s

Só aumentando a altura da cerca? Certo que depois mais parecerá um campo prisional :(
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta out 25, 2006 5:54 pm

Não sei se vou dizer uma asneira mas não me parece normal ralhar com um animal que faz aquilo para que foi programado, uns mais que outros, mas quem resiste a uma galinha idiota? Ralhar-lhe com um animal morto não me faz qualquer sentido e para a cadela também não deve fazer.

Já vi algures um tópico e já li algumas coisas em como condicionar os instintos de caça redireccionando-os para outro objectivo que traga igualmente prazer ao animal. Mas para isso é preciso tempo e técnica.

Penso que entretanto o mais fácil é mesmo evitar a saída dela da propriedade, até para propria segurança dela e dos companheiros. Bom e não esquecendo o pobre vizinho que deve estar cansado de ser uma coutada...

Mas opiniões mais sábias deverão aparecer. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

quarta out 25, 2006 5:55 pm

A mim não me parecem pormenores, acho até que saber como ela foge é essencial.

Ensinar uma cadela com dois anos, e que jà està habituada a caçar os patos? Não vai ser facil...

Ralhar? Não acredito muito... para quem batia e não teve resultados!

Se a cadela fosse minha, eu apostava em impedi-la da fugir.
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

quarta out 25, 2006 6:08 pm

hitman6... fui precipitada ao dizer que são pormenores! :p Pormenor no sentido em que eles arranjam (quase sempre) maneira de escapulir... basta umas desatenções e lá vai.

O ralhar não funciona porque como disse "volta e meia" ele mata.

Concordo que é um caso bicudo que só pode trazer dissabores para a cadela e seu dono :(
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta out 25, 2006 6:20 pm

Só mesmo colocá-la em canil e soltá-la um pouco diáriamente com o dono presente ;) . Ou, ainda, apesar de não saber as dimensões do terreno, levantar muros, se possível e, não redes nem arame farpado!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quinta out 26, 2006 8:51 am

Concordo com a Leonilde,
Optava por a soltar apenas na presença dos donos.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
ailsa
Membro Veterano
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

quinta out 26, 2006 8:56 am

Bom esta história é me familiar ;) nos escritórios do meu pai, temos 4 cães (2 fêmeas e 2 machos) uma dessas fêmeas veio do Cantinhos dos Animais de Viseu, é Castro Laboreiro ou cruzada :?

É a única que quando é solta do canil (à noite o securita solta-os), arranja maneira de escapar para os vizinhos e mata as galinhas. Quase todos os dias vinham reclamações :?

Já percorremos os muros todos (todos eles são vedados) a tentar descobrir o buraco por onde ela passa, já foi tudo reforçado e mesmo assim ela tem um canto por onde continua a passar.

Presentemente é solta e o securita anda sempre em cima dela e mal ele assobia (com aqueles assobios próprios do cães) ela volta para a beira dele e faz isto com regularidade para tentar que ela não se escape.

Os animais não são Houdinis, mas estão quase lá. E nós estamos com receio, porque já nos morreu um com um tiro, e tinha a mesma mania :?
hecep
Membro Veterano
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta out 26, 2006 9:42 am

ailsa : Pois é compreendeste bem a situação, é que já não resta nada para vedar, a cadela deve ser arraçada de gato porque não obstáculo que não transponha. Eu vou comunicar as vossas opiniões ao meu amigo, obrigada pela colaboração.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta out 26, 2006 10:59 am

Olá,
Existem mais algumas opções, mas também depende do que o seu amigo está disposto a gastar! Nomeadamente vedações electricas ou mesmo 'vedações invisiveis' que funcionam emitindo um sinal que é captado por uma coleira que a cadela usa e sempre que ela for tentar transpor os espaços definidos pela 'vedação invisivel' leva um pequeno choque na coleira.
De qualquer das formas, mesmo que o seu amigo não queira ou não possa optar por um sistema deste genero, tem que ponderar o que lhe causa menor transtorno. Isto é, se ele 'não gosta' de deixar a cadela num canil ou com açaime ou presa a uma corrente, só tem de ponderar se "gosta" mais que a cadela corra o risco de levar um tiro e que os patos e as galinhas do vizinho sejam mortos e pagar por eles. Pesadas estas coisas, decida qual é o mal menor!
hecep
Membro Veterano

quinta out 26, 2006 2:07 pm

Por acaso alguém sabe informar onde se pode adquirir a cerca eléctrica que mencionou o Paulo C?
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

quinta out 26, 2006 4:34 pm

Relativamente às vedações invisíveis

http://www.netcaca.pt/pag/vedacao_invisivel.htm
http://www.canicom.co.uk/canifence.htm

O único local em que as vi à venda sem ser on-line foi na Decathlon junto dos artigos de caça, mas achei um pouco "carote", mas se procurar nas lojas de caça deve encontrar.

Embora não saiba exactamente a que tipo de vedações electrificadas que o PauloC refere, mas se forem destas:
http://www.joaoseixas.pt/website/index.php?id=106

Tenham em atenção se podem, ou não, ser usadas em zonas urbanas (eu acho que não).

Com tanta publicidade já tinha direito a uma comiçãozinha :p
hecep
Membro Veterano

quinta out 26, 2006 4:46 pm

Cof, cof, isso de zonas urbanas nos Açores tem muito que se lhe diga, é vêr as vaquinhas a espreitarem dos quintais... Mas esta vedação eléctrica parece-me um pouco perigosa, é que o meu amigo tem também um filho de 2,5 anos... Eu pensei que seria uma vedação tipo a que se usa para as vacas mas mais completa e com um voltagem que não afecte grandemente os seres humanos...
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

quinta out 26, 2006 5:15 pm

As unicas que conheço são estas, mas talvez o PauloC nos possa esclarecer melhor.
Responder

Voltar para “Cães”